Video game

21/10/2016 05h00 - Atualizado em 21/10/2016 12h01

Lista traz 11 novidades já confirmadas do console Nintendo Switch

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

O Nintendo Switch é o novo console da Nintendo e foi anunciado em vídeo oficial na quinta-feira (20). O aparelho apresenta o conceito híbrido aos videogames da empresa, com uma mistura de portátil e console de mesa e sai em março de 2017 – ainda sem preço. Saiba pelo menos 11 outras novidades confirmadas pela companhia até agora:

Nintendo anuncia o videogame Switch; verdadeiro NX tem controles removíveis

O controle já tem nome: Joy-Con

Assim como o Wii remote no Nintendo Wii e o Wii U Gamepad, o controle do Switch já tem nome: Joy-Con, uma mistura entre as palavras “Joystick” e “Controller”, pois ele funciona das duas formas. Como pode ser destacado de sua base, que apresenta um “grip” no meio, com baterias próprias, ele é usado como controle tradicional ou como o modelo menor, similar ao Wii Remote.

Joy-Con, o controle do Switch, com seu grip (Foto: Divulgação/Nintendo)Joy-Con, o controle do Switch, com seu grip (Foto: Divulgação/Nintendo)

O controle possui dois analógicos, um em cada um dos lados destacáveis, além de botões tradicionais nas laterais. Há ainda gatilhos em cima, como esperado. Não se sabe quanto tempo vai durar sua bateria externa, ao ser destacado.

Jogos da Nintendo que virão para o Switch

Já sabíamos que The Legend of Zelda: Breath of the Wild viria para Switch, quando ainda era chamado apenas de NX. Com o trailer revelado pela Nintendo, tivemos a confirmação de pelo menos mais três jogos: Mario Kart, Super Mario e Splatoon.

Super Mario no Switch, com tema de Velho-Oeste (Foto: Divulgação/Nintendo)Super Mario no Switch, com tema de Velho-Oeste (Foto: Divulgação/Nintendo)

Enquanto Splatoon e Mario Kart não mostraram nenhuma novidade visível para a versão do Switch, o game de Super Mario exibiu uma fase que nunca vimos antes, com temática de Velho-Oeste, com o famoso mascote da Nintendo dando seus pulos por aí. Os lançamentos dos jogos ainda não possuem data.

Multiplayer entre quatro pessoas exige mais aparelhos

Como esperado, o trailer também mostrou o Switch interagido com o modo multiplayer em alguns jogos. Enquanto games para dois jogadores devem funcionar bem com apenas um console, modos multiplayer local para quatro pessoas, por exemplo, devem exigir mais aparelhos presentes, ligados por meio de algum tipo de comunicação sem fio.

Multiplayer com quatro jogadores no Switch (Foto: Divulgação/Nintendo)Multiplayer com quatro jogadores no Switch (Foto: Divulgação/Nintendo)

No trailer, vemos pessoas participando de uma sessão de NBA 2K17, jogo de basquete da 2K Sports. São quatro os jogadores presentes, cada um com um controle na mão, porém há duas telas do Switch na mesa, indicando dois consoles rodando o título.

Dock recarrega e armazena o console

Já sabemos que o Switch terá um “modo tablet”, já que ele pode ser ligado na TV de sua casa, mas também tem uma tela destacável, que pode ser levada por aí. Essa tela é o próprio console, que fica armazenado dentro do dock, que também funciona para recarregar suas baterias internas..

No japonês, Nintendo Switch Hardware e Nintendo Switch Dock (Foto: Divulgação/Nintendo)No japonês, Nintendo Switch Hardware e Nintendo Switch Dock (Foto: Divulgação/Nintendo)

Vale lembrar que a tela pode ser usada como uma “micro-TV”, bem portátil, com direito a stand para deixá-la de pé, ou de forma parecida com o GamePad, com os controles encaixados em suas laterais, como se fosse um tablet exclusivo para games.

Switch vai usar cartuchos

Dê adeus aos discos arranhados! O Nintendo Switch vai usar cartuchos para jogos. O trailer mostra um cartucho sendo inserido para iniciar o game no console e a empresa também já confirmou a informação por meio de imagens oficiais.

Cartucho do Nintendo Switch (Foto: Divulgação/Nintendo)Cartucho do Nintendo Switch (Foto: Divulgação/Nintendo)

Para muitos isso pode parecer um retrocesso, mas não indica necessariamente jogos pequenos ou “mais feios”. Vale lembrar que portáteis potentes, como PlayStation Vita e New Nintendo 3DS, também utilizam cartuchos e não são limitados pela mídia. Além disso, eles podem ser mais práticos de armazenar e ter menos riscos de sofrerem algum dano.

Nintendo quer entrar nos eSports

Está mais do que claro que o Switch também foi pensado para levar a Nintendo aos eSports, ou esportes eletrônicos, categoria para jogadores profissionais e que ganham a vida disputando torneios. No trailer, vemos jogadores treinando Splatoon, game de tiro também lançado no Wii U, e logo em seguida disputando uma partida no palco, contra outra equipe, além da torcida.

Vídeo do Switch mostra torneio de eSport com o console (Foto: Divulgação/Nintendo)Vídeo do Switch mostra torneio de eSport com o console (Foto: Divulgação/Nintendo)

Isso indica um passo gigantesco para a Nintendo, que até pouco tempo teve problemas com o uso de Super Smash Bros. em torneio como o EVO. Por ora, o trailer apenas indica a intenção da empresa, mas tudo vai depender da aceitação do mercado e dos jogadores.

Switch usa tecnologia da Nvidia

O processador do Switch foi feito pela Nvidia, gigante das placas de vídeo e de acessórios para computadores e jogos. O processador Tegra está dentro do console e promete exibir gráficos caprichados nos mais diversos games, com arquitetura Geforce.

Nvidia divulgou a novidade em seu site oficial (Foto: Divulgação/Nvidia)Nvidia divulgou a novidade em seu site oficial (Foto: Divulgação/Nvidia)

A novidade foi divulgada pela própria Nvidia, e não pela Nintendo, mas confirma rumores de alguns meses atrás, que já mencionavam essa parceria. Mais detalhes sobre o que isso significa devem ser revelados ao longo dos próximos meses.

Lançamento em março, mas nada ainda no Brasil

O lançamento do Switch está confirmado para março de 2017 na Europa, Japão e Estados Unidos, mas sem data detalhada. No Brasil, o futuro do console é incerto, já que a Nintendo deixou de operar no país já há alguns meses, perdendo sua representação oficial por aqui.

Switch chega em março, mas por enquanto só lá fora (Foto: Divulgação/Nintendo)Switch chega em março, mas por enquanto só lá fora (Foto: Divulgação/Nintendo)

Apesar de o lançamento estar confirmado, não há ainda menção de preços ou também de quando os primeiros jogos saem – o mais provável é que títulos como Super Mario e outros mais simples cheguem junto com o console, no lançamento.

Nintendo tem apoio das produtoras

A Nintendo se preocupou em mostrar que o Switch já conta com grande apoio de empresas que vão desenvolver jogos para o console. O Wii e Wii U também receberam essa atenção, mas a quantidade de empresas no novo aparelho é ainda maior.

Empresas confirmadas no Switch (Foto: Divulgação/Nintendo)Empresas confirmadas no Switch (Foto: Divulgação/Nintendo)

Entre os nomes confirmados estão Activision, Capcom, Konami, Square Enix, Platinum Games, From Software, Atlus, Arc System Works, Bethesda, Ubisoft, Spike Chunsoft, Sega, DeNa, Criware, Havok, Warner Bros., Bandai Namco, Unity, THQ Nordic, EA, Telltale, Frozen Byte e Koei Tecmo. Praticamente todas donas de grandes marcas e títulos já lançados.

Quatro formas de se controlar

Como citamos, o controle do Switch se destaca de sua base e pode virar um joystick secundário. O console, na verdade, tem quatro possíveis formas de se controlar. Há o Joy-Con conectado ao grip, o Joy-Con desconectado e utilizado como um Wii Remote, com o Joy-Con conectado na tela, como um tablet, e, por fim, com o Pro Controller.

Switch oferece quatro possíveis formas de controle (Foto: Divulgação/Nintendo)Switch oferece quatro possíveis formas de controle (Foto: Divulgação/Nintendo)

O Pro Controller é um joystick no formato mais “padrão”, seguindo de perto o mesmo modelo lançado no Wii e Wii U. A jogabilidade deve mudar pouco entre as opções de controle, o que é um alívio para quem gosta de ter opções. Nada foi mencionado sobre tela sensível ao toque, então não se sabe se o Switch possui essa funcionalidade.

Não há trava de região

A Nintendo finalmente ouviu seu público e o Switch não terá trava de região. Isto é, um console comprado na Europa pode rodar jogos lançados nos Estados Unidos e vice-versa, sem qualquer impedimento.

Nintendo Switch (Foto: Divulgação/Nintendo)Nintendo Switch (Foto: Divulgação/Nintendo)

A trava de região sempre foi alvo de reclamações no Wii U e 3DS, principalmente por conta dos jogos japoneses que não são lançados no ocidente – o que impede que os fãs orientais que vivem no ocidente ou que saibam japonês importem legalmente estes títulos.

Você gostou do anúncio do Switch? Opine no Fórum TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tony Stark
    2017-01-14T11:58:01  

    O que mata a Nintendo, são os jogos infantis dela. Se tivesse só jogão, seria uma máquina de respeito.

    recentes

    populares

    • Tony Stark
      2017-01-14T11:58:01  

      Discordo cara, acho q o diferencial da Nintendo são os jogos. Se eles abrissem seus jogos para outras plataformas talvez lucrassem mais

    recentes

    populares

    • Tony Stark
      2017-01-14T11:58:01  

      Negativo! O diferencial da nintendo é justamente os jogos. Ela deve abrir, ampliar a margem, isso sim!

  • Zuk Pett
    2017-02-03T11:06:26

    Muito Show, nao vejo a hora de pegar o meu, top bati em ps4 e xbox tranquilo. outro padrao.

  • Matheus Enokizono
    2017-01-15T20:31:03

    os ANTI piraa !!! vai ser legal jogr um fifa,smash,mk8d levando o console pra qualquer canto

  • Juca Ribeiro
    2016-10-21T11:58:43  

    Pode tentar, mas ninguém bate a Sony e seu PlayStation. Isso é FATO.

    recentes

    populares

    • Juca Ribeiro
      2016-10-21T11:58:43  

      Sobre a Nintendo bater, é muito relativo: Wii vendeu mais que PS3 e X360 pois era mais barato e inovador, mas quando seu sistema de movimento foi "copiado", houve grande declínio do console. O WiiU apanhou vergonhosamente. A única plataforma que a Nintendo bate na cara é com o 3DS, que mesmo com hardware inferior ao PS Vita, tem uma gama de jogos muito maior e mais divertida.

    recentes

    populares

    • Juca Ribeiro
      2016-10-21T11:58:43  

      ''é tao superior que os jogos são feitos pensando nos consoles..'' É lógico que os jogos são feitos pensando nos consoles, pois essas porcarias não possuem hardware descente e se eles fizerem jogo pesado demais não irá rodar.. Console só atrasa o desenvolvimento do mundo gamer, se essa bosta não existisse os jogos já estariam muito mais evoluidos.

  • Na0sou1h4te3r
    2016-12-08T16:34:47

    nintendo switch mata todo mundo wdjneabjhbwendfjia bndwj sqn....nem todo mundo

  • Gustaff Marcell
    2016-10-21T18:09:21  

    A tela tem touch?

    recentes

    populares

    • Gustaff Marcell
      2016-10-21T18:09:21  

      sim, mas na maior parte dos jogos não vai nem ser usada

    recentes

    populares

    • Gustaff Marcell
      2016-10-21T18:09:21  

      sim, mas na maior parte dos jogos não vai nem ser usada

  • André Albuquerque
    2016-10-22T00:41:21  

    Vai custar 3 mil reais....

    recentes

    populares

    • André Albuquerque
      2016-10-22T00:41:21  

      vai ser 250 dólares a versão básica dele. Se a nintendo voltar pro Brasil isso seria mais barato que os outros consoles

  • Leonardo Faria
    2016-10-21T13:55:06  

    Aos que criticam esse videogame, só digo uma coisa, vai dar pra jogar Skyrim nele! Finalmente teremos Skyrim num console da Nintendo! E isso depois de apenas 5 anos de lançamento do jogo! Viva a Nintendo!

    recentes

    populares

    • Leonardo Faria
      2016-10-21T13:55:06  

      vai rodar em resolução bem baixa, nintendo passando vergonha....

    recentes

    populares

    • Leonardo Faria
      2016-10-21T13:55:06  

      720p não é baixo

  • Rick Marvel
    2016-10-21T15:27:56  

    Esse console não vai ter poder sequer para concorrer com os atuais, não precisa ser especialista para ver isso, nunca um Tablet vai ser mais potente que um console de mesa, nasceu morto.

    recentes

    populares

    • Rick Marvel
      2016-10-21T15:27:56  

      E precisa ser mais poderoso que o S7 pra ser bom? Que patético, você fica aí postando mil comentários falando mal da Nintendo e do Switch, vai lá jogar no seu PC/Xbox/PlayStation que você ganha mais ao invés de ficar sendo um hater da Nintendo num site random da internet.

    recentes

    populares

    • Rick Marvel
      2016-10-21T15:27:56  

      eu não vou jogar potencia, eu vou jogar os jogos dele

  • Paulo
    2016-10-21T13:10:17  

    Acredito que esse console será um complemento para pessoas que já tenham PS4 e XONE, para essa nova geração falta jogos de aventura e infantil, jogos que sejam mais divertidos que desafiadores, prova disso que tem muita gente montando games retro pra jogar Alex Kid, Mario e DK

    recentes

    populares

    • Paulo
      2016-10-21T13:10:17  

      João Henrique já joguei kkkkkk

    recentes

    populares

    • Paulo
      2016-10-21T13:10:17  

      Não sei com vcs, as vezes quero jogar uns 20min e não tem esse tipo de jogo mais, na época da faculdade eu tinha o PSP e a maior alegria era jogar uma libertadores no PES09, street, agora os jogos são diferentes e não temos opção, quem consegue jogar 10min de GTA ? impossível quase..

  • Luis Will
    2016-10-22T09:00:37  

    Parece que vai ser bom. Espero que invistam mesmo. Porque estou meio decepcionado com a Sony nos últimos consoles. Comprei PS4 há 2 anos para jogar Final Fantasy e Gran Turismo e até agora nada. Pelo menos teve o "Remaster" do The Last of Us e o The Witcher 3. As opções de exclusivos do PS4 tão bem longe do que já foi a Sony. Porque a maioria dá para jogar no PC pagando metade do preço ou menos.

    recentes

    populares

    • Luis Will
      2016-10-22T09:00:37  

      Joga Final Fantasy XIV. Peguei o PS4 pra jogar o XV quabdo for lançado (próximo mês), mas desde que comecei a jogar o XIV há 2 anos, não consigo jogar mais nada. É muito bom!

  • Ricardo Andrade
    2016-10-23T15:33:32

    Fiasco total

  • Jose Sena
    2016-10-21T14:43:56  

    Os ANTI pira... NINTENDO sempre inventa tudo, e as outras correm atrás.

    recentes

    populares

    • Jose Sena
      2016-10-21T14:43:56  

      correm na frente vc quis dizer

  • Jorge
    2016-10-23T10:21:53

    Esse controle não parece o cachorrinho do Cerveró, com um olho caído?

  • Comentarista Sensato
    2016-10-21T11:25:50  

    Mas um "console" que nascerá morto! Só que é fanboy compra. Enquanto não lançar jogos de varias franquias além de mario e zelda.. não vai vingar.. Nintendo só pensa nos seus clientes antigos.. agora me fala.. vai ter resident evil 7 para ele? duvido! Assim será com outros jogos.. ainda mais com a nintendo fora do brasil.. pagar um absurdo para jogar mario e zelda não da!

    recentes

    populares

    • Comentarista Sensato
      2016-10-21T11:25:50  

      Na verdade, se vc quer gráficos, compre um PC top

    recentes

    populares

    • Comentarista Sensato
      2016-10-21T11:25:50  

      duda esse console é pra vc criança...

  • Joaquim Vasconcelos
    2016-10-22T17:51:32  

    A Nintendo tem fãs fies que sempre compram suas novidades....

    recentes

    populares

    • Joaquim Vasconcelos
      2016-10-22T17:51:32  

      os trouxas, que tem mentalidade de crianças...

  • Clodoaldo Santos
    2016-10-22T19:23:46

    Comecei muito esperançoso nesse aparelho, mas quando fui pesquisar preços de jogos e vi starfox a 70 dólares me assustei um pouco. Se minhas expectativas se confirmarem esse hardware não deve ser tão potente. Não vou pagar tão caro para jogos exclusivos.

  • Fabricio Salla
    2016-10-21T23:16:02  

    A nintendo parou no Super Nintendo!

    recentes

    populares

    • Fabricio Salla
      2016-10-21T23:16:02  

      Aham... mas saiba que o Wii continua sendo o console que mais vendeu nas ultimas duas geraçoes

    recentes

    populares

    • Fabricio Salla
      2016-10-21T23:16:02  

      Olha, eu gosto de jogos, não gosto de números, vendas etc. O videogame pode até vender, mas a Nintendo parou no tempo. É muita inovação que não dá certo. Vide ai o Nintendo Wii U, usuários que compraram este console estão no preju, porque a nintendo coloca uma lápide muito rápido em seus produtos. Parece que a Nintendo não aprendeu com o melhor console que foi o Super Nintendo.

  • Samuel Wilson
    2016-10-22T10:11:06  

    Sempre essa porcaria de Mário, não dou 5 anos pra essa empresa declarar falência.

    recentes

    populares

    • Samuel Wilson
      2016-10-22T10:11:06  

      Enquanto você ganha 1 salário mínimo... a Nintendo ganha milhões de dólares, kkkk...

  • Elenildo Lucas
    2016-10-22T11:13:00

    Temos os ótimos videogames e temos a NINTENDO.

  • Thiago Maia
    2016-10-21T11:13:25  

    Muita massa! Mario kart nesse console promete ser sensacional!

    recentes

    populares

    • Thiago Maia
      2016-10-21T11:13:25  

      graficos de desenho? pode isso arnaldo.....

  • Plinio Rafael
    2016-10-21T11:50:53  

    produto caprichado... vai entrar pra quebrar a banca.

    recentes

    populares

    • Plinio Rafael
      2016-10-21T11:50:53  

      realmente vai quebrar a nintendo....

  • Carlos Pereira
    2016-10-22T10:45:34

    p

  • Anderson Santos
    2016-10-21T21:22:56

    Essa garotada de hoje em dia, não sabe a importância que a Nintendo teve e tem no mundo dos games. Tenho certeza que desse novo console a sony e Ms , irão copiar diversas idéias.

  • Joao Alves
    2016-10-22T10:37:46

    nintendo NX e nintendo wii U , ja nasceram morto.... a nintendo lançará dois consoles na mesma geração do ps4 e do xone... pode isso arnaldo?