Jogos de aventura

04/03/2016 06h00 - Atualizado em 04/03/2016 06h00

Lista reúne as curiosidades de Pitfall, jogo clássico do Atari

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Pitfall! está entre os clássicos e queridos do Atari 2600. O game foi lançado em 1982 e fez história no antigo console, com gráficos muito avançados para a época e aventuras que viciavam. Confira algumas curiosidades da produção e lançamento e conheça mais da história de Pitfall:

Melhores jogos de Atari 2600: Breakout, Pac-Man, Enduro e mais

Mais vendido

Pitfall está entre os títulos mais vendidos do Atari de todos os tempos, com mais de quatro milhões de cópias vendidas no mundo todo. Ele só perde para Pac-Man, que tem sete milhões de cartuchos comercializados. O segundo lugar foi garantido com folga, já que o terceiro lugar vendeu “apenas” 2,5 milhões.

Pitfall foi um dos jogos mais vendidos do Atari (Foto: Reprodução/Game Archives)Pitfall foi um dos jogos mais vendidos do Atari (Foto: Reprodução/Game Archives)

Criado em 10 minutos

Pitfall foi criado em meros 10 minutos. Ao menos, todo o conceito e ideias originais foram. O designer David Crane resolveu parar e criar um novo jogo com apenas uma folha de papel em branco. Ele desenhou o traço do personagem e depois pensou no cenário, uma selva.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Pitfall foi desenhado em 10 minutos (Foto: Reprodução/Atari Archive)Pitfall foi desenhado em 10 minutos (Foto: Reprodução/Atari Archive)

Em seguida, Crane pensou nos inimigos – escorpiões, jacarés e mais –, além de tesouros que o personagem coleta pelo caminho. Todo o processo levou 10 minutos. Já a programação e design levaram 16 horas, o que também é pouco tempo para os padrões atuais da indústria.

Desenho animado obscuro

Em 1983, Pitfall teve um desenho animado pouco conhecido no mundo, mesmo nos EUA, onde foi exibido. O nome era Pitfall Harry, e a história envolvia Harry, a sobrinha Rhonda e o leão da montanha covarde, Quickclaw, que exploravam vários locais por tesouros escondidos.

Pitfall teve desenho animado (Foto: Reprodução/Pinterest)Pitfall teve desenho animado (Foto: Reprodução/Pinterest)

Pitfall Harry não teve sucesso e durou apenas uma temporada. Por isso, a série nunca foi lançada em VHS ou DVD.

Pitfall em Call of Duty

Sabia que Pitfall já participou de um game da série Call of Duty? Em Call of Duty: Black Ops 2, dentro do mapa multiplayer Nuketown 2025, os jogadores podiam invadir uma das casas abertas e jogar games clássicos da Activision.

Pitfall em Call of Duty (Foto: Reprodução/Gaming News)Pitfall em Call of Duty (Foto: Reprodução/Gaming News)

Entre jogos de Atari 2600, Pitfall era um dos títulos presentes. Enquanto o jogador não levava um tiro dos inimigos na partida multiplayer de Black Ops 2, toda a aventura original poderia ser aproveitada.

Sequências até hoje

Ao contrário de outros jogos do Atari que ficaram apenas no antigo console, Pitfall tem versões lançadas até hoje. São seis títulos principais da saga, que passa por quase todas as gerações.

Pitfall do Xbox e PS2 (Foto: Reprodução/DumeeGames)Pitfall do Xbox e PS2 (Foto: Reprodução/DumeeGames)

O mais recente é Pitfall: The Lost Expedition, de 2004, lançado no PlayStation 2, GameCube e Xbox. Ele ganhou releitura em 2008, para o Nintendo Wii, com o título de Pitfall: The Big Adventure. Ainda que o nome seja diferente, o jogo é o mesmo.

Indiana Jones ou Pitfall?

Apesar de não ter sido declarado oficialmente pelo criador David Crane, Pitfall tem grande inspiração no filme Caçadores da Arca Perdida, com o personagem Indiana Jones. A temática de exploração de locais exóticos e a busca pelo tesouro já denunciava.

