Jogos de esporte

20/03/2016 06h00 - Atualizado em 20/03/2016 06h00

PES: a evolução visual de jogadores das primeiras versões até PES 2016

Murilo Molina
por
Para o TechTudo

PES é o simulador de futebol da Konami que faz sucesso entre os fãs do esporte há gerações de consoles. Com gráficos mais detalhados e realistas nas novas versões, o game também melhorou o visual dos atletas, que convence mais a cada lançamento.

Leia a análise completa de Pro Evolution Soccer 2016 no TechTudo

Mas como será que alguns dos maiores craques da atualidade pareciam nas primeiras versões do título? Confira a evolução do visual de alguns jogadores durante os anos até o lançamento de Pro Evolution Soccer 2016.

Lionel Messi

Messi ganhou detalhes com a evolução de PES (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Messi ganhou detalhes com a evolução de PES (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Atual melhor jogador do mundo, o atacante do Barcelona ainda não era um grande astro nas primeiras versões de PES. Com o passar dos anos e o destaque mundial, Messi ganhou penteados, modelagem do rosto e até mesmo animações exclusivas, que deixam o argentino muito fiel no game da Konami.

Cristiano Ronaldo

Cabelos e rosto do português mudaram com as versões de PES (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Cabelos e rosto do português mudaram com as versões de PES (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

O português do Real Madrid foi uma sensação desde as primeiras versões do game, graças à sua velocidade impressionante e facilidade com dribles. O aumento significante no desempenho de Ronaldo acompanhou a evolução de PES, que dedicou versões cada vez mais detalhadas ao jogador.

Zlatan Ibrahimovic

Craque sueco teve o visual melhorado a cada novo PES (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Craque sueco teve o visual melhorado a cada novo PES (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Grande, forte e habilidoso, o sueco já chamava a atenção pelas qualidades em PES 3. Formando a dupla com Adriano Imperador na Inter de Milão, o atacante rapidamente se tornou um dos melhores do título e foi presenteado com visuais mais caprichados e realistas.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Ronaldinho Gaúcho

Ronaldinho evoluiu com Pro Evolution Soccer PES (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Ronaldinho evoluiu com Pro Evolution Soccer PES (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Grande craque dos últimos tempos, o brasileiro estava no auge nas primeiras versões de PES. Desde o início, Gaúcho já contava com rosto e cabelos cuidadosamente criados. Em 2011, o meia terminou de fora do game e precisou se contentar com uma versão genérica.

Neymar Jr.

Neymar estreou com versão genérica em Pro Evolution Soccer (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Neymar estreou com versão genérica em Pro Evolution Soccer (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

O prodígio do Santos chegou de fininho no simulador, com características genéricas que sequer lembravam o visual do atleta. Assim permaneceu até 2012, quando sua aparência foi recriada com muitos detalhes. Desde então, Neymar tornou-se um dos garotos propaganda do game.

Andrea Pirlo

Maestro italiano ganhou detalhes e novos penteados em PES (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Maestro italiano ganhou detalhes e novos penteados em PES (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Grande ídolo do futebol italiano, Pirlo já estava no topo desde as primeiras versões de PES. Com direito a penteado especial e rostos bem detalhados, o maestro ganhou boas melhorias a cada versão, até chegar ao retrato quase fotorrealístico da versão 2016.

Fifa 16 ou PES 2016: qual jogo será melhor? Comente no Fórum do TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fabio Jesus
    2016-06-06T17:20:19  

    Pes >Fifa

    recentes

    populares

    • Fabio Jesus
      2016-06-06T17:20:19  

      2016 é do VERDÃO, CHOREM SEUS TIMINHOS RECALCADOS!

