TV

18/12/2016 07h00 - Atualizado em 18/12/2016 07h00

TV com webOS: conheça as vantagens e desvantagens do sistema da LG

Caio Bersot
por
Para o TechTudo

O webOS é o sistema operacional exclusivo das Smart TVs da LG. A plataforma teve lançamento no Brasil em 2014 e está presente na maioria dos televisores da fabricante anunciados desde então. O software conta com navegador próprio, lojas de aplicativos e interface simples.

Android TV, webOS ou Tizen: veja diferenças entre sistemas das Smart TVs

Com concorrentes como Tizen, da Samsung, e Android TV, os clientes podem ficar em dúvida sobre qual Smart TV escolher, afinal, o sistema operacional de cada aparelho pode oferecer experiências de uso bastante diferentes. Para conhecer os prós e contras do webOS, leia o texto abaixo, que analisa detalhes importantes da plataforma da LG.

TV com webOS: conheça as vantagens e desvantagens do sistema da LG (Isadora Díaz/TechTudo)TV com webOS: conheça as vantagens e desvantagens do sistema da LG (Isadora Díaz/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Vantagens

1) Interface

A interface do webOS é uma das características mais elogiadas da plataforma, seja pelas cores, a posição dos itens ou o visual moderno. Com poucos menus principais, quase tudo que o usuário precisa está disponível na tela, com navegação que lembra a troca de canal em TVs convencionais. Além disso, o software tem a vantagem de contar com um design diferenciado em relação aos rivais, como Android TV e Tizen.

2) Velocidade

webOS: controle ajuda a deixar o sistema mais responsivo (Isadora Díaz/TechTudo)webOS: controle ajuda a deixar o sistema mais responsivo (Isadora Díaz/TechTudo)

O  webOS é bem veloz, com transições rápidas, sem travamentos ou problemas do tipo. Segundo a LG, de uma atualização para outra, o software ficou 60% mais rápido para abrir aplicativos e 70% menos lento para navegação. Para completar, o controle remoto Smart Magic promete maior precisão na conexão com a Smart TV.

3) Multitarefas

Graças ao bom funcionamento, o sistema da LG permite que o modo multitarefas funcione com leveza. Com isso, é possível, por exemplo, ajustar as configurações ao mesmo tempo em que acessa a programação dos canais. Essa modalidade é especialmente útil para Smart TVs, afinal, são aparelhos que reúnem comandos que vão além de TV normais, e é comum que seja preciso realizar mais de uma tarefa simultaneamente.

webOS conta com modo multitarefas eficiente (Fabrício Vitorino/TechTudo)webOS conta com modo multitarefas eficiente (Fabrício Vitorino/TechTudo)

Desvantagens 

1) Loja de apps limitada

Ao contrário da Android TV, o webOS não tem uma loja de aplicativos completa como a Google Play Store. Isso, obviamente, tem uma influência direta nas opções de programas para baixar nas Smart TVs da LG, que contam com menor quantidade de serviços.

Softwares como Netflix, Globo Play e serviços de streaming estão presentes na loja da LG, mas, caso o usuário queira ir além do básico, é possível que encontre mais opções no Tizen ou Android TV.

webOS tem loja com menos aplicativos que o Android TV (Fabrício Vitorino/TechTudo)webOS tem loja com menos aplicativos que o Android TV (Fabrício Vitorino/TechTudo)

2) Navegador pode apresentar lentidão

Apesar das melhorias na usabilidade e do alto desempenho, o navegador nativo do webOS pode rodar com lentidão ou ter problemas em endereços da web com Flash. Ainda que não sejam tão comuns, essas são ocorrências que podem frustrar o usuário e atrapalhar a experiência de uso.

3) Configurações de difícil acesso

Mesmo com boa usabilidade e interface intuitiva, o menu de configurações do webOS nas Smart TVs não é dos mais simples, o que pode consumir algum tempo dos usuários até que se consiga entender como alterar os ajustes do aparelho.

Qual Smart TV comprar? Consumidores dão dicas de modelos no Fórum do TechTudo

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leonardo Costa
    2020-01-08T19:24:50

    Estou satisfeito com a minha Smart da LG.

  • Alcimar Ferreira
    2019-03-06T12:29:33

    pessoal é o sistema que trabalha pra que tudo tenha vida útil curta, e todo mundo em pouco tempo tenha q gasta com um produto igual

  • Politico
    2016-12-22T20:01:15  

    Os difusores dos leds da tv lg se soltam em menos de um ano de uso, e na tela ficam parecendo que uma lampada está acesa, é uma porcaria.

    recentes

    populares

    • Politico
      2016-12-22T20:01:15  

      Eu tenho uma uma Lg 49Ub 4k que apresentou defeito no periodo da garantia, ela foi reparada não informaram o que foi feita e com 15 dias que passou a garantia aconteceu isso que vc está dizendo, a tv está com as bordas superiores escuras aí a experiência 4k já era e a Lg informou que não poderia fazer nada a menos que eu trocasse a tela. Lg nunca mais!

  • José Santos
    2016-12-18T15:52:44  

    Eta matéria sem graça. Para ser interessante deveria fazer uma tabela comparativa entre as plataformas e citar vantagens e desvantagens de cada uma.

    recentes

    populares

    • José Santos
      2016-12-18T15:52:44  

      A matéria deixa claro que é apenas sobre o sistema exclusivo da LG, mas poderiam sim fazer um comparativo entre as principais marcas.

  • Rose.
    2016-12-18T11:59:45  

    Não troco a minha SmartTV Sony com 960 mega-hertz por nenhuma outra marca! Só se for por outra da Sony!!!

    recentes

    populares

    • Rose.
      2016-12-18T11:59:45  

      Deixe de ser preconceituoso

    recentes

    populares

    • Rose.
      2016-12-18T11:59:45  

      Já vi Thiago que vc não entende de TV falar que não tem acima de 240 hertz a Samsung 4k tem de 55 tem da uma olhada lá na tela curva

  • Fabian
    2016-12-19T11:19:32

    Patrocinado;

  • Vicente Neto
    2016-12-18T11:49:00  

    tenho uma philips smart. terrivel, terrivel

    recentes

    populares

    • Vicente Neto
      2016-12-18T11:49:00  

      Eu tenho um Phillips também. 40 pol, coisa linda a imagem dela, principalmente para canais em HD, porém quando tento acessar a area SMART, netflix, youtube e talz é uma lerdeza sem tamanho. Sistema Operacional muito defasado. Não comprem, sério

    recentes

    populares

    • Vicente Neto
      2016-12-18T11:49:00  

      Eu tambem... péssimo

  • Miguel Novo
    2016-12-18T21:56:46  

    Comprei uma LG super moderna, ainda dentro da garantia dava estalos e a imagem sumia, foi pra assistência 4 x, resolvi abandoná-la e comprei minha Samsung Smart 55", excelente, hj tenho 4 Samsung todas smart e estou muito satisfeito...Adeus LG

    recentes

    populares

    • Miguel Novo
      2016-12-18T21:56:46  

      É talvez, o fator sorte conta demais.

    recentes

    populares

    • Miguel Novo
      2016-12-18T21:56:46  

      Nem é fator sorte, é fator lote mesmo :)

  • Hipocampo Nervoso
    2016-12-18T10:56:25  

    Bela propaganda. Entrei para saber se minha TV teria esse tal webOS, quando entro na matéria é só da LG, nem li o resto da matéria.

    recentes

    populares

    • Hipocampo Nervoso
      2016-12-18T10:56:25  

      dificil sua tv ter...e um sistema nativo da LG...mas procura ai

    recentes

    populares

    • Hipocampo Nervoso
      2016-12-18T10:56:25  

      Sempre haverá um leitor troux4 qu dirá "propaganda" e " matéria paga".

  • Tsi
    2016-12-19T09:09:17

    SE vc acoplar seu computador na tv, vai ter tudo o que quer sem gastar mais nada...... essas smarts tvs sao enganaçoes, softwares lentos, demoram pra responder os comandos, travam, e sao todas ... um monte de porcarias embutidas que nao funcionam bem...

  • Guilherme Machado
    2016-12-18T11:36:39

    LG wins!!!

  • Alberto Sueishi
    2016-12-19T08:59:49

    Era cliente LG e a considerava uma das melhores TVs em qualidade de imagem. Depois do péssimo atendimento do SAC quando precisei, para não dizer descaso, deixo um alerta, pensem bem e procure as reclamações contra os aparelhos da marca antes de comprar um LG.

  • Luciano Silva
    2016-12-18T22:21:00

    A LG fabrica STMARTV com webOS e sem, tenho com e a velocidade é incrível, diferente sem webOS que é muito lento. Pra mim o problema é só os apps que sãopoucos, mas pra quem quer melhor desempenho, imagem e qualidade, eu que antes de comprar pesquisei muito, indigo a LG com webOS, é um pouco mais cara mas vale a pena.

  • Leitor
    2016-12-18T16:24:58  

    Se a CCE fizer uma TV com DOS e der uma montanha de dinheiro o Techtudo vai dizer que é a melhor. É bizarro e humilha a concorrência.

    recentes

    populares

    • Leitor
      2016-12-18T16:24:58  

      Pior site que tem para acompanhar é este aqui. Enganou todo mundo...

  • Cézar S.a
    2016-12-18T15:02:24

    vô é vc escrevendo esses artigos? pare com isso, todo mundo sabe dessas coisas

  • Fernando Ferreira
    2016-12-18T14:08:13

    Smart Philips com Android, tão inteligente que até tenta fazer vc não assistir TV. Liga quando quer, desliga a qualquer momento e se não der certo ela oculta a imagem. É a Philips sempre pensando no melhor para o consumidor.