Internet

08/03/2016 08h00 - Atualizado em 08/04/2016 16h28

Veja 10 coisas que a Cortana faz em português; use comandos de voz

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

A Cortana, assistente pessoal da Microsoft, liberou sua versão em português para o Brasil no Windows 10, a partir da Build 14279 (Fast Ring). Ou seja, com mais possibilidades de interação entre usuário o seu computador por comandos voz ou usando a busca na barra de ferramentas do novo sistema operacional.

Dia Internacional da Mulher ganha Doodle e campanha #UmDiaEuVou

Como se espera de um software do tipo, é possível ativar lembretes, compromissos no calendário e obter várias informações úteis e funções automáticas somente com o uso de comandos de voz específicos. Confira a seguir uma lista com 10 coisas que podem ser feitas na Cortana, com comandos em português.

Testamos a Cortana em português; vídeo


1. Criar lembretes

Com comandos como “Lembrar de” ou “Criar lembrete”, você pode usar a Cortana para lembrar uma atividade, sem precisar anotar. Lembre-se de incluir data e hora no lembrete, como “semana que vem” ou “amanhã às dez da manhã” e o Windows irá emitir um alerta para não deixar você esquecer.

Crie lembretes com a voz (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Crie lembretes com a voz (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

2. Agendar compromissos

O mesmo vale para a agenda de compromissos. Marque reuniões, consultas médias e outros compromissos no seu calendário. Por meio de comandos como “Agendar uma reunião” ou “Marcar um compromisso na agenda”, você poderá gravar suas tarefas diárias para consulta posterior, e ainda ser lembrado de antemão para não perder horários.

Agende compromissos na sua agenda (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Agende compromissos na sua agenda (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

3. Obter previsão do tempo

Uma das ações mais básicas e úteis, é descobrir a previsão do tempo para o dia ou a semana inteira. A vantagem é que isso pode ser feito de várias formas, desde comandos de voz mais simples como “Qual é a temperatura de hoje?” e “Vai chover amanhã?”, até frases como “Preciso de um casaco hoje?”.

Saiba a previsão do tempo para o dia ou para a semana (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Saiba a previsão do tempo para o dia ou para a semana (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

4. Abrir aplicativos

A Cortana também é útil para abrir apps sem clicar em nada. Fale “Abrir aplicativo” ou direto “Abrir seguido do nome do app", para acessar apps instalados no computador rapidamente. Como em todos os comandos, a Cortana sempre confirma a solicitação com uma mensagem, como “Aqui está o OneNote” ou “Está certo”.

Abra aplicativos sem usar teclado ou mouse (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra aplicativos sem usar teclado ou mouse (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

5. Enviar mensagens de texto

Se você tem um Windows Phone ou a Cortana instalada no iPhone, é possível usar comandos de voz no computador para enviar mensagens de texto para um dos seus contatos da agenda.

Diga “Enviar mensagem para seguido do nome do contato" e o conteúdo da mensagem, de uma só vez. Depois, revise o texto na tela para garantir que não há erros e envie para a pessoa escolhida – como se trata de SMS, o sucesso no envio dependerá do seu plano de celular.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Mande uma mensagem SMS no celular pelo PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Mande uma mensagem SMS no celular pelo PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

6. Configurar alarme

Para usar a Cortana como alarme, use comandos como “Configurar alarme para amanhã às seis da manhã” ou “Acordar amanhã às seis da manhã”. Se você disser somente “Configurar alarme”, a Cortana irá ativar o reconhecimento de voz uma segunda vez para perguntar o horário. Ao final, você verá o alarme definido na tela.

Ative o alarme para qualquer dia e horário (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ative o alarme para qualquer dia e horário (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

7. Tocar música

A reprodução de música por comando de voz ainda não está muito apurada na primeira versão da Cortana em português. Mas já é possível começar a tocar músicas da sua coleção de forma aleatória.

Basta ativar a Cortana e dizer “Tocar” para que ela abra o Groove e dê play em qualquer faixa armazenada no computador e até na sua conta do OneDrive.

Toque músicas aleatoriamente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Toque músicas aleatoriamente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

8. Obter rotas para um destino qualquer

Se estiver usando o Windows 10 em um tablet, é útil lançar mão de comandos de voz e obter rotas para qualquer destino. Diga algo como “Obter rota para o Rio de Janeiro” para abrir o aplicativo de mapas do sistema e descobrir o melhor trajeto de carro para chegar onde você deseja. Também valem os comandos “Como chegar” ou “Qual é o caminho mais curto”.

Obtenha trajetos de carro para qualquer lugar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Obtenha trajetos de carro para qualquer lugar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

9. Fazer buscas na internet e em arquivos pessoais

A Cortana procura responder qualquer pergunta feita por voz, mesmo que seja necessário abrir uma página de pesquisa do Bing no navegador. Também pode-se usar a assistente para encontrar documentos salvos no PC e no OneDrive dizendo “Procurar documento”, seguido de uma palavra-chave para facilitar a busca.

Pesquise na web e no PC por seus documentos pessoais (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Pesquise na web e no PC por seus documentos pessoais (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

10. Saber mais da Cortana

A assistente virtual é capaz de falar um pouco sobre si própria. Embora ainda não ofereça tantas informações em português como já faz em inglês, é possível usar comandos de voz como “Quem criou você?” ou “O que é você?” para conhecer mais sobre o software. Uma das respostas mais curiosas vem com a pergunta “Você tem sobrenome?”: “Se eu tivesse um sobrenome, provavelmente seria Gates”.

Saiba mais sobre a Cortana (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Saiba mais sobre a Cortana (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Qual a sua opinião sobre a Cortana? Conte sua experiência no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Limongi
    2016-03-18T23:00:00  

    Todo comando que dou, faz busca no Bing. Os únicos que funcionam são os de previsão do tempo e criar lembrete. Não consigo abrir aplicativos de forma alguma, alguém saberia me ajudar? Ficarei grato.

    recentes

    populares

    • Rafael Limongi
      2016-03-18T23:00:00  

      Tem que logar em uma conta da Microsoft para funcionar.

    recentes

    populares

    • Rafael Limongi
      2016-03-18T23:00:00  

      para abrir aplicativos você deve dizer com enfase "Abrir" seguido do nome do aplicativo

  • Marcelo Mpc
    2016-04-01T18:23:39

    Falta corrigir alguns Bugs... "Ei Cortana" é sempre digitado na solicitação de comando, isso interfere dependendo do que você fala ...

  • Denis Barbosa
    2016-03-29T02:43:51

    Esta ficando bom, a cortana esta meia crua ainda mas a cada atualização vai melhorar.. uma questão que precisa ser corrigido, é quando dizemos ei cortana, ela escreve isso tbm, quando na verdade esse chamado só deve ativa-la, e ela deve passar a escrever ou compreender o que vier depois disso.

  • Leandro Conceição
    2016-03-09T09:29:10  

    Bay bay Siri! Cortana é melhor!

    recentes

    populares

    • Leandro Conceição
      2016-03-09T09:29:10  

      Mil vezes!!!