Notebook

23/01/2017 06h00 - Atualizado em 23/01/2017 10h17

Dell ou Samsung? Qual fabricante tem os melhores notebooks do Brasil

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Dell e Samsung são sem sombra de dúvidas, duas das principais marcas quando pensamos em notebooks. Atualmente, elas contam com duas das principais linhas de notebooks disponíveis no mercado brasileiro, entretanto; há diferenças nas abordagens dos dois fabricantes.

Confira os notebooks mais indicados para uso casual e doméstico

A Dell está apostando em uma maior variedade de modelos, enquanto que a Samsung tem um portfólio mais coeso e centrado no uso doméstico. Abaixo, você vai conhecer as diferenças entre os dois fabricantes em maiores detalhes.

Variedade: Dell

Dell conta com linha mais variada, com máquinas gamer e 2 em 1 (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)Dell conta com linha mais variada, com máquinas gamer e 2 em 1 (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)

A Dell possui maior variedade no catálogo disponível no Brasil. A marca norte-americana coloca à disposição do consumidor brasileiro notebooks Inspiron, Vostro, XPS, além dos Alienware, voltados para gamers. Dentro de cada uma dessas linhas, há modelos bastante diferentes e até subdivisões, como os 2 em 1 e os notebooks de preço mais baixo, ambos disponíveis na linha Inspiron.

A Samsung tem um portfólio um pouco mais econômico. Atualmente, os notebooks da marca no Brasil são organizados em três grandes linhas: Style, Expert e Essentials. Embora cada uma delas abrigue também certa variedade de configurações, como ocorre com os Dell, a quantidade de opções é menor do que na concorrente.

Especificações técnicas: empate

Samsung e Dell se mostram equivalentes nas especificações técnicas (Foto: Divulgação/Samsung)Samsung e Dell se mostram equivalentes nas especificações técnicas (Foto: Divulgação/Samsung)

Por oferecer uma maior gama de opções, a Dell também cobre melhor a questão das especificações técnicas em termos de processadores, já que conta com notebooks mais simples, usando desde processadores Pentium em opções de entrada a os Core i7 quad-core na versão gamer do Inspiron 15.

A Samsung compensa o fato de usar apenas unidades de dois núcleos dos processadores da Intel pela oferta de placas de vídeo dedicada em boa parte dos modelos da chamada linha Expert, que abriga os notebooks mais poderosos da Samsung no país.

A Dell terá vantagem se o seu orçamento permitir considerar os notebooks gamer Alienware e Inspiron, ou o XPS 13.

Em relação a questões como armazenamento e memória RAM, as duas marcas são bastante similares: disco rígido de 1 TB e 8 GB de DDR3 são praticamente padrões atualmente para Dell e Samsung.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Design: Dell

Dell tem versões 2 em 1 de seus notebooks (Foto: Isabela Giantomasso/TechTudo)Dell tem versões 2 em 1 de seus notebooks (Foto: Isabela Giantomasso/TechTudo)

Design é um conceito subjetivo se estivermos falando da aparência dos computadores. Entretanto, esse critério pode também ser analisado em relação a aspectos mais objetivos dos equipamentos, como materiais usados na construção do dispositivo e conceitos de design que podem se mostrar úteis ao consumidor, como presença ou não de tela sensível ao toque.

A Dell, por exemplo, oferece modelos de laptops híbridos e com telas sensíveis ao toque. Entre os Samsung não há opções de notebooks conversíveis. Além disso, especialmente entre os modelos mais caros, a Dell conta com modelos que empregam o alumínio em vez do plástico no acabamento.

Qualidade de imagem: empate

Exceto pelo Dell XPS 13, ambos os fabricantes podem ser encarados como equivalentes em termos de qualidade de imagem em seus produtos. Nos dois casos o consumidor encontra diversas opções com telas de resolução HD (1366 x 768) e Full HD (1920 x 1080).

