Video game

22/03/2016 07h00 - Atualizado em 22/03/2016 14h20

Zelda, Superman e mais: relembre os 10 piores jogos dos anos 90

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Superman, Shaq Fu e Zelda estão entre alguns dos piores jogos lançados na década de 90. A época é lembrada pelos fãs como uma era de ouro, auge dos consoles Super Nintendo, Mega Drive, PlayStation 1 e Nintendo 64, com muitos games divertidos. Porém, não havia só títulos incríveis, já que algumas produtoras resolveram apostar no dinheiro e esqueceram da qualidade. O TechTudo elegeu os piores jogos do período, que você confere na lista abaixo:

Xbox One: confira os piores games lançados para o console

Shaq Fu (Multiplataforma)

Shaq Fu foi desenvolvido por diversas empresas, mas publicado pela Electronic Arts no Mega Drive, Super Nintendo, Game Gear e Game Boy. O título foi lançado primeiro em 1994 e causou alguma comoção, justamente por utilizar o jogador de basquete Shaquille O’Neal como personagem principal.

Shaq Fu (Foto: Reprodução/VG Junk)Shaq Fu, lançado para Mega Drive, Super Nintendo, Game Gear e Game Boy (Foto: Reprodução/VG Junk)

Alguns fãs até gostaram da ideia de “Shaq” em um jogo de luta com criaturas interdimensionais. Porém, a jogabilidade não era muito boa – na verdade, não era nada empolgante. O que parece é que a produtora achou que bastaria o nome do jogador para ser um sucesso e esqueceu de caprichar nos controles.

Qual o seu game de luta favorito? Comente no Fórum do TechTudo! 

Superman (Nintendo 64)

Não apenas um dos piores jogos do Nintendo 64, Superman é também um dos piores de todos os tempos. O título foi lançado em 1999 e produzido pela Titus Software, em parceria com a Warner Bros., dona dos direitos do personagem. A aventura prometia controlar o Superman, com todos seus poderes – incluindo voo –, em um ambiente 3D.

Superman 64 (Foto: Reprodução/VG Junk)Superman 64 raramente colocava o jogador para combater vilões (Foto: Reprodução/VG Junk)

Porém, não chegou nem perto. O jogo era baseado no desenho animado do personagem, exibido na TV na mesma época. Os gráficos eram "bonitinhos", mas a jogabilidade, completamente quebrada. Controlar o Superman era tarefa árdua e, em geral, as fases envolviam missões como passar dentro de arcos para completar trajetos – era raro combater vilões. Inexplicável.

Kasumi Ninja (Jaguar)

Kasumi Ninja é um jogo de luta produzido pela Atari e lançado em 1994 para o Jaguar, seu console da época. Com a premissa de gráficos “mais reais que o mundo real”, passou vergonha ao apresentar os modelos filmados, no estilo Mortal Kombat, mas com qualidade extremamente duvidosa.

Kasumi Ninja (Foto: Reprodução/Retro Paradise)Kasumi Ninja, o bizarro jogo produzido pela Atari (Foto: Reprodução/Retro Paradise)

Era tão bizarro que os problemas iam além da jogabilidade. Havia personagens que atiravam fogo por baixo da saia e alguns até impossíveis de distinguir, de tão deformados e mal feitos.

Bubsy 3D (PlayStation 1)

Bubsy 3D é considerado o absoluto pior jogo do PlayStation One, o que as texturas mal feitas e incompletas já evidenciavam logo na primeira fase. O 3D era tão confuso que o jogador não sabia se chegaria no local certo quando pulava em plataformas. Qualquer comando no controle precisava ser dado com cautela, pois Bubsy era mal feito até o fim.

Bubsy 3D (Foto: Reprodução/VG Junk)Bubsy 3D, considerado o pior jogo do PS1 (Foto: Reprodução/VG Junk)

A “bomba” foi lançada em 1996, pela falecida Accolade. Ainda que este seja um game declaradamente ruim, Bubsy é uma marca famosa no mundo dos games, com bons títulos no currículo e apenas este manchando a imagem.

Zelda: Link Faces of Evil & Wand of Gamelon (CD-i)

Estes são dois jogos da série Zelda que, na verdade, não pertencem à Nintendo. Zelda: Link Faces of Evil & Wand of Gamelon foram produzidos pela Philips e lançados no console da marca, o CD-i, em 1993. A Nintendo escapou de levar a culpa, mas foi por pouco.

