Fabricantes

28/09/2016 07h00 - Atualizado em 28/09/2016 07h00

Nintendo 64 faz 20 anos; relembre os melhores momentos do console

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

O Nintendo 64 completou recentemente 20 anos do seu lançamento nos Estados Unidos, em 26 de setembro de 1996 e até hoje é lembrado como o videogame que deu os primeiros passos no mundo do 3D. Relembre alguns dos momentos mais marcantes da história do console.

Nintendo 64 completa 20 anos; conheça os jogos mais raros do console

A revolução de Super Mario 64 (1996)

Quando o Nintendo 64 foi lançado ele tinha ao seu lado o eterno mascote da Nintendo em um jogo perfeito de lançamento: Super Mario 64. Desde os anos 80, Mario era considerado o ápice dos jogos de plataforma e sua entrada no mundo 3D estabeleceu o patamar do que era esperado para outras séries que também pretendiam realizar esse salto.

Super Mario 64 foi o carro-chefe do Nintendo 64 em seu lançamento 20 anos atrás (Foto: Reprodução/Nintendo Wiki) (Foto: Super Mario 64 foi o carro-chefe do Nintendo 64 em seu lançamento 20 anos atrás (Foto: Reprodução/Nintendo Wiki))Super Mario 64 foi o carro-chefe do Nintendo 64 em seu lançamento 20 anos atrás (Foto: Reprodução/Nintendo Wiki)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Com grandes mundos em 3D que o jogador tinha total liberdade para explorar, Super Mario 64 exibia o poder do Nintendo 64 em gerar ambientes abertos e com profundidade em uma época que a tecnologia 3D ainda engatinhava. O estilo do jogo do encanador no entanto foi um pouco mudado e ao invés de fases para chegar até o final agora era preciso procurar por estrelas dentro desses mundos 3D.

Mario Kart para quatro pessoas (1996)

Uma das novidades no hardware do Nintendo 64 era sua capacidade para conectar até quatro controles, o que claramente direcionava o console para multiplayer. Mario Kart 64 foi o porta-bandeira desta novidade ao trazer a fórmula de sucesso do Super Nintendo, agora com até 4 pessoas. O jogo ficou ainda mais divertido, como seu modo Battle ganhou mais destaque com a eterna "Block Fort".

Mario Kart 64 com 4 pessoas demonstrava o potencial do Nintendo 64 para multiplayer (Foto: Reprodução/YouTube) (Foto: Mario Kart 64 com 4 pessoas demonstrava o potencial do Nintendo 64 para multiplayer (Foto: Reprodução/YouTube))Mario Kart 64 com 4 pessoas demonstrava o potencial do Nintendo 64 para multiplayer (Foto: Reprodução/YouTube)

A perda de Final Fantasy 7 (1996)

Nem tudo foi positivo no começo de vida do Nintendo 64, pois a opção da Nintendo em utilizar cartuchos em seu console ao invés de CDs custou a ela sua parceria com a Square Enix

Final Fantasy 7 estava em produção para o Nintendo 64 e seria exclusivo da plataforma Nintendo assim como todos os capítulos anteriores, porém o alto custo dos cartuchos e suas limitações técnicas fizeram a produtora levar o game para o PlayStation One.

A Square Enix chegou a mostrar uma demo com os personagens de Final Fantasy 6 em 3D supostamente para o Nintendo 64 (Foto: Reprodução/Fantasy Anime) (Foto: A Square Enix chegou a mostrar uma demo com os personagens de Final Fantasy 6 em 3D supostamente para o Nintendo 64 (Foto: Reprodução/Fantasy Anime))A Square Enix chegou a mostrar uma demo com os personagens de Final Fantasy 6 em 3D supostamente para o Nintendo 64 (Foto: Reprodução/Fantasy Anime)

Inovação no controle (1996-2000)

Um dos destaques do Nintendo 64 era o seu controle nada convencional, com 3 abas que permitiam 3 posições diferentes e um direcional analógico que mais tarde se tornou o padrão para a indústria.

Ele também foi o primeiro a introduzir o efeito de Rumble através de um acessório chamado Rumble Pack que acompanhava Star Fox 64, e interação entre console e portátil com o Transfer Pack que permitia jogar Pokémon Stadium com seus monstros do GameBoy.