Assistência técnica: empate

Tanto Dell como Samsung oferecem garantia contra defeitos de fabricação de um ano e contam com cobertura de assistência técnica em território nacional, embora o atendimento de um problema possa exigir o transporte do computador para uma central de reparos.

A Dell conta com um programa de pós-venda interessante, que costuma ser vendido à parte e com preços salgados, mas que fornece atendimento à domicílio: durante o período de cobertura do plano, caso o usuário se depare com algum defeito, é possível abrir um chamado de atendimento junto à Dell, que enviará um técnico habilitado e com peças de reposição para efetuar o conserto na presença do usuário.

Preços: empate

Preços das versões intermediárias de Samsung e Dell são equivalentes (Foto: Divulgação/Samsung)Preços das versões intermediárias de Samsung e Dell são equivalentes (Foto: Divulgação/Samsung)

Tanto Samsung como Dell posicionam seus produtos em faixas equivalentes de preço, especialmente se você considerar os notebooks com configurações mais intermediárias. O Samsung Expert X51, por exemplo, pode ser encontrado a R$ 3.500, mesma faixa de preço em que são encontradas diversas versões dos Inspiron 5000 (com a mesma resolução de tela, processador semelhante e quantidade de memória).

Entretanto, dado o fato de que a Dell conta com mais opções no mercado, é possível achar notebooks que atendam melhor o perfil do consumidor no momento e para os quais não existem equivalentes entre os Samsung. Exemplos: laptops gamers e híbridos.

Conclusão

Samsung e Dell contam com linhas bem providas de notebooks na atualidade, mas a Dell tem algumas vantagens sobre a concorrente sul-coreana: melhor design e maior variedade de opções podem dar aos computadores da Dell uma condição mais favorável aos olhos do consumidor para decidir uma compra.

Entretanto, com tantas similaridades, o melhor juiz disso é o seu bolso: se aplicações mais específicas, como jogos e uso de um notebook híbrido, não são essenciais para você, a Samsung se coloca em igualdade de condições em praticamente todos os critérios.

Chromebook Samsung ou Acer: qual a melhor opção? Comente no Fórum do TechTudo

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Emerson Nascimento
    2018-07-27T12:12:07

    Ola pessoal watou em dúvida entre o Samsung style s51 pen x Dell XPS 13 4k

  • Márcio Faria
    2018-02-20T07:04:53  

    Tenho um samsumg a 6 anos. Nunca parou. nunca deu defeito. nunca quebrou nunca nada. Não tenho nada a reclamar. queria testar um DELL pra ver se tem diferença. Pois a diferença maior em durabilidade de quebrar essas coisas, são do proprietario.

    recentes

    populares

    • Márcio Faria
      2018-02-20T07:04:53  

      Tenho um comprado nos USA de 2012, Core i7, ssd 250gb e 12gb de memória...perfeito até hoje

  • Mario Sergio
    2018-04-21T18:02:42

    Nos últimos 12 meses comprei 2 Dell. Simplesmente não valem nada. O último foi um i7 com placa mãe dedicada e 4 de ram. Cara tenho dor de cabeça todos os dias. Simplismente não funciona. Trava que nem o mouse funciona. Nunca mais Dell. Já vi em vários foruns que é um problema crônico.

  • Márcio Faria
    2018-02-20T07:01:17

    forum tooooooop....me ajudou muito ao decidir minha compra.

  • Cristiano Silva
    2017-01-23T21:48:56  

    Sou mais meu TK-85 com gravador e fitas cassetes comprado na Mesbla.

    recentes

    populares

    • Cristiano Silva
      2017-01-23T21:48:56  

      eu comprei o meu no Mappin! "Mappin.. chegou a hora mappin... venha correndo Mappin.. é a liquidação!"

    recentes

    populares

    • Cristiano Silva
      2017-01-23T21:48:56  

      Bateu saudosismo rsrsrsrs

  • Pedro Junior
    2017-01-24T10:37:59  

    que comparação nada a ver, dell é anos luz na frente da samsung, antes de eu comprar um dell, com certeza compraria um lenovo ou um hp, só depois pensaria num samsung........

    recentes

    populares

    • Pedro Junior
      2017-01-24T10:37:59  

      Pensa no Semsunga não, faz mal a saúde rsrsrsrr

  • Paulo Lima
    2017-01-25T10:24:40  

    Que comparativo inútil. Nem se quer comparou modelos e sim marcas. Esses comparativos da techtudo cada dia mais inúteis de se ler....

    recentes

    populares

    • Paulo Lima
      2017-01-25T10:24:40  

      O TT só serve pra quem é técnico expor as suas ideias e experiências para o leitor que busca opinião de quem conhece.

  • Bruno Ribeiro
    2017-01-23T12:52:26  

    samsung tem qualidade de positivo, todos péssimos!

    recentes

    populares

    • Bruno Ribeiro
      2017-01-23T12:52:26  

      Lenovo só presta os da linha Lenovo Thinkpad , que são voltados para uso corporativo, tenho 2 aqui em casa e são excelentes (lenovo thinkpad t420 e t430). Também tenho um sony vaio svf15a18cxb que comprei nos EUA e também é muito bom. Na Dell só presta os notebooks mais tops, esses que eles vendem por menos de 2000,00 reais são péssimos.

    recentes

    populares

    • Bruno Ribeiro
      2017-01-23T12:52:26  

      Lenovo é o antigo IBM, sempre foi top!!!

  • Felipe Bianchini
    2017-01-26T12:09:13  

    Nenhuma. A Apple sim! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Felipe Bianchini
      2017-01-26T12:09:13  

      voce se julga a sí mesmo.

    recentes

    populares

    • Felipe Bianchini
      2017-01-26T12:09:13  

      Bom, entendi que estávamos falando de equipamentos para Windows ! Se for colocar os Apple na mesa, a coisa toda muda. Podem ser caros, mas os MacBooks se pagam e até mesmo para venderem depois de algum tempo ainda se valorizam. Comprei a cerca de 4 anos um MacBoo Pro mid 2010 por 1300,00 reais, hoje, tá valendo cerca de 1800,00

  • Derick Melo
    2017-01-28T11:31:06  

    Empate na assistência técnica haushushuas corlho. A dell vi na sua casa quando você tem algum problema. E resolvem na hora, trocam até placa. É a recompensa por ser tão caro

    recentes

    populares

    • Derick Melo
      2017-01-28T11:31:06  

      Semsunga faz algo que preste em termos de Desktop ???? nunca vi !

  • Joao Carlos
    2017-01-29T18:45:31  

    msi gt80

    recentes

    populares

    • Joao Carlos
      2017-01-29T18:45:31  

      AVELL

  • Luiz Carvalho
    2017-01-23T14:54:14  

    amigos notebook de alto desempenho chama AVELL... e ponto final...

    recentes

    populares

    • Luiz Carvalho
      2017-01-23T14:54:14  

      Não conheço... vou pesquisar

    recentes

    populares

    • Luiz Carvalho
      2017-01-23T14:54:14  

      Os AVELL são fabricados no brazil , tem preços elevados mas é equipamento pra briga. !

  • David Junior
    2017-01-23T20:51:14  

    Sou técnico em computadores e notebooks, faço instalaçao de programas, e ja usei e mexi muito em diversas marcas de notebooks, na minha opiniao os melhores notebooks sao os da HP Probook (que nao esquenta) e é muito bom em todos os sentidos, e o Sony Vaio modelos de 2008 a 2011 , um notebook hoje em dia nao precisa ser o top e caro, um Processador Core I3 , 4 GB de Memoria e 500 GB de HD já está ótimo, dá para entrar na internet, abrir filmes, musicas !!!

    recentes

    populares

    • David Junior
      2017-01-23T20:51:14  

      HP ? Pequeno gafanhoto, você não deve lembrar das series DV5, DV6000, DV2000, TX1000, TX2-1000, CQ50, DV9000 , certo? Notebooks da HP fritadores de Chip! Muita gente perdeu HP nessa época...

    recentes

    populares

    • David Junior
      2017-01-23T20:51:14  

      Já tive Hp e foi a pior compra que fiz. Depois dele comprei um Vaio e a única coisa que me decepcionei nele é que o case dele é bem frágil.