Zelda: Link Faces of Evil (Foto: Reprodução/Zelda Dungeon)Zelda: Link Faces of Evil, lançado pela Philips (Foto: Reprodução/Zelda Dungeon)

Na época, a Nintendo tinha uma parceria de fabricação com a Philips, o que gerou não apenas a existência do CD-i, mas também cedeu à companhia os direitos de utilizar algumas das marcas da Nintendo para os jogos próprios. Zelda: Link Faces of Evil & Wand of Gamelon em nada lembram o clássico A Link do The Past ou nem mesmo o primeiro Zelda, já que têm animação ruim e controles mal programados.

Action 52 (NES)

Action 52 é um jogo obscuro lançado no Nintendinho, mas que ganhou status de cult pela premissa – reunir 52 games em um único cartucho. Na época, não era uma prática comum, e a ideia de comprar apenas o cartucho e ter 52 títulos disponíveis parecia muito boa.

Action 52 (Foto: Reprodução/Hardcore 101 Gaming)Action 52 tinha 52 games presentes em um só cartucho, mas nenhum era bom (Foto: Reprodução/Hardcore 101 Gaming)

O problema é que, dos 52 games presentes, nenhum era bom. Eram todos minigames muito simples e sem nenhuma profundidade, o que gerou frustração em quem comprou. Outro problema era o preço: US$ 200, na época em que jogos costumavam custar menos de US$ 50. A produtora Active Enterprises não durou muito depois de lançar Action 52 no mercado, em 1991.

Mortal Kombat Mythologies: Sub-Zero (Multiplataforma)

Mortal Kombat Mythologies: Sub-Zero foi lançado em 1997 pela Midway, com a promessa de ser o primeiro game não exclusivamente de luta da série. O personagem principal era Sub-Zero, que tinha a missão de desvendar segredos por trás de seu clã, o que o levava a conflitos contra personagens da saga.

Mortal Kombat Mythologies: Sub-Zero (Foto: Reprodução/VG Junk)Mortal Kombat Mythologies: Sub-Zero, fracasso da Midway (Foto: Reprodução/VG Junk)

Mortal Kombat Mythologies: Sub-Zero não deu muito certo pois quis manter a mesma jogabilidade e estilo gráfico da série de luta, mas com ambientação totalmente diferente. O fracasso foi tão grande que a série “Mythologies”, que iria continuar com outros personagens, foi cancelada.

Street Fighter 2010: The Final Fight (NES)

Não se engane pelo título, este não é o Street Fighter que você conhece, e nem mesmo um game da série Final Fight. Street Fighter 2010: The Final Fight saiu para o Nintendinho em 1990 e tentou se aproveitar do nome da saga para vender bem e atrair os fãs. Apesar de tudo, a produção era da Capcom, a mesma do Street Fighter tradicional.

Street Fighter 2010: The Final Fight (Foto: Reprodução/VG Junk)Street Fighter 2010: The Final Fight se passava em 2010 (Foto: Reprodução/VG Junk)

A decepção começava na história do game, que se passava no ano de 2010. Os jogadores controlavam o policial ciborgue Ken, que não é o mesmo Ken da saga Street Fighter. A jogabilidade era razoável, mas nada que chamasse a atenção. Contudo, é considerado um dos piores jogos da história por ter a premissa absurda.

Seaman (Dreamcast)

Único game da “geração 128 bits” na lista, Seaman foi um dos primeiros jogos lançados no Dreamcast, da Sega. Co-produzido pela própria empresa, o jogo saiu em 1999 apenas no Japão e depois chegou ao ocidente. Apesar de curioso, é bizarro até demais.

Seaman (Foto: Reprodução/VG Junk)Em Seaman, o jogador controlava um peixe com rosto humano (Foto: Reprodução/VG Junk)

Seaman é o nome do protagonista, um peixe com rosto humano. O título vinha acompanhado de um acessório em formato de microfone, que permitia ao jogador falar com o peixe e interagir com suas ações. Fez até algum sucesso no Japão, mas não vingou no ocidente, já que não há variedade e nem desafio.

Carmageddon 64 (Nintendo 64)

Carmageddon pode ser considerada uma série com muitos fãs, mas até sagas populares podem ter momentos ruins – é o caso de Carmageddon 64.

carmagdeddonCarmageddon 64, jogo lento e com gráficos pouco trabalhados (Foto: Reprodução/VG Junk)

Disponível no Nintendo 64 a partir de 1997 pela Stainless Games, o jogo era lento e com gráficos pouco trabalhados, mesmo para o nível do console, conhecido por não ter o mesmo poder do PSOne. Não fez muito sucesso e decepcionou os fãs.