  • Lucas Farias
    2016-03-23T16:43:40  

    Palmeiras sem mundial

    recentes

    populares

    • Lucas Farias
      2016-03-23T16:43:40  

      isso é certo, kkkk

  • Alessandro Pereira
    2016-03-20T20:17:05  

    Me acordem quando PES for melhor que FIFA..... Zzzz

    recentes

    populares

    • Alessandro Pereira
      2016-03-20T20:17:05  

      fifa era bom só o de ps2 no xbox só pes

    recentes

    populares

    • Alessandro Pereira
      2016-03-20T20:17:05  

      Me acordem quando Alessandro Pereira crescer e parar de fanboiolagem

  • Carlos Junior
    2016-05-25T12:52:46

    kkkk, ronaldinho gaúcho ficou mais parecido na segunda versão. rs Bem que podiam colocar ele no PES 2016 hein.

  • Rodrigo
    2016-05-04T10:00:07

    Eu acho que no FIFA parece tudo em câmera lenta... no Pes os movimentos são mais realistas, na minha humilde opinião

  • Smile Vieira
    2016-03-20T13:14:12  

    E no PS2, ainda no WE quando eu dava zoom na câmera do replay no rosto dos jogadores e achava idêntico kkkkkk... nem imaginava essa evolução.

    recentes

    populares

    • Smile Vieira
      2016-03-20T13:14:12  

      Não

    recentes

    populares

    • Smile Vieira
      2016-03-20T13:14:12  

      Opa, isso era legal tbm

  • Everton Lima
    2016-03-21T08:10:20  

    Se buscarem mesmo, a primeira aparição do Grande Pirlo é no ATARI...

    recentes

    populares

    • Everton Lima
      2016-03-21T08:10:20  

      Fiz um trocadilho não por ter que ser evolutivo da série Pes, mas que desde criança lembro do Pirlo em sua referência de Qualidade/Habilidade...O mito

    recentes

    populares

    • Everton Lima
      2016-03-21T08:10:20  

      Sem dúvidas Everton, quem nunca procurou cavar faltas pra bater com o Pirlo. Kkkkk

  • Claumiro Crvg
    2016-03-21T08:53:57  

    os gráficos do pes esta muito a frente dos robôs do fifa, se o fifa melhorar o gráfico e vir com os elencos 100% atualizados viria perfeito, o pes só a frente nos gráficos.

    recentes

    populares

    • Claumiro Crvg
      2016-03-21T08:53:57  

      Só informando que houve um ano que a cada 25 FIFA vendido vendida-se 1 PES...no meu trabalho 5 caras que jogavam PES passaram a jogar FIFA...não tem comparação! FIFA é o melhor!

    recentes

    populares

    • Claumiro Crvg
      2016-03-21T08:53:57  

      o fifa é 100% atualizado cara, tem att toda semana '-'

  • Luan Rodrigues
    2016-03-21T11:28:52  

    Diabo é isso? Ronaldinho Gaucho ta assombroso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Luan Rodrigues
      2016-03-21T11:28:52  

      Sempre foi mal feito para um craque, no fifa ele é pior ainda.

  • Steve Jobs
    2016-03-21T15:51:12

    ninguém jamais chegará aos pés de Allejo. O maior craque da história dos games de futebol. A LENDA!

  • Marcos
    2016-03-21T11:47:05

    Jogabilidade que é bom, nada né?

  • Júlio Evangelista
    2016-03-21T11:44:12

    Façam a mesma coisa com a torcida e vão ver que mudou de borra para um pedaço de papel chacoalhando.

  • Douglas Dantas
    2016-03-20T18:45:25  

    Continua tosco se for comparar com o Fifa

    recentes

    populares

    • Douglas Dantas
      2016-03-20T18:45:25  

      Fifa = fifa street ! Jogo pra iniciantes

    recentes

    populares

    • Douglas Dantas
      2016-03-20T18:45:25  

      PES era melhor que FIFA até o play 2, depois disso FIFA melhorou muito, sem duvida é muito melhor.

  • Jeyhoub
    2016-03-21T11:25:15

    Ninguém superará o M1T0 Allejo !

