Sistemas Operacionais

16/03/2016 09h19 - Atualizado em 16/03/2016 09h19

Quatro recursos que o Android N tem e o iPhone com iOS 9 não

Alessandro Feitosa Jr.
por
Para o TechTudo

O Google liberou recentemente a primeira versão prévia do Android N, ainda dedicada apenas aos desenvolvedores da plataforma. O sucessor do Android Marshmallow deve ganhar muitos recursos até o lançamento final para os usuários, no entanto as principais funcionalidades já foram reveladas.

Android N: o que muda no seu celular com a próxima versão do sistema

Analisamos as novidades anunciadas e comparamos com o iOS 9, sistema utilizado em iPhones e iPads. Confira quatro recursos que o Android N tem e a plataforma da Apple não.

Modo de economia de bateria

Embora o iOS também tenha um modo de economia de bateria, apenas o Android possui um recurso que detecta quando o smartphone não está sendo utilizado, desativando aplicativos e funcionalidades para economizar energia. O recurso batizado de Doze já existe desde o Android Marshmallow, mas será aprimorado com a próxima atualização.

A nova versão do sistema trará o Doze++, que ativa o modo de economia a partir do momento em que a tela do smartphone ficar inativa. Segundo o Google, ele funcionará quando o usuário estiver trabalhando ou tomando banho, por exemplo.

Multijanela em smartphones

Multi-janela em celular e tablet com Android N (Foto: Divulgação/Google)Multi-janela em celular e tablet com Android N (Foto: Divulgação/Google)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O Android N trará aos dispositivos um modo multijanela, permitindo dividir a tela do dispositivo entre dois aplicativos. O iOS 9 possui essa funcionalidade, mas ela marca presença apenas nos iPads. No sistema do Google, a novidade será compatível também com os smartphones, tirando proveito das telas cada vez maiores dos celulares.

Modo de economia de dados

Android N: Economia de dados (Foto: Reprodução/Android Police)Modo de economia de dados no Android N (Foto: Reprodução/Android Police)


O usuário passará a ter ainda mais controle sobre o uso de dados na nova versão do Android. O Google implementou o Data Saver (Economizador de Dados, na tradução para o português), que irá impedir que o sistema e os aplicativos utilizem a internet em segundo plano, exceto quando uma conexão Wi-Fi estiver ativa. Os usuários poderão definir quais aplicativos entrarão nessa restrição.

O iOS até permite isso, mas depende de ajustes feitos manualmente pelo usuário.

Multitarefa rápida

O acesso a aplicativos que estavam abertos anteriormente será aprimorado com o Android N. Na nova versão, o botão de apps (geralmente fica à direita, com exceção da Samsung, que o coloca à esquerda) exibe cards maiores dos programas em execução. Mas a maior novidade é a rapidez na transição entre apps recentes: ao apertar duas vezes o botão de apps, o sistema volta para o app imediatamente anterior.

Digamos que você estava usando o WhatsApp até pouco tempo e agora está com o Facebook aberto. Ao tocar duas vezes no botão de apps, o Android N rapidamente faz a troca do WhatsApp de volta para a rede social.

Qual é o melhor sistema para smartphone? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Darlan Bombazar
    2016-03-16T13:46:23  

    "Quatro recursos que o Android N tem..." Não seria "Terá" por que o android N, não foi lançado ainda.

    recentes

    populares

    • Darlan Bombazar
      2016-03-16T13:46:23  

      ops, o Steve só deixou até o 10... daí em diante se encerra a genialidade e se o iplágio! o choro é livre ;)

    recentes

    populares

    • Darlan Bombazar
      2016-03-16T13:46:23  

      Livre mesmo. O choro de quem não tem cacife pra bancar um iOS e fica inventando qualidade no Android, só pra se sentir menos frustrado. Beijos.

  • Vanusa Roberta
    2016-05-25T11:13:04

    Curioso que, apesar do título, ao longo da matéria lemos "embora o iOS também tenha", "o iOS também faz, mas diferente". Agora por que não dizer que o iOS não pega vírus e nunca trava? Numa comparação bem grosseira, o iOS é a Ivete e o Android a Claudia Leite, rs. Por mais que tente, que invista, nunca será igual à(o) melhor. Lidem com isso.