Discordou de algum item ou sentiu falta de alguém? Poste a sua lista pessoal nos comentários!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Israel Silva
    2016-03-22T12:30:59  

    Mortal Kombat Mythologies: Sub-Zero foi um fracasso? Isso é zoação né? Joguei muito esse jogo, até o final especial eu consegui, mas deu muito trabalho.

    recentes

    populares

    • Israel Silva
      2016-03-22T12:30:59  

      duas barras.... vc é burro!!!! se tem um xbox pra jogar fifa e nao sabe o que é Minecraft.... se mata!!!!!.........kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Israel Silva
      2016-03-22T12:30:59  

      Marco Pirani - Cara, ja vi umas fotos mas nunca parei pra ver o que é Minecraft, sei que é um jogo... nunca me interessei. Jogo só FIFA porque não tenho tempo.... eu transo né? Alem de trabalhar e estudar.....

  • Haroldo Sampaio
    2016-03-22T13:26:05  

    N64 conhecido por não ter o mesmo poder do PS1...que drogas deram para quem escreveu isso? Processamento do 64 era superior ao PS1. Graficos tbm eram melhores. O que o PS1 tinha eram infinitos games mais divertidos.

    recentes

    populares

    • Haroldo Sampaio
      2016-03-22T13:26:05  

      Seria muito bom se fizessem uma nova versão agora pra xbox ou PS3/PS4

    recentes

    populares

    • Haroldo Sampaio
      2016-03-22T13:26:05  

      Era mole a fase do Fujin, mas sofri mt pra conseguir passar também

  • Thiago
    2016-03-23T11:09:36  

    Esse Mortal Kombat Sub Zero não foi um dos piores jogos, ele é um jogo bem divertido,

    recentes

    populares

    • Thiago
      2016-03-23T11:09:36  

      Pois é, esse pessoal da techtudo não deve ter jogado metade desses games, não sabem mt coisa, so quando é obvio, acho que eles pesquisam no youtube pra depois escreverem aqui kkkk

    recentes

    populares

    • Thiago
      2016-03-23T11:09:36  

      Agora esse do Superman, tenho q concordar, é broxante.

  • Wilson Tenorio
    2016-03-23T11:50:52

    Faltou o Rambo KKKKKKKKKKKKK

  • Alfredo Matos
    2016-03-23T11:37:28

    Nesse Kasumi Ninja o cara tá jogando um haduken com a genitália?

  • Thiago
    2016-03-23T10:38:14

    problema era que o playstation comprava 3 jogos por 10 reais enquanto um game do N64 era mais de 70,00, aqui no Brasil o PS1 teve isso a seu favor, muita burrice de quem escreveu essa materia kkkkk, N64 nao ter o mesmo poder foi hilario kkk, o poder era mt superior

  • Raposão
    2016-03-23T08:27:52  

    Com tecnologia de hoje fica fácil falar mal dos jogos antigos....joguei muito os jogos na época e vibrava muito com eles..... matéria zuada essa.....

    recentes

    populares

    • Raposão
      2016-03-23T08:27:52  

      Tudo é perfeito na sua época de origem e a evolução vem com o tempo !!! Mas não entendo pq falam mal !!

    recentes

    populares

    • Raposão
      2016-03-23T08:27:52  

      Concordo com quase tudo que vc disse mas esses jogos era realmente muito ruins.

  • Bernardo Nobre
    2016-03-23T09:56:17

    Final Fight 2010.policial ciborgue kkkk

  • Talison Marafiga
    2016-03-22T13:32:59  

    Mortal Sub-Zero poderia estar numa lista de fracassos, pois não fez o sucesso esperado. Agora, em lista de piores jogos, jamais! Jogaço!

    recentes

    populares

    • Talison Marafiga
      2016-03-22T13:32:59  

      Sei que vc também xigou muito na fase do vento hahaha

    recentes

    populares

    • Talison Marafiga
      2016-03-22T13:32:59  

      PIOR PARTE ERA A BRIDGE OF SOULS

  • Duas Barras
    2016-03-23T09:48:21

    Da era 128 bits: Xbox, Dreamcast, PS2, GameCube. Xbox sem fama na época, Dreamcast poderoso porém usando GD-rom e Game Cube com seus CDzinho de 8cm fracassaram mais cedo. PS2, apoiado na fama do PS1 conseguiu se destacar.

