11/05/2016 06h00 - Atualizado em 05/09/2016 08h57

Descubra seis funções pouco conhecidas do Bluetooth

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

A tecnologia Bluetooth pode parecer antiga, mas ainda ajuda em muitas tarefas com dispositivos móveis, periféricos e consoles de videogame. Como o padrão utiliza uma infraestrutura wireless, a criação de uma conexão sem fio entre diferentes aparelhos fica mais fácil e acaba com inúmeros fios e cabos entre os gadgets. 

Tecnologia transfere dados através do corpo e é comparada ao Bluetooth

Conheça seis funções pouco conhecidas do Bluetooth e aproveite para usar o melhor da tecnologia. A lista vai além da transmissão de áudio sem fio e indica itens como jogar multiplayer e controlar dispositivos de segurança. 

Bluetooth tem funções escondidas; conheça (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)Bluetooth tem funções escondidas; conheça (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

Compartilhar conexão (Tethering)

Tethering é o nome dado ao processo de compartilhamento de uma conexão de dados do smartphone para um computador em que o dispositivo móvel geralmente atua como um modem. Normalmente, isso é feito usando Wi-Fi ou um cabo, mas a ligação também pode ser feita via conexão Bluetooth.

Abaixo, veja alguns exemplos de tutoriais que mostram como fazer isso no Android e no iPhone SE (iOS).

Como usar o iPhone ou iPad como modem ou roteador Wi-Fi?

Como usar o Zenfone 5 como roteador e compartilhar a Internet?

Moto G 3: como usar o celular da Motorola como modem

Como usar o celular Android como modem ou roteador Wi-Fi?

Como usar o Nexus 5 como roteador e compartilhar Internet?

Zenfone 2: como usar o celular como roteador

Transferir arquivos entre dois dispositivos

Transferindo arquivos via Bluetooth (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Transferindo arquivos via Bluetooth (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Você já deve saber que é possível transferir arquivos entre dois smartphones que usam Bluetooth. No entanto, também é possível conectar o celular com um PC compatível com a tecnologia e fazer uma troca de arquivos. Dois computadores também podem se conectar para uma transferência.

Por conta das limitações de banda desse tipo de conexão, a transmissão pode não ser tão rápida quanto uma feita via cabo (nesse caso, nem algumas via Wi-Fi são), mas a opção pode servir como um quebra-galho.

Jogar multiplayer 

The King of Fighters ‘97 (Foto: Divulgação)The King of Fighters ‘97 é uma das opções de jogos multiplayer com suporte Bluetooth (Foto: Divulgação)

Download grátis do app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

As lojas de aplicativos mobile estão cheias de games multiplayer que podem ser jogados através de uma conexão com a Internet. Mas o que poucos sabem é que existem muitas opções para jogar através de conexões Bluetooth.

Você pode encontrar os games com suporte a tecnologia tanto na Google Play Store, como na Apple Store. Por exemplo, para Android tem os jogos The King Of Fighters ’97 e Volleyball Hangout. Já para iOS há o Combat On Palm.

Conectar teclado, mouse, impressora e gamepad

Bluetooth também permite controlar teclados, mouses e gamepads (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)Bluetooth também permite controlar teclados, mouses e gamepads (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

Como o principal objetivo do Bluetooth é criar uma conexão sem fio entre dois dispositivos, além dos smartphones e PCs, existem muitos aparelhos que podem ser conectados usando a tecnologia. Entre os periféricos estão o teclado, o mouse e a impressora. A ferramenta faz com que o usuário fique livre de fios na mesa de trabalho. 

Os gamepads, como os controles do Playstation, também usam a conexão Bluetooth para se conectar ao console. Nesse caso, a tecnologia permite, por exemplo, controlar o videogame com o aparelho Android. 

Controlar dispositivos de segurança

Abrindo portas via Bluetooth (Foto: Divulgação/Genie Smart Lock)Abrindo portas via Bluetooth (Foto: Divulgação/Genie Smart Lock)

Muitos dispositivos de segurança feitos para as casas inteligentes vêm com suporte Bluetooth para serem controlados remotamente. Por exemplo, você pode usar o smartphone como uma chave para trancar portas, sem necessidade de uma chave. Além disso, alguns sistemas de alarme também vêm com a integração sem fio.

Navegar no carro

GPS inteligente monitora ações do motorista (Foto: Divulgação/Garmin) (Foto: GPS inteligente monitora ações do motorista (Foto: Divulgação/Garmin))Bluetooth também pode ser usado em carros para controlar rotas (Foto: Divulgação/Garmin)

A tecnologia Bluetooth e os carros se dão muito bem. Além de fazer chamadas HandsFree (mãos-livres), você pode ouvir música do smartphones no alto-falante, narrar e ouvir mensagens de texto em voz alta e conectar um celular com o sistema de navegação do automóvel para obter atualizações.

Como conectar uma TV a um aparelho de som através de Bluetooth? Comente no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Brian Jones
    2017-01-03T01:07:44

    A conexão via tethering é bem mais lenta do que usar o modo hotspot no smartphone. É um recurso bem antigo, porém a meu ver já ultrapassado.

  • Brian Jones
    2017-01-03T01:07:44

    A conexão via tethering é bem mais lenta do que usar o modo hotspot no smartphone. É um recurso bem antigo, porém a meu ver já ultrapassado.

  • Rafael Alexandrino
    2017-03-13T05:18:12

    Esqueceu de citar a possibilidade de transformar o smartphone em um repetidor wi fi!

  • Anderson Silva
    2017-01-12T23:04:54

    Eu vim aqui felizão pra aprender coisas novas... :(

  • Paulo Krom
    2016-05-17T01:23:45  

    nossa! é sério que bluetooth serve para transferir arquivos? essa eu preciso compartilhar com o Bill Gates, pois acho que nem ele sabia dessa, agora só falta vocês falarem que bluetooth significa dente azul!

    recentes

    populares

    • Paulo Krom
      2016-05-17T01:23:45  

      Kkk kkk é. Fato quer em gente que não sabe: um colega do meu lado falou que não podia me enviar uma foto os estava sem Internet... Informei-o sobre essa brilhante invenção.

    recentes

    populares

    • Paulo Krom
      2016-05-17T01:23:45  

      OMG! será que ele sabe o que é Wi-Fi Direct?

  • Mauricio Soares
    2017-01-04T08:43:10

    Incrível... Inútil...

  • Rafael Silva
    2016-05-11T22:49:35  

    Exceto p iPhone, que tem bluetooth, mas não conecta.

    recentes

    populares

    • Rafael Silva
      2016-05-11T22:49:35  

      Quem for fazer comentários Irônicos levantem uma Plaquinha de Ironia tipo: (O Michel Temer é um ótimo líder - obs: Ironia) Ivan você está trollando as trollagens mano!

    recentes

    populares

    • Rafael Silva
      2016-05-11T22:49:35  

      beleza, Ivan.

  • Rodrigo Perez
    2016-05-17T07:55:35

    Só li novidades

  • Ricardo Guedes
    2016-05-13T07:50:26  

    Quem não sabe que bluetooth serve para tansferir arquivos não conhece nem o bluetooth!

    recentes

    populares

    • Ricardo Guedes
      2016-05-13T07:50:26  

      Matéria ridícula

  • Francisco Rubens
    2016-05-11T17:14:45

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Walter Junior
    2016-05-11T22:18:46  

    Se era pra falar isso podia ter falado do Infravermelho.. Tecnologia super de ponta... Os telefones mais modernos tipo Nokia 1100 tinha....

    recentes

    populares

    • Walter Junior
      2016-05-11T22:18:46  

      Fanfarrão.....kkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Walter Junior
      2016-05-11T22:18:46  

      e desde quando 1100 tinha infravermelho ? .. ta sabendo legalzão !

  • Watson Gomes
    2016-05-11T15:37:05  

    Em terra de Wi-fi, Bluetooth virou lenda!!

    recentes

    populares

    • Watson Gomes
      2016-05-11T15:37:05  

      Quanta ignorância, tantos dispositivos que se conectam por bluetooth a outros e não por wifi.

    recentes

    populares

    • Watson Gomes
      2016-05-11T15:37:05  

      hehe! bom, uso Bluetooth no meu carro , fone de ouvido e afins! quis dizer, Bluetooth era bastante assediado, hoje e só mais um "qualquer" em um dispositivo! Abraços.

  • Carlos Junior
    2016-05-11T13:28:59  

    Pouco conhecidas???? Isto é o básico do Bluetooth!

    recentes

    populares

    • Carlos Junior
      2016-05-11T13:28:59  

      Se vc teve um 5S provavelmente não conseguiu a senha do dono, por isso nunca mais...

    recentes

    populares

    • Carlos Junior
      2016-05-11T13:28:59  

      perdendo dinheiro jefferson,ja pode trabalhar no zorra ou no circo.

  • Kamylo
    2016-05-11T12:36:20  

    Serve para você trocar arquivos, tipo musicas, que você baixou e seu colega não consegue baixar ! !

    recentes

    populares

    • Kamylo
      2016-05-11T12:36:20  

      O MEU TAMBEM NÃO TEM BLUETOOTH, IPHONE

    recentes

    populares

    • Kamylo
      2016-05-11T12:36:20  

      Jefferson Cardoso, probe? Pela sua gramática deve ser daqueles que compra iPhone mas tem linha pré-paga e anda de ônibus. Ostentação vazia! Nos EUA até mendigo tem iPhone, inclusive a própria Apple veiculou num comercial a história de um mendigo que comprou um iPhone, ou seja, iPhone não é ostentação é povão mesmo.

  • Antonio Junior
    2016-05-12T11:29:58

    Qual a função que o morador consegue filmar o bandido assassinando ou esculachando policial.Pois pelo que tenho visto só a função contrária é utilizada.

  • Mardonio Silva
    2016-05-12T11:12:44

    esse techtudo sempre surpreendendo

  • Gilson Silva
    2016-05-12T11:02:46

    criei uma expectativa enorme e surpresa... nada de novo pelo menos pra mim, mas não resta dúvidas que a matéria será útil para outras pessoas.

  • Ricardo Assis
    2016-05-12T07:25:31  

    Eu gostaria de adicionar mais uma informação relevante à matéria.. Os smartphones, além de serem usados para fazer ligação, também podem ser usados para acessar a internet.

    recentes

    populares

    • Ricardo Assis
      2016-05-12T07:25:31  

      Pra quem não sabe: os smart também filmam e batem foto.....

    recentes

    populares

    • Ricardo Assis
      2016-05-12T07:25:31  

      Tem uma função secreta que você pode ouvir música num Smartphone quase ninguém sabe.

  • Daniel Carvalho
    2016-05-12T10:20:22

    e eu achei que ia ler algo que não soubesse.

  • Belfort
    2016-05-12T10:11:00  

    Essa matéria está situada conforme o nível de inteligência dos brasileiros que é abaixo do nível mundial, povo mais burro do planeta, por isso que eles colocam essas matérias para ver se essas mulas aprendem.

    recentes

    populares

    • Belfort
      2016-05-12T10:11:00  

      kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Roberto Aviz
    2016-05-12T09:47:19

    Por favor alguém me explica: o que significa a foto daquele petista vestido de gari, do lado daquele monte de cápsulas, do lado da manchete desta reportagem ???

  • Cassiano Filho
    2016-05-12T09:24:31

    Aê \O/ \O/ .... os estagiários da Techtudo descobriram o Brasil.... Fala sério, até a avó de Annita já sabia disso...e digo mais, minha tataravó também já sabia dessas funções feitas através do bluethoot....Vamos fechar essas página gente, a maioria das matérias que saem aqui já foram lidas até pela princesa Isabel.

  • Annita
    2016-05-12T09:13:16

    Até minha vó já sabia dessas coisas!

  • Vicente Meneses
    2016-05-12T08:59:04

    Nooossa...me acrescentou muito.

  • Omar Francisco
    2016-05-12T08:16:00

    Ta de sacanagem né? Até as crianças da pré-escola já sabem dessas funções.