Placas

23/12/2016 06h00 - Atualizado em 23/12/2016 06h00

AMD ou Nvidia? Quem mais se destacou no mercado de placas de vídeo

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

AMD e NVIDIA tiveram anos bem movimentados em relação ao lançamento de novas tecnologias e a apresentação de novos produtos. A AMD, por exemplo, alterou drasticamente sua linha de placas de vídeo com a nova arquitetura Polaris e sua proposta de excelente custo-benefício. Do outro lado, a Nvidia apostou em manter o ritmo com o lançamento de uma nova arquitetura, que promoveu saltos de performance significativos sobre as placas de vídeo da série anterior. Relembre o que cada uma das duas fez em 2016 a seguir.

PC gamer: veja os melhores lançamentos de placas de vídeo de 2016

AMD dispara no custo-benefício

AMD lançou trio de placas Polaris com vistas a agradar no custo-benefício (Foto: Divulgação/AMD)AMD lançou trio de placas Polaris com vistas a agradar no custo-benefício (Foto: Divulgação/AMD)

Depois de alguns ciclos de lançamentos que sofriam um pouco em termos do equilíbrio entre custo, performance e consumo, a AMD trouxe para 2016 uma nova linha de placas de vídeo desenvolvida para atacar todos esses problemas. Com as novas Radeon RX 460, RX 470 e RX 480, a Advanced Micro Devices apresentou placas de vídeo com perfil de preço mais baixo, desempenho bom e consumo na média.

A proposta clara foi compreendida, e bem recebida, pelo consumidor, que passou a encontrar em uma placa como a RX 460 performance na medida para jogar em Full HD, numa proposta especialmente pensada para eSports e jogadores de MOBAs em geral. Na RX 470, desempenho um pouco mais folgado para jogos em Full HD num pacote intermediário e, por fim, na RX 480 uma placa de bom desempenho, jogos a 2K e capacidade de rodar em realidade virtual, tudo por preços que começam na casa dos R$ 1.100.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Placa mais importante

A Radeon RX 480 foi o grande lançamento da AMD no ano. Mais poderosa entre as placas Polaris, o modelo não chega a bater de frente com as top de linha da Nvidia em termos de desempenho bruto, mas acena ao consumidor com a promessa de jogos em 2K e realidade virtual por preços muito competitivos.

O que decepcionou?

Talvez o que tenha decepcionado fãs da AMD em 2016 foi a falta de novos produtos top de linha para realmente brigar com a rival, Nvidia. As placas RX 460, 470 e 480 chegaram com uma proposta muito clara de custo-benefício, deixando o espaço do mercado de alto desempenho todo para a Nvidia.

Aos fãs da marca, restaram placas mais antigas, como as Radeon Fury, mas o nível de desempenho, relação de custo e consumo desses produtos pode ser difícil de justificar tendo-se em vista as opções mais recentes, lançadas pela Nvidia ao longo de 2016. A expectativa em torno de novas GPUs poderosas da AMD gira em torno da arquitetura Vega, aguardada para 2017.

Qual é a melhor placa de vídeo para rodar jogos no notebook? Comente no Fórum do TechTudo.

Nvidia surpreende com a arquitetura Pascal

Nvidia lançou mais placas, algumas com preços baixos, como a GTX 1050 que custa a partir de R$ 900 no Brasil (Foto: Viviane Werneck/TechTudo)Nvidia lançou mais placas, algumas com preços baixos, como a GTX 1050 que custa a partir de R$ 900 no Brasil (Foto: Viviane Werneck/TechTudo)

Ultimamente, sempre que uma nova arquitetura é apresentada, a expectativa gira em torno de saltos de desempenho que não passem de 10% sobre o que era possível em produtos da linha anterior. A arquitetura Pascal da Nvidia, que estreou em 2016, acabou com esse modelo ao garantir 30% mais desempenho, em média, às novas placas em comparação com as unidades da geração anterior, pertencente à arquitetura Maxwell.

Além do aumento sensível em desempenho, as placas da Nvidia também chegaram com bons índices de consumo e, até mesmo no preço, ponto fraco histórico da marca na competição com a AMD, houve boas notícias: placas como a Geforce GTX 1060 ocupam um patamar de mercado que as tornam competitivas diante da Radeon RX 480.

