Sistemas Operacionais

06/10/2016 16h58 - Atualizado em 17/01/2019 11h53

Trinta e nove aplicativos para Windows 10 que usam Windows Ink

André Sugai
por
Para o TechTudo

O Windows Ink – uma funcionalidade que age como uma central de anotações rápidas para dispositivos com tela touchscreen (sensível ao toque) – faz uso da caneta stylus para interagir com apps e a interface do Windows 10.  É possível encontrar vários aplicativos destinados a desenho, escrita, edições e animações. Através da loja de aplicativos da Microsoft é possível pesquisar e baixá-los. Confira a lista que reúne 39 apps.

Por que você não deve usar ferramentas antiespionagem no Windows 10

Lista de aplicativos para o Microsoft Ink (Foto: Divulgação/Microsoft)Lista de aplicativos para o Windows Ink (Foto: Divulgação/Microsoft)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Drawboard PDF (microsoft.com/pt-br/store/): o app é voltado para profissionais do setor de arquitetura, engenharia e construção. Permite criar por meio de uma série de ferramentas, anotações e desenhos sobre arquivos PDF que depois podem ser salvos no mesmo formato através do app.

Zen: livro para colorir para adultos (microsoft.com/pt-br/store/): aplicativo que, assim como os famosos livros de pintura para adultos, oferece 25 páginas com figuras para serem coloridas.

Grapholite – Diagrams, Flow Charts and Floor Plans Designer (microsoft.com/pt-br/store/): o Grapholite permite que o usuário desenhe fluxogramas, diagramas, wireframes, mapas mentais, infográficos e muito mais. O app também possibilita exportar o trabalho feito em formatos como PDF, PNG, JPEG, SVG e Microsoft Visio (VDX) e importar arquivos no formato Vdx.

The New York Times Crossword (microsoft.com/pt-br/store/): o famoso jogo de palavras cruzadas com o diferencial de oferecer o recurso de escrita na própria tela, assim o usuário pode jogar como fazia no jornal, oferece acesso ao arquivo de 20 anos de palavras cruzadas que já foram publicadas no jornal e palavras cruzadas diárias entre outros.

Pic Collage: o Pic Collage é um famoso app para smartphone que, no Windows 10, além das molduras, oferece a possibilidade de desenhar sobre fotos, recortar o fundo das imagens e mandar o resultado final para uma impressora comum.

Crie colagens com o Pic Collage (Foto: Reprodução/André Sugai)Crie colagens com o Pic Collage (Foto: Reprodução/André Sugai)

DocuSign: com o DocuSign o usuário pode assinar eletronicamente os documentos e recolher assinaturas de outras pessoas.O DocuSign possui suporte para PDF, Microsoft Word, Microsoft Excel, Texto, HTML, JPEG, PNG, TIFF  e mais.

StaffPad (microsoft.com/pt-br/store/): músicos podem escrever notações musicais diretamente na tela e o StaffPad transforma tudo para o formato digital. O aplicativo ainda reproduz a melodia criada e exporta o resultado final em MP3 ou WAV.

Sketchable (microsoft.com/pt-br/store/): o aplicativo Sketchable traz aos designers e ilustradores uma série de ferramentas e possibilidades para  desenhar diretamente na tela do dispositivo com muita facilidade e rapidez.

Sketchable, crie pinturas e desenhos (Foto: Reprodução/André Sugai)Sketchable, crie pinturas e desenhos (Foto: Reprodução/André Sugai)

Fresh Paint: o Fresh Paint é um aplicativo de pintura digital, que permite pintar diretamente na tela do dispositivo ou transformar fotos comuns em pinturas por meio de diversas ferramentas.

Doodle Buddy (microsoft.com/pt-br/store/): desenhe, escreva e pinte utilizando diversas ferramentas como carimbos, lápis e pincéis em uma tela em branco ou sobre imagens de fundo. O resultado final do trabalho pode ser compartilhado no Facebook.

