19/03/2016 06h00 - Atualizado em 26/09/2016 08h20

Descubra mitos e verdades sobre baterias e carregadores

Isabela Giantomaso
por
Da Redação

A bateria do celular, notebook, câmera ou tablet pode ser um dos pontos mais preocupantes para alguns usuários que usam muito estes tipos de aparelhos. Algumas histórias apontam que os carregadores podem prejudicar as cargas, ou até mesmo causar explosões dos dispositivos. Mas será que tudo que falam é verdade?

Nova tecnologia pode fazer bateria de celular durar uma semana

Confira 15 mitos e verdades sobre baterias e carregadores e aproveite para descobrir se colocar uma bateria na geladeira para aumentar a potência realmente funciona. 

1. Carregadores universais estragam a bateria

Nova tecnologia promete bateria de alto desempenho (Luciana Maline/TechTudo) (Foto: Nova tecnologia promete bateria de alto desempenho (Luciana Maline/TechTudo))Veja 15 mitos e verdades sobre carregadores e baterias (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

MITO: Esse ponto é mentira em partes. Alguns carregadores podem apresentar corrente maior do que a suportada pelo celular ou notebook, podendo superaquecer a bateria. No entanto, se os números forem iguais, como mostra este tutorial, não há problema.

2. Bateria carrega mais rápido no modo avião

VERDADE: Ao colocar o aparelho no modo avião, a rede é desligada. Assim, o aparelho faz o mínimo de esforço, sem precisar gastar com aplicativos, Wi-Fi ou 3G.

3. Aparelhos carregam mais rápido em tomadas de 220V

MITO: O carregamento rápido depende da potência do carregador. Assim como 220V não gasta mais energia, a voltagem maior também não influencia no tempo de recarga dos aparelhos.

4. Baterias atuais não viciam

Saiba quais são os aspectos importantes na hora de comprar uma fonte para notebook (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)Baterias de íons de lítio não viciam e acabam com problema de "memória" (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

VERDADE: As baterias atuais de celulares, notebooks e câmeras são de íons de lítio (Li-Ion). A tecnologia impede o vício e acaba com o antigo problema de “memória de carregamento”. Antes, as baterias de níquel-cádmio possuíam o efeito memória e precisavam de mais carga antes mesmo que a energia armazenada chegasse ao fim.

5. É errado deixar o aparelho carregando a noite toda

MITO: Deixar o smartphone ou computador plugado na tomada depois de carregado completamente não compromete o funcionamento nem do carregador nem do aparelho. Os novos acessórios são programados para encerrar o trabalho quando chega em 100%. O único problema pode ser o gasto de energia, que continua.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

6. Carregador consume energia por estar plugado na tomada sem o aparelho

VERDADE: O carregador gasta energia só por estar conectado à tomada por conta do circuito interno. No entanto, o gasto é bem menor do que quando o aparelho está ligado. Alguns projetos já testam uma tecnologia de carregadores para não consumir energia ao identificar que o aparelho não está conectado.

7. Carregadores portáteis colocam bateria em risco

Carregador portátil ajuda a continuar com carga durante exercício físico (Foto: Divulgação/PowerBank) (Foto: Carregador portátil ajuda a continuar com carga durante exercício físico (Foto: Divulgação/PowerBank))Carregador portátil carrega o aparelho mais lentamente por causa da potência (Foto: Divulgação/PowerBank)

MITO: Como na maioria dos casos, o uso de carregadores falsos pode provocar problemas na bateria. Caso o carregador portátil seja original, o único detalhe é que irá carregar o aparelho mais lentamente, por ter uma potência menor do que um conectado na tomada.

8. É errado usar o celular enquanto estiver carregando

MITO: Assim como no tópico anterior, caso o carregador seja original o usuário não corre riscos. Caso alguma fabricante indique utilizar o aparelho a partir de determinada porcentagem muito provavelmente é pelo funcionamento do dispositivo, e não por perigo de acidente.

9. Bateria na geladeira ajuda a recuperar a potência

MITO: Ao colocar uma bateria na geladeira a carga pode ser preservada, mas a potência não irá mudar. Provavelmente essa história surgiu do fato de que o calor está ligado diretamente ao gasto da bateria, maior quando está quente e menor quando está frio. Apesar disso, os fabricantes indicam deixar os aparelhos mais novos em temperatura ambiente.

