Jogos de ação

22/03/2016 13h53 - Atualizado em 22/03/2016 13h54

Resident Evil 20 anos: conheça histórias e curiosidades do clássico

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Resident Evil, game de horror da Capcom, comemora 20 anos em março de 2016. O jogo foi lançado no PSOne e Sega Saturn, mas logo ganhou novas versões, remakes e continuações ao longo dos anos. Além de trazer protagonistas carismáticos, como Chris Redfield e Jill Valentine, o primeiro título da saga tem uma série de curiosidades de bastidores e polêmicas acumuladas ao longo dos anos. Confira:

Como jogar Resident Evil 4 no celular Android ou iPhone

Resident Evil ou Biohazard?

No Japão, Resident Evil é até hoje conhecido como Biohazard, que significa algo como “perigo de contaminação biológica”. Mas, para o ocidente, o nome precisou ser modificado, quando o primeiro game da saga foi lançado. Mas você sabe o motivo dessa mudança?

Resident Evl teve nome modificado no ocidente (Foto: Reprodução/Game Ask)Resident Evil teve nome modificado no ocidente (Foto: Reprodução/Game Ask)

Tudo ocorreu pois a Capcom não queria ter problemas com direitos autorais ou confusões. Já existia um jogo chamado Bio-Hazard Battle, lançado no Mega Drive, em 1992, pela Sega. Além disso, também há uma banda de rock chamada Biohazard, ativa até os dias de hoje. Para mudar o nome, a empresa promoveu um concurso interno entre seus funcionários e o nome “Resident Evil” foi eleito pelo fato de o jogo todo se passar dentro de uma mansão.

Resident Evil ou Sweet Home 2?

Originalmente, Resident Evil seria a continuação de outro jogo com a temática de terror da própria Capcom, chamado de Sweet Home, que saiu em 1989, apenas para Nintendinho, e somente no Japão. Porém, os planos foram modificados.

Sweet Home, clássico da Capcom (Foto: Reprodução/NES Archive)Sweet Home, clássico da Capcom, serviu de inspiração para Resident Evil (Foto: Reprodução/NES Archive)

Sweet Home, por sua vez, era inspirado por um filme de horror japonês. Talvez para aumentar a audiência ocidental a Capcom tenha decidido que Resident Evil seria uma série original e lançada separadamente, já que o game de Nintendinho era exclusivo do Japão, entre outros fatores culturais. Mas o elemento de explorar uma mansão cheia de horrores se manteve na série atual.

Inspirações de filmes e jogos

Apesar de muito popular, Resident Evil não inaugurou o gênero de jogos de horror e sobrevivência. Alone in the Dark chegou antes, em 1992, e fez isso com muita qualidade – o que gerou vários fãs. Por conta disso, podemos dizer que a série da Capcom teve algumas inspirações na jogabilidade e estilo visual de Alone in the Dark, como o próprio designer Shinji Mikami já afirmou em entrevistas.

Alone in the Dark veio antes e inspirou RE (Foto: Reprodução/VGMOnline)Alone in the Dark veio antes e inspirou Resident Evil (Foto: Reprodução/VGMOnline)

Outra inspiração citada por Mikami é o filme O Iluminado, de Stanley Kubrick, que traz toda uma atmosfera de mistério e ameaças dentro de uma mansão – remetendo ao cenário do primeiro Resident Evil.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Censura no DS

Resident Evil não sofreu tantas censuras ao longo de sua história. Apesar de ser um game bem violento, nem o primeiro ou suas sequências foram alvo de polêmicas, até que saiu Resident Evil: Deadly Silence, adaptação do jogo original para o Nintendo DS.

Versão DS de Resident Evil tinha sangue verde (Foto: Reprodução/GameSpy)Versão DS de Resident Evil tinha sangue verde (Foto: Reprodução/GameSpy)

Resident Evil de DS apresentava sangue verde como opção padrão, seja dos inimigos ou dos personagens do jogador. É possível trocar para sangue vermelho nas configurações, mas a inclusão do sangue verde trouxe à tona a lembrança de outros games violentos que tiveram esse mesmo tipo de censura em plataformas Nintendo, como Mortal Kombat.

O remake “perfeito”

Resident Evil foi totalmente refeito em 2002, com um remake completo e lançado para o GameCube de forma exclusiva. O jogo trazia gráficos totalmente novos, ambientes 3D de verdade, e não mais pré-renderizados, além de uma dublagem mais caprichada.

