Jogos de aventura

24/03/2016 06h00 - Atualizado em 24/03/2016 10h47

Batman e Superman: lista traz os principais jogos dos super-heróis

André Luiz de Mello Pereira
por
Para o TechTudo

Batman e Superman estão entre os super-heróis mais icônicos do mundo dos quadrinhos, além de estrelarem filmes de sucesso, como Batman vs Superman: A Origem da Justiça, que estreia nesta quinta-feira (24). Como esperado, os dois também marcaram o mundo dos videogames com diversos jogos. Por isso, o TechTudo listou alguns dos principais games estrelados pelo Homem de Aço e o Homem Morcego.

Batman e Superman: os melhores jogos com heróis dos quadrinhos DC

Os dois tiveram espaço desde o início dos consoles, com títulos cheios de qualidade – e também aqueles que eram verdadeiros horrores. Relembre os mais marcantes da dupla, como o péssimo Superman 64 e a aclamada série Batman Arkham:

Batman e Superman são aliados, mas já lutaram um contra o outro nos games (Foto: Divulgação/WB Games)Batman e Superman são aliados, mas já lutaram um contra o outro nos games (Foto: Divulgação/WB Games)

Superman (de Atari)

Superman chegou ao Atari 2600 em 1978, o que marcou a chegada dos heróis da DC Comics aos consoles. O jogo aproveitou a popularidade crescente do personagem, graças ao filme lançado na época. 

Superman começou sua carreira nos games no Atari (Foto: Reprodução/Wikimedia)Superman começou sua carreira nos games no Atari (Foto: Reprodução/Wikimedia)


O usuário controlava Clark Kent e, ao presenciar um crime, deveria entrar na cabine telefônica para se transformar no herói. A produção era um pouco confusa, já que não ficava bem claro o que era chão e o que era cenário, mas ainda recebeu boas críticas por conseguir usar bem o poder do console.

Batman Returns

Baseado no filme de 1992, Batman Returns merece estar nesta lista por ter ganhado versões para basicamente todos os consoles e portáteis disponíveis na época do seu lançamento. Isso não é tão incomum, mas cada versão foi produzida por empresas diferentes – portanto, os resultados foram diversos.

Batman Returns era baseado no filme de mesmo nome (Foto: Reprodução/Old Gaming Fever)Batman Returns era baseado no filme de mesmo nome (Foto: Reprodução/Old Gaming Fever)

A versão lançada em 1993 para o Super Nintendo foi a mais bem recebida pelo público e crítica. Praticamente todas as edições do game eram aventuras side scrolling, com uma trama que seguia bastante a vista no filme de Tim Burton. A maior diferença foi vista na versão para MS-DOS, que deixou a ação de lado para entregar um adventure baseado no longa.

Batman Forever

O Homem Morcego começou a receber jogos estranhos, baseados nos filmes – que também começaram a “perder a mão”. Batman Forever foi produzido pela Probe e lançado pela Acclaim, com a mesma engine da série Mortal Kombat. Batman e Robin combatiam os bandidos como no game de luta, mas com comandos pouco comuns em beat ‘em ups.

Batman Forever e seu estilo bizarro de gameplay (Foto: Reprodução/Batman Wikia)Batman Forever e seu estilo bizarro de gameplay (Foto: Reprodução/Batman Wikia)

Para ficar ainda mais próximo de MK, os gráficos foram criados com a digitalização de atores nos papéis dos heróis e bandidos. Esta não seria a única vez que heróis da DC Comics cruzariam o mesmo caminho dos lutadores de Mortal Kombat.

Death and Return of Superman

Baseado no arco que chocou o mundo na década de 90, Death and Return of Superman recontava a trama da morte do Superman nas mãos do vilão Doomsday e o surgimento de possíveis substitutos para o lugar de novo Homem de Aço.

Death and Return of Superman foi produzido pela Blizzard (Foto: Divulgação/Blizzard)Death and Return of Superman foi produzido pela Blizzard (Foto: Divulgação/Blizzard)

Produzido pela Blizzard, o game era um beat ‘em up competente, ainda que não trouxesse novidades para o gênero. O jogador podia controlar o Superman e todos os candidatos a novo Homem de Aço durante a trama, o que totalizava cinco personagens para jogar.