10. É preciso zerar a bateria para carregar novamente

Não deixe a bateria ligada no carregador muito tempo mais do que o necessário (Foto: Thiago Barros/TechTudo) (Foto: Não deixe a bateria ligada no carregador muito tempo mais do que o necessário (Foto: Thiago Barros/TechTudo))Não é necessário esperar bateria zerar para carregar novamente (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

MITO: Com as baterias de íon os usuários podem recarregar seus aparelhos quando acharem necessário. Alguns fabricantes indicam até mesmo evitar o ciclo completo, de 0 a 100%, em todas as recargas para evitar um desgaste acelerado das substâncias químicas.

11. Aparelho não pode ser guardado completamente sem carga

VERDADE: As fabricantes indicam deixar os aparelhos carregados em pelo menos 50% quando for guardar por muito tempo. Ao parar de usar o dispositivo totalmente descarregado a bateria pode entrar em modo de descarga intensa, prejudicando o armazenamento. Se for guardado com carga cheia, a bateria pode perder parte da capacidade.

12. É errado retirar a bateria do notebook quando estiver ligado à tomada

MITO: Essa prática de muitos usuários provavelmente começou quando as baterias poderiam ficar viciadas, assim evitando um gasto desnecessário quando plugadas na energia. No entanto, as fabricantes afirmam que a prática depende do gosto de cada cliente e que não existe nenhum risco ou recomendação para isso. 

13. Usar carregador veicular prejudica a bateria

Carregador veicular da Samsung (Foto: Divulgação/Samsung} (Foto: Carregador veicular da Samsung (Foto: Divulgação/Samsung})Carregador veicular da Samsung (Foto: Divulgação/Samsung)

VERDADE: A carga da bateria é prejudicada pelo calor. Assim, como o carregador veicular fica muito próximo ao motor do carro, pode esquentar com mais facilidade, prejudicando a capacidade de retenção.

Quais os prós e contras da bateria removível do LG G5? Comente no Fórum do TechTudo.

14. É preciso dar carga de 8 horas antes de ligar celular pela primeira vez

MITO: Como já tratado, os celulares de antigamente tinham o “efeito memória”. No caso, se um celular fosse utilizado pelo primeira vez antes de receber uma carga completa de 8 horas, ficaria com a bateria viciada. Hoje essa prática não é mais necessária. 

15. Vibracall, Wi-Fi e Roaming consomem bateria

VERDADE: As três funções consomem uma carga considerável, seja pelo esforço que causam no aparelho ou pelo pequeno motor do vibracall. No entanto, nenhum dos recursos prejudica a bateria e podem ser utilizados sem problemas. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • João Schriefer
    2016-03-19T17:32:03  

    Não é voltagem, é tensão

    recentes

    populares

    • João Schriefer
      2016-03-19T17:32:03  

      A unidade de tensão é volts... Voltagem para o popular...

    recentes

    populares

    • João Schriefer
      2016-03-19T17:32:03  

      Já pensou se levarmos essa ideia pra outras situações? Qual a 'bytagem' desse HD? Qual a 'gramagem' desse pote de geleia? Qual a 'luminagem' dessa lâmpada? Qual a 'wattagem' desse aparelho de som?

  • Lourival Assunção
    2017-08-13T03:16:17

    Oi, Techtudo, bom dia. Muito bom esse artigo! Há mitos e verdades sobre coisas as quais eu e outras pessoas questinavam.

  • Kaio Ramos
    2017-02-15T20:42:31

    Olá! Adorei o artigo! Posso tirar uma dúvida? Meu carregador tem 9000mah e o celuar, 4850mah. Mesmo assim, o carregador "morre" enquanto a bateria só carrega uns 80%! Isso é normal ou fui enganado? Obrigado!