Draw Free! (microsoft.com/pt-br/store/): aplicativo de desenho que dispõe de diversos recursos para usuários amadores como carimbos, tintas, pincéis, filtros e muito mais. Através do Bing é possível baixar desenhos para serem coloridos usando o app.

PicSketch (microsoft.com/pt-br/store/): transforme suas fotos em belos desenhos usando o PicSketch, com ele é possível aplicar efeitos, adicionar bordas, fundos e efeitos. O resultado final pode ser salvo pelo usuário.

PicSketch transforma fotos em desenho (Foto: Reprodução/André Sugai)PicSketch transforma fotos em desenho (Foto: Reprodução/André Sugai)

Graphiter (microsoft.com/pt-br/store/): com este aplicativo é possível simular o traçado de lápis 4H a 8B sobre o papel. O app conta com diversos tipos de papel, borracha e cores. Ótimo para estudantes de desenho e entusiastas.

Pencil Sketch Master (microsoft.com/pt-br/store/): para quem gosta de desenhar, o Pencil Sketch Master oferece diversas ferramentas, filtros e stickers que podem ser adicionados aos trabalhos. O aplicativo também permite capturar imagens em tempo real para criar edições fotográficas.

Art of Coloring by Disney (microsoft.com/pt-br/store/): o app possui uma grande série de desenhos para colorir de todos os níveis e permitem que o usuário utilize uma paleta de cores para colorir os trabalhos que depois podem ser salvos ou compartilhados em redes sociais.

Bamboo Paper (microsoft.com/pt-br/store/): aplicativo da Wacom que permite desenhar, escrever e criar anotações sobre imagens usando uma seleção de seis canetas e pincéis. Os trabalhos criados no app podem ser salvos e compartilhados em redes sociais e diversos serviços de armazenamento nas nuvens.

SuperPhoto Free (microsoft.com/pt-br/store/) : com o SuperPhoto Free, o usuário pode estilizar fotos que estejam em seu dispositivo ou em álbuns do Facebook com muita facilidade. Por meio de diversos filtros, molduras, texturas e padrões as imagens podem ser editadas e salvas.

Lazy Paint: No Talent, No Problem (microsoft.com/pt-br/store/): o Lazy Paint é um app que transforma facilmente suas fotos em pinturas aplicando filtros diversificados, que permitem editar o efeito com controles deslizantes na tela.

PicsArt – Photo Studio (microsoft.com/pt-br/store/): dentro do aplicativo é possível realizar uma série de edições como pinturas, desenhos, colagens e edições fotográficas. Além disso, o resultado final pode ser compartilhado com amigos e vai para a rede social do PicsArt.

InspirARTion: crie desenhos e pinturas, aplique filtros e faça ajustes de cor sobre fotos ou trabalhos criados diretamente InspirARTion. Obtenha resultados através de diversas ferramentas como pincéis, sliders e recursos como compartilhamento da obra.

Fused : Double Exposure, Video and Photo Blender (microsoft.com/pt-br/store/): através de uma interface bem intuitiva é possível criar o efeito de dupla exposição e unindo vídeos, fotos ou os dois elementos juntos. Dentro do app é possível usar 20 modos de blend e diversas ferramentas para ajuste de cor.

My Notes (microsoft.com/pt-br/store/): usando o My Notes, o usuário consegue criar pequenas anotações, lembretes, listas e muito mais. O aplicativo, apesar de simples, oferece muitos recursos que fazem dele uma ótima opção para quem precisa de praticidade para pequenas anotações.

Plumbago, a Microsoft Garage Project (microsoft.com/pt-br/store/): com este app, o usuário consegue criar anotações escrevendo, inserindo fotos e utilizando toda a facilidade de sincroniza do Microsoft One Drive.

FlipPad (microsoft.com/pt-br/store/): com este aplicativo é possível criar desenhos que ganham vida como um vídeo em stop-motion. As ferramentas de desenho são simples e o resultado final pode ser baixado.