Superman 64

Considerado até hoje um dos piores jogos já lançados para consoles, Superman: The Animated Series, também conhecido como Superman 64, chegou ao Nintendo 64 em 1999. 

O medonho Superman 64 (Foto: Divulgação/Titus Software)O medonho Superman 64 (Foto: Divulgação/Titus Software)

O game, baseado na série de animação da década de 90, tem gráficos estranhos, jogabilidade horrível, missões chatas e repetitivas, um sistema de colisão bizarro e uma economia no uso de poderes do Superman que vai contra o plano inicial dos produtores.

Anos após o lançamento, os envolvidos no projeto revelaram que várias alterações do game foram feitas a pedidos da Warner Bros., que exigiu que o Superman não lutasse contra pessoas reais. Isso explica o cenário na Metrópolis de realidade virtual e o pouco uso dos poderes, mas ainda não esclarece o sistema sofrível de controles.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

MK vs DC Universe

Em um crossover que até hoje não faz muito sentido, o universo de Mortal Kombat colidiu com o da DC Comics, o que resultou no jogo de luta Mortal Kombat vs DC Universe. No PS3 e Xbox 360, Heróis e vilões dos quadrinhos entraram em combates sangrentos contra guerreiros da Terra e além.

Os heróis da DC Comics enfrentaram os guerreiros de MK em Mortal Kombat vs DC Universe (Foto: Divulgação/WB Games)Os heróis da DC Comics enfrentaram os guerreiros de MK em Mortal Kombat vs DC Universe (Foto: Divulgação/WB Games)

O crossover é curioso, principalmente por colocar personagens realmente violentos contra Superman, Batman e Mulher Maravilha e fazer com que muitos imaginem como seriam os fatalities dos heróis da DC Comics.

Infelizmente, os heróis ficaram apenas com golpes que finalizavam os oponentes com um pouco mais de brutalidade, mas nada próximo do esperado. Apenas o Coringa, presente no game, teve um fatality para representar o deboche e loucura perante os inimigos.

Injustice: Gods Among Us

O NetherRealm Studios, responsável pela franquia Mortal Kombat, lançou Injustice: Gods Among Us, que é considerado por muitos uma das melhores histórias alternativas com a Liga da Justiça nos últimos tempos.

Batman e Superman são inimigos em Injustice: Gods Among Us (Foto: Divulgação/WB Games)Batman e Superman são inimigos em Injustice: Gods Among Us (Foto: Divulgação/WB Games)

Em Injustice, uma tragédia faz com que o Superman se torne um tirano ditador. Por uma ruptura entre dimensões, heróis vão para essa realidade e encontram versões de si mesmos. Eles se juntam ao líder da resistência, Batman, para impedir o Homem de Aço.

Injustice: Gods Among Us é uma ótima história da Liga da Justiça – ainda ganhou uma revista que continua a trama –, e também um aperitivo para aqueles que querem ver a briga no cinema, em Batman vs Superman: A Origem da Justiça.

LEGO Batman 2: DC Super Heroes

Já existem diversos games de LEGO baseados em filmes, mas em Lego Batman 2: DC Super Heroes foi a vez de Batman, Superman e o resto da Liga da Justiça terem as versões de brinquedo no videogame.

Lego Batman 2 reuniu os maiores heróis da DC Comics (Foto: Divulgação/WB Games)Lego Batman 2 reuniu os maiores heróis da DC Comics (Foto: Divulgação/WB Games)

A aventura é leve e humorada, com uma centena de personagens para controlar durante a campanha. O título é garantia de diversão para fãs dos quadrinhos ou de bons jogos.

DC Universe Online

A entrada da DC Comics no mundo dos MMORPGs, DC Universe Online foi lançado inicialmente para PS3 e PCs, mas depois chegou em outras plataformas. Nele, uma batalha épica entre heróis e vilões enfraquece as defesas da Terra e facilita uma invasão alienígena. O único jeito de combater o ataque é aumentar o número de pessoas com poderes na Terra.


O jogador controla uma dessas pessoas que recebe poderes e tem como mentores grandes personagens, como Superman, Batman e Mulher-Maravilha. Não é o melhor MMORPG do mercado, mas é interessante e, dependendo do empenho, é possível criar alguns super-heróis poderosos para salvar o planeta.