O elogiado remake de Resident Evil (Foto: Divulgação/Capcom)O elogiado remake de Resident Evil (Foto: Divulgação/Capcom)

O título ficou exclusivo do GameCube por um bom tempo, mas foi relançado com o nome de Resident Evil HD Remaster em outras plataformas anos depois, incluindo Xbox One e PS4, com gráficos ainda mais refinados e outras novidades. Até hoje é tão elogiado quanto o original, em termos de jogabilidade e sustos.

Versão do diretor

Além do remake, Resident Evil teve outros relançamentos anteriormente, como a Versão do Diretor, ou “Director’s Cut”, lançada também na época do PSOne. Ela trazia dificuldade ainda maior e mudanças nos cenários.

Versão do Diretor e outros relançamentos (Foto: Divulgação/Capcom)Versão do Diretor de Resident Evil era mais difícil que a original (Foto: Divulgação/Capcom)

Além da Versão do Diretor, o game apresentou relançamentos adicionais, como a edição DualShock, lançada para ser compatível com o “novíssimo” joystick DualShock, disponibilizado no PSOne apenas anos depois do lançamento do console, e uma edição para Windows.

Versão cancelada

Infelizmente, Resident Evil teve uma versão cancelada ao longo do caminho, que seria lançada no antigo Game Boy Color. O lançamento estava agendado para 1999 e era produzido por uma empresa terceirizada, mas a Capcom decidiu cancelar sua produção, graças à baixa qualidade dos gráficos para a época.

A bizarra versão cancelada de Game Boy (Foto: Reprodução/Game Informer)A bizarra versão cancelada de Resident Evil para Game Boy (Foto: Reprodução/Game Informer)

Em teoria, essa edição para Game Boy Color teria todo o conteúdo do que foi lançado para PSOne, incluindo cenas, salas e inimigos. Resident Evil foi lançado em um portátil da Nintendo apenas mas tarde, em 2001, com Resident Evil Gaiden, adaptação do segundo game da saga.

Atores reais

A introdução de Resident Evil fez enorme sucesso em sua época, pois era um dos games que utilizava a técnica chamada de FMV, ou Full Motion Video, filmado com atores reais e não utilizando gráficos e animações. Para os padrões atuais a introdução é até considerada “tosca”, mas tornou-se um clássico eterno pelas fantasias dos personagens nos atores e cenas de violência na entrada da mansão.

Introdução de Resident Evil com atores reais (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Introdução de Resident Evil com atores reais (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

De certa forma, essa introdução com atores reais serviu de legado e inspiração para o primeiro filme da série Resident Evil, que saiu em 2002 e foi estrelado pela atriz Milla Jovovich. A invasão feita por personagens na mansão é bem similar e presta homenagens.

Múltiplos finais

Resident Evil é um dos poucos jogos de sua época, e também da série até hoje, que apresentava múltiplos finais. Há finais bons e ruins, além de um considerado como o “oficial”. A diferença entre eles está em quantos personagens são salvos, como Jill e Chris, além de Barry Burton, outro oficial da STARS que participa da história.

Resident Evil tinha múltiplos finais (Foto: Reprodução/YouTube)Resident Evil tinha múltiplos finais (Foto: Reprodução/YouTube)

O mesmo tipo de função é usada em Resident Evil 2 e 3, mas não muito nos capítulos mais atuais.

Comemoração da Capcom

Para comemorar os 20 anos de Resident Evil, a Capcom lançou uma série de entrevistas com os desenvolvedores, com comentários de alguns dos mais influentes membros da equipe até hoje. A primeira traz depoimentos do produtor Hiroyuki Kobayashi.


Kobayashi é produtor do game original e também trabalhou no remake de 2002, além de Resident Evil 4 e 6. Ele ainda colaborou com os filmes da saga, desde o segundo até o mais atual.

Resident Evil 0 HD, vale a pena baixar para PC? Opine no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alex Ascm
    2016-04-21T12:57:27

    resident evil marcou historia, mais o mais assustador pra mim nessa época entre 2000 e 2005 foi Fatal Frame II: Crimson Butterfly cara esse jogo dava susto de verdade pra época.

