Jogos de RPG

30/09/2016 08h00 - Atualizado em 18/04/2017 11h47

Conheça as diferenças entre os jogos Clash Royale e Clash of Clans

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Clash Royale e Clash of Clans são dois jogos da produtora Supercell para iPhone (iOS) e Android e que brincam com o conceito de estratégia, mas que, no fundo, são dois títulos diferentes, que não se parecem tanto quanto os fãs imaginam. Afinal, apenas Clash Royale conseguiu superar a fabre de Pokémon Go entre os jogos mais baixados da Google Play Store. Confira as principais diferenças e entenda como identificá-los corretamente:

Clash of Clans: como jogar online o divertido game para Android e iOS

Jogabilidade

A maior diferença está na jogabilidade. Clash of Clans chegou antes e é um jogo social e mais voltado para a estratégia em tempo real, lembrando antigos games como Starcraft e Age of Empires, mas com uma pegada maior de evolução de ambientes e construção de cidades. O que conta aqui também é a relação com amigos ou desconhecidos via rede, capaz de beneficiar suas unidades e equipamentos.

Veja 5 dicas para jogar melhor Clash Royale no vídeo abaixo:


Já Clash Royale se assemelha mais a um game do tipo "defesa de torres", mas se diferencia do outro muito por conta do sistema baseado em cartas. É possível montar baralhos que farão toda a diferença nas batalhas, capazes de invocar habilidades ou unidades em campo, que correrão ao seu auxílio.

Monetização

Os dois jogos suportam monetização, ou seja, sistema que utiliza dinheiro real para ajudar nos custos, mas em Clash of Clans isso não está tão presente. É claro que pode-se comprar benefícios, melhorar unidades, obter novos espaços, somente gastando o bom e velho dinheiro, mas é possível jogar 100% do game sem torrar um centavo sequer.

Clash Royale é o jogo mais novo da produtora (Foto: Divulgação/Supercell)Clash Royale é o jogo mais novo da produtora (Foto: Divulgação/Supercell)

Já Clash of Clans é o contrário. O jogo, até certo ponto, te incentiva a gastar. É um game que preza muito mais pelo que você tem do que pela sua estratégia. A cadência de evolução é mais penosa para quem quer jogar sem gastar nada, por isso prepare-se para demorar bastante na evolução ou passar dificuldades ao jogar contra quem já é evoluído.

Gráficos

Os gráficos entre os dois jogos não são tão diferentes assim, mas têm suas particularidades, principalmente pela diferença de desenvolvimento que separa os dois. Clash of Clans foi lançado em 2012 nas redes sociais e também para dispositivos móveis. Já Clash Royale é do início de 2016, quatro anos depois.

Clash of Clans tem estilo de estratégia (Foto: Divulgação/Supercell)Clash of Clans tem estilo de estratégia (Foto: Divulgação/Supercell)

Isso possibilitou uma diferença gráfica, ainda que sutil, entre os dois jogos. Por isso Clash Royale pode ser considerado um pouco mais polido e bonito – ainda que Clash of Clans tenha recebido atualizações ao longo dos anos.

Sistema de cartas

A principal diferença entre os dois jogos é o sistema de cartas que está totalmente ausente em Clash of Clans, e é o principal ponto da jogabilidade de Clash Royale, como citado acima.

Clash Royale segue o esquema de cartas e defesa de torres (Foto: Divulgação/Supercell)Clash Royale segue o esquema de cartas e defesa de torres (Foto: Divulgação/Supercell)

As cartas e os baralhos deixam Clash Royale mais parecido com Hearthstone: Heroes of Warcraft e Gwent do que com Clash of Clans. É possível construir e personalizar decks, mas com as limitações impostas pelo quesito "social" do jogo.

eSports

Recentemente, ocorreu um torneio oficial no Brasil de Clash Royale, na Brasil Game Cup. O jogo é mais voltado para os eSports do que o seu "irmão mais velho", que é mais social e pode ser jogado com menos comprometimento.

Clash Royale tem uma pegada de eSports (Foto: Divulgação/BGC)Clash Royale tem uma pegada de eSports (Foto: Divulgação/BGC)

Isso não quer dizer que não existam torneios de Clash of Clans. O formato que Clash Royale impõe, de disputa entre dois participantes e com possibilidade de tempo real, deixa tudo mais propício para a modalidade esportiva.

Clash Royale e Clash of Clans são similares em pontos cruciais, mas também bem diferentes em outros termos. Ainda assim, os dois divertem de forma igual os fãs do gênero, seja de estratégia ou de cartas.

