Jogos de corrida

10/04/2016 07h00 - Atualizado em 10/04/2016 07h00

Relembre as máquinas de fliperamas mais incríveis dos anos 90

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

As máquinas de fliperama podem ter virado peças de museu, mas na década de 90 a situação era diferente. Os famosos “arcades” esbanjavam inovação não apenas no software, mas também no hardware. De hologramas até tecnologia Aeroespacial, o TechTudo listou dez máquinas incríveis que marcaram a era de ouro dos fliperamas.

Arcade Jr. reúne videogames clássicos em um único aparelho

SEGA R360 (1991)

De todas as máquinas de fliperama dos anos 90, a que mais chamava atenção era a Sega R360. Havia versões dela com games diferentes, como After Burner ou G-Loc, produções com aviões e muito tiroteio.

SEGA R-360 parece ter saído de um filme de ficção científica (Foto: Reprodução / kancolle-news.com)SEGA R-360 parece ter saído de um filme de ficção científica (Foto: Reprodução / kancolle-news.com)

O grande destaque da cabine era a possibilidade de se movimentar em vários ângulos. Havia um mito de que era possível virar de cabeça para baixo, mas a R360 não fazia isso, girava apenas para frente, para trás e para os lados.

Time Traveller (1991)

A SEGA era uma das principais empresas do setor, construía máquinas espalhafatosas desde os anos 80. Para se manter na frente, a produtora não poupava na hora de trazer inovação. Por isso, a Time Traveller estava entre as máquinas mais impressionantes da época.

A cabine de Time Traveller parecia uma máquina de lavar roupa, mas com tecnologia de ponta (Foto: Reprodução / gamesyouloved.com)A cabine de Time Traveller parecia uma máquina de lavar roupa, mas com tecnologia de ponta (Foto: Reprodução / gamesyouloved.com)

Na realidade, era um game simples e que pode parecer rudimentar hoje em dia, mas Time Traveller trazia algo impressionante para a época – hologramas! A famosa máquina até apareceu no nostálgico Globo Repórter de 1991 que, entre outras notícias, anunciou para os brasileiros a chegada do Super Nintendo.

X-Men (1992)

Em 1992, chegava ao mercado a máquina arcade que, talvez, seja a mais lembrada com carinho pelos fãs de fichas. Com três telas que se uniam para formas uma só, X-Men foi um dos Beat ‘em up mais divertidos dos anos 90.

Máquina arcade original dos X-men (à esquerda), também havia máquinas para apenas dois jogadores (Foto: Reprodução / squarespace.com)Máquina arcade original dos X-men (à esquerda), também havia máquinas para apenas dois jogadores (Foto: Reprodução / squarespace.com)

X-Men era destaque imediato em qualquer loja de “diversões eletrônicas”. A cabine tinha espaço para até quatro jogadores, boa quantidade de sprites e ótimas animações. Além do fator multiplayer multiplicado por dois, a máquina foi responsável por muitas amizades, já que era quase impossível terminar o game sozinho.

Daytona USA (1993)

A Sega foi uma das primeiras a incluir o multiplayer em seus jogos, e Daytona USA ainda trazia gráficos em 3D coloridos, tela grande e competição sem necessidade de espera. 

Daytona USA é uma das máquinas arcade mais populares de todos os tempos (Foto: Reprodução / arcadeclassics.com)Daytona USA é uma das máquinas arcade mais populares de todos os tempos (Foto: Reprodução / arcadeclassics.com)

O pacote completo iniciou uma grande revolução nos arcades. Era possível combinar até 8 cabines e fazer uma corrida incrível com os amigos. Daytona USA foi tão popular que ainda é possível encontrar máquinas do jogo funcionando até hoje.

Darius II (1990)

Darius II é um jogo de nave e rolamento lateral que parece muito modesto para os dias atuais. No entanto, nos arcades, as máquinas de Darius pareciam ter vindo de outra dimensão.

A Taito não economizava na hora de criar uma máquina da série Darius (Foto: Reprodução / RightSpriet.co.uk)A Taito não economizava na hora de criar uma máquina da série Darius (Foto: Reprodução / RightSpriet.co.uk)

A máquina arcade era monstruosa – três telas interligadas formavam uma única imagem em widescreen, além dos alto-falantes no último volume.

The Simpsons (1991)

Nos anos 90, a Konami e a Sega fabricavam as melhores máquinas de fliperama. Embora mais modestas, as cabines da Konami eram sinônimo de diversão multiplayer. Afinal, quer combinação melhor do que Simpsons, videogame e um Arcade para até quatro jogadores?

The Simpsons Arcade é um dos jogos mais populares dos arcades (Foto: Reprodução / NeoGraf)The Simpsons Arcade é um dos jogos mais populares dos arcades (Foto: Reprodução / NeoGraf)

Junto com X-Men, The Simpsons é outro grande beat’em up criado pela empresa.

House Of The Dead 2 (1998)

Lançada em 1998, House Of The Dead 2 é a sequência da popular série de jogos de tiro com zumbis da SEGA. Com ótimos gráficos em 3D, o jogo chamava atenção pelo visual limpo, mas com muitos mortos-vivos na tela para os jogadores explodirem suas cabeças.

As máquinas da SEGA eram sempre gigantes e com House Of The Dead 2 não era diferente (Foto: Reprodução / notukresistance.co.uk)As máquinas da SEGA eram sempre gigantes e com House Of The Dead 2 não era diferente (Foto: Reprodução / notukresistance.co.uk)

House Of The Dead 2 podia ser jogado por dois usuários – cada um com sua própria pistola –, ou por apenas um jogador.

Cruis’n World (1996)

Jogos de corrida arcade sempre foram populares na década de 90. Porém, o que popularizou a sequência de Cruis’n World foi a possibilidade de viajar pelo mundo dirigindo ao lado de um amigo.

Dar a volta ao mundo com um amigo, essa era a ideia de Cruisn World (Foto: Reprodução / webuypinball.com)Dar a volta ao mundo com um amigo, essa era a ideia de Cruis'n World (Foto: Reprodução / webuypinball.com)

Não havia cabine solo, geralmente o jogo era vendido com duas máquinas acopladas. Assim como Daytona, a série Cruis’n se tornou tão popular no Brasil que ainda é possível encontrar máquinas em alguns shoppings.

Dance Dance Revolution (1998)

Lançado no Japão em 1998, Dance Dance Revolution causou uma revolução no cenário de quase extinção dos arcades no final dos anos 90. O jogo foi convertido para várias plataformas, mas era mais fácil encontrar uma máquina arcade.

A música de Dance Dance Revolution podia ser ouvida a vários metros antes do fliperama (Foto: Reprodução / theologygaming.com)A música de Dance Dance Revolution podia ser ouvida a vários metros antes do fliperama (Foto: Reprodução / theologygaming.com)

Hoje, Dance Dance Revolution pode ser considerado o “pai” de jogos como Just Dance e Dance Central

Area 51 (1995)

Sim, Arena 51 pode parecer um jogo ridículo nos dias atuais. No entanto, sua cabine já foi extremamente popular, e uma das primeiras a chegar no Brasil com duas pistolas.

Arena 51 é um jogo bizarro, mas sua máquina arcade foi muito popular (Foto: Reprodução/Wikipedia)Arena 51 é um jogo bizarro, mas sua máquina arcade foi muito popular (Foto: Reprodução/Wikipedia)

O game tem um dos enredos mais malucos dos videogames, com direito a zumbis alienígenas. A tela da cabine era grande, e a máquina foi uma das últimas fabricadas da Atari nos anos 90.

Qual o melhor arcade de tiro? Comente no Fórum do Techtudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Léo Barcellos
    2016-04-10T14:02:06  

    Street Figther e Mortal Kombat aonde fica?

    recentes

    populares

    • Léo Barcellos
      2016-04-10T14:02:06  

      Você já viu uma máquina arcade de Street e Mortal Kombat meu querido Paulo Souza? Tive o prazer de joga-las. Não em nessas máquinas de fundo de quintal que tinham muito antigamente. O Google está ai caso queira conferir as máquinas. Se for assim, eles esqueceram de colocar o Street Figther Alpha 2 que saia um "card" dos personagem quando você derrotava um certa quantidade de oponentes mas a "maquina" era super sem sal. Eu sei interpretar texto sim e entendi a pergunta, só que EU tenho a minha opinião e só expressei. Só respeite a minha opinião.

    recentes

    populares

    • Léo Barcellos
      2016-04-10T14:02:06  

      Street Fighter e Mortal Kombat foram jogos sensacionais, mas a máquina de fliperama não era o diferencial. É muito diferente de um Daytona, onde jogar no videogame e jogar no fliperama eram situações muito diferentes.

  • Vinicius Santiago
    2016-04-11T11:47:00  

    The King of fighters 2001/2002 / ?? kd ....??

    recentes

    populares

    • Vinicius Santiago
      2016-04-11T11:47:00  

      anos 90, e não anos 2000....

    recentes

    populares

    • Vinicius Santiago
      2016-04-11T11:47:00  

      pow valeu pela atencao... !! salvou a minha vida ...

  • Ricardo Moraes
    2016-05-01T00:59:42

    gastei muito no area 51 era maneiro.

  • Isaac Peres
    2016-04-11T05:34:35  

    Não citar Tartarugas Ninja (pra 4 pessoas), Mad Dog McCree (um dos primeiros, se não o primeiro jogo filmado) e Vendetta, é sacanagem!

    recentes

    populares

    • Isaac Peres
      2016-04-11T05:34:35  

      PERFEITO, aquele mad dog macCree era impressionante. Eu NUNCA ia muito longe naquele duelos. Mas, enfim, era divertido e impressionava. NUNCA MAIS fizeram algo do tipo.

    recentes

    populares

    • Isaac Peres
      2016-04-11T05:34:35  

      NUNCA MAIS MESMO : /

  • Ricardo Filho
    2016-04-11T08:34:40  

    pinball sire shot e cavaleiro negro era demais

    recentes

    populares

    • Ricardo Filho
      2016-04-11T08:34:40  

      CAVALEIRO NEGRO a procura de um desafiooooo !!!

  • Valter Nascimento
    2016-04-10T20:56:36  

    R360 fica sim de kbça para baixo. Lembro de ter jogado em duas. Uma no Madureira Shopping e outra no norte Shopping e nas duas fiz isso.

    recentes

    populares

    • Valter Nascimento
      2016-04-10T20:56:36  

      Isso mesmo Valter, o jogador tinha que usar o cinto de segurança.

  • Pedro Neto
    2016-04-11T10:33:02  

    A galera já falou um bocado que falta, mas temos o Time Crisis, Moonwalker (beat em up com 3 ao mesmo tempo) e o Rad Mobile (jogo de carro que tinha o chaveiro do Sonic).

    recentes

    populares

    • Pedro Neto
      2016-04-11T10:33:02  

      Moonwalker!! Boa lembrança!

  • Grégore Candalez
    2016-04-12T19:45:02

    PUMP > DDR

  • Gilson Diniz
    2016-04-11T10:52:40  

    Alguém lembra de JUJU?

    recentes

    populares

    • Gilson Diniz
      2016-04-11T10:52:40  

      Juju era bom demais, nossa!!

    recentes

    populares

    • Gilson Diniz
      2016-04-11T10:52:40  

      Juju?

  • Fernando Silva
    2016-04-11T14:49:19

    Caraca! Que nostalgia! E pra quem tá perguntando "cadê tal jogo?", a matéria é sobre a "máquina" em si... se ela tem algum acessório especial ou faz algo de diferente. É sobre o hardware, e não sobre o software.

  • Marcos Gonçalves
    2016-04-11T11:23:03

    the king of fighters

  • Bruno Tm
    2016-04-11T11:04:31

    Tartaruga ninja....Street Fighter 2......

  • DIEGO RODRIGUES
    2016-04-11T10:56:39

    MARVEL vs CAPCOM e The King of fighters comandavam...

