Fabricantes

26/10/2016 07h05 - Atualizado em 26/10/2016 07h05

Relembre dez franquias de sucesso de jogos exclusivos da Nintendo

Murilo Molina
por
Para o TechTudo

A Nintendo sempre se destacou pelas franquias exclusivas, que fazem a alegria dos fãs desde o NES. A partir de 1983, jogos como Super Mario, Donkey Kong, The Legend of Zelda e Pokémon viraram sinônimo de qualidade e se tornaram o motivo pelo qual muitas pessoas passassem a investir nos consoles da empresa japonesa. 

 Nintendo 64: relembre os jogos com melhores gráficos do videogame 

Séries de peso foram criadas e lançadas para diversos aparelhos da Nintendo, incluindo consoles de mesa, portáteis e até mesmo celulares mais recentemente. Confira a lista com dez séries da empresa japonesa.

Super Mario

Nintendo: relembre 10 franquias exclusivas da empresa (Foto: Divulgação/Nintendo)Nintendo: relembre 10 franquias exclusivas da empresa (Foto: Divulgação/Nintendo)

Considerada a mais importante e influente franquia da história dos games, Super Mario teve sua primeira versão lançada em 1983 para o Nintendo NES e, desde então, se tornou o principal produto da empresa.

Seguido por Super Mario Bros. 3 (1988, NES), Super Mario World (1990, Super Nintendo), Mario 64 (1996, Nintendo 64) e Super Mario Galaxy (2007, Wii), o game foi inicialmente planejado para plataforma 2D. O carismático encanador e sua turma terminaram envolvidos nos mais diversos estilos de jogo, incluindo corridas de kart, RPGs, jogos de tabuleiro digitais e dezenas de outras ideias.  

Donkey Kong

Sucesso nos arcades, Donkey Kong chegou ao NES e, rapidamente, se transformou em uma das marcas registradas do console, graças a seu estilo de jogo rápido e divertido. O game teve as versões Donkey Kong Country 1, 2 e 3 (1994, 95 e 96, Super Nintendo), Donkey Kong 64 (1999, Nintendo 64) e Donkey Kong Returns (2010, Wii).

Donkey Kong (Foto: Divulgação)Donkey Kong tem estilo de jogo rápido e divertido (Foto: Divulgação)

Com os anos, os jogos da série evoluíram, ganharam cores e se destacaram como alguns dos mais belos títulos para Super Nintendo e Nintendo 64.

Pokémon

Lançado pela primeira vez em 1996, para o clássico Game Boy, o jogo de colecionar monstrinhos se tornou uma febre mundial, que rendeu uma bem sucedida animação. Desde então, são dezenas de títulos portáteis e algumas versões especiais para consoles de mesa.

Da esquerda para a direita, os cães lendários Suicune, Entei e Raikou de Pokémon Gold & Silver (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro) (Foto: Da esquerda para a direita, os cães lendários Suicune, Entei e Raikou de Pokémon Gold & Silver (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro))Pokémon é uma das franquias mais famosas da empresa (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Os principais jogos são: Pokémon Blue/Red (1996, Game Boy), Pokémon Gold/Silver (1999, Game Boy), Pokémon Stadium (1999, Nintendo 64), Pokémon Black/White (2010, Nintendo DS) e Pokémon Go (2016, iOS/Android). Este jogo virou febre mundial e deu vida nova à série.

The Legend of Zelda

Uma das séries mais aclamadas da Nintendo, The Legend of Zelda mistura elementos de RPG e de jogos de ação para criar um estilo único e memorável.

The Legend of Zelda: The Wind Waker trouxe um novo estilo para a série no GameCube (Foto: Reprodução/Wallpaper Abyss) (Foto: The Legend of Zelda: The Wind Waker trouxe um novo estilo para a série no GameCube (Foto: Reprodução/Wallpaper Abyss))The Legend of Zelda: The Wind Waker trouxe um novo estilo para a série no GameCube (Foto: Reprodução/Wallpaper Abyss)

Chefes gigantes, habilidades especiais, além de itens escondidos podem ser encontrados em The Legend of Zelda (1987, NES), The Legend of Zelda: a Link to the Past (1991, Super Nintendo), The Legend of Zelda: Ocarina of Time (1998, Nintendo 64), The Legend of Zelda: The Wind Waker (2002, GameCube).

Metroid

A série de ação, que inovou o estilo, com seus cenários grandes e complexos, não teve muitos jogos lançados, mas Metroid (1986, NES), Super Metroid (1994, Super Nintendo) e Metroid Prime (2003, GameCube) fizeram sucesso suficiente para brilhar nas plataformas da Nintendo.

Metroid Prime trouxe a evolução da franquia no GameCube como um jogo em primeira pessoa (Foto: Reprodução/Pure Nintendo) (Foto: Metroid Prime trouxe a evolução da franquia no GameCube como um jogo em primeira pessoa (Foto: Reprodução/Pure Nintendo))Metroid Prime trouxe a evolução da franquia no GameCube como um jogo em primeira pessoa (Foto: Reprodução/Pure Nintendo)

Já no GameCube,  o estilo plataforma foi substituído por uma visão em primeira pessoa com Metroid Prime, considerado por muitos um dos melhores títulos daquela geração.

Pikmin

O game chegou ao GameCube combinando elementos de complexos jogos de estratégia e criaturas coloridas e carismáticas. Com isso, rapidamente conquistou o coração dos fãs por seu estilo único e inteligente.

Pikmin 3 na E3 2013 (Foto: Renan Dayube / TechTudo)Pikmin 3 possui estilo único e inteligente (Foto: Renan Dayube / TechTudo)

Já no Wii U, o título ganhou controles por toque e o uso da segunda tela, que adicionaram ainda mais profundidade e recursos ao estilo de jogo. As versões do game foram Pikmin (2001, GameCube), Pikmin 2 (2004, GameCube) e Pikmin 3 (2013, Wii U).