Qual o melhor jogo para smartphones? Responda no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sidnei Ropelato
    2016-10-01T08:14:22

    Me desculpe, mais ou estão pagando muito para a Globo divulgar esses jogos, ou ela esta com uma grande porcentagem nisso. Só aqui falam que isso é, ou esta sendo um sucesso. Inventar coisa para essas crianças e adolescentes gastarem o dinheiro de muitos pais que nem condições tem, de bancar os filhos.

  • Mauricio Santos
    2016-09-30T19:44:39  

    Jogo a uns tres meses o clash Royale e de fato é bacana. Pena que eles criam dificuldades adicionais tipo por vezes o servidor sai e só um dos jogadores fica fora, vc apanha e perde trofeus. Também há uma energia chamada de elixir que nem sempre é fornecida igualmente entre os dois jogadores, se não comprar gemas (moedas) vc fica patinando. No mais é divertido.

    recentes

    populares

    • Mauricio Santos
      2016-09-30T19:44:39  

      Aí vc acredita que está faltando algo e compra, e o resultado é: grana.

    recentes

    populares

    • Mauricio Santos
      2016-09-30T19:44:39  

      Nunca gastei 1 centavo e estou na ultima arena. Por isso digo e repito, vc não entedeu nada o jogo. Enfrentei varios mais forte em level e ganhei. O jogo é bem equilibrado sim.

  • Maciel Martins
    2016-09-30T17:06:03  

    Resumindo: Clash (os dois) estratégia, Pokemon é o que mesmo? Então clash é para inteligente.

    recentes

    populares

    • Maciel Martins
      2016-09-30T17:06:03  

      clash royale e clash of clans são os melhores jogos da supercell

  • Nilmara Amaral
    2016-10-01T10:22:13

    clash royale é mto ruim, coc é mto melhor pena q a supercell esta boicotando o jogo para migrarem para o clash royale.

  • Fluminense Stjd
    2016-10-01T03:40:51  

    Crianças jogar esse joguinho aí, Homens jogam Age Of Empires.

    recentes

    populares

    • Fluminense Stjd
      2016-10-01T03:40:51  

      Existe os homens que jogam Age Of Empires e os que ainda não conhecem Age Of Empires. Você faz parte da segunda opção, ainda.

    recentes

    populares

    • Fluminense Stjd
      2016-10-01T03:40:51  

      Age parou no tempo.

  • Felipe Carvalho
    2016-09-30T16:18:12  

    Palhaçada de fazerem a chamada comparando com Pokemon Go só para ganhar acessos. Pokemon Go, sozinho, tem números muito mais expressivos que os outros dois jogos juntos. É incomparável.

    recentes

    populares

    • Felipe Carvalho
      2016-09-30T16:18:12  

      no Brasil não!

    recentes

    populares

    • Felipe Carvalho
      2016-09-30T16:18:12  

      Pokémon Go é extremamente enjoativo, varios já param de jogar....enquanto CoC tem 4 anos na praça e CR está no eSports.

  • Leonardo Netto
    2016-09-30T18:08:10  

    Não acredito joguinho, por isso jovens alienados . Sou mais ir pra rua pegar mulher é bem melhor ....

    recentes

    populares

    • Leonardo Netto
      2016-09-30T18:08:10  

      Pegar mulher é normal cara, qualquer um pega, não é só vc que faz isso. Não quer dizer que não possa jogar jogos só porque pega mulher. hahah é mole... cada nerd que vem aqui falar asneiras.

    recentes

    populares

    • Leonardo Netto
      2016-09-30T18:08:10  

      leonardo netto lembre se q pokemon go não é mulher meu jovem, fica a dica.

  • Thiago Roberto
    2016-09-30T12:32:08  

    materia financiada, esse jogo é muito ruim

    recentes

    populares

    • Thiago Roberto
      2016-09-30T12:32:08  

      O jogo é muito bom, talvez vc não goste do estilo dele, isso é diferente...Tem um ditado que diz assim "Para um mal fud3d0r até o saco atrapalha".....e para quem não sabe jogar, fica dizendo que o jogo é ruim.

    recentes

    populares

    • Thiago Roberto
      2016-09-30T12:32:08  

      cara sou fan de clash of clans nao curti muito royale, respeito quem joga mas q o clash é top é sim. tenho uma cv 9 quase full so falta 50 muros para eu mandar para cv 10

  • Josivan Silva
    2016-10-01T09:49:26

    Cilada Bino !

