Video game

24/08/2016 07h00 - Atualizado em 24/08/2016 14h24

Super Nintendo completa 25 anos; relembre momentos marcantes do console

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

O Super Nintendo, um dos consoles mais icônicos da gigante japonesa Nintendo, completou 25 anos de lançamento nos Estados Unidos. Conheça alguns dos momentos mais marcantes do videogame, desde seu lançamento com o aclamado Super Mario World até os incríveis avanços de games como Donkey Kong Country e Star Fox.

Veja a lista de jogos de Super Nintendo para download no Nintendo 3DS

Lançamento com Super Mario World (1991)

O console seguia uma das tradições da Nintendo desde o Nintendo 8 Bits, um lançamento com um jogo de Mario incluso no console. Super Mario World era uma perfeita evolução da popular fórmula de Super Mario Bros. 3, com novidades como o dinossauro Yoshi e um grande mapa permanente, em vez de dividido por mundos. O game se tornou o mais vendido da plataforma, com mais de 20 milhões de unidades.

25 anos atrás Super Mario World era lançado junto com o Super Nintendo (Foto: Reprodução/Nintendo Wiki)25 anos atrás Super Mario World era lançado junto com o Super Nintendo (Foto: Reprodução/Nintendo Wiki)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A conversão perfeita de Street Fighter 2 (1992)

Uma das maiores febres nos fliperamas, Street Fighter 2 foi um dos games que fez os jogadores perceberem que precisavam de uma nova geração, pois não era possível convertê-lo ao Nintendo 8 Bits. A conversão do Super Nintendo ficou perfeita e levou o clássico dos fliperamas direto para jogar em casa, o que na época era quase impensável. O principal competidor do Super Nintendo, o Mega Drive, demorou um pouco mais para receber o jogo e exigia um controle extra de 6 botões.

O clássico Street Fighter 2 trouxe o sucesso do fliperama para o Super Nintendo (Foto: Reprodução/Huffington Post)O clássico Street Fighter 2 trouxe o sucesso do fliperama para o Super Nintendo (Foto: Reprodução/Huffington Post)

A sensação de Super Mario Kart (1992)

Hoje é comum ver games de mascotes para todos os lados, principalmente em jogos de corrida, esportes e luta, mas foi o encanador da Nintendo que começou isso tudo, ainda no Super Nintendo. Super Mario Kart foi uma revolução para a época ao apresentar o gênero de corrida sob uma nova ótica, mais voltado para a diversão. Pela primeira vez jogadores tinham um game que não recompensava apenas a habilidade, mas também sorte, estrelado pelos rosto mais amigáveis do console.

Super Mario Kart começou uma febre com jogos de corrida divertidos para o Super Nintendo (Foto: Reprodução/Nintendo Life)Super Mario Kart começou uma febre com jogos de corrida divertidos para o Super Nintendo (Foto: Reprodução/Nintendo Life)

O tiro de raspão da Super Scope (1992)

Um dos maiores sucessos do Nintendo 8 Bits foi a popular pistola Zapper, que permitia atirar em alvos diretamente na TV. Quando a Nintendo anunciou então a Super Scope, uma espécie de bazuca para o Super Nintendo, houve bastante expectativa sobre ela. O aparelho até fazia o que prometia, mas não tinha tantos jogos que valessem a pena e não caiu no gosto do público. Ele recebeu jogos por um tempo, e um dos mais relevantes era Yoshi’s Safari, de 1993.

A Super Scope não foi tão popular quanto a Zapper, mas teve alguns bons jogos no Super Nintendo, como Yoshis Safari (Foto: Reprodução/YouTube)A Super Scope não foi tão popular quanto a Zapper, mas teve alguns bons jogos no Super Nintendo, como Yoshi's Safari (Foto: Reprodução/YouTube)

Nasce a lenda com The Legend of Zelda: A Link to the Past (1992)

Uma grande série do Nintendo 8 Bits, o formato de The Legend of Zelda até então era variável – o primeiro game tinha visão aérea, enquanto a do segundo era lateral. A franquia começou a estabelecer suas raízes apenas quando The Legend of Zelda: A Link to the Past foi lançado, e essa semente eventualmente daria fruto a um dos jogos mais aclamados de todos os tempos, The Legend of Zelda: Ocarina of Time no Nintendo 64.

The Legend of Zelda: A Link to the Past estabeleceu o formato da franquia no Super Nintendo (Foto: Reprodução/Coop Dojo)The Legend of Zelda: A Link to the Past estabeleceu o formato da franquia no Super Nintendo (Foto: Reprodução/Coop Dojo)

Os gráficos em 3D de Star Fox (1993)

Os gráficos do Super Nintendo eram incríveis quando o console foi lançado, mas, assim como todos os videogames da época, em 2D. Imaginem a surpresa quando Star Fox foi lançado e, com a ajuda do famoso chip Super FX, fez o pequeno console ser capaz de produzir jogos em 3D, ainda que rudimentares. Star Fox era um game primoroso e não apenas exibia o 3D, mas também o utilizava para criar uma nova série de peso para a Nintendo.

