Jogos de estratégia

24/10/2016 06h05 - Atualizado em 24/10/2016 06h05

Lista traz jogos sobre a Primeira Guerra Mundial, cenário de Battlefield 1

Felipe Demartini
por
Para o TechTudo

A Primeira Guerra Mundial, indiscutivelmente, foi um evento que mudou a face do século passado. Não apenas pela violência e brutalidade em si, mas também pelo envolvimento de grandes potências e mudanças no balanço de poder do mundo que levaram diretamente a mais uma batalha de grandes proporções. É esse o cenário de Battlefield 1, que chegou às lojas na última sexta-feira (21).

Confira o Review completo de Battlefield 1

Um dos maiores lançamentos do ano, o game da Electronic Arts nos coloca no coração das batalhas, com armas antigas e uma brutalidade como poucas vistas. Mas, apesar da importância do evento para o mundo moderno, são poucos os jogos que o abordam. Confira nessa lista algumas opções para quem quer aprender essa história na frente dos controles.

Valiant Hearts: The Great War

Talvez o título mais reconhecido sobre a Primeira Guerra Mundial, antes de Battlefield 1, a obra da Ubisoft apresenta um olhar mais próximo e intimista sobre os conflitos. Saem as grandes batalhas, entram as histórias pessoais de famílias ou indivíduos que foram destroçados por elas.

 Valiant Hearts: The Great War (Foto: Divulgação) Valiant Hearts: The Great War (Foto: Divulgação)

Com estilo de desenho animado e algumas cenas de ação, mas jogabilidade baseada em puzzles, Valiant Hearts coloca o jogador no controle de quatro personagens diferentes, como um alemão expulso da França no início da guerra, separando-se de sua esposa, e o pai dela, forçadamente levado a se alistar no exército e que acaba se vendo diante do genro no campo de batalha.

O jogo está disponível para PS4, Xbox One, Xbox 360, PS3, PC e até celulares com os sistemas operacionais Android e iOS.

Red Baron

Apesar de lançado em 1990, o primeiro Red Baron é considerado um marco entre os simuladores de aviação. Não apenas pela fidelidade histórica e reprodução o mais realista possível, para a época, dos combates aéreos da Primeira Guerra, mas também pela visão, que colocava o jogador dentro do cockpit dos aviões, em uma imersiva visão em primeira pessoa.

Red Baron (Foto: Divulgação)Red Baron (Foto: Divulgação)

Apesar do nome, entretanto, você não joga especificamente com o Barão Vermelho, Manfred von Richthofen, que seria responsável por mais de 100 vitórias para a Alemanha. Entretanto, é possível lutar ao lado dele, no esquadrão Jagdstaffel 11, ou então, enfrenta-lo como inimigo caso decida seguir a guerra como membro da Força Aérea Britânica.

O game está disponível apenas no PC, mas chegou a ter uma versão Nintendo 64, nunca lançada. Sua sequência, Red Baron II, lançada sete anos depois, não foi tão bem recebida quanto o primeiro game da série, apesar da adição de um modo multiplayer e mecânicas mais realistas, proporcionadas pela tecnologia da época.

Darkest Hour: A Hearts of Iron Game

Para quem gosta de estratégia e história, Darkest Hour pode ser uma bela pedida. O game lançado pela Paradox Interactive em 2011, exclusivamente para o PC, usa o mesmo motor gráfico da série Europa, mas foca nos combates mundiais.

Darkest Hour: A Hearts of Iron Game (Foto: Divulgação)Darkest Hour: A Hearts of Iron Game (Foto: Divulgação)

No controle de uma nação, o jogador já começa no olho do furacão, em 1914, no início da Primeira Guerra Mundial, e com a missão de construir unidades de combate, mecanismos de defesa e todo o aparato militar. Não apenas isso, mas também é preciso cuidar de mercados, fazer alianças e cuidar do aspecto social da nação durante o confronto e também com a chegada da Segunda Guerra.

Verdun

Lançado recentemente para PlayStation 4 e com uma versão Xbox One nos planos, Verdun era o principal shooter sobre a Primeira Guerra Mundial até a chegada de Battlefield 1. Lançado em 2015, inicialmente para PC, o título é baseado em um conflito realizado na cidade de mesmo nome, na França, e traz uma ação autêntica, com armas e equipamentos antigos.

Verdun (Foto: Divulgação)Verdun (Foto: Divulgação)

Até 32 jogadores divididos em dois times podem combater em quatro modos de jogo, incluindo um que transforma a ação em um game de estratégia por turnos. Apesar do foco no multiplayer, há também a possibilidade de jogar sozinho, combatendo hordas de adversários controlados pela inteligência artificial para defender sua posição.

Snoopy Vs. The Red Baron

O Barão Vermelho, com sua sequência de vitórias e ampla habilidade nos ares, é uma das figuras mais reconhecidas da Primeira Guerra Mundial. Sendo assim, não é de se espantar que ele apareça em diversos filmes, jogos e livros. Seu encontro com Snoopy, entretanto, é dos mais inusitados, e rendeu um título de combate aéreo bastante divertido.

Snoopy Vs. The Red Baron (Foto: Reprodução / YouTube)Snoopy Vs. The Red Baron (Foto: Reprodução / YouTube)

Baseado em um livro de 1966 escrito pelo criador do personagem, Charles Schulz, o jogo de 2006 foi lançado para PS2, PSP e PC. Com diversas armas e equipamentos para escolher, além de uma jogabilidade simples, o game chama a atenção pela criativa direção de arte e ótima trilha sonora. Snoopy pode voar com a força da imaginação em sua casinha ou combater dirigíveis e outros aviões durante a guerra.

Outra adaptação da história para os games foi lançada em 1983, para o Atari, com o mesmo nome. Além disso, Snoopy Vs. The Red Baron teve uma sequência, Snoopy Flying Ace, lançada em junho de 2010 exclusivamente para o Xbox 360.

Toy Soldiers

Misturando estratégia e ação, este game para PC e Xbox 360 muda a perspectiva ao abordar a guerra. Saem os grandes combates, entram os soldados de chumbo e réplicas de aviões, com as batalhas ocorrendo em um diorama. É possível controlar as tropas como um todo, ou então, assumir o comando de unidades individuais em conflito.

Toy Soldiers (Foto: Reprodução / YouTube)Toy Soldiers (Foto: Reprodução / YouTube)

As diferentes representações recriam vários momentos da Primeira Guerra Mundial, e além dos já citados, existe também um modo tower defense, no qual o jogador deve proteger uma base do avanço das tropas alemãs ou britânicas. Um modo multiplayer está disponível somente no Xbox 360, além da campanha principal e de um jogo de sobrevivência, com ondas sem fim de oponentes.

Darkest of Days

Brincando com viagem no tempo e alterações na história, o game da 8monkey Labs não é tão conhecido assim, mas vale pela proposta inusitada. No comando de um soldado, o jogador tem a missão de viajar por momentos importantes da era moderna, salvando figuras importantes para o desenvolvimento da humanidade de uma morte certa.

Darkest of Days (Foto: Reprodução / YouTube)Darkest of Days (Foto: Reprodução / YouTube)

Além de passar por momentos da Primeira Guerra Mundial, o jogo nos leva por diferentes períodos históricos, que vão desde a Guerra de Secessão até a erupção do Vesúvio. Essa mistura toda está disponível em versões PC e Xbox 360.

Battle of Empires: 1914-1918

Brutal e violento, o jogo independe da Great War Team mostra os horrores da guerra e põe o jogador na perspectiva de um comandante. Ele é responsável não apenas por condenar soldados para lutarem – e morrerem na guerra – como por operações de espionagem, sabotagem e desenvolvimento de novas unidades.

Battle of Empires: 1914-1918 (Foto: Divulgação)Battle of Empires: 1914-1918 (Foto: Divulgação)

Com um foco bem mais soturno, Battle of Empires exibe também as armas letais utilizadas no conflito de forma bastante visceral. Usar gás mostarda para dizimar todo um exército pode ser uma opção estratégica interessante, mas o game faz questão de mostrar os efeitos disso, com pilhas de corpos e soldados em sofrimento.

O game está disponível para PC e pode ser adquirido em diferentes pacotes, que incluem desde apenas os modos multiplayer ou single player, até kits completos, com DLCs e expansões.

Sid Meier’s Ace Patrol

Desenvolvido pela Firaxis, a mesma de XCOM, e idealizado pelo criador de Civilization, Sid Meier, Ace Patrol é um game de aviação com gráficos cartunescos. Apesar da cara de jogo colorido e divertido, temos aqui um game de aviação sério, com controles simples mas eficazes, que coloca nas mãos do jogador a tarefa de vencer a guerra nos ares.

Sid Meier’s Ace Patrol (Foto: Reprodução / YouTube)Sid Meier’s Ace Patrol (Foto: Reprodução / YouTube)

É preciso saber não apenas pilotar bem, mas também escolher os upgrades corretos. Ace Patrol permite jogar como piloto alemão, francês, britânico ou americano, além de conter um elemento estratégico fora das batalhas. O jogo está disponível para PC e iPhone.

NecroVisioN

Mais um jogo para quem é fã de realidades alternativas, este Survival Horror exclusivo para PC nos coloca não apenas contra o exército alemão, mas também combatendo criaturas sobrenaturais como zumbis, vampiros e demônios. Toda essa mistura tem a ver com um combate acontecendo dentro da Primeira Guerra Mundial, envolvendo a dominação da Terra e o fim da humanidade.

NecroVisioN (Foto: Divulgação)NecroVisioN (Foto: Divulgação)

Com diferentes finais e uma história sombria, o título traz ação em primeira pessoa que mistura armamentos e magia. Um segundo jogo, NecroVisioN: Lost Company, conta uma história anterior, e foi lançado em fevereiro de 2010.

Qual a melhor campanha entre os jogos de tiro? Deixe sua opinião em nosso Fórum!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leandro Angelo
    2016-10-28T15:29:55

    Faltou botar na lista o Flying Corps.

  • Commentator
    2016-10-26T15:47:38

    A franquia produto de COD deveria utilizar seus recursos para criar jogos baseados nesse tipo de história e não nessas históricas chatas e futurísticas que vem criando ultimamente.

  • Rodrigo Sobrinho
    2016-10-24T15:14:21

    Necrovision é TOP