Indiana Jones foi uma das influências de Pitfall (Foto: Divulgação/LucasArts)Indiana Jones foi uma das influências de Pitfall (Foto: Divulgação/LucasArts)

Além disso, o game foi lançado em um momento bem propício. O primeiro filme de Indiana Jones foi lançado em 1981 e o jogo em 82, já impulsionado pela fama do estilo aventureiro do personagem de Harrison Ford. A inspiração ajudou na popularidade e nas vendas.

Tecnologia do futuro

Pitfall usava a tecnologia inovadora criada por David Crane, capaz de mostrar movimentos suaves na tela, como a movimentação dos cipós que permitiam ao personagem pular por obstáculos.

Pitfall era muito inovador para sua época (Foto: Reprodução/Atari Achive)Pitfall era muito inovador para sua época (Foto: Reprodução/Atari Achive)

O cipó, por exemplo, foi criado a partir de apenas um pixel do Atari, que era reproduzido em movimento repetidas vezes, para realmente parecer uma corda distorcida. O efeito pode parecer simples hoje em dia, mas para a época em que o jogo tinha um limite de código de apenas 4 Kb, era significativo.

Qual é o videogame que marcou a sua vida? Venha nos contar no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carlos Dias
    2016-03-04T16:18:51

    jogos de verao do master system era show tb

  • Neuza Silva
    2016-03-05T21:26:12  

    Space Invaders - em Copacabana - recorde maudia.... alguém se recorda?

    recentes

    populares

    • Neuza Silva
      2016-03-05T21:26:12  

      Muito bom mesmo.e até hoje jogo muito atari. infância boa ns época. ...

  • César Augusto
    2016-03-04T19:33:39  

    Se alguém puder me ajudar, eu adorava este jogo, só que esqueci o nome: Era um jogo de Faroeste no qual vc era um Cowboy baixinho, ele ficava de costas pra vc e atirava nos bandidos que apareciam nas janelas e portas do Saloon1 Alguém se lembra????

    recentes

    populares

    • César Augusto
      2016-03-04T19:33:39  

      Sunset raiders

    recentes

    populares

    • César Augusto
      2016-03-04T19:33:39  

      era muito bom!!! hoje gosto do red dead!!!

  • Pescador Parrudo
    2016-03-05T01:26:04

    Procurando os tais Segredos do jogo.....

  • Tenente Zureta
    2016-03-10T07:50:27

    E Pac-Man só foi o mais vendido do Atari pq aquela porcaria de versão vinha de graça nos consoles americanos... Pac-Man do Atari foi um dos piores ports do game.... Mas Ms. Pac-Man pro mesmo console ficou bem bacana.

  • Neuza Silva
    2016-03-05T21:25:15

    River Raid. no console - Space Invaders no fliperama

  • Victor Kiyoshi
    2016-03-05T10:19:31  

    Jungle Hunt tbm era bom demais.

    recentes

    populares

    • Victor Kiyoshi
      2016-03-05T10:19:31  

      Jungle Hunt era até mais inovador que Pitfall. Passava de fase. As fases eram bem diferentes umas das outras. Já era quase no nível de um Alex Kid in Miracle World. E poucos conheciam.

  • Seu Madruga
    2016-03-04T21:01:05  

    Missile comand, hero, Keystone kapes, river raid, frostbite, pitfall 1 e 2....show de bola! Incríveis anos 80

    recentes

    populares

    • Seu Madruga
      2016-03-04T21:01:05  

      E voltava pro zero!!!! :/

    recentes

    populares

    • Seu Madruga
      2016-03-04T21:01:05  

      Anos 80 foi bom demais! Só quem viveu sabe..

  • Sabrina
    2016-03-04T14:31:35  

    Nossa, quanto idosos comentando hoje aqui

    recentes

    populares

    • Sabrina
      2016-03-04T14:31:35  

      Graças a DEUS pela velhice!

    recentes

    populares

    • Sabrina
      2016-03-04T14:31:35  

      Deus, perdoai essa pobre menina! Quero ver vc menina quanto tempo vc aguenta jogando Pitfall, ice cube (Iglu) e enduro? Não dura nem 2 minutos!!