PhotoFunia: com diversos templates prontos, o PhotoFunia aplica efeitos e cria montagens automaticamente e ainda permite que o usuário faça pequenas ajustes no resultado final (que podem ser compartilhados em redes sociais).

Autodesk Sketchbook (microsoft.com/pt-br/store/): com o Autodesk Sketchbook a facilidade de criação de desenhos se une a uma poderosa ferramenta que oferece centenas de pincéis, texturas de papéis e diversos outros recursos.

Autodesk Sketchbook, app para Microsoft Ink (Foto: Reprodução/André Sugai)Autodesk Sketchbook, app para Microsoft Ink (Foto: Reprodução/André Sugai)

Scrble (microsoft.com/pt-br/store/): com diversos recursos, o app do Scrble permite que o usuário faça anotações, desenhos, importe arquivos PDF e fotos, organize notas, faça desenhos e compartilhe seus documentos com redes sociais.

Fluid Math (microsoft.com/pt-br/store): o aplicativo é destinado a estudantes e professores de matemática e oferece diversas ferramentas para desenvolvimento de equações e gráficos, além de possibilitar a inserção de sliders e anotações.

iXplain (microsoft.com/pt-br/store/): usando o iXplain, o usuário consegue gravar tudo que é reproduzido na tela, sendo ideal para quem deseja criar screencasts, vídeo aulas e afins. Com a opção de criação de anotações na tela, o app grava e gera um arquivo MP4 com diversos tipos de qualidade.

Doodleinator Free (microsoft.com/pt-br/store/): no Doodleinator Free, o usuário cria divertidas animações em stop-motion por meio de ferramentas simples de desenho e texto, que podem ser salvas ou compartilhadas em redes sociais.

Mural for Windows (microsoft.com/pt-br/store/): o app Mural for Windows funciona como uma área de trabalho para visualização de projetos. Designers de interface e projetistas podem utilizar o aplicativo para organizar projetos e ideias.

Aphalina Designer (microsoft.com/pt-br/store/): o Aphalina Designer é um app para criação de ilustrações vetoriais. Com ele o usuário pode exportar seus trabalho nos formatos .SVG, .PNG e .JPG.

Zoetrope (microsoft.com/pt-br/store/): criar animações em stop motion e slideshows usando o Zoetrope se transforma em uma tarefa muito simples. O app tem suporte para importação de fotos e desenhos. Além disso, é permitida a inserção de músicas e a exportação do resultado final em .MP4.

Notebook Pro (microsoft.com/pt-br/store/): este app permite uma série de trabalhos envolvendo importação e anotação sobre arquivos PDF’s, fotos, criação de desenhos, pinturas, inserção de textos e muito mais.

Sticky Notes Pro (microsoft.com/pt-br/store/): o app permite criar notas que podem ser escritas com letras corridas ou utilizando fontes diversificadas. Também é possível escolher a cor das notas, além de definir o fundo com imagens e cores.

Pixel Art Studio (microsoft.com/pt-br/store/) – O Pixel Art Studio é um editor completo para designers que trabalham com pixel art e dispõe de diversas ferramentas que não deixam a desejar a outros grandes editores de imagem.

FlatFrog Whiteboard (microsoft.com/pt-br/store/) – O FlatFrog transforma seu dispositivo em um whiteboard e permite desenhar utilizando canetas básicas. No final é possível enviar o trabalho para impressão ou exportar em diferentes formatos.

JT2Go (microsoft.com/pt-br/store/): com o JT2Go, o usuário pode visualizar, comentar e adicionar lembretes em arquivos 3D. Dentro do app também é possível conferir informações de metadatas contidas nos arquivos 3D.

Signals: Lockdown (microsoft.com/pt-br/store/): é um game que transforma a stylus em um ferro de solda que deve ser utilizado para soldar componentes, resolvendo os quebra-cabeças. Outro destaque do jogo é o som imersivo que leva o jogador para dentro do ambiente.

A diversidade de apps que usam e fazem parte do Microsoft Ink abrangem diversas áreas. Existem apps gratuitos, pagos e alguns que possuem recursos pagos.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares