Sistemas Operacionais

21/08/2016 08h00 - Atualizado em 21/08/2016 08h00

Os problemas mais comuns do Windows 10 e como solucionar

João Kurtz
por
Para o TechTudo

O Windows 10 é a nova versão do sistema operacional da Microsoft que promete resolver muitos bugs e vulnerabilidades encontrados nas edições antigas, além de inovar com recursos inéditos. Como sua atualização, muitas vezes, foi feita em computadores que já possuíam versões antigas instaladas, pode apresentar alguns problemas menores que atrapalham o uso do dispositivo. Se você está tendo dificuldades para usar o Windows 10, confira esta lista de dificuldades comuns no sistema operacional e aprenda a resolvê-las.

Perdeu update grátis do Windows 10? Saiba como fazer atualização de graça

Devido a forma pela qual antivírus operam, eles podem tornar computadores vulneráveis a riscos a que eles não estariam, caso não usassem antivírus (Foto: Melissa Cruz/TechTudo) (Foto: Devido a forma pela qual antivírus operam, eles podem tornar computadores vulneráveis a riscos a que eles não estariam, caso não usassem antivírus (Foto: Melissa Cruz/TechTudo))Windows 10 (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

1. DVDs não reproduz

O Windows 10 não possui um leitor nativo de DVD, mas disponibiliza um programa oficial na Windows Store. O aplicativo é o Windows DVD Player, pago. Custa R$ 51,50, mas pode ser baixado gratuitamente por quem migrou das versões antigas do sistema operacional.

Leitor de DVDs pode ser adquirido na loja do Windows (Foto: Reprodução/TechTudo)Leitor de DVDs pode ser adquirido na loja do Windows (Foto: Reprodução/TechTudo)

2. Falha na impressora

A maior parte dos problemas envolvendo impressoras no Windows 10 ocorre por incompatibilidade dos drivers. A melhor forma de corrigir esta falha é reinstalando e atualizando todos os seus drivers.

Problemas com drivers podem fazer com que impressora não funcione no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Problemas com drivers podem fazer com que impressora não funcione no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

3. Memória virtual

Após ser instalado, o Windows 10 altera automaticamente a quantidade de memória virtual do dispositivo, o que pode ser um problema para computadores que possuem baixa memória RAM. Se você precisar alterar esta configuração, alterando o tamanho da memória virtual no Windows 10.

Memória virtual ajuda a melhorar desempenho de computadores (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Memória virtual ajuda a melhorar desempenho de computadores (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

4. Arquivos abrindo em aplicativos errados

O Windows 10, por padrão, altera os aplicativos responsáveis por abrir determinados tipos de arquivos ao ser instalado. A mudança mais comum de comportamento é o navegador Microsoft Edge, que passa a ser padrão. Se você precisar alterar estas configurações, pode mudar os app padrão do PC.

Windows 10 permite escolher quais aplicativos abrem arquivos (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Windows 10 permite escolher quais aplicativos abrem arquivos (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

5. Favoritos no Edge

O navegador Microsoft Edge, por padrão, é instalado sem favoritos. Entretanto, assim como outros softwares como o Firefox e o Chrome, possui uma ferramenta que permite importar os links de favoritos salvos em outros navegadores da sua máquina.

Edge importa favoritos de outros navegadores (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Edge importa favoritos de outros navegadores (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

<b>6. Inicialização lenta</b>

A tendência é que, com o tempo, o computador demore mais e mais para ser inicializado. Isto ocorre por causa da grande quantidade de aplicativos instalados, que também são abertos junto com o Windows 10. Você pode remover aplicativos da inicialização do Windows 10.

Aplicativos que inicializam com o Windows deixam sistema lento (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Aplicativos que inicializam com o Windows deixam sistema lento (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

7. Atualização automática

Por padrão, a atualização do Windows é automática na nova edição, fazendo o download de novos pacotes de segurança e aplicativos em background, o que pode resultar em reinicializações inesperadas do sistema operacional. Você pode desativá-las no Windows Update e escolher horários.

Atualizações automáticas podem ser desabilitadas no Windows 10 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Atualizações automáticas podem ser desabilitadas no Windows 10 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

8. Senha para login

Assim como as versões antigas, o Windows 10 precisa que o usuário escolha uma senha para acessar o computador sempre que a máquina for ligada. Essa configuração pode ser alterada para permitir que o sistema inicie completamente sem senha, pulando esse passo.

Windows 10 pode ser inicializado sem pedir senha de usuário (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Windows 10 pode ser inicializado sem pedir senha de usuário (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

<b>9. Windows Update não funciona</b>

Por outro lado, pode ser que seu computador não esteja instalando as atualizações mesmo que você tenha configurado para que isto aconteça. Este problema pode ter várias causas, como o serviço ou o próprio Windows Update terem sido desabilitados. Se o Windows Update não funciona, há dicas para solucionar e tentar trazê-lo de volta ao normal.

Serviço desabilitado pode impedir atualizações no Windows (Foto: Reprodução/Helito BIjora)Serviço desabilitado pode impedir atualizações no Windows (Foto: Reprodução/Helito BIjora)

<b>10. Configurações de privacidade</b>

Um dos problemas de lançamento do Windows 10 foi a quantidade de informações que o sistema envia para a Microsoft sem que o usuário saiba. Felizmente, estas configurações podem ser alteradas com facilidade.

Privacidade regula dados enviados para a Microsoft (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Privacidade regula dados enviados para a Microsoft (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

<b>11. Instalação mal sucedida</b>

Antes mesmo de usar o Windows 10, é possível que o usuário enfrente diversos problemas e erros diferentes de instalação quando tenta usar o sistema operacional. Se você está tendo dificuldades para atualizar o seu sistema, há uma lista de dicas que podem resolver pequenos problemas.

Erros de instalação impedem atualização do Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft)Erros de instalação impedem atualização do Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft)

<b>12. Menu Iniciar não abre</b>

O bug que desativa o Menu Iniciar do Windows 10 é um dos mais problemáticos do sistema operacional. Felizmente, a seção possui várias soluções diferentes para cada tipo de problema do menu iniciar.

Comandos simples podem recuperar acesso ao Menu Iniciar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Comandos simples podem recuperar acesso ao Menu Iniciar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Via Trusted Reviews, PC Pro e IT Pro

Quais placas de vídeo podem ser usadas com Windows 10? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Silvestre Dantas
    2017-06-04T17:20:54

    Tenho um problema no meu windows 10 ele fica com a tela escura as vez e aparecer um icone de bateria falando quem nenhuma bateria presente oque eu posso faze pra para com esse problema ? Lembrando não é notbook é um computador algume me ajuda ?

  • Rafael Rodrigues
    2017-02-28T09:11:49

    Tenho um problema com os programas padrão: o W10 atualiza o tempo todo, e depois de uma dessas, eu não consigo mudar os programas. A aba está lá, mas por mais que eu clique no aplicativo que eu quero, não altera. Alguém poderia me ajudar???

  • Jefferson Rocon
    2016-08-23T07:01:55  

    Meu maior problema é a Internet(Via Cabo) Conecta e desconecta o tempo todo.

    recentes

    populares

    • Jefferson Rocon
      2016-08-23T07:01:55  

      Obrigado.

    recentes

    populares

    • Jefferson Rocon
      2016-08-23T07:01:55  

      Ou seja, Windows 10 veio para que você resolva todos os problemas. ...que não tinha até instalá-lo!

  • Jessica Pereira
    2016-09-02T20:57:52  

    Não é possível resolver o problema do windows update por esse link, pois é diferente a configuração.

    recentes

    populares

    • Jessica Pereira
      2016-09-02T20:57:52  

      A forma mais fácil de resolver esses problemas é não instalar.

  • Walter Carneiro
    2016-08-21T23:26:34  

    Ao reinstalar o Windows 10 mais de 35 vezes nunca mais consegui recuperar as funcionalidades para reprodução de DVDs e Blu-rays do meu PC-, oque eu tinha no fabuloso e inesquecível Windows 7. A sugestão de baixar o Windows DVD Player seria bem vinda se esse App. não fosse um tremendo desastre virtual caro e inútil. Mal consegue reproduzir alguns DVDs de Shows (filmes out) muito menos Blu-rays. Estou fora!

    recentes

    populares

    • Walter Carneiro
      2016-08-21T23:26:34  

      Ou o pacotes de codecs CCCP. Resolve rapidinho!

    recentes

    populares

    • Walter Carneiro
      2016-08-21T23:26:34  

      Isso aí Felipe - onde eu assino? É bom e grátis