  • Alexander Mahone
    2016-03-16T21:09:17  

    "Coisas que o Android N tem q o iOS 9 não tem"... Mas, quem tem Android N?

    recentes

    populares

    • Alexander Mahone
      2016-03-16T21:09:17  

      Leia a matéria! ;)

  • Marlem Cunha
    2016-03-16T16:03:00  

    Nada que foi dito nessa reportagem é exclusividade do Android, iOS já possui isso a mto tempo e funciona mto bem, é só comparar as capacidades das baterias, enquanto Android precisa de 2500mAh em diante o iOS parte 1500mAh com a mesma autonomia... Chora no colo da Google.

    recentes

    populares

    • Marlem Cunha
      2016-03-16T16:03:00  

      Eita Marlem, anda fumando o que hein?

    recentes

    populares

    • Marlem Cunha
      2016-03-16T16:03:00  

      putz

  • Otavio Pimenta
    2016-03-16T13:56:00  

    POrque não fazem um SO compatível com aparelhos mais "antigos"

    recentes

    populares

    • Otavio Pimenta
      2016-03-16T13:56:00  

      Porque senão eles não vendem aparelhos mais novos... ;-)

    recentes

    populares

    • Otavio Pimenta
      2016-03-16T13:56:00  

      Mario Santana, vc já tem idade pra usar pelo menos o Facebook?

  • Marcos Azevedo
    2016-03-16T12:39:30  

    O sonho do android é bater o IOS em qualquer coisa. Alguém avisa pra ele que é só um sonho!! Nunca será!!

    recentes

    populares

    • Marcos Azevedo
      2016-03-16T12:39:30  

      Fanboy da apple não cansa de ser negativado, eu eim.

    recentes

    populares

    • Marcos Azevedo
      2016-03-16T12:39:30  

      Que feio, iBobos vindo chorar na matéria sobre Android.

  • Anderson Garcia
    2016-03-16T12:28:12  

    tanta tecnologia em cima desse android, mas, só falta o hardware saber conversar com o software e o software conversar com o hardware. Pq só vejo reclamações de "androidánus"

    recentes

    populares

    • Anderson Garcia
      2016-03-16T12:28:12  

      Pura verdade!

    recentes

    populares

    • Anderson Garcia
      2016-03-16T12:28:12  

      Tiveram Sumsung top de linha e preferiram o iPhone.

  • Marcus Vinicius
    2016-03-16T13:13:14  

    grandes diferenças .. fala sério... a matéria deveria dizer que OS Android precisa de mais de 2 gb apenas para ter um satisfatório funcionamento .. iOS 1gb é o suficiente .. android não presta

    recentes

    populares

    • Marcus Vinicius
      2016-03-16T13:13:14  

      COMPREM ANDROIDS... LIXOS

    recentes

    populares

    • Marcus Vinicius
      2016-03-16T13:13:14  

      iChorão! rs

  • Alex Ramos
    2016-03-17T02:37:58  

    Da série de matérias que ninguém se importa

    recentes

    populares

    • Alex Ramos
      2016-03-17T02:37:58  

      Comentei no lugar errado, perdão... rs

    recentes

    populares

    • Alex Ramos
      2016-03-17T02:37:58  

      Alex Ramos...da série de matérias que 80% dos consumidores de smartphones no mundo se importam! kk

  • Rafael Augusto
    2016-03-16T13:14:03  

    O pior é que tem besta que acredita nesse site ridículo, com matérias tendenciosas

    recentes

    populares

    • Rafael Augusto
      2016-03-16T13:14:03  

      William Melo, é o primeiro acreditar e o primeiro a se decepcionar. Ele deve ser camelô.

    recentes

    populares

    • Rafael Augusto
      2016-03-16T13:14:03  

      Vai viver Wagner! kkkk

  • Vinicius Oliveira
    2016-03-17T14:05:03

    Pessoal usa Smartphone de entrada e tira conclusões sobre o sistema q usa. E ainda compara com iPhone. Sempre q usei Smart Top de linha Android nunca tive nenhum problema. E eu uso com nível avançado o aparelho. Um bom exemplo são os NEXUS.

  • Wagner Medeiros
    2016-03-17T11:25:46  

    Me convenceram... Vou vender meu 6 plus e comprar um Grand Prime...

    recentes

    populares

    • Wagner Medeiros
      2016-03-17T11:25:46  

      Não faça isso!

    recentes

    populares

    • Wagner Medeiros
      2016-03-17T11:25:46  

      Putz..

  • Wemerson Assis
    2016-03-16T12:56:38  

    sei sei .o mesmo bla bla bla, no lolipop disserram que a bateria iria durar 3 x mais...e durou foi é menos kkk cheio de bugs,tomara que melhore mesmo,pra ficar melhor que a apple vai ter que investir muito em software

    recentes

    populares

    • Wemerson Assis
      2016-03-16T12:56:38  

      O meu s6 edge não deu bug nenhum até hoje, pelo que eu sei bug da em iphone, teve uns que morreram pra sempre, kkkk

    recentes

    populares

    • Wemerson Assis
      2016-03-16T12:56:38  

      Tenho um Z3 Compact que veio com KitKat, atualizei para o Lollipop e a bateria continua a mesma sem usar modo de economia, sem falar que o aparelho ficou melhor! Não acredita? Saia desse mundo que limita tudo, até suas ideias;.

