Redes sociais

27/10/2016 07h10 - Atualizado em 27/10/2016 07h10

Seis dicas para deixar o Facebook Ao Vivo com ar de 'live profissional'

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

O Facebook Live foi liberado este ano e tem feito sucesso entre os usuários. A aposta de Mark Zuckerberg para combater o Periscope conquista as pessoas e tem sido usado até por grandes emissoras de TV para levar conteúdo ao vivo pela rede social. Confira, na lista abaixo, algumas dicas para te ajudar a fazer uma live com ar mais profissional e como melhorar a qualidade dos seus vídeos ao vivo.

Como usar o menu do lado esquerdo da minha página inicial do Facebook

1. Como fazer uma live

Começar um transmissão ao vivo no Facebook é simples. No seu Feed de notícias, clique para fazer uma publicação. Em seguida selecione a opção ‘Vídeo ao vivo’. Na próxima tela, escreva uma descrição e escolha se você quer deixar o vídeo público ou apenas para amigos – também há outras opções de seleção.

Facebook Live permite gravar vídeos ao vivo na rede social (Foto: Divulgação/Facebook)Facebook Live permite gravar vídeos ao vivo na rede social (Foto: Divulgação/Facebook)

Depois, clique em ‘Transmitir ao vivo’. Após a contagem regressiva de três segundos, o vídeo já está ‘no ar’. Lembre-se que o aplicativo do Facebook precisa ter a permissão de uso da câmera e do microfone.

A rede social vai tentar construir uma audiência para você mandando notificações para os seus amigos. Para encerrar a transmissão, basta clicar em concluir.

O Facebook vai mostrar algumas estatísticas, como quais usuários assistiram e o tempo que o vídeo ficou ao vivo. Você pode escolher por publicar ou excluir o conteúdo.

Como descobrir quem te visitou no Facebook? Descubra no fórum TechTudo.

2. Internet

Para fazer um streaming ao vivo é preciso ter uma conexão de qualidade. O Facebook não revela o mínimo exigido – apesar do aplicativo fazer um alerta se a conexão estiver ruim antes de começar a transmissão.

No geral, uma internet com download de 10 Mbps e um upload de 1 Mbps já deve ser o suficiente para segurar a transmissão. Não esqueça de certificar se o sinal Wireless está bom no local onde vai começar a gravar.

Se você estiver em um lugar onde não tem Wi-Fi disponível, a rede 4G é a mais confiável para usar o Facebook Live. 

Facebook Live: vídeos ao vivo ganham maior destaque no feed de notícias (Foto: Divulgação/Facebook)Facebook Live: vídeos ao vivo ganham maior destaque no feed de notícias (Foto: Divulgação/Facebook)

3. Preparando a cena

Fique atento ao ambiente antes de começar a filmar. Veja em volta se não tem algo que não deseja mostrar na Internet, principalmente se estiver em casa. Lembre-se que o Facebook irá notificar os seus amigos para assistirem a transmissão e é sempre bom manter a segurança.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

4. Melhorando a imagem

Tenha um cuidado especial com a iluminação. Evite começar a transmissão em lugares escuros. Isso pode confundir quem está assistindo a gravação, além de deixar a imagem com uma qualidade ruim.

Lembre-se que as pessoas estão ali porque querem ver o que está acontecendo. Existem alguns flashes externos para o smartphone que podem ser uma alternativa interessante para quem deseja uma iluminação portátil. Outra dica é certificar que o enquadramento está certo, deixando no centro o que você deseja filmar.

O Facebook Live também permite adicionar filtros. Você pode deixar a imagem em preto e branco, por exemplo. O legal é que os filtros podem ser trocados enquanto a transmissão está ao vivo. Para isso, basta apertar o botão de ‘bastão mágico’ ´posicionado no canto superior esquerdo.

Facebook Live ganhará filtros semelhantes ao do Snapchat (Foto: Divulgação/Facebook)  (Foto: Facebook Live ganhará filtros semelhantes ao do Snapchat (Foto: Divulgação/Facebook) )Facebook Live tem filtros semelhantes ao do Snapchat e podem ser trocados no meio da gravação (Foto: Divulgação/Facebook)

5. Sem imagens tremidas

Evite fazer movimentos muito rápidos com o celular. Isso vai deixar a imagem borrada, e pode passar a sensação de que o vídeo está travando. Uma dica para quem tem as mãos nervosas é comprar um acessório como o Shouderpod S1.

Esse acessório tem uma alça que permite um ajuste mais firme do celular com a mão. Para fazer filmagens em casa, um tripé para o smartphone pode ajudar a manter a imagem estabilizada.

6. Áudio

A qualidade de áudio também é importante. Antes de tudo, evite tampar com os dedos a saída do microfone. Essa pode ser a causa do áudio sair com aquele aspecto de abafado.

Mas se você deseja dar um upgrade na captação do som, pode investir em um microfone externo. O Shure Motive MVL é um microfone de lapela que consegue abafar bem o som ambiente. O modelo pode ser encontrado por R$ 350.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Inqueritos Abausos
    2016-10-28T10:37:28

    Este redator esta correndo risco de ser processado seriamente por desconhecer a lei vigente e difamar o nome e Marca Registrado Som Ambiente. certamente trata-se de famigerado por audiencia que nao respeita a Sociedade e leis vigentes.