Jogos de luta

19/10/2016 06h00 - Atualizado em 19/10/2016 06h00

Confira dez desenhos de TV da década de 90 que ganharam jogos

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Os anos 90 foram recheados de desenhos animados na TV que deixaram muitas saudades. Alguns deles ganharam games bem divertidos nos consoles da época, como Nintendinho, Super Nintendo, Nintendo 64, Mega Drive e até nos fliperamas. Lembra do Esquadrão Marte? E dos Tiny Toons? Que tal os desenhos do Batman e X-Men? Conheça ou relembre alguns desses títulos:

Dragon Ball: relembre os melhores jogos da famosa série japonesa

Biker Mice From Mars

Biker Mice from Mars, o nome original da série Esquadrão Marte, saiu para Super Nintendo pelas mãos da Konami. O título é de corrida e usa os personagens do desenho animado, entre eles os ratos principais e também os vilões. A visão isométrica dava um charme no estilo “Rock & Roll Racing”, com gráficos ainda melhores.

Biker Mice From Mars snes (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Biker Mice From Mars snes (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)


Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Biker Mice From Mars era divertido e viciante, principalmente pelo conteúdo do jogo, que era vasto para uma plataforma como o Super Nintendo. É claro que, como todo bom jogo de corrida neste estilo da época, era possível usar armas para combater os oponentes.

SWAT Kats

SWAT Kats foi um desenho animado da produtora Hanna-Barbera com apenas duas temporadas e focado nas aventuras de T-Bone e Razor, dois gatos ex-militares que foram transformados em faxineiros após desobedecer ordens. A dupla usa partes recicláveis para construir seu próprio caça aéreo e voltar à ação de forma clandestina.

SWAT Kats (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)SWAT Kats (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

O game lançado para Super Nintendo adaptava de forma fiel a história da dupla aventureira, com segmentos de plataforma e também elementos de RPG. Havia ainda sequências de voo com o caça, o Turbokat, que usavam gráficos diferenciados.

Tartarugas Ninja

As Tartarugas Ninja tiveram diversos games que adaptavam suas aventuras das telinhas para os consoles. Tecnicamente, o famoso desenho animado com os personagens estreou ainda na década de 80, mas fez tanto sucesso que durou até meados de 1996. Ao longo desse tempo, muitos títulos foram lançados.

Tartarugas Ninja (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Tartarugas Ninja (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Um dos que mais se destacam, porém, é o Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time, lançado em 1991 para fliperamas e, mais tarde, no Super Nintendo. A Konami, não por acaso, foi a produtora da aventura de pancadaria e plataforma, com fases em diversas épocas do tempo e espaço. A empresa foi especialista naquela época em termos de adaptar franquias famosas para games divertidos.

Tico e Teco

Chip ‘n Dale: Rescue Rangers, o nome original do desenho animado Tico e Teco e os Defensores da Lei, fez sucesso no Brasil durante os anos 90 e teve uma adaptação de sucesso para os games no Nintendinho, ainda em 1990.

Tico e Teco (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Tico e Teco (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

A produção ficou a cargo da Capcom, que trouxe seu conhecimento de jogos em plataforma para uma aventura desafiadora e divertida. Os gráficos eram até bem avançados para o Nintendinho e era possível jogar com os dois personagens da dupla da Disney.

Tiny Toon

Tiny Toon é a série animada que serviu como “versão infanto juvenil” de personagens famosos da Warner Brothers, como Pernalonga, Patolino e Taz, ainda que sejam figuras totalmente únicas e separadas de suas “versões adultas”. A animação fez enorme sucesso nos anos 90 e rendeu bons videogames.

Tiny Toon (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Tiny Toon (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

O melhor deles foi produzido pela Konami e lançado no Nintendinho, em 1991. O mais divertido era que o game te permitia controlar diversos personagens, e não apenas Perninha, o principal deles. Os gráficos eram muito bonitos e a trilha sonora bem trabalhada.

South Park

O famoso “desenho adulto” South Park, recheado de palavrões e elementos politicamente incorretos, faz sucesso desde que estreou, em 1997. Até hoje no ar, a animação já rendeu muitos games, mas nem todos foram tão bons quanto South Park: The Stick of Truth, lançado no PS3, Xbox 360 e PC, em 2014.

South Park (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)South Park (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Em South Park: The Stick of Truth, controlamos Kenny, Cartman, Kyle e Stan ao longo de uma aventura que simula a brincadeira de RPG das crianças. O título tem batalhas em turno e exploração por toda a cidade de South Park e além. O jogo foi tão bem recebido que vai ganhar sequência em 2017.

The Simpsons

The Simpsons, o “sitcom animado” criado por Matt Groening, foi ao ar pela primeira vez no início da década de 90 e não saiu mais do ar. A família mais famosa da televisão, Marge, Bart, Homer, Lisa e Maggie também foi tema recorrente de jogos – alguns bons, outros ruins.

The Simpson (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)The Simpson (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

O mais lembrado e querido pelos fãs é The Simpsons Arcade Game, lançado em 1991 pela Konami. O jogo era um beat’em up com os personagens da série, com os gráficos que imitavam os mesmos traços do desenhos, o que trouxe certa fidelidade.

DuckTales

DuckTales talvez seja o exemplo de jogo bem querido pelos fãs desde a época em que foi lançado. Em mais um desenho que estreou em 80 mas que durou até os anos 90, a adaptação ficou a cargo da Capcom, para o Nintendinho.

DuckTales (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)DuckTales (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

A combinação de belos gráficos com jogabilidade certeira fez de DuckTales um dos jogos mais divertidos da época. Controlar o Tio Patinhas em busca de aventura era tão divertido quanto qualquer jogo mais “sério” daquele tempo.

Batman Animated

Batman Animated foi o nome do desenho animado do Batman nos anos 90, criado por Bruce Tim, e que até hoje é lembrado como a melhor produção animada do Homem-Morcego. O clima sombrio e as histórias bem sérias sempre se destacavam.

The Adventures of Batman & Robin (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)The Adventures of Batman & Robin (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Tivemos vários jogos com a temática deste desenho animado em questão, mas o principal deles foi The Adventures of Batman & Robin, para Super Nintendo e Mega Drive, lançado pela Konami, em 1995. O visual totalmente inspirado no desenho rendeu bons momentos e a jogabilidade era divertida.

X-Men

O desenho dos X-Men dos anos 90 foi o responsável por muita gente, até hoje, curtir os personagens mutantes da Marvel Comics. Tanto que suas versões mais lembradas, como o Wolverine de roupa amarela, estão nesta produção.

X-Men Children of the Atom (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)X-Men Children of the Atom (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

O que pouca gente sabe é que X-Men Arcade, o jogo de fliperama que foi febre no início dos anos 90, foi inspirado pelo piloto deste desenho, que veio um pouco antes e trazia outro visual para os personagens, como o Wolverine de roupa marrom. Contudo, a versão dos anos 90 também recebeu adaptações, especialmente o excelente X-Men Children of the Atom, de luta, lançado pela Capcom para PSOne, Sega Saturn, fliperamas e PC.

Qual o melhor jogo inspirado por um desenho dos anos 90? Opine no Fórum TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gozadana Guela
    2016-10-19T11:48:48  

    O especial do Wolverine: "Nemtemtemperado!!!!"

    recentes

    populares

    • Gozadana Guela
      2016-10-19T11:48:48  

      Spinning Bird Kick de Chun Li virou "mini-táxi". kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Gozadana Guela
      2016-10-19T11:48:48  

      A magia do Dhalsim Yoga Fire - "Rugafaier"

  • Marcus Vinicius
    2016-10-20T03:04:00  

    Ainda bem que estamos em um tempo que temos ps3, ps4, xbox, uffas rsrs

    recentes

    populares

    • Marcus Vinicius
      2016-10-20T03:04:00  

      Leonardo, somos 2. Meu primeiro video game foi um Atari, hoje tenho PS4 e PC...daí eu tenho que repetir: E aí? =)

    recentes

    populares

    • Marcus Vinicius
      2016-10-20T03:04:00  

      Leonardo, somos 2. Meu primeiro video game foi um Atari, hoje tenho PS4 e PC...daí eu tenho que repetir: E aí? =)

  • Joaquim Vasconcelos
    2016-10-19T21:08:26  

    pulava o muro da escola , ia pro vídeo game colocava uma ficha no King of fighter 97 trio K, Leona , e Iori.. acendia um Hollywood....

    recentes

    populares

    • Joaquim Vasconcelos
      2016-10-19T21:08:26  

      Mas o K só veio no the king 99 mano.

    recentes

    populares

    • Joaquim Vasconcelos
      2016-10-19T21:08:26  

      Isso mesmo Gustavo, c ta ligado na ideia...

  • Rogerio Carvalho
    2016-10-19T13:02:33  

    Goof Troop????????????????????????????????????

    recentes

    populares

    • Rogerio Carvalho
      2016-10-19T13:02:33  

      Nostalgia pura!

    recentes

    populares

    • Rogerio Carvalho
      2016-10-19T13:02:33  

      Caramba....desenterro esse...muito bem lembrado!

