Video game

30/12/2016 07h00 - Atualizado em 30/12/2016 07h00

Relembre os melhores jogos exclusivos para o PS4 lançados em 2016

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

O PS4 completou mais um ano com exclusivos de peso lançados em sua biblioteca. Títulos aguardados, outros que chegaram de surpresa, entre games como Uncharted 4, The King of Fighters 15, The Last Guardian, Star Ocean e mais. Os jogos abaixo são considerados “exclusivos de console”, ainda que um ou outro também tenham sido lançados no PC. Confira e relembre:

Conheça e entenda as polêmicas de The Last Guardian, game para PS4

The Last Guardian

Após nove anos, The Last Guardian chegou às lojas, trazendo as aventuras de um jovem garoto com seu amigo de 10 metros de altura: a criatura Trico. O game sempre foi uma das grandes promessas da Sony para o PS4 e chegou agradando uma boa parcela de jogadores e donos do atual console da empresa.

The Last Guardian: trabalho em equipe é essencial para vencer os obstáculos (Foto: Reprodução/Victor Teixeira) (Foto: The Last Guardian: trabalho em equipe é essencial para vencer os obstáculos (Foto: Reprodução/Victor Teixeira))The Last Guardian (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

The Last Guardian era originalmente um jogo de PS3, e recebeu diversos adiamentos até finalmente ser lançado e ter sua adaptação transferida ao PS4. Contudo, desde sua concepção ele é aguardado, graças à produção do Team ICO, que também lançou games como Shadow of the Colossus e o próprio ICO.

The Tomorrow Children

The Tomorrow Children é uma aventura bem diferente do que estamos acostumados. Com certa liberdade de decisões e ações, o jogador controla uma criança em um mundo distópico, onde é preciso levá-la para certos lugares e realizar determinadas ações.

The Tomorrow Children (Foto: Divulgação)The Tomorrow Children (Foto: Divulgação)

O game tem gráficos que fazem parecer que estamos lidando com um brinquedo, e o mundo que vai se construindo em sua volta. Ele foi lançado de forma gratuita na PSN, o que atraiu uma certa quantidade de público curioso, e acabou fazendo certo sucesso.

Uncharted 4: A Thief’s End

A saga de Nathan Drake chega ao fim com Uncharted 4: A Thief’s End. O jogo é considerado um dos melhores já lançados no PS4, seja por conta de sua narrativa cinematográfica ou pelos gráficos, que estão entre os mais bem trabalhados no console da Sony.

Uncharted 4: A Thief's End (Foto: Reprodução / TechTudo)Uncharted 4: A Thief's End (Foto: Reprodução / TechTudo)

Drake, agora vivendo de forma pacata como trabalhador, tem sua vida movimentada novamente graças a seu irmão, Sam, que retornou “dos mortos”. Os dois embarcam em uma nova aventura, para buscar mais um local perdido e um novo artefato místico. Caras novas e clássicas retornam para a conclusão da saga.

Ratchet & Clank

A dupla Ratchet e Clan retornou para mais um game, agora no PS4 e mantendo tudo que os fãs gostam na série, como os gráficos bem elaborados e diversão de ponta. O jogo Ratchet & Clank foi planejado para ser lançado junto com um filme animado de mesmo nome, nos cinemas, que acabou não fazendo tanto sucesso.

Ratchet & Clank (Foto: Divulgação)Ratchet & Clank (Foto: Divulgação)

Já o game em si foi elogiado por fãs e crítica, que aprovaram o retorno da dupla. Apesar de não ser uma série tão conhecida quanto Uncharted ou outras exclusivas do PS4, Ratchet & Clank não faz feio quando comparado a outros do mesmo gênero.

Street Fighter 5

Street Fighter 5 foi lançado este ano para PS4 e PC, mas sua exclusividade de console mantém-se no aparelho da Sony. O jogo é mais um capítulo na mais popular série de luta de todos os tempos, rivalizando apenas com Mortal Kombat.

Vá às compras na loja de Street Fighter 5 (Foto: Divulgação/Capcom) (Foto: Vá às compras na loja de Street Fighter 5 (Foto: Divulgação/Capcom))Vá às compras na loja de Street Fighter 5 (Foto: Divulgação/Capcom)

Ryu, Ken, Chun-Li e outros retornam para somar no elenco que conta ainda com personagens inéditos, como o árabe Rashid e a brasileira Laura. Street Fighter 5 traz novos sistemas de luta, como o V-System e o V-Trigger, além de especiais inéditos e mais combos para a saga.

The King of Fighters 15

Mais um jogo de luta que fez sucesso no console da Sony em 2016, The King of Fighters 15 foi duramente criticado ao longo de sua produção, por conta de gráficos ligeiramente fracos e pouco inspirados. Porém, quando saiu, o passado de críticas foi esquecido em prol de um jogo divertido e na medida.

The King of Fighters 15 (Foto: Divulgação)The King of Fighters 15 (Foto: Divulgação)

The King of Fighters 15 trouxe de volta o esquema de lutas em trios, especiais carregados e personagens bem clássicos da série de lutas da SNK. O jogo conta ainda com modo de história inédito, online caprichado e variado, trilha sonora inspirada e deve receber ainda uma atualização gratuita, que vai melhorar seus gráficos.

Star Ocean: Integrity and Faithlessness

Star Ocean: Integrity and Faithlessness é um RPG caprichado da Square Enix, que marca o triunfante retorno da série clássica – que nasceu “lá atrás”, ainda na era dos 16-bit. A história novamente se passa em um mundo futurista, onde o jogador deve desvendar uma traição que pode abalar o reino.

Fidel é o protagonista de Star Ocean: Integrity and Faithlessness (Foto: Divulgação/Square Enix) (Foto: Fidel é o protagonista de Star Ocean: Integrity and Faithlessness (Foto: Divulgação/Square Enix))Star Ocean: Integrity and Faithlessness (Foto: Divulgação/Square Enix)

O título tem diálogos interessantes de se acompanhar e cenas de ação que foram feitas pensando na jogabilidade. O título é um esforço conjunto da Square Enix com a produtora Tri-Ace, para uma nova geração de jogadores.

Eagle Flight

Eagle Flight é um dos games lançados para o PlayStation VR, e também um dos poucos exclusivos de console neste estilo que podemos dizer que é inteiramente caprichado. O jogo da Ubisoft usa com criatividade a tecnologia de realidade virtual, colocando o jogador para controlar uma águia apenas com movimentos da cabeça.

Eagle Flight se passa em uma Paris devastada (Foto: Divulgação/Ubisoft) (Foto: Eagle Flight se passa em uma Paris devastada (Foto: Divulgação/Ubisoft))Eagle Flight (Foto: Divulgação/Ubisoft)

O game não tem gráficos de última geração, mas é incrivelmente divertido para o que se presta. Há até mesmo um inusitado modo multiplayer, onde controlamos aves em plena guerra nos céus de Paris. Eagle Flight é verdadeiramente divertido e caprichado.

O que você acha do Xbox One? É melhor que o PS4? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Aceitaquedoimenos
    2017-01-02T11:33:26  

    KKKKK ALGUÉM SABE DIZER SE ALGUNS DESSES JOGOS LANÇADO ACIMA SAIU EM 1080P E& 60FPS ? KKKKKKKKKKKKKK ACHO QUE NÃO.. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Aceitaquedoimenos
      2017-01-02T11:33:26  

      não tem ? kkkkkkkkkkkkkkkkkk tá fumando coco é.. kkkkkkkk ops PSN em manutenção..rsrsrsrs

    recentes

    populares

    • Aceitaquedoimenos
      2017-01-02T11:33:26  

      Só lixeira na matéria. Exclusivo top do ps4 é Nioh, Bloodborn, Kingdom Hearts 2.8 e Hero Zero Daw (se prestar). O resto é pra encher lista e fazer hype... somente e nada mais. Já do lado da MS, não da pra não notar, Gears 4, Halo 5, Forza MS 5 e 6, Forza Horizon 2 e 3, Recore, Killer Instinct (já que o street bug fighter fracassou bonito e rude), Quantum Break e o Sunset Overdrive.

  • Wesner Cagliari
    2016-12-30T18:09:49  

    porque sempre que leio exclusivo numa frase, a palavra playstation vem junto?

    recentes

    populares

    • Wesner Cagliari
      2016-12-30T18:09:49  

      Porque PlayStation ao lado da Nintendo, são as únicas plataformas no mercado que possuem exclusivos. Xbox One é um PC rodando no low.

  • Joaquim José
    2017-01-02T14:37:46

    "The King of Fighters 15" não existe (ainda), o que saiu foi o XIV (14)...

  • Rafael Silva
    2017-01-02T10:45:32

    KOF 15? HAIEHAIUEA Que vacilo hein? Alguém precisa estudar números romanos.... XIV = 14.

  • Junior Penedo
    2016-12-30T16:03:36  

    Final Fantasy XV sem mais..

    recentes

    populares

    • Junior Penedo
      2016-12-30T16:03:36  

      A matéria é de exclusivos e não multiplataforma... Abs

  • PATRICK SILVA
    2016-12-30T22:32:45  

    Final Fantasy XV! Cade?

    recentes

    populares

    • PATRICK SILVA
      2016-12-30T22:32:45  

      Patrick, a matéria é de exclusivos e não multiplataforma... Abs

  • Nelson Alves
    2017-01-02T07:44:46

    E Zula??? Kkk...fiz uma piada, esse e outros jogos com a "organização" da "competentíssima" PLAYSPOT começou num mês e encerrou os serviços acho que uns três meses depois, e antes já tinham detonado com o Red Crucible 2!

  • Mayconl Bezerra
    2016-12-30T12:41:38

    A sony pagou essa matéria?

  • Renato
    2016-12-30T21:51:48

    Feliz por ter um Ps4!!!!

  • Junior Penedo
    2016-12-30T16:03:36

    Final Fantasy XV sem mais..

  • Matheus Tome
    2016-12-30T15:38:15

    muito boa a lista com alguns erros na escrita mas muito boa

  • Rafael Liliane
    2016-12-30T14:49:07

    Amigos do tech tudo: belíssima matéria, citaram jogos que merecem o titulo! Porém corrijam o 15 de the king of fighters, estamos no XIV , QUATORZE

  • Pedro Neto
    2016-12-30T12:43:15

    O Uncharted 4 certamente é um dos jogos mais bonitos que já vi, mas beleza não é certeza de diversão. O jogo é muito bonito com paisagens deslumbrantes, mas as 22 fases e cerca de 18 horas de jogo possuem fases que são um pouco repetitivas e em certos momentos cansativas (você escala coisas demais e as vezes sem necessidade). Creio que um pouco mais de ação e menos escalada poderia melhorar ainda mais o jogo, mas tirando isso, o jogo é sensacional!