Mapas e Localização

10/06/2016 11h00 - Atualizado em 10/06/2016 11h00

Google Earth: conheça 11 lugares incríveis para visitar online no mapa

João Kurtz
por
Para o TechTudo

O Google Earth é um software que permite visualizar um mapa do mundo com várias informações complementares, como fotos, panoramas e prédios em 3D. O aplicativo é usado como uma alternativa ao Google Maps e possui vários recursos em comum, como o Google Street View. Além disso, é uma ótima forma de conhecer locais distantes e diferentes pelo mundo. Se viajar não é uma opção, confira uma lista com locais interessantes para visitar no Google Earth.

Como fazer um safári virtual no Google Earth e ver animais selvagens

Google Earth Pro passa a ser grátis; veja como baixar e usar os mapas

Como usar visualização 3D no Google Earth

1. Estrelas

O Google Earth possui um mapa com todas as constelações visíveis no céu, ajudando astrônomos amadores a identificar estrelas e fornecendo informações educacionais sobre o assunto, como mapas e dicas.

Mapa estelar mostra nomes de estrelas e dá informações sobre astronomia (Foto: Reprodução/Google Earth)Mapa estelar mostra nomes de estrelas e dá informações sobre astronomia (Foto: Reprodução/Google Earth)

2. Marte

O aplicativo possui um mapa do terreno arenoso de Marte. É recheado de informações e fotos da NASA sobre o planeta vermelho, ajudando a identificar a geografia do local e onde cada imagem foi registrada.

Mapa do planeta vermelho contém fotos da geografia e informações do vizinho (Foto: Reprodução/Google Earth)Mapa do planeta vermelho contém fotos da geografia e informações do vizinho (Foto: Reprodução/Google Earth)

3. Lua

Completando a viagem do software por outros corpos celestes, o Google Earth também possui um mapa da Lua, com informações sobre o único satélite natural da Terra, incluindo fotos em alta resolução e dados sobre todas as viagens humanas já realizadas. 

Passeio pelo aplicativo revela atividade humana no satélite natural do planeta (Foto: Reprodução/Google Earth)Passeio pelo aplicativo revela atividade humana no satélite natural do planeta (Foto: Reprodução/Google Earth)

4. Paris

A cidade francesa é uma das localidades que podem ser vistas em 3D. E, por ser um destino turístico muito procurado, o local está repleto de fotos e informações em seus pontos mais importantes. Também é possível conhecer outras cidades famosas em diversos países do mundo em 3D.

Cidades turísticas como capitais possuem várias fotos em locais importantes (Foto: Reprodução/Google Earth)Cidades turísticas como capitais possuem várias fotos em locais importantes (Foto: Reprodução/Google Earth)

5. Rio de Janeiro

A cidade maravilhosa atrai os olhos do mundo por ser palco das Olimpíadas de 2016, o que fez com que o Google atualizasse suas imagens de satélite e incluísse novas informações. Se você nunca a visitou, pode conhecer um pouco mais sobre uma das mais famosas capitais do país.

Mapa do Rio de Janeiro mostra estruturas em 3D (Foto: Reprodução/Google Earth)Mapa do Rio de Janeiro mostra estruturas em 3D (Foto: Reprodução/Google Earth)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

6. Kenai Fjord National Park, Alasca

Se ambientes urbanos não lhe atraem, o Google Earth têm alternativas naturais. Um exemplo é o Kenai Fjord National Park, um parque localizado no estado americano do Alasca. Possui imagens de tirar o fôlego dos vales e montanhas gelados, além de registrar todas as mudanças de altitude em 3D, ajudando a entender melhor a região coberta de gelo e neve.

Parques mostram belezas naturais ao redor do mundo (Foto: Reprodução/Google Earth)Parques mostram belezas naturais ao redor do mundo (Foto: Reprodução/Google Earth)

7. Vesúvio, Itália

O vulcão, que se tornou famoso por destruir a cidade de Pompéia, na Itália, é uma atração turística no mundo real e também no Google Earth. Há várias fotos, inclusive passeios em 360º que permitem ter uma ideia melhor do tamanho e poder de destruição deste gigante adormecido.

Passeio pelo Vesúvio inclui panoramas e fotos (Foto: Reprodução/Google Earth)Passeio pelo Vesúvio inclui panoramas e fotos (Foto: Reprodução/Google Earth)

8. Chernobyl, Ucrânia

O Google Earth também dá acesso a partes do mundo que seriam inacessíveis normalmente, como os arredores da usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, uma área onde a presença humana é proibida. É possível fazer um passeio pelas ruínas da cidade abandonada de Pripyat, graças à integração com o Street View e ter acesso a informações sobre o acidente.

Fotos mostram zona abandonada próxima à usina de Chernobyl (Foto: Reprodução/Google Earth)Fotos mostram zona abandonada próxima à usina de Chernobyl (Foto: Reprodução/Google Earth)

9. Ouro Preto, Brasil

Ouro Preto, em Minas Gerais, cidade histórica brasileira também tem várias fotos e imagens em 360º para ajudar os usuários a terem uma noção de seu tamanho e importância, além de permitir visualizar prédios históricos que são verdadeiras obras de arte. O Google Earth também tem imagens de outros locais importantes do mundo.

Cidade histórica de Ouro Preto possui passeios em 360º (Foto: Reprodução/Google Earth)Cidade histórica de Ouro Preto possui passeios em 360º (Foto: Reprodução/Google Earth)

10. Dubai, Emirados Árabes 

Além das maravilhas naturais, é possível ver construções humanas incríveis, como as ilhas artificiais de Dubai. A cidade nos Emirados Árabes também possui vários outros atrativos, como seus enormes arranha-céus.

Ilhas artificiais de Dubai mostram a capacidade humana de mudar o ambiente (Foto: Reprodução/Google Earth)Ilhas artificiais de Dubai mostram a capacidade humana de mudar o ambiente (Foto: Reprodução/Google Earth)

11. Sua própria cidade

Viajar pelo Google Street View é um bom passatempo e, além de conhecer locais distantes, é interessante visitar sua própria cidade natal e ver o conteúdo disponível. Você pode conhecer um pouco mais sobre o lugar que nasceu, ver imagens do passado, assim como novos locais para visitar.

Qual lugar você gostaria que o Google fizesse Street View? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Kamylo
    2016-06-10T13:14:02  

    Fotos das cidades, tudo bem. Mas as fotos da Lua ou de Marte duvido que não são manipuladas antes de publicadas. Todas são.

    recentes

    populares

    • Kamylo
      2016-06-10T13:14:02  

      E o q q isso importa Kamylo? Tú vai lá pra ver se eh de verdade ou não? Então não torra.

    recentes

    populares

    • Kamylo
      2016-06-10T13:14:02  

      Luca França, você não entendeu. Mas eu não vou explicar.

  • Rogerio Ramos
    2016-06-11T10:41:59

    O Google Earth é fantático. Adoro ficar "visitando" os lugares por ele. Show!

  • José Mejeve
    2016-06-10T12:45:42  

    grandes bosta.

    recentes

    populares

    • José Mejeve
      2016-06-10T12:45:42  

      kkkkkkkkkk

  • Alex Velloso
    2016-06-10T11:43:20

    SHOW!..