Placa mais importante

A Nvidia promoveu o lançamento de mais placas do que a AMD e isso torna a escolha de apenas uma delas como mais relevante difícil. Em todo caso, a Geforce GTX 1070 parece ser a escolha ideal para quem quer investir num produto da marca e abre mão do preço mais alto da GTX 1080. A GTX 1070 deixa a RX 480 para trás em desempenho e custa a partir de R$ 1.900 no Brasil.

O que decepcionou?

Ao contrário da AMD, que usou 2016 como uma correção de rumo, a Nvidia se manteve em piloto automático, seguindo seu cronograma de lançamentos. Entretanto, a arquitetura Pascal se mostrou tão sólida que fica difícil apontar tropeços na trajetória da marca ao longo do ano.

Mesmo a tendência pelos preços mais altos é algo difícil de ser criticado. No momento, a Nvidia ocupa o patamar de alto desempenho sozinha e isso se traduz em sua política de preços, que aproveita a exclusividade nesse nicho.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Julio Brim
    2016-12-23T11:14:43  

    AMD ou Nvidia? Quem mais se destacou no mercado de placas de vídeo?? Isso ta mais pra uma propaganda da ADM, mal fala da monstruosa GTX 1080. AMD esse ano ficou no chinelo

    recentes

    populares

    • Julio Brim
      2016-12-23T11:14:43  

      ADM manda, alem disso essas Nvidia estraga atoa

    recentes

    populares

    • Julio Brim
      2016-12-23T11:14:43  

      Pra quem não sabe, até a intel abandonou a nvidia pra trabalhar com a AMD nos notebooks pra processadores gráficos.

  • Lano Forte
    2017-10-02T11:34:35

    AMD é melhor, eles não segura tanto desempenho e qualidade como a nvidia, porem o preço é muito alto, nvidia é boa mas virou genérico não só pelo o preço mas também pela a qualidade inferior.

  • Jubileo Silva
    2017-06-23T12:39:08

    Em projeto eletronico de circuitos, qualidade, estabilidade, dissipação, desempenho...ou seja tudo a AMD/ATI são muito melhores desde sempre!

  • William
    2016-12-23T15:25:02  

    Em relação ao preço e qualidade, AMD e Nvidia são equivalentes... o que muda são pequenos detalhes para mais e para menos de uma e de outra. Acho que o único diferencial principal da Nvidia é que as placas consomem bem menos energia que as da AMD.

    recentes

    populares

    • William
      2016-12-23T15:25:02  

      Nvidia nunca ganha em todos os requisitos nos benchmarks. Ganha sempre alguns e perde em outros. Isto é fato. Mas meu comentário inicial diz que são equivalentes... ou seja, diferença mínima. A única diferença notável são no consumo de energia. Eu não fiz comentário que a Nvidia sempre ganha 1 ou 2 pontos a mais em determinado requisito e sim que a principal diferença é na questão do consumo de energia... veja o significado de equivalência.

    recentes

    populares

    • William
      2016-12-23T15:25:02  

      Para um consumidor médio, oq importa é FPS médio e mínimo. O resto é pra entusiasta, pros caras que gostam de OC e tudo mais. E em FPS médio e mínimo a NVIDIA tá na frente, comparando preço-por-preço. Eu já queimei uma NVIDIA e uma AMD fazendo OC, portanto hoje só trabalho com clocks padrão, muito melhor, menos incomodação e mais diversão. Até o momento te digo por experiência própria que a melhor placa que já tive é uma NVIDIA em todos os quesitos, mas já tive minhas AMDs também nos tempos em que elas era muito mais baratas.

  • Comentador Franco
    2016-12-23T23:28:33  

    Eu já tive placas das duas marcas e afirmo categoricamente que a NVIDIA tá ganhando de lavada nessa geração atual. Eles sempre foram muito mais cuidadosos com drivers que a AMD, mas o custo/benefício era historicamente ruim. Com o lançamento da Série 10, em especial a GTX 1070, não tem pra cabeça, vc paga um pouco mais pra ter um produto realmente superior. Clocks acima de 1.900 MHz, framerates estáveis acima de 60fps em basicamente qualquer jogo, temperaturas baixas (o cooler da minha placa passa a jogatina desligado 50% do tempo), drivers numa base quinzenal, etc...

    recentes

    populares

    • Comentador Franco
      2016-12-23T23:28:33  

      Filhao a amd tem a radeon pro duo que espanca a 1070.... so pesquisar ai KKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Comentador Franco
      2016-12-23T23:28:33  

      Claro né filhão, vc tá comparando uma VGA de 7mil reais com uma de 1.800. Com o preço de uma Pro Duo vc faz um SLI de GTX 1080 e sobra grana pra comprar um monitor fera.

  • S7crib
    2016-12-24T10:33:00

    Graças a Deus me livrei dessa praga chamada placa de video há muitos anos, comprei um console, com o dinheiro que economizei deixando de trocar todo ano, já viajei para vários países.

  • Marcio Silva
    2016-12-23T14:38:46  

    A minha é uma GTX 750 i e montei meu PC com ajuda de um amigo, eu não intendo de PC para jogos, fiz bom negocio?????

    recentes

    populares

    • Marcio Silva
      2016-12-23T14:38:46  

      é uma placa de entrada, dependendo do seu processador voce joga alguns jogos atuais no medio Low em full hd.

    recentes

    populares

    • Marcio Silva
      2016-12-23T14:38:46  

      Cara, se vc pagou um preço camarada, foi sim um bom negócio. A GTX 750 vai rodar jogos em qualidade gráfica média ou baixa em 1080p.

  • Charles Silva
    2016-12-24T02:10:28  

    Amd nunca mas entra na minha casa, tenho uma r7 260x a uns 3 anos e é horrivel, se voce jogar no google Black screen placa amd voce vai saber e nunca ira ter coragem de comprar uma placa amd, eu comprei na epoca porque nao sabia.

    recentes

    populares

    • Charles Silva
      2016-12-24T02:10:28  

      vc que é burro e nao sabe usar

  • Diego Lacerda
    2016-12-23T21:27:47

    8 GB de memória, 500 GB HD, GTX 550ti 192 bits, intel i3 roda no low GTA V kkkkk tenho que comprar outro

  • Douglas
    2016-12-23T21:21:04

    A GTX 960 4GB é show roda tudo da atualidade

  • Rafael Matos
    2016-12-23T20:44:17

    E eu ainda com minha 9500 gt, roda csgo no low.

  • Lincoln Chaves
    2016-12-23T19:26:13

    Sou mais minha 3DFX VOODOO 3 com 16MB. Só jogo Quake 1. :P

  • Arnom Mota
    2016-12-23T17:58:45

    Radeon pro duo :)

  • Lucas Angulo
    2016-12-23T15:34:40

    Negócio é simples, se você tem uma boa quantia em dinheiro vai de Intel e Nvidia. Se você ta com orçamento apertado vai de AMD.

  • Otimista Piorado
    2016-12-23T14:20:16

    Só passei aqui pra ler a guerrinha entre fanboys!

  • Guilherme Rovaris
    2016-12-23T13:49:14

    SE VOCÊ TEM DINHERO COMPRA 1080 E PONTO SE NÃO TEM... TENTA ACHAR UMA QUE CABE NO SEU ORÇAMENTO

  • Hummerhell
    2016-12-23T13:00:10

    - Qual a melhor placa???... simples.... aquela que seu bolso têm condições de pagar!!...

  • Raphael Pah
    2016-12-23T11:51:52

    Idiotas querem comprar a rx480 (mid) com uma 1080 (high end), nao sei porque ainda leio essas baboseiras daqui, acho que nem curso esses editores tem! so querem causar treta com sensacionalismo!

  • Hugo Souza
    2016-12-23T11:11:40  

    O TROPEÇO DA NVIDIA FOI O PREÇO PRATICADO PARA A GTX 1050TI QUE CHEGA A CASA DOS 900 REAIS NO BRASIL, POR ESSE PREÇO MUITO MELHOR A RX 470 4GB

    recentes

    populares

    • Hugo Souza
      2016-12-23T11:11:40  

      Cara, se você for fazer uma comparação técnica entre as duas... A GeForce tem Clocks de 1379 Mhz /Memoria de 4 gb com 7108 Mhz / consumo de Energia de 75w. -- AMD tem Clocks de 1254 Mhz / Memoria de 4gb com 6700 Mhz / Consumo de energia de 110w. :: Faça as comparações ai e você vai notar que a GeForce está melhor.

    recentes

    populares

    • Hugo Souza
      2016-12-23T11:11:40  

      MELHOR DO QUE A RX 470 4GB???? NUNCA, MOSTRE UM BENCHMARK ONDE A GTX 1050TI BATE A RX 470 4GB ???