Media centers

27/07/2016 07h00 - Atualizado em 27/07/2016 10h26

Chromecast 2: conheça prós e contras do dongle do Google

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

O Chromecast 2, segunda geração do gadget que transforma TVs comuns em smart, traz vantagens e desvantagens. Isso não só em relação à primeira versão, como também comparando aos concorrentes – especialmente com a Apple TV.

Vale a pena trocar o Chromecast de primeira geração pelo de segunda?

Neste guia, confira os principais aspectos positivos e negativos do aparelho do Google. Avalie as características antes de decidir comprar o dongle ou não. Entre as vantagens estão o design, as melhorias no Wi-Fi, mas também há bugs e pouco espaço interno.

Um grande incentivo para quem quer um Chromecast 2 é que seu preço caiu em mais de 30% desde o seu lançamento. Quando chegou ao Brasil, em abril de 2016, o aparelho custava R$ 399, agora já é possível encontrá-lo por R$ 269 em lojas online. Será que o investimento vale a pena?

Chromecast 2, dongle HDMI do Google (Foto: Caio Bersot/Techtudo)Chromecast 2, dongle HDMI do Google (Foto: Caio Bersot/Techtudo)

Prós

1) Wi-Fi rápido

A segunda geração do Chromecast traz suporte ao Wi-Fi 802.11 ac, mais rápido que os padrões b/g/n, presentes no modelo anterior. O dispositivo agora tem três antenas internas que funcionam separadamente, garantindo melhor desempenho da rede.

Além disso, o novo dongle opera nas bandas de 2,4 GHz e 5 GHz. A inclusão da segunda faixa dá mais possibilidades aos usuários, que podem alternar sempre que a frequência de 2,4 GHz estiver congestionada e apresentar lentidão na transmissão de vídeo.

2) Design

A mudança no visual do Chromecast 2 foi grande. O dongle deixou a aparência de pen drive de lado para ganhar um formato de disco, disponível nas cores preta, limonada e coral. O design mais moderno praticamente não impactou no peso, que passou de 34 g para 39 g.

Mas a mudança que mais impactou em termos práticos foi no conector, agora preso a uma haste flexível. O aparelho do Google se encaixa mais facilmente às TVs com pouco espaço na porta HDMI, principalmente aquelas que ficam fixas na parede, dispensando adaptadores ou cabos de extensão.

Corpo em disco e conector com haste flexível foram melhorias no design do Chromecast 2 (Foto: Caio Bersot/Techtudo)Corpo em disco e conector com haste flexível foram melhorias no design do Chromecast 2 (Foto: Caio Bersot/Techtudo)

3) Multiplataforma

Uma das grandes vantagens do gadget é o suporte a múltiplas plataformas. Enquanto a Apple TV, principal concorrente, é compatível apenas com os aparelhos da própria marca, o Chromecast 2 funciona no Android, iOS (iPhone), Windows e Mac. Ou seja: a chance de você ter um ou mais aparelhos conectáveis ao dongle é muito maior.

4) Integração com Spotify e Google Photos

Outra nova vantagem com o Chromecast 2 é a integração com Spotify e Google Photos. O suporte ao streaming de música permite reproduzir seu setlist favorito direto na TV, que certamente possui sistema de áudio melhor do que o do celular. Já a inclusão do aplicativo de imagens do Google permite não apenas espelhar as imagens na tela grande, como usar as ferramentas do app sem interromper a transmissão.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

5) Preço e disponibilidade

Chromecast 2 é facilmente encontrado no Brasil, diferente dos concorrentes (Foto: Caio Bersot/TechTudo)Chromecast 2 é facilmente encontrado no Brasil, diferente dos concorrentes (Foto: Caio Bersot/TechTudo)

O Chromecast 2 é facilmente encontrado no Brasil, enquanto concorrentes baratos, como Amazon Fire TV e Roku ainda não foram lançados por aqui. O único rival vendido no mercado nacional é a Apple TV, que é mais cara.

O dongle do Google é encontrado em grandes varejistas com preços a partir de R$ 269. Já a 4ª geração da Apple TV sai por R$ 1.349, em sua versão mais em conta na loja oficial. O modelo anterior, da 3ª geração, pode ser comprado por R$ 480. O valor é bem mais em conta que o da geração atual, mas ainda assim superior ao do Chromecast 2.

Mesmo em relação ao Chromecast original, os preços compensam. A primeira geração está em torno de R$ 200, o que significa que já vale a pena comprar a versão mais atual.

Contras

1) Sem suporte 4K

A proliferação de TVs 4K cria a expectativa do suporte à resolução em media centers, o que não se concretiza no Chromecast 2. O dongle realiza transmissões Full HD (1080p), que garante boa qualidade de imagem, mas não as impressionantes prometidas pela ultra definição. Ainda que a resolução seja a mesma da Apple TV, concorrentes como o Roku já apresentam suporte 4K.

2) Ausência de bateria

O gadget do Google não tem bateria interna. Isso significa que precisa estar conectado à alimentação 100% do tempo para funcionar, o que pode gerar inconvenientes em relação aos fios na traseira da TV.

O que levar em conta na hora de comprar um Chromecast? Comente no Fórum do TechTudo

Chromecast 2 precisa estar sempre conectado à alimentação (Foto: Caio Bersot/Techtudo)Chromecast 2 precisa estar sempre conectado à alimentação (Foto: Caio Bersot/Techtudo)

3) Armazenamento interno

Outra carência do Chromecast 2 diz respeito ao armazenamento interno. São apenas 256 MB, uma redução significativa em relação à geração anterior, com 2 GB de espaço interno. Quando comparado com a Apple TV, que vem em versões de 32 GB e 64 GB, fica fácil perceber o quanto fica para trás.

4) Bug no áudio

O Chromecast traz um bug comum, não solucionado em sua segunda geração: ao mudar de aplicativo, o aparelho deixa de emitir som. O TechTudo já ensinou alguns truques para resolver o problema, mas, ainda assim, é uma falha que requer reparos definitivos pelo Google.

5) Desempenho ruim em redes Wi-Fi baixas

O uso do Chromecast 2 também revela problemas ao operar em redes Wi-Fi com taxas de latência não ideais. Nos testes do TechTudo, o aparelho apresentou dificuldade no carregamento do Netflix em uma rede de 54,1 ms. O desempenho foi satisfatório em uma rede Wi-Fi com latência normal (21 ms), mas ainda é um alerta para quem tem conexões com muita oscilação.

Conclusão

Apesar de ter alguns problemas, o Chromecast 2 é um ótimo gadget para transformar a TV comum em smart TV. Na maior parte das vezes, o media center funciona perfeitamente e cumpre o que promete, entregando qualidade de imagem e som satisfatórias, suporte a várias plataformas e acesso a grande variedade de aplicativos, tudo por um preço acessível.

A Apple TV sem dúvida é uma opção mais completa, mas que cobra seu preço por isso. Em uma análise geral, o dongle vale seus R$ 280 cobrados no mercado, valor impossível de adquirir uma nova TV inteligente ou media centers alternativos no exterior, considerando as taxas de entrega no Brasil.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carlos Paz
    2016-10-04T13:20:10

    Ganhei um recentemente e não me decepcionei. Não tenho uma TV Smart e esse dongle corresponde as minhas expectativas e necessidades. Para quem não tem Tv Smart é excelente. Seu smartphone vira um controle remoto.

  • Gabriel Oliveira
    2016-07-27T13:57:21  

    GALERA TENHO UMAA TV DE TUBO GRANDE, DÁ PRA MIM USAR ESSA REDE ,OU UM ADAPTADOR JUNTO ??

    recentes

    populares

    • Gabriel Oliveira
      2016-07-27T13:57:21  

      Smart tv bombox Android, verdadeira bomba, chromecast do Google, com atualizações, pequeno e compatível com uma grande gama de apps , use chromecast não lixos Xing ling

    recentes

    populares

    • Gabriel Oliveira
      2016-07-27T13:57:21  

      Gabriel Nunes,me passa essa fonte aí?!

  • Geraldo Furtano
    2016-07-28T10:26:59  

    Eu pago no máximo 50 pila nisso ai, que é fabricado em série e deve custar centavos pro google. É muita enganação... tão enfiando 270 pila onde nesse treco?

    recentes

    populares

    • Geraldo Furtano
      2016-07-28T10:26:59  

      Não é o Google, ele custa o mesmo preço que o anterior nos EUA, 35 dólares. Faz as contas aí pra culpar quem merece de fato.

    recentes

    populares

    • Geraldo Furtano
      2016-07-28T10:26:59  

      150 reais no ML, convertendo pra dólar até que é um preço justo.

  • Marcos Ravena
    2016-11-24T10:29:23

    Claro que o preço no Brasil é injusto (Só pra ter uma ideia, nos EUA ela custa U$199 na versão de 64GB. Ou seja, tem algo muito errado com o Brasil.), mas a Apple TV tem "umas" ferramentas a mais aí, além do armazenamento. E na geração atual foi transformada numa central de entretenimento, tanto que recebeu um sistema operacional próprio. Não é apenas um "conversor". O que realmente deixa a desejar é a questão da falta de integração com aparelhos que não são da Apple. Uma pena!

  • Claudio Almeida
    2016-10-10T19:47:47

    Contra: Ausência de bateria (Sério mesmo?)

  • Isaias Freitas
    2016-07-27T22:31:27

    Se esse troço desse pra navegar direto dele sem precisar de outro aparelho ate que eu animava a comprar um.

  • Felipe Ferreira
    2016-07-28T08:10:34  

    Por que eu compraria esse produto? Já que conectando o cabo hdmi do meu PC na TV eu tenho um desktop na TV. E usando um apk e Wifi eu posso controlar o cursor e teclado pelo smartphone.

    recentes

    populares

    • Felipe Ferreira
      2016-07-28T08:10:34  

      Por que? Se chama praticidade. Além de que, comparar um dongle que tem peso em gramas com um PC conectado não dá. Ele é de fato barato, lá fora, e tem o mesmo preço do anterior. Nosso país que deturpa as coisas e torna um aparelho simples desse num superinflacionado bem de 400 reais (preço qdo chegou).

  • Heitor Vieira
    2016-09-17T20:32:45  

    Quantos apps dá para instalar nesses 256 mb de memória?

    recentes

    populares

    • Heitor Vieira
      2016-09-17T20:32:45  

      os apps se instalam no cel, e não nele, esse espaço foi reduzido pq não serve para nada.

  • Fernando Costa
    2016-09-25T12:52:43

    Chromecast 2 é bom demais ! Só elogios, sempre funcionando de boa! Só precisa de mais apps otimizados.

  • Jorge Martins
    2016-07-28T09:07:59  

    Me incomoda muito essa mania do google de querer fazer tecnologia barata e acessível à todos, mas sem o mínimo de qualidade. Essa droga não funciona! Só serve pra fazer você passar muita raiva!!! Nós, os pobres do terceiro mundo, preferimos pagar um pouquinho além de nossas posses, do que sermos enganados pelo preço desses lixos que os grandes conglomerados querem nos impor.

    recentes

    populares

    • Jorge Martins
      2016-07-28T09:07:59  

      amigão, acho que você tá usando um chromecast pirata ou não sabe usar, porque eu tenho o primeiro e ele funciona que é uma beleza!

    recentes

    populares

    • Jorge Martins
      2016-07-28T09:07:59  

      Eu tenho tanto o 1 quanto o 2 e nenhum decepciona só que uma coisa que eu reparei para quem tem uma TV LED que já tem uns 5 anos aconselho a adquirir o Chromecast 1 com uma internet de 1 mb já roda bem agora quem tem uma smart Tv e tem uma internet acima de 5 mb e quer se livrar de cabos e ser feliz no mundo dos streaming compre o 2 o Google está de parabéns

  • Vinicius Santos
    2016-09-14T01:44:33

    Armazenamento interno o fato do chromecast 2 ter menos cash do 1 e simplesmente que a conexão do segundo e melhor não necessitando de uma grande cash para guarda mais dados para evitar engasgos e já vi muitos reviwes e eles comprovam esse melhor conexão da segunda geração já que ele trabalha nas frequência 2.4GHz e 5GHz. bem ainda não posso opinar sobre bug no áudio e desempenho ruim em conexões baixa, por enquanto minha opinião fica por aqui quando meu chromecast chegar atualizo aqui sobre esses últimos contras.

  • Milton Silva
    2016-07-28T09:18:57  

    Não vejo vantagem em adquirir esse produto sendo que com um note faz a mesma função, basta conectar o note a sua TV e assistir filmes e videos da mesma forma ou compre uma TV Smart e venda a sua TV comum.

    recentes

    populares

    • Milton Silva
      2016-07-28T09:18:57  

      Note fica preso ao cabo, e não compensa vender uma tv só pra ter outra smart, além da tv smart ser lerda que chega a irritar

    recentes

    populares

    • Milton Silva
      2016-07-28T09:18:57  

      1 mega de internet funciona bem o Crowmecast?

  • Branco William
    2016-07-27T22:55:53  

    Baratinho? R$ 260 equivalente a 150% acima do valor. o Cast 2 ta 35 dolares nos EUA, acorda Techtudo vão pesquisar melhor a informação antes de postar..... Baratinho seria 150 reais

    recentes

    populares

    • Branco William
      2016-07-27T22:55:53  

      Paguei 150,00 original no Mercado Livre

  • Herman Sales
    2016-07-28T10:04:24  

    Barato pra mim é 30 reais mais um bauru com Coca-Cola.

    recentes

    populares

    • Herman Sales
      2016-07-28T10:04:24  

      Novo na caixa e com garantia 155 reais na santa Efigênia!!!!

    recentes

    populares

    • Herman Sales
      2016-07-28T10:04:24  

      Deixa o endereço aí amigo que vou dar um pulo lá

  • Guilherme Pacheco
    2016-07-28T08:58:41  

    R$269 baratinho? hahahahhahahahahhaha. Procuro pela cidade inteira leite abaixo de R$3.39 pra economizar e o cara vem dizer que R$269 tá baratinho. Que faaaaaaaase!!!

    recentes

    populares

    • Guilherme Pacheco
      2016-07-28T08:58:41  

      verdade

    recentes

    populares

    • Guilherme Pacheco
      2016-07-28T08:58:41  

      não caro, você que ganha pouco...

  • Rafael Araújo
    2016-07-28T09:50:50

    uso chromecast, é ótimo , recomendo

  • Deivide Araújo
    2016-07-28T08:31:35

    prefiro usar o cabo hdmi e conectar o computador à TV

  • Militonto Silva
    2016-07-28T08:28:58

    256mb -.-

  • Thiago Almeida
    2016-07-27T11:55:00  

    desculpem a ignorancia mas esse aparelho deixa a tv comum smart assim podemos navegar na net pela tv tipo acessar net flix?

    recentes

    populares

    • Thiago Almeida
      2016-07-27T11:55:00  

      Tenho apple tv e funciona perfeitamente. Espelhamento 100% e netflix é nativo e funciona semproblemas. A imagem é perfeita, tem imagem full hd. Tenho o terceira geração, este novo é muito caro, não sei qual a diferença e se vale o preço.

    recentes

    populares

    • Thiago Almeida
      2016-07-27T11:55:00  

      Thiago isso mesmo, eu tenho nas 3 tvs na minah casa vc pode fazer isso e muito mais porém precisa ter um smartphone Android ou Ios mas funciona ele faz um espelho. Quanto ligar um notebook é legal porém fica um cabo ligado a TV

  • Marco
    2016-07-27T15:30:16  

    ALGUEM SABE SE VOU CONSEGUIR ASSISTIR ALGUM JOGO DO TIME TEMPERO? SIM, O TIME TEMPERO É AQUELE QUE TEMPERA O CAMPEONATO TODO, PEGA FOGO, GANHA JOGOS DIFICEIS, FICA CONHECIDO, AMEAÇA CLASSIFICAÇÃO, MAS NÃO PASSA DISSO. TEMPERA , TEMPERA, TEMPERA E OUTROS VEM E COMEM. É O TIME VIRGEM DE CAMPINAS, 120 ANOS E SEM NENHUM TITULO. PONTE PRETA DE CAMPINAS.

    recentes

    populares

    • Marco
      2016-07-27T15:30:16  

      Só não dá pra ver jogos daquele antigo e já falido time de várzea chamado de Guarani.

    recentes

    populares

    • Marco
      2016-07-27T15:30:16  

      grupinho? acho que vc vive em outro mundo, JOGOS DIGITAIS, atualmente o Guarani disputa a série C do Brasileiro e vendeu o estadio sim, mas antes de entregar, vai ter uma arena novinha em folha. Antes de aumentar a discussão, só quero falar que sou CORINTHIANO, apenas não gosto deste time de Campinas, pois o time é um tempero e sua torcida parte não presta, tanto que bateram no meu filho sem motivos após um jogo, covardes e desde este dia, ESTE TIME É O MEU MOTIVO DE ÓDIO DENTRO DO FUTEBOL, TEMPERO SEMPRE TEMPERO. Quanto ao Corinthians, quer discutir alguma coisa??????

  • Guepardo
    2016-07-27T22:35:44  

    Quem quiser deixar sua TV uma SmarTV, é só comprar um SmarTV Box Android. Não depende de smartphones e ainda tem saídas para TV mais antiga.

    recentes

    populares

    • Guepardo
      2016-07-27T22:35:44  

      Qt custa essa bosta? Fala o preço, pô!

  • Lucas Leite
    2016-07-27T23:35:57

    Compra uma parada com defeito de bug ta louco vão vender essas muambas na casa do carvalho ...

  • Vinicius Silva
    2016-07-27T10:54:23  

    Galera, a minha TV é HDTV e LED mas não tem entrada para HDMI, apenas para aqueles 3 cabos coaxais, USB e VGA PC. Será que existe algum tipo de adaptador que eu posso usar no Chromecast???

    recentes

    populares

    • Vinicius Silva
      2016-07-27T10:54:23  

      Não adianta converter para VGA porque não vai sair som.

    recentes

    populares

    • Vinicius Silva
      2016-07-27T10:54:23  

      a conversão de VGA para HDMI é possivel através de um aparelhinho simples, de conversão, porém a qualidade de som , não será igual àquela do HDMI.

  • Fernando Canavezes
    2016-07-27T16:11:59  

    pobre é uma desgraça kkkkkk

    recentes

    populares

    • Fernando Canavezes
      2016-07-27T16:11:59  

      muito caro

  • Fernando Simão
    2016-07-27T21:38:04

    Todo dia a mesma propaganda!