Celular

28/03/2016 06h00 - Atualizado em 28/03/2016 17h01

iPhone SE: cinco motivos para amar e cinco para odiar o smartphone

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O iPhone SE chegou para mostrar que tamanho não é documento. Afinal, o novo smartphone da Apple , anunciado em março de 2016, traz as especificações poderosas dos modelos recentes para substituir o defasado iPhone 5S, por um preço menor do que os últimos aparelhos lançados. No entanto, nem tudo são flores no celular com iOS 9.3 e 4 polegadas. Para te ajudar a conhecê-lo melhor, o TechTudo reuniu cinco motivos para amar o smartphone e cinco para odiá-lo.

Versão do Galaxy S7 aparece ‘sem querer’ em documento da Samsung


Motivos para amar

1 – É compacto

Durante o evento, a Apple revelou que modelos menores do iPhone ainda tinham seu público fiel, especialmente para quem está comprando seu primeiro aparelho da marca. Por conta disso, o iPhone SE deve agradar quem não se adaptou ou simplesmente não quer migrar para as versões de 4,7" e 5,5" polegadas, que são mais difíceis de manusear com uma mão só.

iPhone SE é um aparelho com quatro polegadas e configurações poderosas (Foto: Reprodução/Apple)iPhone SE é um aparelho com quatro polegadas e configurações poderosas (Foto: Divulgação/Apple)

2 – É mais poderoso que outros iPhones pequenos

A Apple incluiu dentro do iPhone SE um processador dual-core A9 de 1,84 GHz combinado com o coprocessador M9, responsável por manter os sensores do telefone funcionando 24 horas. As especificações são as mesmas presentes no iPhone 6S e iPhone 6S Plus. É, sem dúvida, um grande update em relação ao iPhone 5S, que tem o antigo Apple A7 de 1,3 GHz, e ao iPhone 5C, com um fraco A6 de 1,3 GHz.

iPhone SE tem um grande ganho de performance em relação ao 5s e 5c (Foto: Reprodução/Apple)iPhone SE tem um grande ganho de performance em relação ao 5s e 5c (Foto: Divulgação/Apple)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Em outras palavras, quem gosta de jogar no smartphone terá uma experiência bem superior no iPhone SE, se comparado aos outros aparelhos do mesmo tamanho. O mesmo vale para o desempenho geral do iOS 9.3, que já pesa bastante em aparelhos antigos, como os 5S e o iPhone 5C.

 3 – Possui as recentes melhorias na câmera

Outro grande salto foi na câmera: o iPhone SE possui 12 megapixels traseiros com Live Photos e gravação 4K. Já a câmera frontal possui o novo recurso Retina Flash, que ilumina melhor as selfies do usuário. Vale acrescentar que a pegada de um aparelho menor tende a ser mais firme do que a comparada aos modelos maiores, o que deve proporcionar menos tremidos em imagens e vídeos.

4 – Vem com o novo iOS e receberá mais atualizações

Dispositivos antigos como o iPhone 5S e 5C correm o risco de ficar sem futuras versões do iOS, o que não é o caso do iPhone SE. Além de chegar com a nova edição 9.3 do sistema, o aparelho tem especificações suficientes para receber atualizações por mais três ou quatro anos, que é o tempo que a Apple costuma dar suporte aos seus aparelhos. Sendo assim, o modelo tende a ser uma opção mais segura de compra.

iPhone SE: qual será o preço no Brasil? Opine no Fórum do TechTudo.

5 – É o mais barato entre os dispositivos mais novos

iPhone SE será a opção mais barata em relação aos modelos maiores (Foto: Reprodução/Elson de Souza)iPhone SE será a opção mais barata em relação aos modelos maiores (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Ainda não temos preço confirmado para o iPhone SE no Brasil, mas o valor do telefone nos Estados Unidos indicam que ele deve ser a opção mais em conta por aqui. Lá fora, o celular custa US$ 399 (cerca de R$ 1.440) na versão de 16 GB e US$ 499 (R$ 1,8 mil) no modelo de 64 GB. Enquanto isso, o iPhone 6S tem valor inicial de US$ 649 (R$ 2.640) e o 6S Plus começa em US$ 749 (R$ 2,7 mil).

Motivos para odiar

1 – A tela pode ser muito pequena e tem baixa resolução

Nos últimos anos, a maior parte dos consumidores se habituou a telas com, pelo menos, 4,7 polegadas. Se você é um desses, migrar para o iPhone SE pode ser um grande tormento. Afinal, à medida que os displays cresceram, os aplicativos e jogos foram se aperfeiçoando e ganhando elementos difíceis de usar em smartphones menores. Portanto, pense bem se a troca será confortável para você.