Série Batman Arkham

É claro que os jogos do Batman produzidos pela Rocksteady estariam aqui. Mesmo com o patinho feio da família, Batman: Arkham Origins, a história iniciada em Arkham Asylum e finalizada em Arkham Knight mostrou a melhor versão do Homem Morcego nos games até hoje.

Batman: Arkham City é um dos melhores títulos da excelente franquia Arkham (Foto: Divulgação/WB Games)Batman: Arkham City é um dos melhores títulos da excelente franquia Arkham (Foto: Divulgação/WB Games)

Com dublagem impecável, cenários grandiosos, jogabilidade que faz o usuário se sentir o próprio Batman e trama que não deve nada aos arcos clássicos dos quadrinhos, a série mostra como adaptar bem um super-herói para os videogames.

Qual nome você daria para o próximo jogo do Batman? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernando
    2016-03-24T17:08:05  

    Me parece, ouvi dizer que o Superman Morre no final, ão sei se é verdade

    recentes

    populares

    • Fernando
      2016-03-24T17:08:05  

      O Batma dá um beijo no Superhomi e ele pega AIDS. Morre sim, já li o livro.

  • Homem Negativo
    2016-03-24T08:43:58  

    O superhomi pode soprar o batma pro espaço em menos de 2 segundos e ainda tem aquele raiolazer que sai das vista dele pra derreter as asas do morcego folgado. Ae os mané vem aqui e acha que a batalha é equilibrada.

    recentes

    populares

    • Homem Negativo
      2016-03-24T08:43:58  

      Os cara fica dizendo ae acima que o Batma vai zuar com o Superhomi usando criptobrita mas até quando vai usar? E se ele precisar tomar banho vai levar junto? Porque o Superhomi tem vista de raios X e quando o morcego folgado distrair vai tomar um bofetaço que nunca mais se levanta.

    recentes

    populares

    • Homem Negativo
      2016-03-24T08:43:58  

      Então.. Os cara fica dizendo ae acima que o Batma vai zuar com o Superhomi usando criptobrita mas até quando vai usar? E se ele precisar tomar banho vai levar junto? Porque o Superhomi tem vista de raios X e quando o morcego folgado distrair vai tomar um bofetaço que nunca mais se levanta.

  • Gislei Pimentel
    2016-03-24T16:53:11

    so mais eu vó uma taca em cada um kkkk

  • Sergio
    2016-03-24T14:42:19

    Ainda não fizeram um jogo bom do Superman.

  • Will Gonçalves
    2016-03-24T16:27:07

    Lemnro de ter jogado un game do Batman no nintendinho que era muito bom.

  • Fernando
    2016-03-24T15:05:27

    Se pudesse ter o poder de um dos dois, eu queria ter o poder AQUISITIVO do Batman. =)

  • Rafa Shin
    2016-03-24T14:55:52

    Death and Return of Superman, melhor jogo do super da historia !!!

  • Josué Martins
    2016-03-24T14:45:31

    na boa eles deviam lançar uma dlc de Batman: Arkham knight vs superman ia ser mto massa...

  • Antunis Costa
    2016-03-24T14:01:03

    Faltou o ADVENTURES OF BATMAN AND ROBIN do Mega Drive, excelente jogo!

  • Eduardo Machado
    2016-03-24T13:56:58

    Meu heroi de infancia é o Super Homem ,bons tempos quando passava super amigos na globo e o narrador dizia ....enquanto isso na sala da justica......

  • Daniel Pereira
    2016-03-24T11:49:36  

    Faltou o Batman e o retorno do curinga para nes, foi um jogo de encher os olhos , muito bonito.

    recentes

    populares

    • Daniel Pereira
      2016-03-24T11:49:36  

      The Adventures of Batman and Robin (SNES), um dos melhores jogos do console faltou na lista.

    recentes

    populares

    • Daniel Pereira
      2016-03-24T11:49:36  

      batman e robin do snes foi o melhor sem sombra de duvida!!!

  • Vinicius Alexandre
    2016-03-24T12:51:42

    Batman Returns é um jogaço do SNES cheio de referencias do filme e uma trilha sonora muito boa e empolgante. Quando tinha 6 anos jogava direto ate o anoitecer. Quando zerei pela primeira vez ainda com 6 anos foi uma alegria imensa. Jogaço

  • Adolfo Wilson
    2016-03-24T12:18:28

    Batman: Arkham City. Melhor título do PS3!