  • O Reta
    2016-03-16T14:54:13  

    Matéria caça-clique. Só serve pra atrair e a continuar a instigar fanboys e haters do dois sistemas a se debaterem. E que venham os cliques....

    recentes

    populares

    • O Reta
      2016-03-16T14:54:13  

      Parece que te pegou tbm! Qual a sua categoria, dos revoltados contra a revolta dos outros? rsrs

  • Jadson Junior
    2016-03-16T13:20:44  

    Nao tenho paciencia para android.....

    recentes

    populares

    • Jadson Junior
      2016-03-16T13:20:44  

      Jadson, vou te falar que quem está surpreendendo muito é o Windows 10. Ficou bom pra caramba.

    recentes

    populares

    • Jadson Junior
      2016-03-16T13:20:44  

      Jadson há quem não tenha paciência sequer pra usar um lanterninha. Tem certas coisas que não são pra certas pessoas!

  • Leonardo
    2016-03-16T15:09:58  

    Desde quando Dom Pedro primeiro ainda era criança, o androide tenta ser melhor que a apple. Sabe pq a apple ficou tao grande e desejada? Pq fez algo diferente, inovou. O Androide tem que cria algo diferente. Faz o NOVO, NOVIDADE! E o que todo mundo gosta.

    recentes

    populares

    • Leonardo
      2016-03-16T15:09:58  

      Mais um iBobo vindo choramingar na matéria para Android! kk

  • Sinto Autorizado
    2016-03-16T15:16:10  

    Se não tem a palavra apple, não tem ibope.

    recentes

    populares

    • Sinto Autorizado
      2016-03-16T15:16:10  

      Taí uma verdade!!! Apple se resume a isso: IBOPE! Principalmente entre adolescentes. Obrigado pela visita iBobo! ;)

  • Sinto Autorizado
    2016-03-16T15:17:27  

    Todo dia nasce um Android querendo bater a apple... zzzZzzZzZzZZzzzzzZZZzzZZzZz

    recentes

    populares

    • Sinto Autorizado
      2016-03-16T15:17:27  

      Valeu iBobo chorão! Obrigado pela visita ;)

  • 'kingin'
    2016-03-16T13:42:03

    Se não é um iPhone. Não é um iPhone!

  • Alice Santos
    2016-03-16T13:14:19  

    Já usei android e Windows Phone, mas até agora nada superou o IOS. Não largo meu iPhone velhinho por nada

    recentes

    populares

    • Alice Santos
      2016-03-16T13:14:19  

      e o kiko?

    recentes

    populares

    • Alice Santos
      2016-03-16T13:14:19  

      Para usar "zapzap e feiciboki" até simbian serve.

  • Roberto
    2016-03-16T09:59:56  

    é a google e o android N humilhando mais uma vez a apple e os fanboys da apple

    recentes

    populares

    • Roberto
      2016-03-16T09:59:56  

      Você tem um Nexus Roberto?

    recentes

    populares

    • Roberto
      2016-03-16T09:59:56  

      Dj Maya tenho o nexus 5 de 2013, não consegui comprar na loja porque é muito dificil achar ele novo, comprei pela olx, mais esta perfeito

  • Rômulo
    2016-03-16T15:16:19

    Sem querer aparentar homofóbico, mas, no meu serviço, os apreciadores do mesmo gênero todos tem iphone. Deve haver alguma lógica q eu ainda não percebi... Eu prefiro meu zenfone 2, q me atende mto bem!

  • Alex Flores
    2016-03-16T18:38:05

    O android e muito facil de mexer! e não precisa ser o android N para ter mais funções que o IOS 9. O android kitkat tem mais funções que o ios 9!

  • Raul Ramos
    2016-03-16T17:38:42

    Grande coisa, ai sai o IOS 10 no Iphone 7, e ai essa "vantagem" some e é revertida rs.... assim é a industria :p

  • Patrick Francioni
    2016-03-16T12:43:24  

    Aqui é e sempre será apple, nao consigo nem pega um android na mão kkkkkk um abraço aos haters

    recentes

    populares

    • Patrick Francioni
      2016-03-16T12:43:24  

      Quem tem grana pode. Quem não tem, paga em 36 parcelas.

    recentes

    populares

    • Patrick Francioni
      2016-03-16T12:43:24  

      Na verdade é o povinho BR que acha que ter um iPhone é ostentação, na verdade não entendem que IOS é mais fácil de utilizar, ou seja para leigos, enquanto o Android é para usuário que exige funções avançadas.