  • Josimar Nunes
    2016-03-22T16:37:33  

    O melhor foi o 3

    recentes

    populares

    • Josimar Nunes
      2016-03-22T16:37:33  

      Concordo Josimar,nessa época lembro ter sido demitido de uma grade empresa e para não pirar,joguei direto até fechar e depois bem mais tarde fechei de novo.

    recentes

    populares

    • Josimar Nunes
      2016-03-22T16:37:33  

      Kkkkkkkkkk

  • Fabio
    2016-03-23T11:30:43  

    perdeu a essencia no decorrer dos anos. de terror foi pra acao. alone in the dark tb foi tao bom quanto, pena que nao ganhou continuacoes e atencao pela midia.

    recentes

    populares

    • Fabio
      2016-03-23T11:30:43  

      Hahaha, quase isso... O cara que criou Silent Hill deve ter feito um pacto com o coisa ruim ! Tava inspirado nas sombras...kkkkk

    recentes

    populares

    • Fabio
      2016-03-23T11:30:43  

      O Criador desse Silent Hill se baseou naquelas histórias de Índice de maldade do Discovery ahaha O Cara descobre que a mulher ficou grávida de outro cara por incapacidade dele e aí ele vai lá assassina a mulher esquarteja e cloca os pedaços no Refrigerador e pendura no corredor da casa vish kk e Ve o feto que não é dele no Banheiro cara kkk

  • Galvão Junior
    2016-03-22T15:17:04  

    Jogo que estará na história de todos os amantes de videogame. Quem nunca jogou Resident e depois partiu para o WE junto com os amigos?

    recentes

    populares

    • Galvão Junior
      2016-03-22T15:17:04  

      WE bomba pach >>>> all

    recentes

    populares

    • Galvão Junior
      2016-03-22T15:17:04  

      PENA QUE ESSE WE 8 QUE FOI O MELHOR SE TRANSFORMOU NESSE PÉS RIDÍCULO

  • Bruno Damasceno
    2016-03-22T15:08:24  

    Resident 1 foi o mais locoo e o mais difícil no meu ponto de vista, pela época q foi lançado foi o melhor jogo da época, zerei o jogo em 23 horas kkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Bruno Damasceno
      2016-03-22T15:08:24  

      Resident Evil 1 e Metal Gear pra Psone foram os mais difíceis até hj que já joguei. Época boa

    recentes

    populares

    • Bruno Damasceno
      2016-03-22T15:08:24  

      RAPAIZ E O RESIDENT EVIL 1 REMASTER DO NINTENDO GAME CUBE ENTÃO CARA QUE FANTÁSTICO AQUELE GRÁFICO PARA MIM ATÉ HOJE O MELHOR JOGO DA HISTÓRIA DO MUNDO!

  • Gui Marques
    2016-03-23T09:38:37  

    Jogasso !!! Lembro que a primeira vez que cheguei no Tyrant, tava no danger ja e sem ervas, tive de recomeçar o jogo d novo kkkkk Resident 1,2 3 pra mim são até hoje os melhores jogos de survival horror, depois do 4 se tornou apenas um jogo de ação contra zumbis.

    recentes

    populares

    • Gui Marques
      2016-03-23T09:38:37  

      NO RE4 Já não existe mais Mortos só uns espanhóis com "Tiche" na cabeça kkkk

  • Português
    2016-03-29T16:12:37

    RESIDENT EVIL CRIADO EM 1996 E THE WALKING DEAD EM 2010 TWD É O EMBRIÃO DO RESIDENT EVIL RESIDENT EVIL PAI DO TWD DE NERDS RETARDADOS! NADA SE CRIA TUDO SE COPIA DO RESIDENT EVIL!

  • Português
    2016-03-25T18:50:34  

    SÉRIE QUE INSPIROU A CRIAÇÃO DE THE WALKING DEAD, AFINAL NADA HOJE SE CRIA TUDO SE COPIA! TWD FILHOTE DO RESIDENT!

    recentes

    populares

    • Português
      2016-03-25T18:50:34  

      A verdade é que TWD se inspirou em coisas mais antigas do que Resident. Por exemplo: o livro Eu sou a Lenda, que revolucionou a ideia de "um cara preso num lugar com um bando de descerebrados querendo mata-lo do lado de fora" ou A Noite dos Mortos Vivos ou todo o estouro zumbi dos anos 80.

  • Eduardo Aguilar
    2016-03-23T03:20:23  

    Também adorei os 3 primeiros. RE4 ficou mais ou menos, mas ainda dá pra jogar. Mas o melhor de todos foi o Code Verônica. Na época era exclusivo do Dreamcast. Pois eu comprei o Dreamcast só pra joga-lo. Ele foi o mais extenso de todos e inaugurou os cenários em tempo real.

    recentes

    populares

    • Eduardo Aguilar
      2016-03-23T03:20:23  

      Pra mim Resident Evil 4 é o mais divertido e o único que eu rejogaria. Os outros são melhores, claro, mas eu não tenho vontade de joga-los mais...