  • Mike Delgado
    2016-03-23T09:47:25

    O cara fez a matéria querendo comparar video games da decada de 90 com os atuais.. só pode!

  • Duas Barras
    2016-03-23T09:46:18

    Da era 32/64 bits - Saturn >> N64>> PS1.... Porem a facilidade de programação do PS1 o tornou sucesso, deixando Saturn e N64 pra trás.....

  • Jonathas Moreira
    2016-03-23T09:43:01

    Esses estágiarios da época de 2000 falando de N64 > PS1 LOL

  • Luis Pontes
    2016-03-23T09:37:06

    Acho que faltou Castlevania de Nintendo 64. Com absoluta certeza um dos piores jogos que já joguei na minha vida. Nada faz sentido nesse jogo.

  • Diego Santos
    2016-03-22T20:58:25  

    jogo era lento e com gráficos pouco trabalhados, mesmo para o nível do console, conhecido por não ter o mesmo poder do PSOne. HAAHAHAHAHAHAHAHAHAHA quando o psone tinha mais poder que o n64.

    recentes

    populares

    • Diego Santos
      2016-03-22T20:58:25  

      kkkk Também não entendi essa. Em matéria de hardware, o N64 dava um banho no PSOne. E olha que os jogos eram em cartuchos, hein?! Imagina se fosse em CDs?? kkkk

    recentes

    populares

    • Diego Santos
      2016-03-22T20:58:25  

      Isso que dá botar moleques emos/hipsters pra escrever de jogos, uma pérola em cima da outra.

  • Comentador Franco
    2016-03-23T08:21:25

    "Nintendo 64, conhecido por não ter o mesmo poder do PSOne". É isso mesmo que to pensando? Vcs deram a entender que o N64 era menos potente que o PS1? Manja muito de consoles hein fera!

  • Thômas Pereira
    2016-03-22T23:57:20  

    Joguei Mortal Kombat Mythologies Sub-Zero e zerei, achei muito legal e esperava que eles fizessem outros com outros personagens de MK, porém não veio. Animações filmadas, eu tentava jogar e passar a todo custo pra ver os vídeos. Era muito loco!!! Ahhh e contra o primeiro chefe, Scorpion ao vence-lo era possível fazer o fatality. Acho que vou baixar um emulador e jogar um pouquinho pra relembrar hehehe

    recentes

    populares

    • Thômas Pereira
      2016-03-22T23:57:20  

      Escolher matar o Scorpions ou não, altera o final. Quan Shin era chato demais.

  • Felipe Conceição
    2016-03-23T07:16:32

    Sub-Zero Mythologies era um jogão de alto desafio, quem incluiu nessa lista não manja nada

  • Carlos Junior
    2016-03-23T06:18:26

    Mortal Kombat Mythologies: Sub-Zero só foi incluído nessa lista pra chamar atenção.

  • Fernando Sp1935
    2016-03-23T00:00:04  

    Essa lista está me cheirando Angry videogamenerd. pois os jogos aqui muitos não deveriam estar, existem muito piores.

    recentes

    populares

    • Fernando Sp1935
      2016-03-23T00:00:04  

      Tive essa mesma impressão!

  • Migdiole
    2016-03-22T23:22:36  

    Mortal kombat Mytology foi um fracasso porque era muito difícil, muitos nem conseguia chegar na metade do jogo.

    recentes

    populares

    • Migdiole
      2016-03-22T23:22:36  

      O jogo em si realmente não foi um fracasso, mas a dificuldade era para poucos e bons. Estágios bem apelativos as vezes.

  • Romildo Veiga
    2016-03-22T22:15:00

    Apesar dos balões abituais do Vinha, do tipo, achar que o PSone, lançado 3 anos antes do N64, tinha hardware superior, dessa vez pelo menos terminou o texto com humildade.

  • Robson Santos
    2016-03-22T21:40:27

    Mortal sub zero era muito show! nada ver ele ta nessa lista.

  • Ronaldi Muler
    2016-03-22T21:35:13

    O mortal kombat ruim é aquele special forces mas não sei se é dos anos 90

  • Fabio Cardoso
    2016-03-22T21:30:10

    Alguém lembra de superman no Atari? Era horrível de se jogar....