Jogos de aventura

15/12/2016 06h00 - Atualizado em 15/12/2016 06h00

Super Mario Run: o que esperar do jogo para iPhone (iOS)

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Super Mario Run é o primeiro jogo da Nintendo para  iPhone (iOS), anunciado em setembro juntamente com o iPhone 7. Com jogabilidade simples e gráficos no estilo de New Super Mario Bros, o jogo promete cativar novos e antigos fãs.

Super Mario World: confira a evolução do clássico jogo do encanador

De acordo com seu criador, Shigeru Miyamoto, Super Mario Run foi desenvolvido justamente com isso em mente: apresentar Mario a um novo público, que nasceu há pouco tempo e não teve contato direto com os games clássicos do encanador, no NES, Super Nintendo ou Nintendo 64. Porém, há novidades para fãs mais clássicos. Confira o que mais esperar do game.

Super Mario Run chega ao iOS (Foto: Divulgação/Nintendo)Super Mario Run chega ao iOS (Foto: Divulgação/Nintendo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

World Tour

O modo World Tour é o principal em Super Mario Run. Aqui, a missão continua a mesma, ou seja, andar pelas fases para chegar ao fim e concluir o estágio com sucesso. A jogabilidade, contudo, se difere do restante da série. Em vez de um controle comum, o jogador precisa apenas tocar na tela para fazer Mario pular – o personagem corre sozinho.

Super Mario Run terá jogabilidade familiar (Foto: Divulgação/Nintendo)Super Mario Run terá jogabilidade familiar (Foto: Divulgação/Nintendo)

Há alguns itens que fazem com que Mario pare ou ande para trás, dependendo da estratégia da fase. O modo padrão promete ser dividido em fases e mundos, como é nos jogos clássicos do personagem. Ainda não há menção de quantas fases serão exatamente, mas espere por um conteúdo digno da série.

Toad Rally

O modo Toad Rally é o multiplayer online do jogo. Nele, você pode desafiar amigos e competir para ver quem coleta mais moedas nas fases. A competição é assíncrona, ou seja, sem saber em tempo real a performance do competidor.

Modo multiplayer, Toad Rally (Foto: Divulgação/Nintendo)Modo multiplayer, Toad Rally (Foto: Divulgação/Nintendo)

Ao final de cada fase, as moedas são contabilizadas e quem coletar mais vence, ganhando bônus no jogo. Há itens especiais e exclusivos do multiplayer, como o Coin Rush, capaz de fazer aparecer ainda mais moedas para o jogador.

Kingdom Builder

As moedas adquiridas no World Tour e Toad Rally podem ser usadas no Kingdom Builder, modo de construção e administração do Reino dos Cogumelos. O jogador também pode comprar itens decorativos com as moedas e posicioná-los como quiser.

Será possível construir seu reino dos cogumelos (Foto: Divulgação/Nintendo)Será possível construir seu reino dos cogumelos (Foto: Divulgação/Nintendo)

De acordo com o item que o jogador comprar ou posicionar, será possível jogar uma fase bônus, que dá direito a ainda mais moedas, bilhetes e personagens – como Luigi, Toad, Yoshi e mais –, que poderão ser usados no lugar de Mario, dentro dos outros modos. Novos bônus podem ser adicionados via atualizações.

Fases gratuitas e pagas

Super Mario Run será gratuito, mas com fases limitadas. A versão completa, sem qualquer tipo de limitação, custará US$ 10, ou cerca de R$ 35, de acordo com a cotação do dólar no fechamento desta matéria.

Super Mario Run (Foto: Divulgação/Nintendo)Super Mario Run (Foto: Divulgação/Nintendo)

Ainda não há detalhes de “quão limitado” o jogo será em sua versão grátis. A previsão é que seja como em outros jogos mobile, nos quais é possível jogar, mas com bastante dificuldade para evoluir e ganhar elementos e bônus grátis.

Online sempre

O título só pode ser jogado com uma conexão ativa com a Internet, seja 3G, 4G ou Wi-Fi. O jogo não funcionará offline de forma alguma. A Nintendo não explicou o motivo da decisão.

Super Mario Run (Foto: Divulgação/Nintendo)Super Mario Run (Foto: Divulgação/Nintendo)

E chega quando ao Android?

Previsto para 15 de dezembro no iOS (iPhone), o jogo chegará em “data posterior” para Android. A data ainda não foi revelada pela Nintendo. Os fãs da plataforma deverão esperar por um anúncio oficial.