Direcionais analógicos e efeito Rumble hoje considerados padrão foram criados pela Nintendo no Nintendo 64 (Foto: Reprodução/Wikipedia) (Foto: Direcionais analógicos e efeito Rumble hoje considerados padrão foram criados pela Nintendo no Nintendo 64 (Foto: Reprodução/Wikipedia))Direcionais analógicos e efeito Rumble hoje considerados padrão foram criados pela Nintendo no Nintendo 64 (Foto: Reprodução/Wikipedia)

Ascensão da Rare (1997-2001)

No Super Nintendo, a produtora Rare foi essencial para a Nintendo, com games como a série Donkey Kong Country, mas ela ainda mostraria mais o seu valor no Nintendo 64.

Sozinha a empresa foi responsável por vários clássicos no console, como: GoldenEye 007, Diddy Kong Racing, Banjo-Kazooie, Jet Force Gemini, Donkey Kong 64, Perfect Dark, Banjo-Tooie e ainda o polêmico Conker’s Bad Fur Day.

Na apresentação do game Conker’s Bad Fur Day o esquilo serra o logo do Nintendo 64 e o substitui pelo da Rare (Foto: Reprodução/YouTube) (Foto: Na apresentação do game Conker’s Bad Fur Day o esquilo serra o logo do Nintendo 64 e o substitui pelo da Rare (Foto: Reprodução/YouTube))Na apresentação do game Conker's Bad Fur Day o esquilo serra o logo do Nintendo 64 e o substitui pelo da Rare (Foto: Reprodução/YouTube)

Chegada dos FPS aos consoles (1997-2000)

Graças à introdução dos direcionais analógicos no Nintendo 64 as produtoras puderam utilizar esse método de controle como um substituto ao mouse nos jogos de tiro, com GoldenEye 007 da Rare como um belo exemplo.

Esse método que precedeu o que conhecemos hoje como “Dual Analog” garantiu que o videogame recebesse títulos como Hexen: Beyond Herectic, Turok: Dinosaur Hunter, Doom 64, Quake, Duke Nukem 64, além dos já mencionados GoldenEye 007 e Perfect Dark.

Além de trazer uma incrível campanha GoldenEye 007 também apresentou um ótimo multiplayer no Nintendo 64 (Foto: Reprodução/YouTube) (Foto: Além de trazer uma incrível campanha GoldenEye 007 também apresentou um ótimo multiplayer no Nintendo 64 (Foto: Reprodução/YouTube))Além de trazer uma incrível campanha GoldenEye 007 também apresentou um ótimo multiplayer no Nintendo 64 (Foto: Reprodução/YouTube)

Diversificação de Mario (1998-2000)

A Nintendo havia descoberto uma fórmula de sucesso com Mario Kart, especialmente com o multiplayer para até quatro pessoas em Mario Kart 64, e isso levou o encanador a diversificar seus negócios. Logo surgiu Mario Party, uma série que misturava um jogo de tabuleiro com minigames divertidos e se tornou febre para reunir os amigos.

Ele também estrelou os games de esporte Mario Golf e Mario Tennis, os quais tinham contrapartes no GameBoy com um robusto modo RPG. Através do acessório Transfer Pak era possível ainda transferir o seu personagem original do GameBoy para o console ou destravar personagens extras.

Mario Party trazia muitos minigames divertidos em uma estrutura de jogo de tabuleiro no Nintendo 64 (Foto: Reprodução/GameFaqs) (Foto: Mario Party trazia muitos minigames divertidos em uma estrutura de jogo de tabuleiro no Nintendo 64 (Foto: Reprodução/GameFaqs))Mario Party trazia muitos minigames divertidos em uma estrutura de jogo de tabuleiro no Nintendo 64 (Foto: Reprodução/GameFaqs)

O ápice com The Legend of Zelda: Ocarina of Time (1998)

Apesar de ter tido alguns bons momentos o ponto alto do Nintendo 64 é sem sombra de dúvida o lançamento do "The Legend of Zelda: Ocarina of Time", o jogo que fez a conversão da série para 3D com maestria. O game trouxe uma história épica do bem contra o mal em um enorme mundo cheio de vida pelo qual se podia cavalgar e viver aventuras, além de viajar no tempo e tentar evitar um terrível futuro.

The Legend of Zelda: Ocarina of Time foi um dos games mais aclamados em sua época no Nintendo 64, tanto pela crítica quanto pelo público. Por muitos anos ele continuou sendo lembrado em enquetes, nas quais muitas vezes foi considerado o melhor jogo de todos os tempos.

