Notebook

31/10/2016 06h00 - Atualizado em 31/10/2016 06h00

Conheça cinco tecnologias abandonadas pelos novos MacBook Pro

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Apple apresentou a nova geração dos MacBook Pro (MacBook Pro 2016 13" e MacBook Pro 2016 15"), na última quinta (27). Os laptops chegam com hardware revisado e novo design. No entanto, como é tradicional a cada lançamento da Apple, algumas tecnologias ficaram para trás, dando espaço para polêmicas e críticas sobre a duração dos produtos da fabricante. 

Apple revela novo MacBook Pro com 10 horas de bateria e Touch Bar

O novo MacBook Pro é, por exemplo, incompatível com o iPhone 7 e iPhone 7 Plus. Com isso, para conectar o notebook da Apple ao celular será necessário usar adaptadores. O mesmo padrão se repete, aliás, em outros recursos usados pelas pessoas. Descubra todos os serviços que a Apple abandonou nos MacBook Pro. 

MagSafe

Elogiado pela segurança e pelo design, MagSafe não faz parte dos novos MacBook Pro (Foto: Divulgação/Apple)Elogiado pela segurança e pelo design, MagSafe não faz parte dos novos MacBook Pro (Foto: Divulgação/Apple)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Uma das vítimas da nova geração de MacBooks Pro é o conector MagSafe. Com design  elogiado ao longo dos anos, esse plug de energia usava uma trava magnética para manter o conector preso ao computador, de forma que ele se mantivesse estável, mas não travado. Por isso, caso alguém tropeçasse no cabo do MacBook, por exemplo, o acidente seria evitado, já que o MagSafe liberaria o conector e evitaria o prejuízo.

O novo MacBook Pro, com isso, abandona o MagSafe em favor do carregamento via porta Thunderbolt.

Leitor de cartões SD

Leitor de cartões de memória SD também foi abandonado pela Apple (Foto: Divulgação/TarDisk)Leitor de cartões de memória SD também foi abandonado pela Apple (Foto: Divulgação/TarDisk)

Fotógrafos e editores de vídeo estão entre alguns dos profissionais que mais usam o MacBook. No entanto, para esse público, há más notícias: as novas versões dos notebooks não oferecem slot para cartão de memória, tornando a transferência de fotos e vídeos via cartão SD menos prática.

Para mover esse tipo de conteúdo do cartão para o MacBook, será necessário usar um leitor de cartão compatível com USB-C, ou usar um leitor antigo somado a um adaptador USB para USB-C.

Leitores de CD e DVD já foram eliminados há alguns anos dos MacBook Pro. Contudo, agora, a Apple vende o SuperDrive para quem quer um drive externo por R$ 549, que se conecta ao computador via USB. Como não há USB convencional no MacBook Pro, é preciso investir num adaptador de USB para USB-C, por mais R$ 119.

Sem saída HDMI

Uso de HDMI, ou qualquer outra interface de vídeo, exige adaptadores nos novos MacBook Pro (Foto: Divulgação/Apple)Uso de HDMI, ou qualquer outra interface de vídeo, exige adaptadores nos novos MacBook Pro (Foto: Divulgação/Apple)

A conexão do MacBook Pro com TVs, monitores externos e projetores também vai exigir adaptadores, ou então, dispositivos compatíveis com USB-C, já que o computador não oferece mais interface HDMI e nenhuma outra porta específica para vídeo.

Além da pouca praticidade de carregar mais um adaptador para poder usar o computador, a notícia não é das melhores para o bolso. O adaptador oficial da Apple USB0-C para HDMI é vendido pelo preço de R$ 499 atualmente.

Fim das teclas de função

Touch Bar chegou para aposentar as teclas de funções (Foto: Divulgação/Apple)Touch Bar chegou para aposentar as teclas de funções (Foto: Divulgação/Apple)

Outra baixa no novo MacBook são as teclas de função, como ESC, F1, F2 e F3. Todas foram removidas das versões mais caras e equipadas do MacBook Pro, em favor de um pequeno display OLED, chamado de Touch Bar, capaz de proporcionar acesso a esses atalhos e a comandos especiais, dependendo do aplicativo que o usuário tem aberto no  computador.

Considerando que, na prática, a substituição não elimina ESC e suas vizinhas (essas funções são acessíveis na Touch Bar), a novidade é interessante, já que aumenta as funcionalidades do teclado, sem comprometer recursos antigos.

MacBook Air?

Com os lançamentos dos MacBook de 12 polegadas e Pro de 13, sem Touch Bar, o Air perde seu espaço dentro do portfólio da Apple (Foto: Divulgação/Apple)Com os lançamentos dos MacBook de 12 polegadas e Pro de 13, sem Touch Bar, o Air perde seu espaço dentro do portfólio da Apple (Foto: Divulgação/Apple)

A grande vítima com a chegada dos novos modelos Pro tem tudo para ser o MacBook Air de 13 polegadas, que não recebeu hardware novo. A rigor, a Apple não oficializou o fim da linha para a versão compacta dos laptops, mas a existência do MacBook de 12" já há um ano e meio e o fato de que a linha MacBook Pro conta com uma versão de 13" mais em conta, sem Touch Bar, parecem definir a aposentadoria do Air em breve. Um indício disso é que o atual MacBook Pro 13" é menor e mais leve que o aparelho antigo. 

O que é melhor: notebook, ultrabook, MacBook? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Jose
    2016-10-31T16:16:14  

    Quem tem mac não quer usar a desgraça do USB não, quem tem mac prefere o thunderbolt 3 com taxas de transferência de dados acima de 40gb/s enquanto o USB 3.1 apenas 10gb/s.

    recentes

    populares

    • Rafael Jose
      2016-10-31T16:16:14  

      Ok, então você ainda vive de passado igual a museu. Pois , a maioria dos meus periféricos ficam na minha rede ou online e o restante que necessito uso no Thunderbolt. HD externo (NAS), IPhone na rede e se necessário nas armazenamento nas nuvens.

    recentes

    populares

    • Rafael Jose
      2016-10-31T16:16:14  

      Isso não é ser "museu" , já que a grande maioria ainda utiliza esses padrões, se a Apple incluísse os novos, mas mantivesse os anteriores, não falava nada, mas lança um laptop com uma tecnologia nova e retirando as atuais, tá mais pra forçar o cara a comprar os adaptadores. E sinceramente, acho burrice, no Brasil está preço de carro usado, e ainda pagar quase 2 mil em todos os adaptadores que foi citado na matéria... não obrigado, prefiro pagar 2,5 mil num windows de hardware muito bom e que atende todas as minhas necessidades.

  • Alexsandro Barbosa
    2016-10-31T10:07:11  

    É brincadeira porque as empresas não investiram nas conexões sem fiu isto sim é inovação. E não investir numa nova conexão usb

    recentes

    populares

    • Alexsandro Barbosa
      2016-10-31T10:07:11  

      é "fiu" meu...... a minA tem p.a.u ..!!!!!!

    recentes

    populares

    • Alexsandro Barbosa
      2016-10-31T10:07:11  

      kkkkkkk kkkkkkkkkkkkk kkkkkkk kkkkkkkk kkkkkk kkkkk kkk kkkkkkk kkkkkkkkkkkkk kkkkkkk kkkkkkkk kkkkkk kkkkk kkk kkkkkkk kkkkkkkkkkkkk kkkkkkk kkkkkkkk kkkkkk kkkkk kkk kkkkkkk kkkkkkkkkkkkk kkkkkkk kkkkkkkk kkkkkk kkkkk kkk kkkkkkk kkkkkkkkkkkkk kkkkkkk kkkkkkkk kkkkkk kkkkk kkk kkkkkkk kkkkkkkkkkkkk kkkkkkk kkkkkkkk kkkkkk kkkkk kkk kkkkkkk kkkkkkkkkkkkk kkkkkkk kkkkkkkk kkkkkk kkkkk kkk

  • Elias Santos
    2016-10-31T17:43:51  

    Kkk... me divirto vendo os fanboys da Apple pirando quando alguém fala mal os objetos de ostentação deles.

    recentes

    populares

    • Elias Santos
      2016-10-31T17:43:51  

      ótimo comentário. Pra pessoas maduras, apple não é ostentação e sim, economia ao longo dos anos. Vamos dizer que o iphone 4s em lançamento fosse... sei la.. 2000 reais... vc pega esses 2000 e divide por 6 anos.. que foi o seu caso.. 34 por mês... e com qualidade ! é assim que a minoria pensa.. infelizmente a pobretada compra pra ostentação idiota.... ai faz má fé da marca..

    recentes

    populares

    • Elias Santos
      2016-10-31T17:43:51  

      Concordo nao sou nenhum fanático mais tudo que compre da Apple Iphone,MAc Ipad tenho ate hoje, na verdade troquei por que quis algo atualizado ,porem travar, formatar, essas coisas que muitas outras marcas existem ainda nao vi em nenhum aparelho da apple que comprei ate hoje. Porem comprei e compro devido ser aparelho bons e que nao me dao dor de cabeca, prezo muito por qualidade coisa que muitos fabricantes tentam mais ainda n conseguem.