  • Ivan.caldas
    2016-04-11T10:28:42

    Jogava Tekken no arcade, gastei muita ficha, tbm no marvel vs capcom.

  • Popeye
    2016-04-11T10:19:49

    Essa de chutar a bola era uma adaptação de PES 2010 ou 2011 de PS2, nem podemos dizer que é uma maquina oficial. MK e SF tiveram arcades personalizados apenas com adesivos, nada que se compare a uma X-Men o Tartarugas Ninjas. Faltou mencionar a Pump It Up (dança) Time Crisis (tiro) as maquinas de soco, Suzuka 8 Hours (moto). Techtudo, qdo quiser falar de games antigos, procure a galera do Canal 3 Classic Gaming. Sobre arcades, o grupo Fliperama de Bar.

  • Cláudio
    2016-04-11T10:03:52

    Gente a matéria é para relembrar as MÁQUINAS mais INCRÍVEIS e não aos jogos que fizeram vcs perderem várias fichas rsrs

  • Letícia
    2016-04-10T13:26:03  

    +CORRE, SÓ HOJE !!! Tem cupom de 30% nas melhores lojas!!Digi te no Google: cupomdedes conto agregador net

    recentes

    populares

    • Letícia
      2016-04-10T13:26:03  

      Tinha uma de futebol que quando vc chegava na área, tinha que chutar uma bola que ficava abaixo dos controles... muito ruim... he he he

    recentes

    populares

    • Letícia
      2016-04-10T13:26:03  

      Caraca! Pensei que ninguém lembraria dessa! Por sinal, nem me lembro do nome desse jogo, hahaha!

  • Lindomar Pohú
    2016-04-11T09:26:29  

    faltou cadillac dinossauro, o meu preferido :)

    recentes

    populares

    • Lindomar Pohú
      2016-04-11T09:26:29  

      Exato, Cadillac eu jogava muito também.

  • Hygor Meireles
    2016-04-11T08:43:21  

    Esqueceram o melhor... The King of Fighters

    recentes

    populares

    • Hygor Meireles
      2016-04-11T08:43:21  

      o cadillac dinossauro tbm esqueceram e era bom hein..

  • Paulo Nascimento
    2016-04-11T09:04:28

    O que mais me impressionou na infância foi a maquina de mad dog mccree.

  • Silvio Silva
    2016-04-11T08:05:21

    Isso tudo aí não é só fliperama. Fliperama se refere apenas às máquinas de pinball, termo que nósbbrasileiros não costumávamos usar.

  • Paulo Izaias
    2016-04-10T23:13:23  

    Na minha opnião the king of fighters 96 e 2002 foram as melhores, principalmente a 2002 q tinha varios combos infinitos. Eu lembro de todo dia compra um monte de ficha e passar o dia todo desafiando os caras, ficava bem umas 15 pessoas lotando o local, quem perdia dava lugar a outro, saudades daquele tempo.

    recentes

    populares

    • Paulo Izaias
      2016-04-10T23:13:23  

      Eu jogava muito Virtua Fight tb kkk

    recentes

    populares

    • Paulo Izaias
      2016-04-10T23:13:23  

      A questão é o design e tecnologia embarcada nos arcades e não os titulos em si.

  • Jayro F
    2016-04-11T00:30:20  

    Só puxando um pouco a memória, esqueceram alguns tão ou mais memoráveis: Cadillac and Dinosaur, Teenage Mutant Ninja Turtles, Captain Commando, Mortal Kombat, Metal Slug, Darkstalkers, The King of Fighter's.

    recentes

    populares

    • Jayro F
      2016-04-11T00:30:20  

      Mas a matéria é sobre as maquinas mais diferentes, não os jogos mais incríveis.

  • Carlos Schneider
    2016-04-11T00:12:35

    Acho q o pessoal não entendeu o título q eram sobre as MAQUINAS de arcade mais fantásticas, n os JOGOS em si.

  • Geraldo Gomes
    2016-04-10T23:00:26

    Nostalgia pura.