  • Geraldo Franco
    2016-03-19T16:15:20  

    Sou da área, mas o item 13 simplesmente matou os acertos com a estupidez que foi escrito, nada a ver, é o mesmo que dizer que a bateria do automóvel não poderia ficar perto do motor... alem disso também existe um outro fator que não foi considerado em outro item, as baterias de lithium NÂO podem ter sua descarga meor que 2, 9V, na prática 3,0V, isto acarreta a perda da célula, por isto que NUNCA deve-se descarregar a bateria a tensão 0 V, ao contrário das de NC que precisam ser "zeradas" p um ciclo adequado e evitar o efeito memória...

    recentes

    populares

    • Geraldo Franco
      2016-03-19T16:15:20  

      Pois a energia do alternador sai dos 12volts e chega atingir 13.7volts ,consequentemente aumentando a tensão do carregador veicular chegando a aquecer além do normal.

    recentes

    populares

    • Geraldo Franco
      2016-03-19T16:15:20  

      Negativo meu brother, o adaptador vai transformar a tensão e a corrente que estiverem especificadas nele, não passa nada além do especificado, mas se sua carga consumidora for menor do que a do adaptador, daí sim corre o risco de superaquecer ou danificar ela, fora isso "no problem, man!"

  • Gilberto Rezende
    2016-03-19T19:14:20  

    Tenho um galaxy s5 g900m mas mesmo desligado ele descarrega a bateria, qual o problema que pode ser?

    recentes

    populares

    • Gilberto Rezende
      2016-03-19T19:14:20  

      junta tudo e joga fora!!!!

    recentes

    populares

    • Gilberto Rezende
      2016-03-19T19:14:20  

      Algum componente da placa em curto, Samsung é campeã nisso, já tive dois que apresentaram esse problema, mas eram os antigos Pocket e Duos, os meus descarregavam e esquentavam demais!

  • Agnaldo Soares
    2016-05-01T15:23:20

    Muito boa essa materia , precisamos saber mais sobre o mundo atual da tecnologia que nos ajuda muito no nosso dia a dia . Parabéns á todos da Techtudo.

  • Trabalhador
    2016-03-22T17:05:50

    Muito Boa a materia

  • Paulo Bouzas
    2016-03-22T06:34:32

    Não consigo concordar co o item 13. Para mim não faz o menor sentido.

  • Edson Souza
    2016-03-21T06:22:07

    Também gostei muito da matéria mais tenho uma dúvida sobre o tempo necessário para deixar o aparelho desligado porque eu quase não deixo o meu é sempre durmo com ele ligado?

  • Maria Eduarda
    2016-03-20T11:17:04

    Precisava saber disso,muito bom!

  • Alexandre N00b
    2016-03-20T09:39:36

    Eu já sabia de tudo isso, entretanto a matéria não deixa de ser boa demais.

  • Ismael Souza
    2016-03-20T09:22:59

    Muito o bom.

  • Antonio Pedroni
    2016-03-20T08:40:05

    Me ajudou em várias dúvidas ! Muito bom ! Parabéns para todos !!!

  • Wanderley Cassolla
    2016-03-20T08:36:20

    Matéria bem esclarecedora!!!

  • Edosn
    2016-03-20T07:56:51

    exelente materia

  • Rita Serra
    2016-03-20T07:29:35

    Muito legal a matéria.

  • Eduardo Oliveira
    2016-03-20T06:08:57

    Gostei desta matéria, parabéns!

  • Carlos Rodrigues
    2016-03-20T04:30:08

    Parabéns pela matéria !!!

  • Fernando Pontes
    2016-03-20T03:23:45

    Bem legal essa matéria derrubando vários mitos que ainda há por aí. =)

  • Pedro Drummond
    2016-03-20T02:10:24

    Sobre o item 1: A tensão de uma eventual fonte substituta deve mesmo ser igual à da original. A corrente, no entanto, pode ser igual ou maior. A fonte não "empurra" corrente no dispositivo, colocando-o em risco. É o circuito alimentado que utiliza a corrente que precisa.

  • Rafael Metzeller
    2016-03-20T00:39:17

    curti a matéria ... Obrigado pelas informações...

  • Mesaque
    2016-03-20T00:27:18

    Único ponto que discordo: é sobre carregador veicular, não fica próximo do motor não, inclusive a forração de muitos carros são térmicas, não passa calor para dentro..

  • Maria Santos
    2016-03-19T23:47:17

    Finalmente, apareceu um estágiário esforçado em apresentar uma matéria útil!!! Gostei.

  • Luis Lisboa
    2016-03-19T23:16:52

    até que enfim uma matéria util no techtudo.

  • Funk Nato
    2016-03-19T22:51:54

    carregador veicular ,,, é mito ,, sendo que nao fica proximo ao motor ,,, que viagem desses caras .. o meu ja carregou e carrega di boa !