20/10/2016 06h30 - Atualizado em 20/10/2016 06h30

Lista traz elementos que não podem faltar em Red Dead Redemption 2

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Red Dead Redemption 2 será lançado em 2017, de acordo com o anúncio da Rockstar na terça-feira (18). A continuação de Red Dead Redemption ainda não tem nenhum detalhe divulgado, mas isso não tem impedido os fãs de discutirem em fóruns da internet aquilo que desejam ver no novo jogo. Abaixo, listamos dez elementos que gostaríamos de ver inclusos no segundo capítulo da série.

Red Dead Redemption 2 é anunciado para PS4 e Xbox One e chega em 2017

A versão para PC

A Rockstar não prometeu lançar o novo Red Dead Redemption 2 para computadores e isso já foi suficiente para que jogadores do mundo todo criassem uma petição online para tentar convencer a desenvolvedora do contrário. As vantagens de Red Dead Redemption 2 no PC são várias, mas melhores gráficos e suporte para mods são as mais evidentes.

Ausência de confirmação sobre a versão para PC deixa jogadores da plataforma preocupados (Foto: Divulgação/Rockstar)Ausência de confirmação sobre a versão para PC deixa jogadores da plataforma preocupados (Foto: Divulgação/Rockstar)

Red Dead Redemption, de 2010, nunca ganhou uma edição para PCs, mas as razões são conhecidas. O ciclo de desenvolvimento daquele jogo foi classificado, por diversos profissionais da Rockstar, como um completo caos. A frase “o código fonte é mantido unido com fita adesiva” foi usada em entrevistas para explicar porque o game acabou sendo lançado com tantos bugs e porque sua adaptação a novas plataformas é tão difícil.

Entretanto, vale lembrar, LA Noire e GTA5 são dois games da Rockstar que saíram primeiro para consoles e, depois de muitos meses, acabaram saindo para PCs também.

Criar uma fazenda?

Alguns fãs sugerem que seria interessante se a Rockstar permitisse que os jogadores criassem sua própria fazenda, ou esconderijo no game, adaptando o conceito dos abrigos que o jogador pode desenvolver em Fallout 4.

É uma aposta com remotas chances de dar certo, já que romperia de forma marcante com o modelo dos jogos de mundo aberto da Rockstar, mas vale lembrar que imaginar que GTA 5 um dia teria três personagens também soava como uma ruptura difícil de aceitar.

DLC single player

Red Dead Redemption teve diversos pacotes DLC, mas um deles apenas era focado no singleplayer: Red Dead Redemption Undead Nightmare tratava-se de uma história alternativa em que o velho oeste estava tomado por zumbis e cabia a John Marston investigar o problema e encontrar a cura. Undead Nightmare foi um grande sucesso porque era o tipo de DLC grande. Com bastante conteúdo para os jogadores, o pacote de qualidade dava ao mais sobrevida ao game.

Fãs querem ver uma expansão single player em Red Dead Redemption 2; o primeiro jogo contou com a DLC Undead Nightmare, que trazia hordas de zumbis para o velho oeste (Foto: Divulgação/Rockstar)Fãs querem ver uma expansão single player em Red Dead Redemption 2; o primeiro jogo contou com a DLC Undead Nightmare, que trazia hordas de zumbis para o velho oeste (Foto: Divulgação/Rockstar)

Seria legal se Red Dead Redemption 2 seguisse por essa linha e apresentasse algum DLC focado na história do jogo, ao contrário de GTA 5, cujo todo conteúdo extra lançado para o game é focado na porção online do título.

Mapa maior

Um dos aspectos centrais para entender o sucesso de Red Dead Redemption está no cenário detalhado e extremamente bem construído, capaz de fazer o jogador se sentir em meio à desolação do oeste norte-americano ainda em processo de colonização.

Uma das expectativas em relação ao novo jogo da série está em apenas não um mapa maior, mas mais variado. Vazamentos de alguns meses atrás mostraram o que seria o novo mapa de Red Dead Redemption 2 com boas perspectivas de atender esse desejo, mostrando áreas de pântano, além dos campos e desertos do oeste.

Mapa vazado há alguns meses seria de Red Dead Redemption 2. Informação liberada pela Rockstar sobre aventuras nas Heartlands norte-americanas vão de encontro com o nome da região na parte central do mapa (Foto: Reprodução)Mapa vazado há alguns meses seria de Red Dead Redemption 2. Informação liberada pela Rockstar sobre aventuras nas "Heartlands" norte-americanas vão de encontro com o nome da região na parte central do mapa (Foto: Reprodução)

História anterior à Red Dead Redemption

Red Dead Redepmtion conta uma história que começa em 1912, mostrando a morte do “velho oeste”. Uma das apostas e desejos dos fãs é que o novo jogo tenha um enredo que se desenvolva anos antes, quem sabe até mesmo décadas, num período em que o oeste ainda estava sendo conquistado pelos brancos.

Essa perspectiva abre espaço para que a história de Red Dead Redemption 2 conte a vida de John Marston antes do primeiro jogo, mostrando a face de bandido e anti-heroi do personagem.

Com história ambientada anos ou até décadas antes de Red Dead Redemption, o novo jogo poderia mostrar a tomada do oeste e conflitos com indígenas, por exemplo (Foto: Divulgação/Rockstar)Com história ambientada anos ou até décadas antes de Red Dead Redemption, o novo jogo poderia mostrar a tomada do oeste e conflitos com indígenas, por exemplo (Foto: Divulgação/Rockstar)

Planejar roubos a bancos, diligências e trens

Uma das dinâmicas mais interessantes de GTA 5 é o planejamento de roubos. Uma ideia interessante seria ver esse mesmo modelo aplicado em Red Dead Redemption 2, em que os assaltos a bancos, diligências e trens poderiam ser planejados levando-se em conta abordagens diferentes.

Isso ofereceria mais liberdade para o jogador escolher como quer jogar, além de poder ser adaptado ao modo online do game.

Trilha sonora

A trilha sonora de Red Dead Redemption é inesquecível porque foi composta para o jogo levando em conta instrumentos musicais da época, mas com arranjos e composições modernas. Bastante elogiada e premiada pela crítica, a trilha é um dos pontos fortes do clássico da Rockstar.

Composições como “Triggernometry”, “The Shootist”, “Exodus in America” davam o tom e surgiam em diversos momentos do jogo de forma bastante convincente. Além disso, músicas como “Far Away”, de José Gonzalez, e “Compass”, de Jamie Lidell, tocavam apenas em momentos cruciais, como a chegada ao México e à volta à família, criando situações inesquecíveis para o jogador que ficou interessado pela história de redenção de John Marston. Espera-se, no mínimo, que Red Dead Redemption 2 acerte a mão na trilha sonora na mesma medida que seu antecessor.

Controles mais precisos

Red Dead Redemption já é um clássico e é difícil falar sobre esse jogo sem valorizar seus pontos fortes. Mas é preciso reconhecer onde o jogo foi mal: há uma grande quantidade de glitches e bugs nunca resolvidos (em virtude do código mantido unido por fita adesiva) e há problemas com os controles.

Quando falamos de controles, mencionamos a imprecisão de algumas situações: subir em escadas de qualquer tipo e esconder-se durante o tiroteio não são coisas funcionais no game, é comum que essas duas ações não sejam bem sucedidas, por mais que o jogador esteja no lugar certo para realiza-las. Outro problema recorrente é a insistência da Rockstar em usar a mecânica de pressionar um botão insistentemente para correr.

Red Dead Redemption é um dos jogos de maior sucesso da Rockstar (Foto: Divulgação) (Foto: Red Dead Redemption é um dos jogos de maior sucesso da Rockstar (Foto: Divulgação))Red Dead Redemption é um dos jogos de maior sucesso da Rockstar (Foto: Divulgação)

Minigames do multiplayer

Em Red Dead Redemption, o modo multiplayer era um aspecto interessante do jogo pela variedade. Além de tiroteios em mundo aberto, com a chance de atrapalhar a vida de outros jogadores, o game oferecia diversos minigames, como o Liar’s Dice e póquer. Inspirado nos jogos da época do velho oeste, essas partidas envolviam apostas e eram uma forma bacana de passar o tempo longe de confusão.

Entre todos os minigames, Liar’s Dice era o mais concorrido. A brincadeira envolvia a necessidade de adivinhar o número dos dados lançados pelos outros jogadores. Era fácil de entender, as partidas não demoravam muito e podiam ser jogadas por até quatro pessoas.

Liars Dice era um dos minigames mais queridos do multiplayer de Red Dead Redemption (Foto: Divulgação/Rockstar)Liar's Dice era um dos minigames mais queridos do multiplayer de Red Dead Redemption (Foto: Divulgação/Rockstar)

Maior customização dos personagens

Em Red Dead Redemption, para jogar no multiplayer, você tinha uma porção de personagens e cavalos para escolher. O número de opções dependia diretamente de quantos personagens você tinha desbloqueado por conta de suas ações no jogo e também dos DLCs que você tinha adquirido.

Um desejo para Red Dead Redemption 2 é de que os personagens do multiplayer possam ser criados pelo jogador, em vez de escolhidos diretamente a partir de uma lista de opções prontas. Essa mecânica seria essencial se a Rockstar pretende criar com o novo jogo algo como GTA Online.

Em termos do modo campanha, maior nível de customização dos personagens para controlar também seria uma boa notícia. Em Red Dead Redemption, o jogador podia mudar apenas as roupas de John Marston e a maioria das opções estava atrelada à compra de DLCs.

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  • Comentador Franco
    2016-10-25T17:45:28  

    Na verdade a grande vantagem de jogar no PC é poder usar teclado e mouse. Jogo de tiro no console é muito meia-bomba. Me sinto uma criança levada pela mão com a quantidade de assists necessários pra jogar shooter com controle. E quando desligo os assists, me sinto um cego no tiroteio kkkkkkkkkkkkk

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    • Comentador Franco
      2016-10-25T17:45:28  

      é tao dificil pra voce apertar r2 pra atirar? nunca vou entender o problema de quem joga no teclado e mouse jogar no console e vice versa

  • Fabio Milhome
    2016-10-20T11:09:39

    Hummm, então eu viverei em um Velho Oeste???? Sempre sonhei viver por ali, serei um Cowboy??? Sempre sonhei em ser um cowboy!!!

  • Guilherme
    2016-10-20T11:36:41

    Cara !!!! e se depois vir com uma DLC de UNDEAD NIGHTMARE vai ser F 0 D 4 demais !!!!!