Star Fox surpreendeu a todos com gráficos 3D no Super Nintendo graças ao chip Super FX (Foto: Reprodução/Wikipedia)Star Fox surpreendeu a todos com gráficos 3D no Super Nintendo graças ao chip Super FX (Foto: Reprodução/Wikipedia)

Remakes em Super Mario All-Stars (1993)

Em seu segundo ano, o Super Nintendo ganhou um pacote extremamente nostálgico com Super Mario All-Stars. Remakes e remasterizações hoje são comuns, mas este foi o primeiro contato que jogadores da época tiveram com versões refeitas de velhos favoritos. O pacote trazia remakes dos games de Nintendo 8 Bits: Super Mario Bros., Super Mario Bros. 2 (versão dos EUA) e Super Mario Bros. 3, além de Super Mario: The Lost Levels, uma versão mais difícil de Super Mario Bros. que havia sido lançada no Japão como Super Mario Bros. 2.

Super Mario All-Stars deu a oportunidade de jogadores reverem Super Mario Bros. 3 no Super Nintendo (Foto: Reprodução/Significant Bits)Super Mario All-Stars deu a oportunidade de jogadores reverem Super Mario Bros. 3 no Super Nintendo (Foto: Reprodução/Significant Bits)

A violência de Mortal Kombat (1993)

Durante a disputa entre o Super Nintendo e o Mega Drive, a Nintendo tentava combater a imagem de que seus videogames eram muito infantis, e Mortal Kombat surgiu nesse momento. Com a extrema violência para a época, muitos pensaram que o game não seria lançado em uma plataforma Nintendo devido pelo teor e histórico da empresa. Porém, Mortal Kombat chegou ao Super Nintendo com uma boa conversão, apesar de sem sangue, e provou que algo havia mudado na empresa.

Apesar de censurado Mortal Kombat chegou ao Super Nintendo e quebrou paradigmas da Nintendo (Foto: Reprodução/Games Radar)Apesar de censurado Mortal Kombat chegou ao Super Nintendo e quebrou paradigmas da Nintendo (Foto: Reprodução/Games Radar)

A febre de Donkey Kong Country (1994)

O Super Nintendo perdeu espaço para o Mega Drive por um tempo, graças ao agressivo marketing da concorrente Sega, porém um jogo virou a mesa. Donkey Kong Country, com seus incríveis gráficos pré-renderizados (criados em 3D e depois convertidos para 2D), iniciou uma febre sobre o retorno do clássico personagem da Nintendo que levou o Super Nintendo a uma esmagadora vitória. A série também garantiu duas sequências: Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong Quest e Donkey Kong Country 3: Dixie Kong’s Double Trouble.

Com seus belos gráficos pré-renderizados Donkey Kong Country levou o Super Nintendo à vitória sobre o Mega Drive (Foto: Reprodução/Funny Malaysia)Com seus belos gráficos pré-renderizados Donkey Kong Country levou o Super Nintendo à vitória sobre o Mega Drive (Foto: Reprodução/Funny Malaysia)

O contraste de Super Mario World 2: Yoshi’s Island (1995)

Ao mesmo tempo em que a Nintendo abria as portas para Mortal Kombat e os gráficos realistas de Donkey Kong Country, a sequência de Super Mario World levava o Super Nintendo para uma direção completamente diferente. Super Mario World 2: Yoshi’s Island colocava o dinossauro Yoshi como protagonista e contava uma história de quando Mario ainda era um bebê. Com gráficos que lembravam o desenho de uma criança, repleto de cores vibrantes, Yoshi’s Island escondia uma jogabilidade incrivelmente profunda e complexa, o ápice do gênero de plataforma na geração.

Super Mario World 2: Yoshis Island levou a franquia em uma direção diferente no Super Nintendo e atingiu o ápice do gênero plataforma (Foto: Reprodução/Vivaldi Blog)Super Mario World 2: Yoshi's Island levou a franquia em uma direção diferente no Super Nintendo e atingiu o ápice do gênero plataforma (Foto: Reprodução/Vivaldi Blog)

Você ainda joga games retrô nos consoles? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Thyago Santos
    2016-08-24T12:00:11  

    Nintendo reuniu os melhores jogos possíveis, inovou, criou, surpreendeu durante anos, hoje infelizmente acabou, vivem de jogos que sabem que mexe com a nostalgia dos adultos.

    recentes

    populares

    • Thyago Santos
      2016-08-24T12:00:11  

      acabou não, pokemon go está bombando.

    recentes

    populares

    • Thyago Santos
      2016-08-24T12:00:11  

      Nintendo tá na beira do abismo, mas tudo pode virar, só depende deles

  • Pablo Ferreira
    2016-08-24T14:03:02  

    Esses video games deveriam ser lançados de novo do mesmo jeitinho de antes, sem tirar nem pô.. nem que fosse pra crianças abaixo de 10 anos. eu comprava na hora.

    recentes

    populares

    • Pablo Ferreira
      2016-08-24T14:03:02  

      iria vender menos de 1 milhão de consoles, prejuízo certo!

    recentes

    populares

    • Pablo Ferreira
      2016-08-24T14:03:02  

      Tá no crack

  • Wanderson Macedo
    2016-08-24T11:27:12  

    Eu tenho um ps4, mais nada se compara esses consoles dos tempos do super nintendo e mega drive, eu me divertia mais com os consoles antigos!!

    recentes

    populares

    • Wanderson Macedo
      2016-08-24T11:27:12  

      Karlucho. A questão é que não faziam amizades; eram só uns chupins mesmo que vinham jogar e acabavam passando a tarde e tomando café e lanche... Comigo essa raça não se criava. Só se alugassem jogos. Daí é outra história hehehehe

    recentes

    populares

    • Wanderson Macedo
      2016-08-24T11:27:12  

      Depende Karlucho, jogo direto um Fifa com os parças

  • Fernando Pinheiro
    2016-08-30T12:04:58  

    Não mencionou Chrono Trigger!!! Que absurdo!

    recentes

    populares

    • Fernando Pinheiro
      2016-08-30T12:04:58  

      e killer instinct, game de luta da nintendo com a Rare, Super Mario RPG, os Megaman, entre outros marcos.

  • Gustavo Flima
    2016-08-25T14:47:50  

    Donkey Kong Country é o melhor

    recentes

    populares

    • Gustavo Flima
      2016-08-25T14:47:50  

      zelda é o melhor

  • Thiago Maia
    2016-08-24T14:41:22  

    Era natal no ano de 1996, e o que eu mais queria na vida? Claro, um super nintendo, o video game mais cobiçado por nós crianças naquela época. Lembro que jamais pensei que pudesse ganhar um snes dos meus pais, pois era muito caro e na época e meu pai não tinha condições. Eis que na manhã do natal, acordo e tem um bilhete do papai noel pedindo para eu procurar meu presente que estava escondido no meu quarto, não pensei duas vezes, olhei pra debaixo da cama e o encontrei embrulhado naquele papel vermelho pronto para ser rasgado. Que emoção!!!. Obrigado meu pai!!!

    recentes

    populares

    • Thiago Maia
      2016-08-24T14:41:22  

      eu ganhei o meu tbm em 1997, depois de um grande enchente dia 11/01/1997 porque minha casa inundou toda e todos na rua adoravam minha familia e um cara que trabalhava no IBGE e fez o censo em minha casa, ficou comovido e me presenteou Eu ainda tenho o meu com as fitas do Mario e tbm supermetroid......tempo muito bom aquele.eu tinha 9 anos.

    recentes

    populares

    • Thiago Maia
      2016-08-24T14:41:22  

      Que época boa, lembrei primeira vez que joguei, foi Top Gear 1 tempo que não volta mais....

  • Henrick
    2016-08-25T22:45:46  

    que epoca boa obrigado DEUS por eu ter visto tudo isso e os fliperamas realmente Inesquecível vlw

    recentes

    populares

    • Henrick
      2016-08-25T22:45:46  

      concordo plenamente, ate hoje tenho minha lista top 10 preferida na memoria

    recentes

    populares

    • Henrick
      2016-08-25T22:45:46  

      concordo plenamente, ate hoje tenho minha lista top 10 preferida na memoria

  • Cláudio Silva
    2016-08-24T12:19:27  

    Matéria comemorativa de Snes sem Chrono Trigger não é de respeito.

    recentes

    populares

    • Cláudio Silva
      2016-08-24T12:19:27  

      Super Metroid também

  • Leandro Gonçalves
    2016-08-26T18:03:18

    Faltou Super Metroid q é um dos melhores jogos da história

  • Rodrigo Silva
    2016-08-25T08:01:48  

    E o Alejo não ganhou nenhuma Bola de Ouro da Fifa.... jogava mais que Messi, Neymar, Cristiano Ronaldo e Suares juntos...

    recentes

    populares

    • Rodrigo Silva
      2016-08-25T08:01:48  

      Infelizmente o Allejo não vai ganhar nada da FIFA, já que ele é da concorrência (International Super Star Soccer e Pes).