  • Beto Jamaica
    2016-11-04T21:03:04

    Acompanha processador e memória?

  • Fernanda Voi
    2016-11-03T23:29:56

    Apple não é pra quem quer, é pra quem pode. Quem mandou não estudar?

  • Murilo Rodrigues
    2016-10-31T21:29:44  

    Percebe-se pelos comentários o quanto as pessoas são resistentes a mudanças, zona de conforto to fora

    recentes

    populares

    • Murilo Rodrigues
      2016-10-31T21:29:44  

      Boa... vamos sair da zona de conforto... ja passou da hora de acabar com portas USB, entrada de fones de ouvido e de carregadores... Por um laptop só com uma porta fita k7 BASF já... e viva a mudança!!! seja ela qual for

    recentes

    populares

    • Murilo Rodrigues
      2016-10-31T21:29:44  

      Mudança é boa, mas no mundo de hoje, toda mudança precisa de algo que se chama TRANSIÇÃO, se quer colocar uma tecnologia nova, beleza, mas vai tirando aos poucos, exemplo, deixar apenas uma porta 2.0 ou 3.0 e o restante de thunderbolt, e se não der, pelo menos dar DE GRAÇA todos os adaptadores. Um publicitário tem 200Gb de material em um HD externo usb 3.0, não vai simplesmente se desfazer, vai usar, e quando forem surgindo modelos, vai trocando, e o que a Apple fez é apenas pular etapa, empurrou um monte de tecnologia pra forçar vender adaptadores.

  • Carlos Junior
    2016-10-31T10:07:26  

    Minha dúvida é: Qual o público alvo desse equipamento? Usuário Pro é que não é...

    recentes

    populares

    • Carlos Junior
      2016-10-31T10:07:26  

      vale lembrar que Brasil é país emergente, ou seja a apple esta pouco importanto com o preço aqui kkkkkk

    recentes

    populares

    • Carlos Junior
      2016-10-31T10:07:26  

      Eu posso perfeitamente comprar um desse, nem por isso vou fazer isso, dou valor ao dinheiro q ganho suado.

  • Joao Pereira
    2016-11-02T16:15:49

    em breve vem sem tela e teclado, só com o simbolo da maça

  • Telles Karone
    2016-11-01T21:59:40

    Pena que vem com Windows!

  • Ricardo Cruz
    2016-10-31T18:50:48  

    COMPRE UM APPLE E GANHE UM PAR DE ORELHASDEBURRO, A MAÇA ESTA SE ESTRAGANDO.

    recentes

    populares

    • Ricardo Cruz
      2016-10-31T18:50:48  

      Ricardo Cruz, aceita uma sugestão? Procure uma escola e aprenda escrever primeiro.

    recentes

    populares

    • Ricardo Cruz
      2016-10-31T18:50:48  

      Leonardo R. - - - - - - Você também errou ! - - - - - - -

  • Dário Pinheiro
    2016-11-01T10:31:01

    Cara, uma coisa que eu passei a entender...Pessoa Rica administra muito bem o seu dinheiro, é aquele que passa gerações e gerações com grande fortuna, não sai gastando com algo que não lhe dê benefícios...logo, o público que a Apple tenta atingir, são os pseudoricos, que acham que ser rico é ostentar uma marca .

  • Deivid Nogueira
    2016-11-01T12:20:14

    Atualmente está difícil comprar um notebook de qualidade. A Sony acabou com a Vaio, que hoje foi terceirizada xingling, mesmo destino que a IBM deu a Lenovo. A HP está decadente. Sobram Asus, Acer e Dell, com opções razoáveis, design sofrível e preços caros pelo que oferecem. A Apple na tentativa de se renovar, investe em um touchbar que nao é útil, e deixa o principal de um notebook, a portabilidade. Ninguem quer ficar refém de adaptadores. Não bastasse o preço alto, agora isso. Esse modelo foi um tiro no pé.

  • Pedro Almeida
    2016-11-01T11:46:24

    Achei esse MacBook pro muito sem pé e sem cabeça! Primeiro que não são todos os dispositivos atuais que usam USB tipo C, sei que isso será padrão futuramente mas não precisava colocar todas USB sendo tipo C! Não colocaram nenhuma USB comum! Sinceramente viver de adaptadores até pra plugar um iPhone que é da própria empresa é ridículo!

  • Paulo Gregório
    2016-11-01T00:21:58  

    É verdade que os Apple boys usam KY para guardar os iPhones no próprio corpo? Apple é a preferida de dez entre dez bichettes.... Ui.

    recentes

    populares

    • Paulo Gregório
      2016-11-01T00:21:58  

      Hahahahahaha Diogo, para cara, tu sabe q 90% dos usuários de iphone soh os tem para ostentar, se sentir admirados, enfim, tentar suprir baixo auto-estima. Tu tens razão em dizer q eh top em hardware e software, mas isso para grande maioria não importa, se fosse uma calculadora com casca de iphone e custasse 3k, galera compraria assim mesmo.

    recentes

    populares

    • Paulo Gregório
      2016-11-01T00:21:58  

      pode somar quantos hardware e software quiser, meu moto g 1 tem as mesmas funções que teu iphone.

  • Guilherme Andrade
    2016-11-01T01:11:33  

    Fanboy da Apple, entenda de uma vez por todas!!!! Quando você diz que pagou uma fortuna num aparelho limitadíssimo que precisa de uma série de apetrechos para usar funcionalidades básicas só pq tem uma maçã em cima, não te acha "rico ostentação", te acha um bobo fácil de tapear!!

    recentes

    populares

    • Guilherme Andrade
      2016-11-01T01:11:33  

      Guilherme Andrade, Se você é um Fan Boy do PC, o que está fazendo aqui? Você gosta do Mac e não tem e tem inveja de quem tem ou você não conhece o Mac. Então não perca seu tempo e nem o nosso.

    recentes

    populares

    • Guilherme Andrade
      2016-11-01T01:11:33  

      Não sou fanboy, pelo contrário... meu primeiro apple foi um ipod de primeira geração, eu não era nem pré adolescente. Abandonei a apple justamente por não ser bobo. abandonei o iphone pq sei comparar as configurações de hardware e reconheço que a maior praticidade do android compensa seus esporádicos travamentos. larguei o mac... pq nao comparo logos, tenho maturidade suficiente para comparar aparelhos e preços... nao logos.

  • Kamylo
    2016-11-01T11:02:27

    Ele ainda tem a tela ou precisa comprar um monitor avulso ? Se tem, até quando ?

  • Ricardo Hungria
    2016-11-01T10:24:08

    Esse novo conceito da Apple está me cheirando boicote contra algumas aplicações e equipamentos da Microsoft.

  • Olhovivo
    2016-11-01T10:21:08

    Tirar a trava magnética foi uma c4g4daHomérica! Me salvou ao menos umas 20 vezes, seja distração minha ou de terceiros.

  • Renan Santiago
    2016-11-01T09:47:27

    A Apple nunca mais foi a mesma depois do Steve. É bola fora uma atrás da outra. De inovadores a kamijazes!

  • Antonio Matos
    2016-11-01T09:46:57

    para quem conhece nao existe melhor

  • Guilherme Andrade
    2016-11-01T01:19:19  

    Fanboy da Apple, entenda de uma vez por todas!!!! Quando você diz que pagou uma fortuna num aparelho limitadíssimo que precisa de uma série de apetrechos para usar funcionalidades básicas só pq tem uma maçã em cima, ninguém te acha "rico ostentação", o povo te acha um besta fácil de tapear!!

    recentes

    populares

    • Guilherme Andrade
      2016-11-01T01:19:19  

      inveja detected

    recentes

    populares

    • Guilherme Andrade
      2016-11-01T01:19:19  

      kkkkkkkk, inveja de um lap top??? Sério??? kkkkkkk vemos aqui uma mulher que não sabe o que é ter dinheiro e, definitivamente, não está acostumada com isso. kkkkkkkk Ai meu deus, que inveja.. queria taaanto gastar 10 mil num aparelho modelo LEGO

  • Thiago
    2016-11-01T09:19:22

    Resumindo: Virou uma porcaria sem funcionalidade prática.

  • Renato Pc
    2016-11-01T08:50:10

    Parei quando li, Sem entrada hdmi.

  • Alexandre Reis
    2016-11-01T08:18:02

    Muito inovador, e de belo desenho, pertence a uma nova classe de laptop's pro, mas muita gente vai ficar enrolada com tanto adaptador! Lembra muito o Mac Pro cilindrico, que capou de vez as expansões de hardware e adotou cabos e mais cabos. Sem falar que ficou obrigatório o uso de AMD no lugar das Nvidias que são bem melhores. Pra quem é um entusiasta, uma boa compra, mas pra quem trabalha com comunicação ainda é melhor ficar com a linha anterior até que se resolva a questão das conexões e aumente a gama de produtos principalmente HD externos com essas conexões.

  • Thyago Alves
    2016-11-01T08:13:31

    Comédia é ver a cara de quem paga 10, 12 mil reais num Mac pra fazer trabalho de faculdade e ver filme pirata. Fora aqueles que instalam VM com Windows, aí eu passo mal.