Placas

05/12/2016 07h00 - Atualizado em 05/12/2016 09h40

Placa-mãe usada vale a pena? Veja o que ter atenção antes de comprar

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

A placa-mãe é um dos principais componentes de seu computador, pois é nela que se conectam todas as outras peças, como processador, memória, HD, placa de vídeo e outras. Alguns usuários, procurando economizar na hora de montar um PC, acabam recorrendo à modelos de segunda mão.

PC gamer: veja as melhores placas-mãe disponíveis no Brasil

Claro que do ponto de vista financeiro, esta é a melhor opção. Mas será que do ponto de vista técnico é realmente vantajoso adquirir uma placa-mãe usada? Neste artigo, vamos listar alguns fatores que você deve levar em consideração antes de comprar uma placa-mãe usada. Acompanhe.

Saiba o que levar em consideração antes de comprar uma placa-mãe  (Foto: Divulgação/ASUS)Saiba o que levar em consideração antes de comprar uma placa-mãe (Foto: Divulgação/ASUS)

Tempo de uso

Este é o primeiro fator que devemos levar em conta antes de comprar uma placa-mãe usada. Quanto mais velha for a placa, mais rápido ela dará problema. O contrário também é verdade, quanto mais nova, mais tempo ela vai durar na sua mão.

Se você encontrar alguém vendendo um hardware desses com menos de um ano de uso, pode comprar, visto que ela ainda está na garantia. Porém, modelos que estejam dentro dos dois anos de vida também são seguros de serem adquiridos, pois dificilmente eles dão problemas. Acima disso, é bom avaliar a peça com mais cuidado. E é aí que entramos no próximo tópico.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Estado de conservação

Não adianta nada a placa ter menos de dois anos, mas não ter sido devidamente cuidada pelo dono. De tempos em tempos é necessário que se faça uma limpeza completa da placa, para retirar poeira e oxidação dos contatos.

Caso o primeiro dono da peça não tenha feito as devidas limpezas, a placa fatalmente irá acumular poeira e umidade nos contatos dos slots, formando a oxidação que, por sua vez, prejudicará a passagem da corrente elétrica.

Antes de comprar, veja se a placa está limpa e se todos os contatos estão intactos. Veja também se não há ferrugem, pois este é o primeiro sinal da ação do tempo e do mau uso. Se o primeiro dono tiver tomado os devidos cuidados com a sua placa, mesmo que ela tenha mais de três anos de idade, ainda assim ela estará completamente funcional.

Compatibilidade com o seu PC

Veja também se a placa-mãe é compatível com todos os outros componentes de seu PC, especialmente o processador. Confira se o soquete presente na placa é o mesmo que o seu processador utiliza. Observe se os slots de memória são no padrão de seus módulos de memória. Veja também os slots de expansão e analise se eles atendem suas necessidades.

Escolher a placa mãe ideal tem influência direta no desempenho do PC (Foto: Flickr/Asus Brasil) (Foto: Escolher a placa mãe ideal tem influência direta no desempenho do PC (Foto: Flickr/Asus Brasil))Escolher a placa mãe ideal tem influência direta no desempenho do PC (Foto: Flickr/Asus Brasil)

Outro ponto interessante de se observar é saber se a placa-mãe caberá em seu gabinete. Algumas são bem maiores que o normal e, portanto, poderá dar alguma dor de cabeça na hora da instalação. Em suma, veja se todos os seus componentes atuais poderão ser conectados à placa que você está querendo comprar.

Garantias adicionais

Se o primeiro dono tiver adquirido garantias adicionais, melhor ainda, pois em caso de qualquer problema você poderá levar para a assistência técnica. Mas, em caso negativo, combine com o vendedor um tempo de garantia, caso a placa apresente algum defeito.

Preço

Por fim, veja se o preço está adequado ao produto. Veja quanto aquela placa-mãe está custando nas lojas e compare com o preço pedido pelo vendedor particular. Não se esqueça de levar em conta fatores como tempo de uso e estado de conservação. Quanto mais velha for a placa, menor será o seu valor.

Se o preço estiver muito alto, talvez valha mais a pena adquirir uma placa-mãe nova na loja, com garantia e a certeza de que ela não dará nenhum problema tão cedo.

Como descobrir o modelo da placa-mãe do meu PC?
 Veja no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares