Redes sociais

14/11/2016 08h00 - Atualizado em 14/11/2016 11h42

Inteligência Artificial no Facebook: quatro projetos novos da rede social

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Um dos planos do Facebook é investir no avanço da inteligência artificial. Esta tecnologia tem sido peça importante de vários produtos criados pela rede social, permitindo que os usuários possam usar recursos impressionantes de áudio, vídeo e imagens em tempo real. A inteligência artificial, realidade virtual e conectividade são as três áreas em que a plataforma pretende investir para melhorar seus serviços a longo prazo. Confira, na lista abaixo, quatro recursos com inteligência artificial em que o Facebookestá trabalhando. 

Facebook ataca LinkedIn com função para buscar vagas de emprego

Facebook promete levar em consideração o contexto e interesse público de postagens com assuntos e imagens considerados sensíveis (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: Facebook promete levar em consideração o contexto e interesse público de postagens com assuntos e imagens considerados sensíveis (Foto: Luciana Maline/TechTudo))Inteligência Artificial no Facebook: quatro coisas que a rede social está preparando (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

1. Caffe2go

Caffe2go é um recurso desenvolvido no início de agosto de 2016. O sistema usa inteligência artificial e é capaz aplicar diversos filtros baseados em estilos de pinturas — lembra o Prisma? — nos vídeos ao vivo e em tempo real, que são transmitidos por dispositivos móveis e celulares. Segundo o Facebook, a tarefa é difícil porque, normalmente, isto é feito com computadores de grande potência e com tempo suficiente para transferir e processar os dados.

Saiba mais: Facebook teste filtro 'estilo Prima' em tempo real para vídeos

Recurso aplica estilos visuais em vídeos ao vivo transmitidos de smartphones (Foto: Reprodução/Facebook)Recurso aplica estilos visuais em vídeos ao vivo transmitidos de smartphones (Foto: Reprodução/Facebook)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

2. Estabilização de vídeo em 360º

Os avanços na inteligência artificial também permitiram que o Facebook criasse um algoritmo que ajuda a estabilizar os vídeos em 360º, um recurso que está disponível desde 2015. A estabilização é útil para ajudar criadores a construir passeios virtuais com maior qualidade, aliadas às novas formas de conexão possíveis com a popularização da realidade virtual.

Algoritmo usa inteligência artificial para estabilizar vídeos em 360º (Foto: Reprodução/Facebook)Algoritmo usa inteligência artificial para estabilizar vídeos em 360º (Foto: Reprodução/Facebook)

3. Avatar em realidade virtual

A inteligência artificial foi usada em conjunto com avanços nos softwares de reconhecimento de voz para criar avatares mais realistas e novas ferramentas de interface para o usuário na realidade virtual.

Uma das aplicações, segundo o Facebook, é permitir que os lábios dos bonecos se mexam de acordo com o que está sendo dito, o que é feito com o auxílio de uma biblioteca customizada usada para mapear sinais e convertê-los nos movimentos adequados — algo semelhante ao FaceRig.

Avatares em realidade virtual terão lábios que se movimentam de acordo com o que é falado (Foto: Reprodução/Facebook)Avatares em realidade virtual terão lábios que se movimentam de acordo com o que é falado (Foto: Reprodução/Facebook)

4. Conectividade

O Facebook também planeja usar a inteligência artificial para melhorar seus projetos de conectividade. Um deles é o drone Aquila, que foi desenvolvido para enviar sinais de Internet em locais remotos, onde não é possível fornecer conexão por fio; e o Terragraph, um hub de Internet criado para áreas urbanas com grande concentração de pessoas.

Os dois aparelhos usam a tecnologia de IA para reagir imediatamente a eventos, sem depender da presença humana. No caso do Aquila, a inteligência artificial pode detectar mudanças no clima, fazendo com que o drone se movimente para locais seguros ou que possa fornecer melhor o sinal. Já o Terragraph pode reconhecer quais áreas estão usando um tráfego de dados maior e reagir de acordo.

Como descobrir quem te visitou no Facebook? Descubra no fórum TechTudo. 

Os avanços da inteligência artificial vão permitir que o Facebook crie, no futuro, novas ferramentas inovadoras. Um exemplo do avanço do algoritmo é a possibilidade de ser utilizado para identificar pessoas em uma imagem com precisão suficiente para descrever a posição dos seus corpos ou suas profissões. Um exemplo de uso para este recurso seria descrever o conteúdo de uma imagem para uma pessoa cega — como é feito manualmente em legendas de posts.

Inteligência artificial ajuda drones a se locomoverem sozinhos (Foto: Reprodução/Facebook)Inteligência artificial ajuda drones a se locomoverem sozinhos (Foto: Reprodução/Facebook)

As descobertas na área já estão avançadas o suficiente para permitir que a inteligência artificial reconheça objetos em imagens e também lhes atribuam contextos. Um exemplo citado pela plataforma é a capacidade de identificar salsicha em uma pizza e concluir que ela não é vegetariana.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares