Antivírus

20/11/2016 09h00 - Atualizado em 20/11/2016 09h00

Cinco opções de programas gratuitos para substituir versões pagas

Carolina Ribeiro
por
Para o TechTudo

Existem ferramentas gratuitas no mercado que oferecem uma experiência completa e satisfatória, sem que o usuário precise recorrer a programas pagos. É possível baixar – sem nenhum custo – antivírus, editores de texto, imagem, vídeo e áudio, entre outros. Na lista abaixo, confira cinco softwares gratuitos disponíveis para PC, notebooks e, em alguns casos, até em smartphones nos sistemas Windows, Mac, Linux, Android e iPhone (iOS).

Sete alternativas ao fim do Picasa

1. Gimp

Para quem procura um editor de imagem gratuito e com resultados satisfatórios, o Gimp pode ser uma opção interessante. Se destaca por oferecer diversos recursos, como filtros, pincéis, efeitos e ferramentas para melhorar a imagem.

GIMP oferece um editor de imagem gratuito para PC e notebookGIMP oferece um editor de imagem gratuito para PC e notebook (Foto: Reprodução/ Marvin Costa)

O programa tem suporte a diversos formatos de arquivos, como JPEG, GIF, PNG e TIFF. Assim como o Photoshop – programa pago, Gimp traz recursos semelhantes ao rival, como pincéis, camadas e alteração no tamanho da imagem. GIMP está disponível em PC e notebooks com Windows, Mac e Linux.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

2. Audacity

Caso esteja procurando um editor de áudio completo e gratuito, o Audacity é uma boa alternativa. Com o programa, o usuário pode editar, gravar, importar e exportar variados formatos de arquivos de áudio – Ogg Vorbis, MP3, WAV, AIFF, entre outros.

Audacity é um editor de áudio gratuito para PC (Foto: Reprodução/ Marvin Costa)Audacity é um editor de áudio gratuito para PC (Foto: Reprodução/ Marvin Costa)

A ferramenta, que tem como rival o Adobe Auditiontraz recursos para gravar músicas e sons ao vivo, fazer cortes, mixes, além de converter material em fitas e CDs, alterar a velocidade da gravação e fazer mudanças nos tons. Audacity está disponível para download em aparelhos com Windows, Mac e Linux.

Qual é o melhor processador para trabalhar com programas gráficos? Veja no Fórum do TechTudo.

3. LibreOffice

O LibreOffice é considerado um dos programas gratuitos mais completo do segmento. Dependendo do uso, a ferramenta pode substituir o serviço pago da Microsoft, o pacote Office. No programa, o usuário tem acesso a um conjunto de ferramentas similares ao concorrente, como editor de texto, planilhas, criador de apresentações e editor de desenho.

LibreOffice se destaca como alternativa ao popular Microsoft OfficeLibreOffice se destaca como alternativa ao popular Microsoft Office (Foto: Reprodução/ Marvin Costa)

O recurso tem como diferencial as fórmulas complexas, compatibilidade com documentos Abiword e arquivos da Microsoft, formatação condicional, recorte de imagens e processador de texto utilizado em distribuições GNU/Linux. LibreOffice está disponível em aparelhos com Windows, Mac e Linux.

4. DaVinci Resolve 12

A versão gratuita de DaVinci Resolve 12 é uma alternativa interessante ao Adobe Premiere Pro. Se você tem familiaridade com os recursos de edição de vídeo, esse programa pode ser bastante útil para uso pessoal e profissional.

DaVinci Resolve 12 é um editor de vídeo profissionalDaVinci Resolve 12 é um editor de vídeo profissional (Foto: Reprodução/ Marvin Costa)

O software é conhecido no mercado por ser utilizado em grandes produções e possuir recursos avançados de tratamento e correção de cor. DaVinci Resolve 12 é compatível em PC e notebooks com Windows.

5. Avast Free Antivirus

Para deixar seu PC e smartphone protegidos de ameaças sem precisar gastar dinheiro, basta usar o Avast Free Antivirus, baixando a versão gratuita. O antivírus bloqueia malwares e phishing, realiza varreduras frequentes e automáticas para detectar ameaças à segurança do seu aparelho.

Avast Free Antvirus protege seu PC de malwares e phishingAvast Free Antvirus protege seu PC de malwares e phishing (Foto: Reprodução/ Marvin Costa)

Também oferece um gerenciador de senhas e integração com a computação na nuvem. O Avast Free Antivirus pode ser baixado em aparelhos com Windows, Mac OS X, Android e iPhone (iOS).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Joister
    2016-11-21T11:01:35

    bosta de reportagem