  • Mauro Sókrates
    2016-08-26T00:13:23

    Lembrando que Super Mario All-Stars/Collection foi lançado em comemoração aos 100 milhões de games do Mario vendidos na época (fora os piratas).

  • Palmeiras Itaquaquecetuba
    2016-08-25T08:16:31  

    Eu nunca tive porque minha mãe dizia que estragava a televisão...

    recentes

    populares

    • Palmeiras Itaquaquecetuba
      2016-08-25T08:16:31  

      Então as maes tinham razao. kkkk

    recentes

    populares

    • Palmeiras Itaquaquecetuba
      2016-08-25T08:16:31  

      No caso do Atari sim, mas não dos vídeo games a partir da era 8 bits(nintendinho, master system,etc.) pois estes já dispunham de movimentação de cenários, onde nenhuma imagem permanecia parada na tela por muito tempo.

  • Pablo Barbosa
    2016-08-25T09:55:06  

    Até hj lembro a senha do Megaman X2 pra ele ter a armadura completa

    recentes

    populares

    • Pablo Barbosa
      2016-08-25T09:55:06  

      Passwords.

    recentes

    populares

    • Pablo Barbosa
      2016-08-25T09:55:06  

      Isso aí msm kkkkk

  • DIEGO RODRIGUES
    2016-08-25T09:38:33

    Cadê os mega clássicos: Super Ghousl'n Ghost, Rock in Roll Racing, Pillotwings, Super Metroid, Top Gear, F-Zero???? Fazer uma lista e não citar esses clássicos é fail ao extremo...

  • Adonai Araujo
    2016-08-25T09:12:52

    Faltou citar o top gear e o super star soccer.

  • Adonai Araujo
    2016-08-25T09:12:52

    Faltou citar o top gear e os super star soccer.

  • Thiago Oliveira
    2016-08-25T09:07:44

    melhor vídeo game que tive, super star soccer, super metroid, top gerar, mario, doken kong entre outros se for falar só acaba amanhã Que saudade!!!!!

  • Gabriel Silva
    2016-08-24T18:46:04  

    Super Nintendo é o melhor vídeo game já feito.

    recentes

    populares

    • Gabriel Silva
      2016-08-24T18:46:04  

      melhor foi o polystation

    recentes

    populares

    • Gabriel Silva
      2016-08-24T18:46:04  

      o melhor foi o atary kkkkkk

  • Leonardo Borges
    2016-08-25T08:58:16

    Eu citaria também a trilha sonora de rock and roll racing.

  • Wu King
    2016-08-25T01:47:21  

    SUPER NINTENDO + GAME BOY = OS MELHORES ATE HOJE /////////////////@

    recentes

    populares

    • Wu King
      2016-08-25T01:47:21  

      xOne é muito bom tbm

  • Marcio Pereira
    2016-08-24T17:07:18  

    Palmeiras não tem mundial

    recentes

    populares

    • Marcio Pereira
      2016-08-24T17:07:18  

      Palmeiras não tem mundial e nunca vai ter. Kkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Marcio Pereira
      2016-08-24T17:07:18  

      kkkkkkkkkkkkkkk

  • Wesley Silva
    2016-08-25T08:36:21

    Nossa que tempo bom quando tinha meu Nitendo, era escola e Snes tinha responsabilidade nenhuma minha vida era só estudar e jogar, agora tenho nem tempo de ligar meu PS4, minha filha joga mais do que eu..rsrsrs

  • Ricardo Monico
    2016-08-25T08:35:38

    Sem dúvida o Super Nintendo revolucionou ao lançar jogos de Arcade para consoles domesticos mas na minha modesta opinião o Donkey Kong foi o melhor e mais revolucionário jogo lançado para Snes, em gráfico, jogabilidade, dificuldade, itens secretos, eu nunca joguei nada melhor na minha vida... Outros títulos marcantes tbm foram Top Gear2, melhor jogo de corrida q joguei e International Super Star Soccer, prepulsor do formato dos títulos de games de futebol q dividem a preferência dos gamers hj... Ainda bem q faço parte da geração q pôde participar disso...

  • Jorge Souza
    2016-08-25T08:21:02

    Quantas sextas-feiras a noite e madrugada adentro jogando snes. Depois sábado de manhã acordava cedo pra ir na casa dos amigos na rua para jogar também. Bons tempos

  • Samanta Vlasack
    2016-08-24T16:44:14  

    Não esquecendo de Bomberman, Xmen, Aladdim, Mikey e faroeste.

    recentes

    populares

    • Samanta Vlasack
      2016-08-24T16:44:14  

      vdd, sem contar gun smoke

    recentes

    populares

    • Samanta Vlasack
      2016-08-24T16:44:14  

      Se enumerarmos todos os jogos bons do Super Nintendo ficamos até amanhã escrevendo.