  • Português
    2016-03-25T18:51:48

    PARA MATAR O NEMESIS SÓ COM UMA ARMA NUCLEAR CARA ISSO SIM É PHODHA!!

  • Felipe Lima
    2016-03-23T11:33:44  

    Excelente jogo! Me deixou sem dormir por várias noites na minha infância.

    recentes

    populares

    • Felipe Lima
      2016-03-23T11:33:44  

      hahahahahahah A primeira vez que eu vi o Licker no Resident Evil 2 eu quase chorei! hshhahahahahha

    recentes

    populares

    • Felipe Lima
      2016-03-23T11:33:44  

      BEM QUE A TRILOGIA PODERIA TER SAÍDO PARA O SEGA SATURN

  • Danilto Reis
    2016-03-23T10:49:43  

    Resisdent Evil 3 com game shar não tem preço kkkkkkkk muito loko

    recentes

    populares

    • Danilto Reis
      2016-03-23T10:49:43  

      Realmente kkkkk

  • Alexandre Guimaraes
    2016-03-23T11:31:31

    "Ohhh barry.. thank for save my life".. yé yé....

  • Danilto Reis
    2016-03-23T10:49:17

    Resisdent Evel 3 com game shar não tem preço kkkkkkkk muito loko

  • Edinaldo Laranjeira
    2016-03-22T19:07:49  

    Cara o Re 6 pra mim foi ótimo, a historia das 4 campanhas ficarão muito boa, finalmente colocarão Leon eo Chris juntos, "ainda lutarão.. foi épico" jogabilidade excelente, me sentia dentro de um filme, não entendo o por que dos fans de terror, ter criticado tanto... concordo que faltou mais terror no jogo, mas o resto, incluindo o coop ficarão muito bom.

    recentes

    populares

    • Edinaldo Laranjeira
      2016-03-22T19:07:49  

      ficaram* colocaram* lutaram* ficaram*.... de nada!

  • Marco Ferreira
    2016-03-23T00:51:51

    Quebrou paradigmas e marcou uma geração. Para mim o jogo mais marcante do PSOne!!!

  • Gianfranco Pollastri
    2016-03-23T10:25:23

    WHAT IS THIS? OHHHH THIS A MONSTER

  • Victor Corrêa
    2016-03-23T09:35:42

    Quem nunca tomou um susto com as chegadas repentinas do Nemesis não sabe o verdadeiro significado da expressão "surprise, mother-*uck3r!!!"

  • Vinicius Macedo
    2016-03-23T09:08:48

    Só de lembrar daquele inicio de jogo quando apertava start e a voz dizia RESIDENT EVIL........ Saudade até baixei o remake do resident 1 para Play3 mais não é a mesma coisa é top tbm os graficos e tudo.

  • Marcelo Silva
    2016-03-23T08:10:36

    depois do 3 ficou mais açao do que terror,mas o 3 foi o mais top....

  • Adriano
    2016-03-22T23:37:34

    O 3 foi o mais fantástico! Mas o 2 com os dois CDs, que vc precisava estourarar na sequência, pra poder ver o final verdadeiro, também foi sensacional

  • Deivid
    2016-03-22T21:17:03

    concordo, os 3 primeiros eram vários sustos durante o jogo, praticamente do 4 pra frente não tem mais isso, o 6 então chega a ser patético, muda os personagens e fica muito repetitivo.

  • Seu Madruga
    2016-03-22T17:35:05  

    Residente Evil 1, 2, 3 top, depois começaram a deixar o terror de lado e passou a ser aventura e tiro, pena, gosto dos antigos, dava medo jogar a noite vei.

    recentes

    populares

    • Seu Madruga
      2016-03-22T17:35:05  

      Até o 4 é aceitável. A partir daí virou "fps" puro.

    recentes

    populares

    • Seu Madruga
      2016-03-22T17:35:05  

      1,2,3 Bons demais. Jogava muito.

  • Lucas Angulo
    2016-03-22T19:50:37

    Lembro quando zerei resident evil 1 pela primeira vez, esse dia foi loko

  • Cleyton Alvarenga
    2016-03-22T19:24:14

    Eu gostei muito do RE Operation Racoon City. Adrenalina pura!