Star Fox

Lançado originalmente para Super Nintendo, em 1993, o game apostava na ideia de um grupo de animais pilotando naves espaciais. Turbinado pelo chip Super FX, que permitia gráficos tridimensionais no SNES, o título chamou a atenção.

Confira diversas curiosidades sobre os games da franquia Star Fox (Foto: Reprodução/Wikipedia)Série Star Fox começou no Super Nintendo (Foto: Reprodução)

Já no Nintendo 64, o sucesso foi imenso, graças a um game recheado de ação e batalhas memoráveis. Os diálogos e bordões do Star Fox (Super Nintendo, 1993), Star Fox 64 (1997, Nintendo 64), Star Fox Adventures (2002, GameCube) são lembrados até hoje.

Super Smash Bros.

O spin-off de Mario e sua turma chegou ao Nintendo 64, de fininho, e se tornou um dos grandes hits do aparelho. O game de luta coloca personagens como Pikachu, Donkey Kong e Link, nas versões Super Smash Bros. (1999, Nintendo 64), Super Smash Bros. Melee (2001, GameCube) e Super Smash Bros. Brawl (Wii, 2008) para batalhar em arenas temáticas cheias de itens e armadilhas.

Sonic em Super Smash Bros (Foto: Divulgação/Nintendo) (Foto: Sonic em Super Smash Bros (Foto: Divulgação/Nintendo))Sonic em Super Smash Bros batalha em arenas temáticas cheias de itens e armadilhas(Foto: Divulgação/Nintendo)

Desde então, a série ganhou versões para todos os consoles de mesa da Nintendo, além do Nintendo 3DS.

Animal Crossing 

Uma espécie de simulador de fazenda onde os jogadores podem gerenciar a evolução de um espaço rural habitado por diversos tipos de simpáticos animais.

Animal Crossing New Leaf exige bastante dedicação dos jogadores (Divulgação/Nintendo) (Foto: Animal Crossing New Leaf exige bastante dedicação dos jogadores (Divulgação/Nintendo))Animal Crossing New Leaf exige bastante dedicação dos jogadores (Divulgação/Nintendo)

É possível plantar, pescar capturar insetos e melhorar o ambiente com novas construções em Animal Crossing (2001, Nintendo 64/GameCube), Animal Crossing: Wild World (2005, Nintendo DS) e Animal Crossing: New Leaf (2012, Nintendo 3DS). O título desafia os jogadores a voltarem constantemente para fazer a manutenção de seu vilarejo.

F-Zero

O game de corrida futurista foi um dos grandes hits do Super Nintendo, com seus gráficos avançados para a época e jogabilidade rápida e divertida. Mesmo com o sucesso, poucas versões do título foram lançadas: F-Zero (1990, Super Nintendo), F-Zero X (1998, Nintendo 64) e F-Zero GX (2003, GameCube).

F-Zero GX da Sega levou a série ao seu ápice no GameCube (Foto: Reprodução/Plastic Pals) (Foto: F-Zero GX da Sega levou a série ao seu ápice no GameCube (Foto: Reprodução/Plastic Pals))F-Zero GX da Sega levou a série ao seu ápice no GameCube (Foto: Reprodução/Plastic Pals)

Pelo fato de terem poucas versões, a franquia está entre as mais pedidas a cada novo console da Nintendo lançado.

Qual é o melhor jogo da Nintendo? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rogersilva
    2016-10-26T07:30:31  

    Quero jogar todos no switch :)

    recentes

    populares

    • Rogersilva
      2016-10-26T07:30:31  

      Nintendo sendo Nintendo! INSUPERÁVEL!!!

    recentes

    populares

    • Rogersilva
      2016-10-26T07:30:31  

      A poucos meses adquiri um Wiiu e garanto, a mesma diversão que tinha jogando no SNES, tenho hoje no Wiiu. Apesar das pessoas falarem que os gráficos não são bons, eu acho o contrário. Os jogos são muito bonitos e divertidos de jogar. Já tive Xbox e PS, mas me divirto muito mais no Wiiu, principalmente jogando online.

  • Thiago Santos
    2016-10-26T12:02:15  

    Saudades de jogar esses jogos. Tenho um Xbox One, mas as vezes da vontade de comprar um nitendo pra jogar esses jogos novamente..

    recentes

    populares

    • Thiago Santos
      2016-10-26T12:02:15  

      Daniel Lima: tenho 31 anos e tenho ps4, acontece que ps4 pensa apenas em gráfico... Nintendo está mais preocupada com diversão.

    recentes

    populares

    • Thiago Santos
      2016-10-26T12:02:15  

      João Ninguém, falei pra matar a saudade do jogo, pois console super nitendo é difícil de encontrar hoje em dia, falei isso pra quem sentir saudade de jogar super mario world e não pra agredir ninguém seu João Ninguém, aqui mesmo não se acha super nitendo

  • Rafael Bulcão
    2016-10-27T09:53:00

    Esqueceu do 007

  • Hamilton
    2016-10-26T12:56:14  

    Deveriam lançar uma versão do Fzero para wii-U

    recentes

    populares

    • Hamilton
      2016-10-26T12:56:14  

      Com certeza!

  • Ricardo Ferreira
    2016-10-26T17:12:10

    Hoje há a disputa entre Playstation e Xbox, porém jamais será igual a disputa entre Snes e Mega Drive. Tempos maravilhosos!

  • Claudio Devides
    2016-10-26T15:09:51

    E o Palmeiras ainda sem mundial !