The Legend of Zelda: Ocarina of Time foi o ponto alto da trajetória do Nintendo 64 (Foto: Reprodução/YouTube) (Foto: The Legend of Zelda: Ocarina of Time foi o ponto alto da trajetória do Nintendo 64 (Foto: Reprodução/YouTube))The Legend of Zelda: Ocarina of Time foi o ponto alto da trajetória do Nintendo 64 (Foto: Reprodução/YouTube)

A incrível conversão de Resident Evil 2 (1999)

Algum tempo após toda a polêmica com Final Fantasy 7, o Nintendo 64 continuava sem receber alguns dos grandes lançamentos de games, já que seus cartuchos tinham a capacidade de armazenamento limitada, especialmente quando se tratava das belas cenas de computação gráfica que eram possíveis no PSOne e Sega Saturno. Com a ajuda da Capcom, a Nintendo tentou reverter isso ao converter Resident Evil 2 para o console.

O game utilizava um cartucho especial de 512 MB e mais uma série de ferramentas para comprimir seu conteúdo, desde os cenários que eram imagens pré-renderizadas, até as cenas em computação gráfica. O resultado final foi uma conversão perfeita que fez com que o jogo de dois CDs de 640 MBs cada, coubesse em um único cartucho de 64 MB.

Resident Evil 2 surpreendeu com uma conversão fiel no Nintendo 64 (Foto: Reprodução/Watch Us Play Games) (Foto: Resident Evil 2 surpreendeu com uma conversão fiel no Nintendo 64 (Foto: Reprodução/Watch Us Play Games))Resident Evil 2 surpreendeu com uma conversão fiel no Nintendo 64 (Foto: Reprodução/Watch Us Play Games)

O nascimento de Super Smash Bros. (1999)

A popularidade dos games da série Mario em multiplayer era notória, fosse Kart, Party, Tennis ou Golf, porém o Nintendo 64 ainda não tinha um bom jogo de luta em seu acervo.

Isso levou ao nascimento de uma das séries de maior força da Nintendo atualmente: Super Smash Bros., um título que misturava combates entre alguns dos maiores personagens da empresa com toda a sensação de um “party game” para ate quatro pessoas.

Super Smash Bros. colocou personagens da Nintendo para brigar no Nintendo 64 de uma forma que ninguém esperava (Foto: Reprodução/Kirby Wikia) (Foto: Super Smash Bros. colocou personagens da Nintendo para brigar no Nintendo 64 de uma forma que ninguém esperava (Foto: Reprodução/Kirby Wikia))Super Smash Bros. colocou personagens da Nintendo para brigar no Nintendo 64 de uma forma que ninguém esperava (Foto: Reprodução/Kirby Wikia)

Você ainda joga games retrô nos consoles? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Miguel Abitbol
    2016-09-28T11:19:59

    Esqueceram do Pilot Wings!! Era sensacional!

  • Alex Nunes
    2016-10-31T13:41:02

    Super Smash Bros é um dos melhores jogos que já joguei até hoje.

  • Mais Tolo
    2016-10-05T04:50:15

    me lembro quanto comprei o meu na antiga loja onogás, e ainda o pneus do carro do velho furou tivemos que esperar horas ate ele ir levar o pneus para arrumar ( o estepe ele tirou pra lavar e esqueceu) ,eu so lembro de eu na secura pra chegar em casa e ligar ele na minha tv sharp 29 polegadas que tinha ganhado de natal.. ooo tempo bom viu....

  • Leandro Damico
    2016-10-02T15:02:03

    Tenho o meu ainda . Mas os cartuchos eram muito caros na época.

  • Jeferson Soares
    2016-09-30T15:29:36

    show de bola... jogar 007 multiplayer. bons tempos, jogava o tempo todo

  • Charles Cardoso
    2016-09-30T00:12:34

    Eu gosto muito quando a TechTudo faz matéria falando de Consoles antigos, vcs poderiam fazer matérias falando do Dreamcast e do Sega Saturn também Rsrsrs, na Época do Nintendo 64, eu tive o PSone mais se pudesse eu teria um Nintendo 64 também, porém jogava o 64 nas locadoras ou na casa de amigos que tinham ele, realmente foi um belo console eu só acho que a Nintendo errou em apostar no Cartucho em vez do CD, pois os cartuchos eram caros de mais na época, porém os cartuchos tem um charme maior Rsrs.

  • Raphael
    2016-09-29T08:40:49

    Tenho até hoje meu Nintendo 64 na caixa com todos os plásticos e manuais. Jogava muito 007 por conta do multiplayer para quatro jogadores. Excelente console porém na época era muito caro.