  • Alex Santana
    2016-10-20T00:17:40  

    A infância dos anos 90 com certeza foi e sempre será a melhor, porque aliava as brincadeiras de rua, com um pouco de tecnologia que já existia.

    recentes

    populares

    • Alex Santana
      2016-10-20T00:17:40  

      E porque agente tá velho agora.

    recentes

    populares

    • Alex Santana
      2016-10-20T00:17:40  

      Tenho 30, não sou velho..kkk, nos anos 80 não tinham a tecnologia que teve nos anos 90, porém não era alguma que desviava das brincadeira de rua, ou seja nos anos 90 a tecnologia dos jogos vivia de forma harmonica com as brincadeiras de rua, eu mesmo fazia os dois

  • Victor Corrêa
    2016-10-20T14:03:39

    Ralekful... Tetetetuguem... Mindashin... Tiger Robocop... Tucui... Yugafei... Yugafai... Se você leu as palavras vendo os golpes no jogo na sua mente, somos dois!

  • Mark Gardner
    2016-10-19T14:27:01  

    A melhor sala de árcade do inicio da deca de 90 ficava dentro do saudoso Playcenter, tinha todos os árcades, simuladores e FPS possíveis e imagináveis, torrei muitas fichas lá dentro! Saudade.

    recentes

    populares

    • Mark Gardner
      2016-10-19T14:27:01  

      concordo...

    recentes

    populares

    • Mark Gardner
      2016-10-19T14:27:01  

      Verdade, ia pro Play brincar nos brinquedos mas quando parava pra lanchar na praça de alimentação que era no mesmo ambiente do Arcade não saia mais!!! Tempo bom essa molecada de hoje nem sabe o que é isso.

  • Victor Corrêa
    2016-10-19T13:37:24  

    Saudades da época em que o importante no jogo era ele ser divertido. Hoje, se você não conseguir ver a célula do sangue do personagem na tela, o jogo não presta...

    recentes

    populares

    • Victor Corrêa
      2016-10-19T13:37:24  

      Época boa tbm é quando não existia a opção de "salvar" o jogo

    recentes

    populares

    • Victor Corrêa
      2016-10-19T13:37:24  

      essa não era tão boa, pq tinha jogos q não dava pra zerar em um dia

  • Pedro Parker
    2016-10-19T12:04:28  

    "foi inspirado pelo piloto deste desenho". Que viagem. Houve dois desenhos dos X-men entre os anos 80 e 90. Esse com a roupa marrom do Wolverine e com o Ciclope usando uma 'toca', não deu muito certo e nem passou direito na TV. Tinha uma animação superior, mas era chato de mais. Então, em 92, saiu esse mais famosão que passou aqui na TV Colosso.

    recentes

    populares

    • Pedro Parker
      2016-10-19T12:04:28  

      baixei esse xmen esses dias via torrent e estou assistindo feito guri.

  • Márcio Silva
    2016-10-19T15:09:37  

    VIDEO GAME É COISA DE QUEM NÃO COME NINGUEM!!!! SEM MIMIMI GORDOS CHEIOS DE ESPINHAS!

    recentes

    populares

    • Márcio Silva
      2016-10-19T15:09:37  

      Márcio, enquanto vc ostava aqui... o gordinho cheio de espinhas tava faturando tua mulher, menti?

    recentes

    populares

    • Márcio Silva
      2016-10-19T15:09:37  

      Jonas Cruz Trollar gordinhos é moleza mesmo!!! E se eu falasse mal de star wars, que é cjhata bagaraio, eu teria mais de 1000 negativas!

  • Raul Uhlmann
    2016-10-20T08:52:45  

    Façam o favor de usar o tempo verbal correto, "ganham" está no presente e estes jogos são muito antigos, "ganharam" no passado seria o mais correto.

    recentes

    populares

    • Raul Uhlmann
      2016-10-20T08:52:45  

      vai pro soletrando, professor Pasquale!

    recentes

    populares

    • Raul Uhlmann
      2016-10-20T08:52:45  

      hehehe mas lembre-se: minha profissão não é jornalista.

  • Thiago Silva
    2016-10-20T10:45:15

    Tem muitos outros jogos bons que foram esquecidos nessa lista... Aladdin, Asterix e Tom e Jerry eram jogos sensacionais que mereciam destaque!

  • Fernando
    2016-10-20T10:02:06

    Biker Mice From Mars, quando ouço isso só vem uma coisa na minha cabeça: 'LETS ROCK, AND RIIIIIIDDEEE"

  • Felipe Peleteiro
    2016-10-20T09:56:39

    faltou os jogos do mickey, incluindo ai o mickey magical quest 3 que era o meu preferido, a variação das fases e uso de roupas diferentes com funções diferentes era de mais, ver o Donald vestido numa armadura que era um baril era de mais rsrs

  • Averdadedói
    2016-10-20T07:43:43  

    com certeza o melhor desenho era o x-men

    recentes

    populares

    • Averdadedói
      2016-10-20T07:43:43  

      ELES GANHAM DELE KKKK

    recentes

    populares

    • Averdadedói
      2016-10-20T07:43:43  

      desenho com histórias politicas, preconceito, etc..... muito show

  • Hudson Lucas
    2016-10-20T08:53:35  

    melhores desenho dos anos 90, dragon ball z, cavaleiros do zoadiaco, tom e jerry, homem aranha, x men, maskára, power rangers.

    recentes

    populares

    • Hudson Lucas
      2016-10-20T08:53:35  

      Tartarugas Ninjas tbm, e também teve o MK

    recentes

    populares

    • Hudson Lucas
      2016-10-20T08:53:35  

      poxa eu tinha esquecido, tartarugas era show.

  • Luis Pires
    2016-10-19T07:56:35  

    Época em que comparativos de gráficos era praticamente inexistente e o que simplesmente importava era se divertir jogando. Parabéns para mim e a todos que fizeram parte dessa época de ouro dos games.

    recentes

    populares

    • Luis Pires
      2016-10-19T07:56:35  

      enois rapaz

    recentes

    populares

    • Luis Pires
      2016-10-19T07:56:35  

      Fui dono de locadora de games por 5 anos nos anos 90. Se tinha uma coisa que importava nos games era diversão. Principalmente os jogos onde era possível 2 jogadores simultâneos.

  • Felipe Cruz
    2016-10-19T17:09:35  

    Quero ver quem joga Dark Souls zerar Battletoads & Double Dragon .

    recentes

    populares

    • Felipe Cruz
      2016-10-19T17:09:35  

      Quero ver quem zera Demons' Crest (no snes e não no emulador), vencendo o chefe extra...

    recentes

    populares

    • Felipe Cruz
      2016-10-19T17:09:35  

      quero ver zerar mesmo Battletoads Battlemaniacs. Jogo do cão.

  • Aneilton Souza
    2016-10-20T07:45:43  

    X -men, tartarugas,Street Fighter.... bom demais

    recentes

    populares

    • Aneilton Souza
      2016-10-20T07:45:43  

      Top mesmo!!!

  • Gilmar Merlo
    2016-10-19T21:11:43  

    Bons jogos, Battletoads , Tartarugas Ninja, Ninja Gaiden, Mega Man, Ducktales, Castlevania, mas achei bem difícil o jogo The Simpsons: Bart vs. the Space Mutants. Sorte q tinha as revistas de Dicas de games p ajudar só q tinha q comprar e não igual hoje q acha tudo pela internet. Ótimas lembranças

    recentes

    populares

    • Gilmar Merlo
      2016-10-19T21:11:43  

      Eu comprava direto, super game power e ação games, tinha um maluco chamado Baby Betinho que jogava demais!

    recentes

    populares

    • Gilmar Merlo
      2016-10-19T21:11:43  

      Street Fighter foi o melhor da década!!! Guile, Ken e Ryu, os caras!

  • José Santos
    2016-10-19T22:54:25  

    Só jogos satanicos, estimuladores da violência. A violência existente hoje é consequência da juventude dos anos 90 que jogaram todos esses jogos aí e hoje viraram tudo criminosos.

    recentes

    populares

    • José Santos
      2016-10-19T22:54:25  

      Nada a ver isso,porque so joguei jogo de futebol e nem por isso virei um craque da bola,nem da minha cidade,nem do meu bairro,nem da minha rua,nem da minha casa,nem...nem...nada.

    recentes

    populares

    • José Santos
      2016-10-19T22:54:25  

      Mais um doido que deve acreditar nos Illuminati!

  • Richard Silva
    2016-10-20T00:52:15

    Joguei Tartarugas Ninja no Fliperama, Simpson no vídeo e não esquecerei jamais. Inesquecível.

  • Amanda
    2016-10-20T00:47:30

    joguei muito tartaruga ninjas no fliperama...clássico.

  • Hugo Desmascarador
    2016-10-19T22:13:10

    bons temposs!!!!

  • Leandro
    2016-10-19T19:49:04

    Que boas lembranças, DuckTales aluguei umas 2 a 3 vezes para virar, aluguel kkk