Jogos simuladores

26/04/2016 07h00 - Atualizado em 26/04/2016 07h00

Guitar Hero, ICO e mais: conheça 10 jogos que fracassaram em vendas

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Brutal Legend, Guitar Hero e ICO são alguns dos jogos que não tiveram tanto sucesso em vendas como esperado. Isso não quer dizer que sejam títulos ruins, apesar de haver algumas “bombas” na lista. Os motivos podem ser vários – marketing mal feito, falta de disponibilidade em algum console ou até mesmo época errada de lançamento. Conheça alguns destes games e suas histórias:

Sega é um site com quase 1.500 games do Mega Drive para jogar online

Brutal Legend

Brutal Legend foi lançado em 2009 para PS3 e Xbox 360, com uma campanha de marketing massiva e muito dinheiro envolvido. O game colocava o astro de cinema Jack Black na aventura que se passava no mundo do rock, com direito a outras lendas musicais presentes, como Ozzy Osbourne, Lemmy Kilmister, Lita Ford e Rob Halford. Além de tudo, a aventura era bem produzida, divertida e agradável de jogar.

Brutal Legend (Foto: Divulgação/Double Fine)Brutal Legend vendeu apenas 200 mil cópias na primeira semana (Foto: Divulgação/Double Fine)

O dinheiro investido nisso tudo parece não ter gerado muito retorno. Produzido pelo estúdio Double Fine e distribuído pela Electronic Arts, o game vendeu apenas 200 mil unidades na primeira semana, considerado um fracasso de mercado para a época em que saiu. Porém, a concorrência também não ajudou, já que Brutal Legend foi disponibilizado ao mesmo tempo que outros lançamentos de peso, como Call of Duty. Teria ele sofrido injustiça?

APB: All Points Bulletin

APB: All Points Bulletin foi desenvolvido pela Realtime Worlds, a mesma empresa do sucesso Crackdown, e foi lançado para Windows em 2010. A premissa era de ser um “GTA Online”, bem antes de ele existir de verdade. Em uma cidade grande, os jogadores fariam missões e poderiam ser foras da lei ou policiais.

APB: All Points Bulletin (Foto: Divulgação/Realtime Worlds)APB: All Points Bulletin foi cancelado quatro meses após o lançamento (Foto: Divulgação/Realtime Worlds)

A premissa era o melhor do jogo. Pela qualidade duvidosa e presença de muitos bugs, APB teve um baixo número de assinantes – menos de 100 mil – e, apenas quatro meses após o lançamento, foi cancelado. Sua operação foi vendida para uma empresa asiática, que mantém o game na ativa, mas com outro nome e outro tipo de premissa.

Beyond Good & Evil

Beyond Good & Evil é um dos exemplos mais injustos desta lista. Produzido pela Ubisoft e lançado em 2003 para PS2, PC, Xbox e GameCube, o game é conhecido como um dos melhores já feitos pela empresa, mas não recebeu o reconhecimento do mercado e do público.

Beyond Good & Evil (Foto: Divulgação/Ubisoft)Beyond Good & Evil seria uma trilogia, mas as baixas vendas atrapalharam os planos (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Beyond Good & Evil seria o primeiro de uma grande trilogia, mas as baixas vendas seguraram a produção da sequência até hoje. Mesmo assim, ele recebeu tratamento em alta definição no relançamento para Xbox 360 e PS3. A Ubisoft ainda aguarda o momento certo para evitar que Beyond Good & Evil 2 repita os erros de mercado do primeiro.

MadWorld

MadWorld foi desenvolvido pela Platinum Games, de Bayonetta, para Wii em 2009. A premissa era de ter um jogo violento e com visual único, em preto e branco, para o console da Nintendo, algo bem inusitado para a época. Apesar de divertido, os fãs não compraram bem a ideia.

MadWorld (Foto: Divulgação/Platinum Games)MadWorld teve poucas cópias vendidas (Foto: Divulgação/Platinum Games)

Apenas 120 mil unidades foram vendidas nos primeiros seis meses de mercado, volume muito baixo para os padrões atuais da indústria. 

Shenmue

Shenmue foi lançado em 1999 para o Dreamcast e é considerado um dos maiores clássicos de todos os tempos. Porém, o reconhecimento só veio depois, já que na época o game mal pagou seu desenvolvimento – US$ 70 milhões. O título vendeu “apenas” 1,2 milhão de cópias, o que não rendeu o suficiente para tratá-lo como sucesso.

Shenmue (Foto: Divulgação/Sega)Shenmue não conseguiu pagar os custos de produção (Foto: Divulgação/Sega)

Apesar de tudo, uma sequência foi lançada em 2001 no Dreamcast e mais tarde no primeiro Xbox, mas novamente com baixa renda arrecadada no mercado. Atualmente o produtor Yu Suzuki prepara o terceiro título, que deve sair para o PS4, após uma campanha de financiamento coletivo entre os fãs. Será que agora vai?

ICO

Um dos exemplos mais tristes dessa lista, ICO é um dos melhores jogos de todos os tempos. Produzido pela mesma equipe que depois lançou Shadow of the Colossus, também no PS2, o game não chegou nem perto do sucesso comercial esperado pela Sony.

ICO (Foto: Divulgação/Sony)O jogo ICO, da Sony, decepcionou nas vendas (Foto: Divulgação/Sony)

A história do jovem ICO em sua jornada ao inexplorado era sentimental e arrebatadora, cheia de surpresas, mas perdeu espaço para os jogos de ação de 2001. As vendas não chegaram nem a um milhão nos primeiros meses e o game foi considerado uma falha comercial. Apesar de tudo, o Team ICO teve suporte para produzir Shadow of the Colossus e o futuro The Last Guarian, que começou seu desenvolvimento ainda na Sony.

Psychonauts

Psychonauts é mais um game do estúdio Double Fine que se encaixa na boa qualidade, mas tem baixas vendas. Originalmente lançado em 2005 para PS2, o jogo vendeu apenas 100 mil cópias. O fracasso do jogo causou graves problemas financeiros para a editora Majesco, além da perda de funcionários.

Psychonauts (Foto: Divulgação/Double Fine)Psychonauts vendeu apenas 100 mil cópias no PS2 (Foto: Divulgação/Double Fine)

A ideia do game – brincar com a mente das pessoas e com poderes paranormais – era interessante, e o jogo em si era divertido. O apelo para o grande público, contudo, falhou, principalmente por conta do marketing ruim. Atualmente ele é considerado “cult”, principalmente por ter sido relançado para PC via Steam, e vendeu mais de 1,2 milhão de cópias digitais na plataforma.

Guitar Hero Live

Guitar Hero Live pode ter retomado a série de jogos musicais da Activision no Xbox One, PS4 e Wii U, mas não fez tanto sucesso quanto esperado. A produtora não divulgou números oficiais, mas revelou que o game “falhou ao não atingir as expectativas”, um duro golpe para os fãs que imaginavam que ele seria grande sucesso.

Guitar Hero Live (Foto: Divulgação/Activision)Guitar Hero Live não atingiu as expectativas de venda(Foto: Divulgação/Activision)

Apesar de ser um bom jogo, o maior problema de Guitar Hero Live foi ter focado apenas no modo online, deixando de lado a parte offline. Isso gerou algum interesse, mas afastou o público pouco tempo depois. Ele foi lançado no final de 2015.

Grim Fandango

Grim Fandango é o terceiro game do estúdio Double Fine nesta lista, mas ainda na época em que o estúdio não existia e seus membros trabalhavam com a LucasArts. Lançado em 1998 para PC, tinha premissa de ser um adventure de apontar e clicar, com a mistura de terror e humor.

Grim Fandango (Foto: Divulgação/Double Fine)Grim Fandango foi relançado em alta definição, mas as vendas não aumentaram (Foto: Divulgação/Double Fine)

Ele somou apenas 100 mil cópias vendidas no primeiro mês no mundo todo. Chegou a ganhar um relançamento em alta definição no PC, PS4 e Xbox One, mas novamente sem grande expressão, apesar de ter se tornado cult.