  • Victor
    2016-09-28T20:07:40

    Não pude vivênciar esse passado incrível, mas respeito, admiro e jogo estes jogos incríveis pelo emulador... Muito bom relembrar. Não sei porquê, mas sinto uma nostalgia só de ouvir, e olha que não sou dessa época.

  • Arthur Gerhardt
    2016-09-28T19:02:31

    Eu atualmente estou jogando Super Mário 64 no Wii U, Virtual Console. Muito bom! Mas eu tb quero zerar Zelda: Ocarina of Time!

  • Fernando Pinheiro
    2016-09-28T17:01:08

    O bacana é que lançaram um emulador para W10 do 64... mas agora que é oficial, tá caro!

  • Fernando Silva
    2016-09-28T15:14:51

    Nostálgico!!!!Apanhei muito da coroa quando amanhecia jogando huahuahuahuahuahuahua

  • Victor Rodrigues
    2016-09-28T10:14:11  

    Bons tempos : /

    recentes

    populares

    • Victor Rodrigues
      2016-09-28T10:14:11  

      Muito bom msm.

    recentes

    populares

    • Victor Rodrigues
      2016-09-28T10:14:11  

      tocou até uma musica triste com saudosismo e nostalgia agora

  • Vinícius Reis
    2016-09-28T12:35:59  

    Altas tretas no Mario Kart com os amigos (batalha principalmente) huahua

    recentes

    populares

    • Vinícius Reis
      2016-09-28T12:35:59  

      mario kart com 4 pessoas era bom demais kkkk chamava os amigos fds e ficava o dia todo jogando

    recentes

    populares

    • Vinícius Reis
      2016-09-28T12:35:59  

      haha pode crer...enchia o acesso com banana. Queria ver nego entrar no santissimo huahua

  • William Hoffmann
    2016-09-28T14:11:01

    Super Mario 64 é um dos maiores jogos já feitos, sem sombra de dúvidas!

  • Iron China
    2016-09-28T13:50:18

    bons tempos.Esse video game foi epico

  • Marco Serrano
    2016-09-28T13:39:26

    fera mesmo era o cruis'n usa

  • Daniel Vieira
    2016-09-28T12:32:29

    Até hoje para mim o Zelda: Ocarina of time é um dos melhores jogos que ja tive a chance de jogar, lindo demais

  • Giovani
    2016-09-28T12:43:24  

    Faltou 007. Mas o controle era muito grande e ficava pesado se colocasse o memory card.

    recentes

    populares

    • Giovani
      2016-09-28T12:43:24  

      memory card? que me lembro era game pack

    recentes

    populares

    • Giovani
      2016-09-28T12:43:24  

      007 também foi mencionado na matéria... mais de uma vez inclusive, basta ler a matéria...

  • Lucas Rezende
    2016-09-28T13:15:51

    Faltou Banjo Kazooie o melhor de todos.

  • Vitor Moraes
    2016-09-28T12:04:30  

    Nintendo 64 >>>>>>Playstation

    recentes

    populares

    • Vitor Moraes
      2016-09-28T12:04:30  

      Tive um 64 ... mas poucos jogos me fizeram mudar para PS1

  • Ronan Jr.
    2016-09-28T12:46:23

    Saudades do meu nintendo 64. Mario era fora de série, 007 com 4 pessoas era incrível, queria apelar era pegar a GOLDEN GUN ! Donkey Kong era muito interessante também.. Moto Cross era legal também. Saudades demais, acho que vou encostar o meu ONE e comprar um 64 para matar a saudade.

  • Renato
    2016-09-28T12:36:10

    slk o melhor de todos joguei praticamente todos os clássico da nintendo melhor fase da vida, 007 era lk d mais faltou só o fut mas esses ai fazia você ESQUECE de tudo kkk'''

  • Ivan Brito
    2016-09-28T12:35:17

    Pena que na época era muito caro os cartuchos ,tinhamos que alugar foi ai que a Playstation foi esperta ,com jogos em cds mais baratos,atropelando a nintendo.

  • Anderson Silva
    2016-09-28T12:26:25

    uma pena q nessas tvs grande de hoje a qualidade da imagem fica muito ruim mais o meu ta guardadinho até hoje e de vem em quando instalo e brinco um pouco pra descontrair...

  • Rafael Silveira
    2016-09-28T12:21:50

    Bons tempos mesmo... lembro que paguei 700 reais no meu pouquinho depois do lançamento... na época era um absurdo pagar esse valor num VG... pena que me desfiz dele... deveria ter guardado-o para sempre!!!