  • Levy Gonçalves
    2016-09-30T20:25:35  

    Galera quem quiser entrar num clâ de peso, no jogo Clash Royale, e aprender muito com o jogo . O nome do nosso clâ é "BemLokos" estamos recrutando. Temos diretrizes no Clâ..quem quiser entrar será bem vindo.

    recentes

    populares

    • Levy Gonçalves
      2016-09-30T20:25:35  

      BemLokos?

    recentes

    populares

    • Levy Gonçalves
      2016-09-30T20:25:35  

      isso

  • Hipocampo Nervoso
    2016-10-01T09:14:11

    Tenho 86 anos, , eu e mais 50 amigos com a mesma faixa de idade jogamos Asteroids, somos nível senior.

  • Evaldo Oliveira
    2016-10-01T09:00:40

    Matéria ficou meio confusa, deviam ter editado melhor, no momento que fala da monetização cita o mesmo game duas vezes e a diferença não se sabe de quem está falando. No Clash of Clans os desenvolvedores tinham que "baratear" mais as construções, pois para quem quer se divertir e não gastar grana fica muito inviável, vide os muros a partir de um determinado nível se torna muito caro, mesmo usando os recursos que o game dá.

  • Moizes Reis
    2016-10-01T08:57:38

    antes eu jogava world at arms agora estamos no clash of clans ,clan com 50 jogadores com idade de 20 a 56 anos,somos a MATRIX-BR

  • Moizes Reis
    2016-10-01T08:45:57

    tenho 43 anos, eu e mais 50 amigos com a mesma faixa de idade jogamos clash of clans, MATRIX-BR somos nivel 9

  • Polêmico
    2016-10-01T06:51:33  

    Nunca ouvi falar desse jogo

    recentes

    populares

    • Polêmico
      2016-10-01T06:51:33  

      Nem eu.

  • Diego Neves
    2016-10-01T05:38:45

    essas são as verdades clash royale?

  • Daniel Flamarion
    2016-09-30T12:35:45  

    o adblock nao pegou essa propaganda =P

    recentes

    populares

    • Daniel Flamarion
      2016-09-30T12:35:45  

      Merece um trocadilho: Adblock não pegou a propaganda, mas o Adnet pegou!

    recentes

    populares

    • Daniel Flamarion
      2016-09-30T12:35:45  

      Br's

  • Everton Nascimento
    2016-09-30T15:35:18  

    Jogo de homem é de futebol, carro e tiro.... fora isso só os virjão, tipo lol....

    recentes

    populares

    • Everton Nascimento
      2016-09-30T15:35:18  

      hahaha acho que o clã dele não deu muito certo

    recentes

    populares

    • Everton Nascimento
      2016-09-30T15:35:18  

      o que é "lol" Everton Nascimento? isso porque ele nem curte né, e sabe de todos...

  • Paulo Mendes
    2016-09-30T23:49:24

    Clash royale é assim, quando você ta perdendo ta ganhando kkkkkk

  • Matheus Oliveira
    2016-09-30T22:32:40

    RESHETEG CLASH ROYALE UM DUELO MAIS QUE ABSURDO CLASH ROYALE

  • Sheilla Tavares
    2016-09-30T19:07:39  

    Jogo os dois . O Royale jogo desde o primeiro dia. Adooooooro os dois.

    recentes

    populares

    • Sheilla Tavares
      2016-09-30T19:07:39  

      entra no meu clã IMPEKKAVEIS

  • Levy Gonçalves
    2016-09-30T20:45:15

    Galera quem quiser entrar num clã de peso, no jogo Clash Royale, e aprender muito com o jogo . O nome do nosso clã é "BemLokos" estamos recrutando. Temos diretrizes no Clã..quem quiser entrar será bem vindo.

  • Levy Gonçalves
    2016-09-30T20:28:07

    Clã " BemLokos" a galera doa muitas cartas!! Vem pro Clã você também!!!

  • Leo Go
    2016-09-30T20:16:03

    Pra quem quer ter vida social, não baixe o jogo clash of clans! Muito viciante. experiência própria.

  • Marcelo Silva
    2016-09-30T18:11:26  

    Quem jogou briga de rua no mega drive sabe do que estou falando (O melhor), dê um joinha!

    recentes

    populares

    • Marcelo Silva
      2016-09-30T18:11:26  

      Tu é velho heim!!! Eu também kkk, bons tempos!