Outro ponto que chama a atenção é a resolução do aparelho: 1136 x 640 pixels. A Apple alega que a tela Retina com densidade 326 ppi é mais que satisfatória para leitura e outros usos, já que seria impossível identificar pixels a olho nu. No entanto, é difícil imaginar que, em pleno 2016, ainda há smartphones não tão baratos sendo lançados sem resolução HD.

2 – O design é idêntico ao iPhone 5S

Se não fosse a nova cor ouro rosa, qual seria a diferença entre o design do iPhone SE e o 5S? Quase nenhuma. O novo smartphone tem o mesmo visual do aparelho lançado em 2013, incluindo as faixas na parte traseira e as laterais mais “quadradas”. Até a espessura é a mesma: 7,6 milímetros.

iPhone SE? Não, esse é o iPhone 5s lançado em 2013 (Foto: RepiPhone SE? Não, esse é o iPhone 5s lançado em 2013 (Foto: Divulgação/Apple)rodução/Apple)iPhone SE? Não, esse é o iPhone 5s lançado em 2013 (Foto: Divulgação/Apple)

Embora não faça muita diferença no uso do aparelho, o visual é certamente uma decepção para quem esperava um visual mais parecido com a versão 6S, que é mais arredondado. Assim, quem quiser um iPhone menor vai ter que lidar com um design de um telefone apresentado há quase três anos. A diferença fica por conta do metal, que está menos brilhante e mais fosco.

3 – Não tem 3D Touch

A principal novidade do iPhone 6S não está presente na versão SE. O 3D Touch é um recurso que permite controlar o celular usando a força do toque, seja para ter pré-visualização de conteúdo ou seja para usar atalhos na tela inicial. Quem quiser ter essa funcionalidade vai ter que optar pelas versões maiores – e mais caras – do aparelho.

4 – Só 16 GB de memória interna

Outro problema no desempenho geral do celular será para quem optar pelo modelos com 16 GB internos. Como não recebe expansão via microSD, o iPhone SE tenderá a ficar com armazenamento cheio em pouco tempo, obrigando o usuário a apagar aplicativos e fotos do aparelho. O caso é ainda mais grave quando a gravação 4K (2160p) é ativada. O ideal, portanto, é partir para o SE com 64 GB.

5 – A câmera frontal é pior do que a de concorrentes

iPhone SE tem 1 GB de RAM enquanto o 6s tem o dobro (Foto: Reprodução/Apple)iPhone SE tem câmera frontal de 1,2 megapixel (Foto: Divulgação/Apple)

Apesar de trazer o Retina Flash para o iPhone SE, a Apple decidiu manter a resolução de 1,2 megapixel na câmera frontal do aparelho. O valor é bem abaixo do que a maioria dos smartphones costumam oferecer atualmente: o iPhone 6S e o Galaxy S7 têm 5 MP, enquanto o LG G5 possui 8 megapixels. Ou seja, não espere os melhores selfies no novo celular da Apple.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Comentador Franco
    2016-03-28T15:46:32  

    Até imagino o CEO dizendo: Bora relançar a mesma porcaria de 3 anos atrás, nossa base de fanboy é quase ilimitada, vão comprar no carnê e ficar chamando os outros de pobre!

    recentes

    populares

    • Comentador Franco
      2016-03-28T15:46:32  

      hahahahahhahaha sua inveja me faz rir

    recentes

    populares

    • Comentador Franco
      2016-03-28T15:46:32  

      A inveja mata!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Professor
    2016-03-28T21:41:54  

    Na black Friday passado pensei seriamente em comprar um iPhone, porém pensei melhor e comprei um Lumia 640 por R$475,00 e com o restante do dinheiro comprei um bom sofá e um monitor de 24 polegadas, dois pneus Pirelli para o meu carro e ainda sobrou dinheiro para algumas pizzas.

    recentes

    populares

    • Professor
      2016-03-28T21:41:54  

      Quem tem dinheiro compra, quem não tem não compra.. Simples

    recentes

    populares

    • Professor
      2016-03-28T21:41:54  

      Vamos parar de xurumelas... quem tem! tem! Quem não tem, fazer o que??

  • Carlos Melo
    2016-09-02T09:07:02

    cara não entendo porque iphone tem tanta fama já tivi dois e são umas verdadeira pocaria tem que andar com um poste elétrico com sigo a conexão pior ainda não vejo nada de mais so fama comprei x peria z3 compact da de 10 a 1 5s mesmo com as especificação mais baixa mesmo assim e melhor

  • Andrade Neto
    2016-03-29T09:50:13  

    E agora, sentem ou não não saudades de Jobs?

    recentes

    populares

    • Andrade Neto
      2016-03-29T09:50:13  

      Ui... Toma essa entao !!!

    recentes

    populares

    • Andrade Neto
      2016-03-29T09:50:13  

      Sempre sentirei, mas temos que admitir que tim cook esta fazendo um otimo trabalho!