Você ainda joga games retrô nos consoles? Comente no Fórum do TechTudo!

 
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fabian
    2016-12-15T16:19:27  

    Já encheu o saco esse personagem escr oto. Foi pacto? Não conseguem ter outra ideia? Não conseguem criar outro personagem? Só duendes com roupinha verde e esse encanador pulante?

    recentes

    populares

    • Fabian
      2016-12-15T16:19:27  

      Se tivesse seria um problema de pronúncia que depois de crescer iria corrigir. Mas Fabian, coitado, isso é pra vida toda...

    recentes

    populares

    • Fabian
      2016-12-15T16:19:27  

      Hugo, não força. Olha meu nome e olha o seu. Pare de inveja. E ser fanboy do mario deve ser penoso.

  • Gustavo Angelo
    2016-12-21T10:14:32  

    3232-2010-6424 Posso lhe adicionar à minha lista de amigos do Super Mario Run? Então inicie Super Mario Run e insira a identificação do jogador abaixo na lista de amigos!

    recentes

    populares

    • Gustavo Angelo
      2016-12-21T10:14:32  

      Se alguém quiser trocar códigos para indentifição do Mario Run ... Meu código é : 282582763642 o usuário é (Who Cares?)

    recentes

    populares

    • Gustavo Angelo
      2016-12-21T10:14:32  

      Meu código de indentificação é 2825-8276-3642 (Who Cares?)

  • Renato Vascão
    2016-12-15T20:18:23  

    O iPhone 7 bota qualquer smart no bolso, quem fala mal dele só pode ser esses pobretões e pé rapados, que não tem grana para comprar um, então resolve criticar. Comprei o meu há 2 meses, e garanto que melhor perfomance de um aparelho não há

    recentes

    populares

    • Renato Vascão
      2016-12-15T20:18:23  

      Jailbreak? coisa mais inutiu do mundo, quando eu tinha um Iphone 4s fiz e mesmo assim não deu para atualizar com custom rom, máximo que consegui foi deixar ele com visual do ios 10, fora que ficou tudo bugado. Jailbreak=Imprestável /// ROOT=Liberdade pra fazer o que quiser no smartphone.

    recentes

    populares

    • Renato Vascão
      2016-12-15T20:18:23  

      Na verdade Renato, é tudo uma questão de gosto, não de bolso. Eu não gosto de ser assaltado - e ladrão sente cheiro de Iphone (quem já teve uma arma na sua cara por causa de um sabe o que digo). O dia que eu morar em um país descente quem sabe volto a usar a marca.

  • Pedro Almeida
    2016-12-19T13:03:30

    Esse jogo foi uma completa decepção! Não da pra jogar Offline, a versão paga custa em torno de 10 dólares e a única coisa que você pode fazer é pular! Deveriam ter feito o negócio igual os clássicos do Mario e não um jogo que ele fica apenas correndo. =="

  • Fernanda Voi
    2016-12-15T22:51:46  

    Lamento informar, mas o jogo Super Mario Run, nunca sairá para o sistema Android. O game Super Mario Run da Nintendo é exclusivo sistema operacional móvel da Apple.

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2016-12-15T22:51:46  

      Já estão soltando os apk. pra android. É bobeira a Nintendo não lançar logo.

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2016-12-15T22:51:46  

      "Lamento informar, mas o jogo Super Mario Run, nunca sairá para o sistema Android." - não sabia que o presidente da Nintendo tinha mudado de nome e de sexo.

  • Wellington Magalhães
    2016-12-15T15:09:40  

    Vejo muitos falando que iPhone é modinha, vim do Android e não acho isso, acho sim que, modinha é achar que iPhone é modinha. O iOS é muito fuido e estável, já no android tive que lidar várias vezes com muitos bugs e outros problemas, não que no iOS não tenha, mas é muito raro. Detalhe, sempre usei Android tops de linha, já estou com um iPhone 6 há quase 2 anos e muita pouca coisa a reclamar. Não penso em deixar a marca tão cedo. PS: Gosto de qualidade, hj pensando num todo o iPhone é o melhor sim!

    recentes

    populares

    • Wellington Magalhães
      2016-12-15T15:09:40  

      Sou mais qualquer iPhone que tem sistema operacional próprio, roda tudo sem travar bem rápido. O meu é um iPhone 7 de 129GB e na pesquisa de benchmarko o meu iPhone 7 foi o mais rápido smartphone do momento.

    recentes

    populares

    • Wellington Magalhães
      2016-12-15T15:09:40  

      Mario run acabou com minha bateria em menos de 30 minutos. o jogo é legal mas a bateria não dura.

  • Paulo Neto
    2016-12-16T08:48:11

    Androga nao tem Hahahaha

  • Renan Rodrigues
    2016-12-15T17:46:23  

    o meu não abre, será minha internet??

    recentes

    populares

    • Renan Rodrigues
      2016-12-15T17:46:23  

      é um bug, tem um monte de gente assim

  • Ted
    2016-12-15T19:11:55

    baixei e não gostei....

  • Daniel Freire
    2016-12-15T18:49:40

    Jogos que o personagem sai correndo e vc só pula tem de monte, não gostei da ideia

  • Guilherme Lima
    2016-12-15T17:59:37

    Quando melhorarem a bateria do iphone, ai quem sabe neh.

  • Hadi Ali
    2016-12-15T16:12:18  

    GNT JÁ PODEM BAIXAR

    recentes

    populares

    • Hadi Ali
      2016-12-15T16:12:18  

      3 fases pra jogar... kkkkkkkkkkk... daí em diante só pagando 10$

  • Diego Silva
    2016-12-15T15:40:00  

    Quando lança ? Dia 15 de Dezembro de que ano ?

    recentes

    populares

    • Diego Silva
      2016-12-15T15:40:00  

      Já está disponível na appstore

    recentes

    populares

    • Diego Silva
      2016-12-15T15:40:00  

      Hoje!

  • Bruno Santos
    2016-12-15T16:08:19

    Bom, temos apk e data disponivel logo logo..rs

  • Rafael Lima
    2016-12-15T15:58:27

    Já liberou na APPSTORE pessoal! :D Só não vão lá agora deixa eu instalar o meu primeiro uahauhauah

  • Adrian Ferrari
    2016-12-15T15:19:13

    34 reais nisso é um assalto, Nintendo mercenária.

  • Exdobrasil
    2016-12-15T12:08:11  

    É, nunca será um super mario word

    recentes

    populares

    • Exdobrasil
      2016-12-15T12:08:11  

      ou acess ou powerpoint

    recentes

    populares

    • Exdobrasil
      2016-12-15T12:08:11  

      Jogar "Mario Word" é demais, principalmente em Arial 12.

  • Luciano Marbert
    2016-12-15T13:03:45  

    sempre só quem é contemplado são esses IOS modinhas , cade pra android ????

    recentes

    populares

    • Luciano Marbert
      2016-12-15T13:03:45  

      Recalque

    recentes

    populares

    • Luciano Marbert
      2016-12-15T13:03:45  

      Desculpa de quem não pode ter um iPhone eh falar que é modinha kkkk

  • Bruno Silva
    2016-12-15T14:56:15

    Demorou para sair um jogo "oficial" do Mario...

  • Marcus Junior
    2016-12-15T14:13:15  

    14h12 e nada

    recentes

    populares

    • Marcus Junior
      2016-12-15T14:13:15  

      14h52

  • Sebastião Neto
    2016-12-15T14:34:18

    Gostaria que tivessem gasto os esforços em um jogo no estilo Clássico... Esse "run" é um pé no saco e enjoativo.

  • Victor Corrêa
    2016-12-15T14:32:21

    A Nintendo JÁ EXPLICOU o motivo do Modo Online: evitar a pirataria. Sem autenticação, não será possível jogar o jogo.

  • Raphael Paulino
    2016-12-15T13:59:34

    Esses jogos RUN são todos iguais, só muda o personagem!!!

  • Filipe Freitas
    2016-12-15T12:52:59  

    cadeeeeeeeee o jogo??????

    recentes

    populares

    • Filipe Freitas
      2016-12-15T12:52:59  

      NADA AINDA

  • Eduardo Oliveira
    2016-12-15T12:30:57  

    12:30 e nada desse mario ser liberado... dia 15 do japão né?

    recentes

    populares

    • Eduardo Oliveira
      2016-12-15T12:30:57  

      Tb não to entendendo ! dia 15

    recentes

    populares

    • Eduardo Oliveira
      2016-12-15T12:30:57  

      Lá já é dia 16!!