Internet

22/05/2016 08h00 - Atualizado em 24/05/2016 15h25

Google AdWords: produtos e serviços proibidos em anúncios online

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Há quem acredite que "vende-se de tudo na Internet". Mas, no Google AdWords, não é bem assim. O serviço de anúncios da Google é uma das formas mais fáceis de colocar propagandas na web e garantir que elas sejam visualizadas em uma grande quantidade de sites, aumentando a visibilidade. O sistema, entretanto, possui regras sobre o que pode ou não ser anunciado, de forma a restringir a publicidade de itens que o Google acredita serem polêmicos, perigosos ao público ou controversos.

Tudo sobre o Google

Anúncios do Google não permite reprodução de algumas propagandas (Foto: Reprodução/Google)Anúncios do Google não permite reprodução de algumas propagandas (Foto: Reprodução/Google)

Recentemente, o Adwords atualizou sua política de produtos e serviços proibidos para vetar a presença de propagandas de empréstimos de curto prazo, por exemplo. “Esta mudança foi feita para proteger nossos usuários de produtos que os enganem ou prejudiquem”, explicou o Google.

Em linhas gerais, o Google Adwords proíbe conteúdos que envolvam produtos falsificados ou perigosos, fraudes e conteúdo ofensivo. As propagandas que são mostradas em formas de banners nos sites parceiros ao serviço também não podem abusar do sistema, coletar dados de forma irresponsável ou exigir download ou compras sem fornecer todos os dados relevantes aos usuários.

Lista de produtos que são banidos ou restritos para publicidade:

Empréstimos de curto prazo
Segundo o Google, nos Estados Unidos, por exemplo, a regra que se aplica é a de não permitir anúncios de empréstimos com pagamento em até 60 dias ou com taxas de juros acima de 36%.
Armas de paintballO objetivo do Google é evitar que o sistema possa ser usado para divulgar itens que possam machucar outras pessoas.
Fogos de artifício
A proibição ocorre por que os itens se encaixam na definição de material explosivo.
Protestos na Praça da Paz Celestial
O evento, ocorrido na China em 1989, se encaixa nas regras de propagandas políticas do Google, que são definidas para cada país. Lá as regras são mais rígidas, com o banimento de outros eventos vistos como sensíveis.
Cigarros e tabaco
Estes produtos, nocivos à saúde, são banidos do Adwords.
Drogas
Substâncias que provocam alterações do estado mental para recreação são proibidos. Isto se estende a equipamentos usados para facilitar sua ingestão, como cachimbos.
Identidades falsas
Produtos falsificados em geral são proibidos de acordo com as regras do site. Mas há duas políticas diferentes para falsificações: uma específica para Produtos Falsificados e outra para Produtos ou Serviços que Permitam Comportamento Desonesto (como RGs falsos).


Serviços de ajuda para acadêmicos
Estudantes que pretendem comprar serviços que prometem escrever seus próprios trabalhos ou promover sucesso ilícito em exames devem procurar em outro local, já que estes serviços são banidos da plataforma. Entretanto, sites que oferecem serviços como consultoria, revisão e auxílio para formatação de trabalhos acadêmicos são permitidos. Não são permitidos sites que vendem trabalhos prontos (monografias e TCCs, por exemplo) ou que escrevam o trabalho no seu lugar.

Hacking
Proibido oferecer serviços de invasão ou outros trabalhos de hackers.
Explosivos
Qualquer material explosivo, incluindo granadas e outros tipos de bombas, é banido do sistema.
ArmasO Adwords não permite propagandas envolvendo armas, munição e outros equipamentos relacionados.
FacasAlguns tipos de facas que não são criadas para culinária são banidos do Google. Incluem objetos que foram desenhados para “machucar um oponente em esportes, auto-defesa ou combate”.
Vídeos do ISISAção afeta propagandas do grupo terrorista porque caem na definição de “linguagem violenta, cenas repugnantes, imagens fortes ou relatos de trauma físico”, além de vídeos de execuções ou cenas de crimes.
Espécies extintas ou ameaçadas
Qualquer propaganda que procure explorar estes animais é proibida no sistema.

Além destes itens, existem outras propagandas que são restritas pelo Adwords:

Serviços de noivas estrangeiras
Os anunciantes não podem ter menores de idade como público-alvo. Promover conteúdo sexualmente explícito, com menores, que envolva temas não-consensuais ou promover serviços de acompanhantes. Anúncios de serviços de casamento internacional são classificados como 'Não Indicado para Menores', mas podem ser exibidos em algumas situações. Já conteúdo sexualmente explícito, relacionado a práticas sexuais não consensuais (sexo com menores, por exemplo) ou serviços de acompanhantes (prostituição) nunca serão permitidos nos serviços do Google. 
ViagraTodos os remédios são restritos e precisam de aprovação prévia para serem anunciados. Drogas que prometem melhora do desempenho sexual também se encaixam nesta definição.
Jogos de azarPara permitir um anúncio deste tipo, o Google exige que o site esteja de acordo com as leis locais e não faça propagandas voltadas para menores.

Você pode encontrar mais informações ou atualizações na página de Políticas do Google AdWords.

Via Business Insider e Google

Como remover anúncios em sites? Veja no Fórum TechTudo

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sirzechs Gremory
    2016-05-23T13:39:40

    bem normal até. Nada que está proibido me surpreendeu. Já é meio obvio que não pode anunciar esse tipo de coisa.