  • Paulo Filho
    2016-03-29T10:02:23  

    sinceramente não entendo pq as pessoas contrárias a alguns produtos vem criticar ou ofender quem compra,.sei lá ,acho que criticam quem compra porque não tem dinheiro para comprar também.Se não gosta de um produto,diga somente não gosto e ponto.Ofender quem compra me parece inveja.

    recentes

    populares

    • Paulo Filho
      2016-03-29T10:02:23  

      Na verdade não tem que dizer nem que não gosta, mas fazer o que, é do ser humano odiar e criticar as coisas só por prazer..

  • Alfredo Matos
    2016-03-29T10:50:19

    Esse Iphone é só pra justificar aqueles coitados que pagaram uma fortuna em um Iphone anos atrás e continuam com aqueles tijolinhos antiquados. Agora eles vão dizer que ainda vendem tijolinhos novos.

  • Tiago Madeira
    2016-03-28T16:40:32  

    Os que nunca tiveram um Iphone não tem propriedade pra opinar nada. Iphone é melhor, o resto é resto.

    recentes

    populares

    • Tiago Madeira
      2016-03-28T16:40:32  

      A Biometria de face da samsung é tão eficiente que eu liberava o aparelho do meu irmão. Agora o meu Iphone 6 ele não consegue liberar.

    recentes

    populares

    • Tiago Madeira
      2016-03-28T16:40:32  

      Eu tambem acho o iPhone melhor, mas cada um tem seu gosto mano... Vamos respeitar!

  • Julio Baretta
    2016-03-29T00:08:40  

    TENHO UM LG G4 H818P COURO VINHO E DIGO, O MEU DÁ DE DEZ A ZERO EM QUALQUER UM DA LINHA IPHONE. SIMPLES ASSIM!!!!

    recentes

    populares

    • Julio Baretta
      2016-03-29T00:08:40  

      OOOOOOO TURN DOWN FOR WHAAAAAAAT

    recentes

    populares

    • Julio Baretta
      2016-03-29T00:08:40  

      Wooooooooooow Turn down for whaaat

  • Sérgio Silva
    2016-07-01T18:58:30

    Comprei um. Muito bom!

  • Manoel Júnior
    2016-03-29T17:00:27  

    Esqueceu de um motivo: O touch ID é o mesmo do 5s e não o novo do 6s que é mais rápido.

    recentes

    populares

    • Manoel Júnior
      2016-03-29T17:00:27  

      Não amigo , o touch id do SE vem com a nova tecnologia de reconhecimento biométrico a mesma do 6s.

  • João Pizarapul
    2016-05-19T17:56:14  

    O único defeito real que eu vi aí foi a câmera frontal, que realmente tá ridícula. A memória também é ruim, mas o preço do de 64Gb não está mal, então dá pra ir direto nele. O tamanho, pra ser honesto, eu acho que nunca devia ter saído disso. Tenho um 6 e a tela passa do alcance da mão, e o 6S da minha esposa é praticamente um tablet. Mas enquanto não consertarem o principal defeito do iPhone eu vou continuar com meu "velho": o bloqueio anti-furto é muito facilmente burlável. E isso é inadmissível para um aparelho tão caro.

    recentes

    populares

    • João Pizarapul
      2016-05-19T17:56:14  

      Bloqueio anti-furto é burlavel? Oloko , se alguém te roubar e você bloquear o aparelho pelo app "meu buscar iphone" , ninguém vai conseguir usar o aparelho de forma alguma , a não ser vender as peças kk.

  • Cláudio
    2016-05-29T01:24:59

    Não adianta baterem na mesma tecla, só fala mal de iPhone quem não tem dinheiro para comprar um. Comparar Samsung, LG, e outros lixos reciclados com iPhone? Botem Um Samsung S6 e um iPhone 4 lado a lado e mandem alguém escolher. Vão levar o iPhone sem pensar.

  • Elmago
    2016-05-27T15:11:49

    Globo apagando comentários lúcidos

  • Ueliton Rodrigues
    2016-03-28T15:35:28  

    Fui ontem numa festa, na hora de tirar foto, todos que tem iphone, vieram tirar com o meu S6 Edge dourado.

    recentes

    populares

    • Ueliton Rodrigues
      2016-03-28T15:35:28  

      Se não fosse aquela bateria maldita, o Zenfone 5 seria a melhor relação custo-benefício já lançada. E corre o risco de mesmo com esse defeito ainda ser. Se isso for melhor no 2, e a câmera também, deve ser um aparelho excelente.

    recentes

    populares

    • Ueliton Rodrigues
      2016-03-28T15:35:28  

      O Galaxy 6 S é ótimo mesmo. Foto, processador rápido. Tenho amigos que migraram do Iphone para o S6 Edge e estão maravilhados .