  • Tiago Odranoel
    2016-03-04T17:11:25  

    Meus favoritos no Atari: Keystone Keepers, Bobby is Going Home e Defernder. Sem falar em Enduro, River Raid e Pac Man, que todo mundo jogava.

    recentes

    populares

    • Tiago Odranoel
      2016-03-04T17:11:25  

      Pac Man eu era viciada. Me achava pq chegava na fase 20 até descobrir que o jogo tinha 256 fases. Nunca mais joguei. O ignorante é mais feliz.

    recentes

    populares

    • Tiago Odranoel
      2016-03-04T17:11:25  

      Quebrar o controle com o Decathlon era básico. Ruim mesmo eram as bolhas na palma da mão.

  • Sabrina
    2016-03-04T14:28:31  

    Ah, então era isso que meus pais jogavam e diz que eram jogos mais criativos do que os de hoje em dia. Pudera, precisava de muita imaginação mesmo, pra saber nesses mosaicos o que era jacaré, o que era o homem, etc kkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Sabrina
      2016-03-04T14:28:31  

      Olha o estrago que uma camisinha furada não faz para a humanidade...

    recentes

    populares

    • Sabrina
      2016-03-04T14:28:31  

      Entendo sua dificuldade, para poder imaginar é preciso ter um cérebro. Tadinha...

  • Fni
    2016-03-04T11:38:21  

    eu gostava do jogo xman . . . rsrs

    recentes

    populares

    • Fni
      2016-03-04T11:38:21  

      Jogava escondido hheehee ..... e os joysticks sofriam a cada fim do labirinto..

    recentes

    populares

    • Fni
      2016-03-04T11:38:21  

      Kkkkkk.

  • Julia
    2016-03-04T15:42:13  

    ???Digi te no Google: cupom des conto agregador net...Tem cupom de 20% das melhores lojas hoje !

    recentes

    populares

    • Julia
      2016-03-04T15:42:13  

      Usei o cupom de 20% numa geladeira, chegou só 80% dela.

    recentes

    populares

    • Julia
      2016-03-04T15:42:13  

      kkk

  • Paulo Borges
    2016-03-05T05:14:32

    Muito legal pitfall bons tempos

  • Eduardo Martins
    2016-03-04T17:29:38  

    DECATLON TAMBÉM ERA MUITO BOM

    recentes

    populares

    • Eduardo Martins
      2016-03-04T17:29:38  

      Bom pra quebrar o controle também haha

  • Romildo Veiga
    2016-03-04T22:58:54

    Uma versão de Pitfall foi lançada para Snes, e nesse jogo era possível acessar a versão para Atari, em modo secreto em meio a uma fase, uma das últimas, isso o povo do Techtudo não fazia nem ideia.

  • Thiago P
    2016-03-04T21:02:24

    Pitfall: The Mayan Adventure era o mais top de todos. nusss

  • André Fehlberg
    2016-03-04T21:00:10

    Joguei muito no final dos anos 80.

  • Thiago P
    2016-03-04T21:00:05

    tinha um jogo tbm dessa epoca, q jogava muito, q o carinha começava e ia subindo uns galhos duma arvore, ai depois aparecia um bixo pra tentar matar, umas cobras, um joguim muito top, mas n consigo lembrar o nome de jeito nenhum.

  • Adriano
    2016-03-04T20:08:20

    Hero foi um dos meus prediletos do Atari!

  • Fabricio Baptista
    2016-03-04T19:59:02

    Eu tinha um jogo que era o ADVENTURE. Nunca entendi o objetivo do jogo.

  • Jhonattan Pereira
    2016-03-04T13:02:22  

    eu tinha esse jogo no meu atari, alias devo ter ate hoje ele e meu atari guardado

    recentes

    populares

    • Jhonattan Pereira
      2016-03-04T13:02:22  

      tô comprando!

  • Roberto
    2016-03-04T13:47:05  

    eu tambem adorava o pitfall, agora tomara que não apareça nenhuma moleque idi=ota aqui da geração playstation, falando que é jogo de velho

    recentes

    populares

    • Roberto
      2016-03-04T13:47:05  

      É jogo de velho huebr3

    recentes

    populares

    • Roberto
      2016-03-04T13:47:05  

      jogo de tiozão kkkkk

  • Rodphillys
    2016-03-04T13:47:21  

    sempre gostei de pegar no sip'o eu jogava e depois treinava com meus amiguinhos aramos todos felizes um pegando no sipo do outro.

    recentes

    populares

    • Rodphillys
      2016-03-04T13:47:21  

      Pedro bixola

  • Roberto Ribeiro