  • Teiverson
    2017-01-25T10:55:45

    sony vaio não deixa nada a desejar em relação a esses

  • Kuka Beludo
    2017-01-24T10:17:18

    Tenho um Dell vostro 3460 há quatro anos. Uso no campo (agricultura) e no escritório com programas pesados muitos arquivos saalvos. Nunca deu nenhum problema e sempre teve um funcionamento exemplar. Excelente máquina

  • Bernardo Amaral
    2017-01-24T08:28:20  

    CCE É O MELHOR

    recentes

    populares

    • Bernardo Amaral
      2017-01-24T08:28:20  

      tive um CCE e ele durou mais de 8 anos, o bichinho morreu de velhice kkkk era aquele da linha win duo, alguem lembra, as vezes pode ser sorte, e eu tive kkkk

    recentes

    populares

    • Bernardo Amaral
      2017-01-24T08:28:20  

      Comecei Comprando Errado.... Conserta.. Conserta.. Estraga

  • Kuka Beludo
    2017-01-24T10:07:49

    Comparativo mais besta. A qualidade de construção e a durabilidade e confiabilidade de um Dell é muito superior ao Samsung. tenho um Dell Vostro 3460 a quatro anos e uso pro trabalho no campo e no escritório, é uma maquina impecável. Dell muito superior!!!

  • Lucan Kloh
    2017-01-24T07:52:02  

    São ótimas marcas, mas é bom sempre olhar para outras marcas para analisar o custo/benefício de sua necessidade. Não adianta comprar um elefante branco super caro só para navegar na internet. Utilize o comparador de preço Find Price e compre o melhor equipamento pra você, avaliando o custo/benefício/necessidade.

    recentes

    populares

    • Lucan Kloh
      2017-01-24T07:52:02  

      Lenovo bate as duas.....,tá dominando.

  • Rafael
    2017-01-24T09:46:45

    Acer esta melhor que esses dois... Mas comprei um Dell pela garantia que eh top de linha

  • Otavio Pimenta
    2017-01-24T09:33:12

    Tudo que for diferente de Apple é no máximo mais ou menos, e não venham com mimimi!!!

  • Robson Costa
    2017-01-24T09:23:31

    ACER Win!

  • Fernando Fate
    2017-01-24T09:08:00

    Dell > Sony > Acer > Samsung > Positivo >>>>>>> abismo >>>>>>>>>>. HP >>> fossas marianas >>>>> Toshiba

  • Otimista Piorado
    2017-01-24T08:57:13

    Estão de brincadeira né? Comparar Samsung e Dell? Dell de lavada!

  • Murilo Cressoni
    2017-01-23T16:45:38  

    meu Acer me deixa bem feliz, comprei ele na época por 1800 reais, já faz 4 anos, core i5 (2.5 GHz) 6g memória, HD320... n é um PC gamer, mas faz tdo o q eu qria, cheguei a jogar LOL com resoluções bem baixas, mas n travou!!

    recentes

    populares

    • Murilo Cressoni
      2017-01-23T16:45:38  

      para falar a verdade essas coisas de eletronica vai muito da sorte, cada um tem um gosto, e vai do que a pessoa agradar quando tiver na loja, se vai da defeito um dia so a sorte vai dizer, tenho um positivo a 6 anos tbm e nunca deu defeito, tenho mais de 50 filmes gravados nele, fora jogos e milhares de fotos!

    recentes

    populares

    • Murilo Cressoni
      2017-01-23T16:45:38  

      Positivo é top. Mais prefiro o arcer

  • Mario Souza
    2017-01-24T07:09:39

    O Acer é muito melhor! Simplesmente não dá defeito!