Jogos de RPG

20/03/2016 07h00 - Atualizado em 20/03/2016 07h00

Lembra de Chrono Trigger? Veja curiosidades e polêmicas do RPG

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Chrono Trigger é um dos grandes clássicos do Super Nintendo. O RPG foi produzido pela Squaresoft, atual Square Enix, e lançado na década de 90 para o console. Ainda que não tenha recebido remake, ele foi relançado em outras plataformas, anos mais tarde, incluindo PlayStation 1, iOS e Android. Conheça ou relembre curiosidades sobre a saga:

Super Nintendo: confira os games com os melhores gráficos do console

Criador de estrelas

O design geral de Chrono Trigger, incluindo visual dos personagens e cenários, foi criado por Akira Toriyama, ninguém menos que o autor do mangá Dragon Ball. A semelhança é imensa entre Chrono, protagonista da história, e Goku, com exceção da cor do cabelo.

O design de Akira Toriyama em Chrono Trigger (Foto: Divulgação/Square Enix)O design de Akira Toriyama em Chrono Trigger (Foto: Divulgação/Square Enix)

O visual de Toriyama já era notável na caixa do jogo e em imagens mais próximas. Porém, no relançamento do game para PlayStation 1, acompanhado de cenas animadas no estilo de desenho japonês, ficou ainda mais claro.

As sequências “esquecidas”

Chrono Trigger não é o único jogo da série. Ele teve, pelo menos, duas sequências lançadas pela Square, mas que não fizeram tanto sucesso quanto o original. Uma delas é Chrono Cross, lançado no PS1, que contava com outros protagonistas, mas mantinha o elemento de viagem no espaço-tempo, a característica mais marcante de Chrono Trigger.

Chrono Cross é a sequência de Chrono Trigger (Foto: Divulgação/Square Enix)Chrono Cross é a sequência de Chrono Trigger (Foto: Divulgação/Square Enix)

A outra sequência, Radical Dreamers, veio em 1996 – apenas um ano depois do lançamento original de CT. Lançado via internet e apenas no Japão, o game era uma aventura em texto que contava mais da história de personagens secundários e outros que viriam a aparecer em Chrono Cross, anos mais tarde.

Radical Dreamers em versão traduzida por fã (Foto: Reprodução/Game Paradise)Radical Dreamers em versão traduzida por fã (Foto: Reprodução/Game Paradise)

Radical Dreamers foi disponibilizado pelo Satellaview, modem que se comunicava com uma rede exclusiva do Super Nintendo, capaz de baixar jogos para o console. Como o game foi lançado apenas dessa forma, hoje em dia é considerado extremamente raro e difícil de ser achado.

Dream Team da Squaresoft

Chrono Trigger foi criado para ser “o jogo perfeito”. A Squaresoft já aproveitava o sucesso da saga Final Fantasy, mas queria ir além e lançar um game com conceitos nunca antes utilizados. Para isso, a empresa reuniu os melhores da época.

Sakaguchi (esquerda) e Yuji reunidos para Chrono Trigger (Foto: Reprodução/shmuplations)Sakaguchi (esquerda) e Yuji reunidos para Chrono Trigger (Foto: Reprodução/shmuplations)

O “Dream Team” foi formado por Hironobu Sakaguchi – criador da série Final Fantasy –, Yuji Horii – criador da franquia Dragon Quest 8 – e, claro, Akira Toriyama, que na década de 90 ainda estava em destaque com o enorme sucesso de Dragon Ball. Outros nomes se juntaram ao time, como o compositor Yasunori Mitsuda, que fez a trilha de jogos como Front Mission, Xenogears e Tobal.

Fãs não podem mexer

Chrono Trigger teve sequências e remakes criados por fãs. Porém, não é possível “brincar” tanto com nomes que pertencem a uma grande empresa, principalmente a Square Enix, que é cuidadosa com suas criações. Um remake totalmente em 3D de Chrono Trigger, por exemplo, começou a ser feito em 2008, mas precisou ser cancelado a pedido da companhia.

Chrono Trigger Crimson Echoes (Foto: Reprodução/Mundo RPG Maker)-2Chrono Trigger Crimson Echoes (Foto: Reprodução/Mundo RPG Maker)-2

Já a sequência Chrono Trigger: Crimson Echoes, de 2004, utilizava uma versão hackeada do jogo original para contar uma nova história. O projeto foi desenvolvido em cinco anos e estava 98% completo quando a Square Enix exigiu a paralisação. Apesar de cancelado, é possível encontrar vestígios do desenvolvimento na Internet.

Influências da Bíblia e do rock

Chrono Trigger tem algumas influências bem inusitadas. Uma delas vem da Bíblia cristã, com o nomes dos três reis magos que visitaram o recém-nascido Jesus Cristo. Melchior, Gaspar e Belthasar aparecem no jogo como três sábios na história de Chrono.

Generais de Chrono Trigger inspirados em bandas de rock (Foto: Reprodução/YouTube)Generais de Chrono Trigger inspirados em bandas de rock (Foto: Reprodução/YouTube)

Também há referências a três bandas de rock: Black Sabbath, Red Hot Chilli Peppers e Guns N’ Roses, com os generais do personagem Magus. Eles foram inspirados nos integrantes Ozzie, Flea e Slash, respectivamente.

Múltiplos finais

Chrono Trigger foi um dos primeiros, talvez o primeiro, game de Super Nintendo a ter múltiplos finais. São 13 no total, cada um com fatos diferentes para os personagens, bons ou ruins, dependendo do que foi feito ao longo da aventura.

Um dos finais de Chrono Trigger tinha encontro com os produtores (Foto: Reprodução/YouTube)Um dos finais de Chrono Trigger tinha encontro com os produtores (Foto: Reprodução/YouTube)

Chrono Trigger apresentava finais dramáticos, felizes e até inusitados – havia até mesmo um final que mostrava os produtores do game. A fórmula de múltiplos finais faz sucesso até hoje, com muitos jogos que seguem este caminho, como o título Heavy Rain, do PS3 e PS4.

O console Retron 3 (NES, SNES e GENESIS) é bom? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wesley Pereira
    2016-03-20T23:27:08

    Jogão

  • Raposão Campeão
    2018-02-28T12:22:09

    CCCCCCCCCCCCCCCCC

  • Thiago Silveira
    2016-03-20T12:21:24  

    Chrono Cross nao fez tanto sucesso quanto chrono trigger? De onde tiraram isso? Chrono Cross e apontado o melhor RPG do ps1, seguido por FF 7 e breath of fire 4. Sem contar que o jogo conta com uma das mais aclamadas trilhas sonoras da historia dos consoles

    recentes

    populares

    • Thiago Silveira
      2016-03-20T12:21:24  

      Qualquer cara que curta RPG que se preze jogou Chrono Cross. Muito bom e com ótima trilha sonora. Verdade que não superou o trigger mas ainda assim é bom.

    recentes

    populares

    • Thiago Silveira
      2016-03-20T12:21:24  

      Final Fantasy foi o melhor rpg do ps1

  • Victor Corrêa
    2016-03-20T17:11:40  

    Segundo melhor RPG da história, perdendo apenas para THE LEGEND OF ZELDA: OCARINA OF TIME.

    recentes

    populares

    • Victor Corrêa
      2016-03-20T17:11:40  

      Concordo The legend of zelda,the link the past, do super nintendo, esse sim é o melhor da história.

    recentes

    populares

    • Victor Corrêa
      2016-03-20T17:11:40  

      A link to de past >>>> ALL

  • Eduardo Silva
    2016-03-21T10:25:55  

    Na primeira foto da página, está errado. Quem tinha magias de fogo era a Lucca. Marle tinha magias de Gelo! Fail.

    recentes

    populares

    • Eduardo Silva
      2016-03-21T10:25:55  

      Mesmo que fosse um ataque combinado, seria um ataque combinado de gelo pois marle usa gelo, a capa é essa pois quando o jogo estava em desenvolvimento, cada personagem usaria todos os elementos, foi quando a capa foi feita, mas dai na versao final, cada personagem tem o seu elemento proprio (exceto magus que usa todos) e a capa manteve a mesma ;)

    recentes

    populares

    • Eduardo Silva
      2016-03-21T10:25:55  

      Cara, essa é a primeira capa do jogo, nesse tempo, tinha sido decidido que Marle é quem teria magias de fogo. Depois é que foi trocado.

  • Comentador Franco
    2016-03-21T13:07:13

    Esqueceram de citar a Masamune, espada do Frog, que ganhou o nome de um lendário ferreiro japonês.

  • Valério Vito
    2016-03-21T10:30:43  

    certo, mas onde tá a parte das polemicas que a chamada da matéria citou?

    recentes

    populares

    • Valério Vito
      2016-03-21T10:30:43  

      Os supostos remake

  • FRANCISCO LIMA
    2016-03-21T12:35:43

    Seria muito bom se Squarenix pensasse em lançar um remake para os consoles atuais. Imaginem um remake de CT com os gráficos de FFXV? Ia ser fantástico..

  • Rafael Ramos
    2016-03-20T23:28:31  

    Pq a Marle tá soltando um poder de fogo se a especialidade dela é gelo? Hahahaha

    recentes

    populares

    • Rafael Ramos
      2016-03-20T23:28:31  

      Essa arte do Akira Toriyama é anterior a finalização do jogo, quando ainda estava na versão BETA.... Nesta versão, os personagens poderia utilizar qualquer elementos.

    recentes

    populares

    • Rafael Ramos
      2016-03-20T23:28:31  

      Lupildo pode estar certo, mas no jogo ela usa uma magia no triple tec que lembra muita o fogo.

  • Marcius Johaz
    2016-03-21T11:36:29

    Excelente! Enredo empolgante, muito boa jogabilidade, realmente um jogo que entrou para a história.

  • Dj Bass
    2016-03-20T18:01:49  

    FEBRE ?? Quando for falar de JOGOS chama um ARCADE para de dar umas dicas TROJAN - BLACK TIGER - RYGAR - Isso sim são JOGOS !!!

    recentes

    populares

    • Dj Bass
      2016-03-20T18:01:49  

      pff... Apenas uma coisa, respeito! se vc não gosta ou não sabe entender os conceitos deste jogo que foi base para inúmeros jogos de hoje em dia, se atenha a comentários posteriores.

    recentes

    populares

    • Dj Bass
      2016-03-20T18:01:49  

      xiu retardado vai fazer quadradinho de 8, NÃO SE ENVOLVE NG MANCADA!!!

  • Henrique A
    2016-03-21T10:12:51

    Com certeza um dos melhores jogos que joguei!! Melhor que qualquer jogo que exista na atual geração dos video games.... Chrono Trigger, Tales of Phantasia, Secret of Mana, Secret of Evermore, Breath of Fire II, Final Fantasy VI, Legend of Zelda.... Jogos lendários que com certeza estão em qualquer TOP 20 que se preze.. E ainda tem FFVII, Legend of Zelda - Twilight Princess, Tales of Eternia, Tales of Symphonia.... Todos esses sim são games que daqui 20 anos ainda serão os melhores que já foram feitos!!!!

  • Ateu Master
    2016-03-21T08:36:25

    melhor jogo do mundo.. mas claro q depois de todos os Zelda já lançados!!!

  • Bruna Nogueira
    2016-03-20T13:09:55  

    Já tentei finalizar o jogo sem ressuscitar o Chrono mas nunca consigo, tenho o coração muito mole :(

    recentes

    populares

    • Bruna Nogueira
      2016-03-20T13:09:55  

      opa, é dificil ver mulheres jogando jogos de RPG..... Parabens, tem bom gosto.

  • Júnior
    2016-03-20T19:35:10

    "polêmicas" kkkkkkkkkk

  • Rafael Matos
    2016-03-20T18:47:08

    Uma pena a square enix não fazer um remake, isso fazem com o motor grafico igual do DB xenoverse.