E.T. the Extra-Terrestrial

E.T. the Extra-Terrestrial, jogo do Atari de 1982, faz por merecer estar na lista. Trata-se de um game realmente ruim, feito às pressas para aproveitar o lançamento do filme de mesmo nome, do diretor Steven Spielberg. Apesar de ter vendido 1,5 milhão de cópias, as avaliações dos jogadores foram as piores possíveis, o que fez com que sua produção fosse abandonada e os cartuchos restantes fossem enterrados em um deserto nos EUA, pois não havia onde guardá-los.

E.T. the Extra-Terrestrial (Foto: Reprodução/Retro Gamers)E.T. the Extra-Terrestrial teve péssimas avaliações (Foto: Reprodução/Retro Gamers)

Na verdade, E.T. the Extra-Terrestrial foi um dos responsáveis pelo “crash” dos videogames na década de 80. A crise que atingiu duramente o mercado porque muitas cópias foram produzidas, mas poucas comercializadas.

Saudades do Mega Drive? Confira emuladores no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Pedro Almeida
    2016-04-26T11:16:57  

    O Guitar Hero Live tinha tudo para ser um bom jogo. O problema dessas empresas é querer obrigar as pessoas a jogar sempre Online. Coloque as opções Online e Offline. ==" Também um erro é obrigar as pessoas a comprarem uma guitarra fazendo o conjunto (jogo + Guitarra) sair por quase R$ 500,00 reais no Brasil. Ai não da né tio.

    recentes

    populares

    • Pedro Almeida
      2016-04-26T11:16:57  

      Compre o guitar hero 2,3 e o Aerosmith

    recentes

    populares

    • Pedro Almeida
      2016-04-26T11:16:57  

      Esses guitars hero dá pra jogar no controle

  • Daniel Silva
    2016-12-25T15:54:05

    O melhor guitar hero é o guitar hero 3.

  • Esdras Oliveira
    2016-04-30T22:08:23

    Grim Fandango é um dos melhores jogos da história. Uma pena ele estar nessa lista. Sensacional o jogo!

  • Gildo Cabral
    2016-04-26T11:08:45  

    Eu gostaria muito de jogar o novo Guitar Hero, infelizmente é absurdamente caro!

    recentes

    populares

    • Gildo Cabral
      2016-04-26T11:08:45  

      Você encontra por 290 reais por aí. Não está mais tão caro... eu paguei o dobro disso aí...

  • Edvan Souza
    2016-04-26T14:08:45  

    Putz.. dinovo essa matéria?? reciclando matérias dois anos seguidos... tá osso .

    recentes

    populares

    • Edvan Souza
      2016-04-26T14:08:45  

      Estamos na era do remasterizados.

  • Maluquero Bok
    2016-04-26T13:44:17

    Jogos que vendem até hoje na Steam...

  • William Passos
    2016-04-26T10:42:22  

    pior que são bons jogos , Brutal , ico e grim fandango !!!

    recentes

    populares

    • William Passos
      2016-04-26T10:42:22  

      Nada contra... mas quem comprou pra tocar ROCK e ter que tocar POP, da uma desanimada mesmo!

    recentes

    populares

    • William Passos
      2016-04-26T10:42:22  

      Grim Fandango realmente é um bom jogo. Vou comprá-lo no steam.

  • Carol Moritz
    2016-04-26T11:56:59

    guitar hero no ps2 era massa,sdds ;-;

  • Lenilton Morato
    2016-04-26T11:45:51

    Desses games, Grim Fandango e Brutal Legend, são games excelentes! Guitar Hero, apesar de ser "mais do mesmo", acredito que seja um bom título tb, talvez o preço e a necessidade de utilizar uma guitarra para jogar o deixe pouco acessível e consequentemente as vendas sejam baixas.

  • Coritiano Flamenguista
    2016-04-26T11:18:04

    O JOGO DO ET É UM MAPA DENTRO DA AREA 51. QUEM VIU O VIDEO DO AVGN SABE DISSO..