  • Pescador Parrudo
    2016-03-28T18:02:23  

    Nao importa os defeitos....isso é critica de pobre q nao tem grana pra compra.....sendo Apple, sendo iphone eu Compro!!!

    recentes

    populares

    • Pescador Parrudo
      2016-03-28T18:02:23  

      so pelo nome do ser deve ter um sansuga

    recentes

    populares

    • Pescador Parrudo
      2016-03-28T18:02:23  

      Comprar só porque tem o nome Iphone? Para mostrar status, é isso? Eu adoro smartphones top e já tive Iphone. Mas, comparando as especificações técnicas e usabilidade dele com outras marcas, realmente, o que faz o Iphone ter um alto preço são pessoas dispostas a pagar caro só pelo status, porque ele não entrega tudo que promete e existem outros Tops muito melhores por um preço inteligente. Eu migrei para a linha Note e 6S da Samsung e fiquei fã da Asus que com baixo custo entregam um resultado bem bacana.

  • Marco Parretti
    2016-05-14T13:32:50

    Eu troquei meu 4S pelo SE não tenho nada a reclamar, muito bom não vi desvantagem nenhuma, tenho um Sony da empresa que odeio toda hora trava, apesar do cartão de memoria diversos itens não podem ser transferidos. Não troco meu Iphone por nenhum de outra marca por mais top que seja, qualidade incomparável.

  • Milla Smelier
    2016-03-28T16:01:38  

    Mil vezes o LG G3. Só em imagem e resolução de câmera já deixam o Iphone no chinelo!

    recentes

    populares

    • Milla Smelier
      2016-03-28T16:01:38  

      Hahahahahahaha, voltar ao Mobral filho!

    recentes

    populares

    • Milla Smelier
      2016-03-28T16:01:38  

      Mobral, gíria de pobre... só confirma o esteriótipo na qual te encaixei.

  • Edipo Serafim
    2016-04-18T10:48:15

    E a bateria dura mais de 1h e meia usando a net???

  • Marcos Paulo
    2016-04-10T18:33:41  

    Design do iphone 5s é pra odiar?!!! Aposto que se fizerem uma pesquisa seria, dentre os iphones, o design preferido de todos que já fizeram. Pra mim é o melhor desing de todos até hoje!

    recentes

    populares

    • Marcos Paulo
      2016-04-10T18:33:41  

      Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Carol
    2016-03-29T23:17:31  

    Ainda sou mais o meu Iphone 6 S Plus , ele é fantastico estou apaixonada. Tenho 2 o outro é o 6 normal, achei pequeno e comprei o 6 S Plus to amanda. Pequeno NUNCA mais . Alias, estou vendendo o meu 6 , tem 2 meses de uso, ta na caixa guardadinho, ele é dourado lindo, se alguem se interessar me manda mensagem!

    recentes

    populares

    • Carol
      2016-03-29T23:17:31  

      se toquem a garota so ta zuando com a cara de vcs seus trouxas

    recentes

    populares

    • Carol
      2016-03-29T23:17:31  

      Fui ao EUA em Outubro/2015 e comprei um 6s pra mim e outro pra minha esposa. Conclusão: dinheiro jogado fora, não vi nada nele que justifique o valor, não perde em nada para o meu Zenfone 2. Se fosse vendido pela metade do preço estaria justo para o que oferece.

  • Rodrigo
    2016-04-02T01:07:26

    Enxergar*

  • Rodrigo
    2016-04-02T01:07:01

    Vocês me perdoem, mas telefone com tela de 4 ou menos disso, me deixa com miopia, não consigo mais envergar numa tela inferior a 5. O 6Plus é maravilhoso!

  • Higor Brion
    2016-04-01T11:18:08

    Sou muito mais meu Chroma da Nokia em perfeito estado. Tela verde, jogos super modernos (minhoca come come) e desing incrível. Só não funciona em 4G, nem 3G, nem 2G e muito menos 1G. Tá certo, ele não funciona, mas é bonito ''Style'', hehehehe.

  • Cesar Medeiros
    2016-03-28T14:50:40  

    vida longa a chinesada que produz uns fone barato que faz a alegria da negada

    recentes

    populares

    • Cesar Medeiros
      2016-03-28T14:50:40  

      kkkkkk

  • Cuca Beludo
    2016-03-28T17:39:59  

    PARA ODIAR, NÃO VEJO NENHUM MOTIVO, PARA AMAR, VEJO INFINITOS...!!!

    recentes

    populares

    • Cuca Beludo
      2016-03-28T17:39:59  

      Semana passada o Tech Tudo fez uma matéria falando que esse novo iphone era o melhor entre os tops de linha por causa do preço, agora ja vem com essa matéria dizendo que decepciona. Ah meu fala assim estamos precisando de acesso no site que é mais bonito.