  • Carlos Silva
    2016-03-21T08:50:42  

    Caracas, a imagem do Neymar ficou bem real.

    recentes

    populares

    • Carlos Silva
      2016-03-21T08:50:42  

      A do Pirlo também ficou muito boa, essas dua só também, por que a do Messi ainda não conseguiram acertar! No terceiro quadro fizeram uma mistura dele com o Ronaldinho Gaúcho, não entendi!

    recentes

    populares

    • Carlos Silva
      2016-03-21T08:50:42  

      PES (gráfico muito melhor), mas jogabilidade é FIFA. Então compro FIFA...

  • Joao Albuquerque
    2016-03-21T10:42:57

    o Ronaldinho não tem tecnologia que arrume kkkkkkk agora Pirlo e Neymar ficaram top o problema é, essas empresas estão focando só em gráfico e esquecendo a jogabilidade, a AI dos jogadores é péssima ainda, se você jogar por algum tempo, já começa e descobrir quais são as jogadas manjadas e quais as possíveis ações do console

  • Carlos Brambilla
    2016-03-21T10:28:32

    Melhoram o grafico mas o game mesmo que é bom nada de evolução kkkkkkkkkkk FIFA anos luz na frente

  • Rodrigo Perez
    2016-03-21T08:01:38  

    Sempre acertaram no ronaldinho... Incrível.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Perez
      2016-03-21T08:01:38  

      Ele é uma mistura de Michael Jackson com um zumbi sei lá o troço estranho!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Perez
      2016-03-21T08:01:38  

      A terceira foto ele é o Falcão Garcia! rsrsrsrs

  • Jovem Fla
    2016-03-20T12:28:02  

    FIFA OS JOGADORES TÊM A MESMA MOVIMENTAÇÃO DESDE 1995 PARECEM O COMEDIANTE BATORÉ. ... PÉS O MELHOR GAME DE FUTEBOL DE TODOS OS TEMPOS.

    recentes

    populares

    • Jovem Fla
      2016-03-20T12:28:02  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Jovem Fla
      2016-03-20T12:28:02  

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, MOVIMENTO DO BATORÉ

  • Israel Abrao
    2016-03-21T08:48:07  

    Fifa é melhor, gente, não adianta vocês quererem mudar isso... o jogo pode até ter melhores gráficos, mas o resto é uma fezes

    recentes

    populares

    • Israel Abrao
      2016-03-21T08:48:07  

      Hoje em dia concordo que o Fifa seja superior ao PES, mas na época que era o glorioso Winning Eleven, não tinha pra ninguém! Hoje em dia não vejo muito mais sentido em comprar jogo de futebol, é que nem COD, lança todo o ano, dai as pessoas param de jogar um multiplayer pra jogar outro, praticamente igual!

  • Israel Abrao
    2016-03-21T09:05:17

    Depois que vi o goleiro do PES dando uma ponte na altura do travessão eu parei de jogar... Até parecia o ISS do N64

  • Hygor Meireles
    2016-03-21T09:00:55

    Fifa é jogo pra criança jogar on line. PES é jogo pra adulto jogar entre os amigos tomando uma breja.

  • Israel Abrao
    2016-03-21T08:56:21

    Depois que eu vi o goleiro dando uma "ponte" na altura do travessão eu parei de jogar.

  • Douglas Policarpo
    2016-03-20T16:35:25  

    Quem diz que o FIFA tem melhor jogabilidade é porque gosta de coisa fácil, quer sair driblando todos, é fácil fazer certas coisas no fifa, jogadores não erram, o pes exige do jogador mais habilidade para realizar dribles ou jogadas.

    recentes

    populares

    • Douglas Policarpo
      2016-03-20T16:35:25  

      Douglas Douglas, realmente vc confundiu os jogos !!! kkkk

    recentes

    populares

    • Douglas Policarpo