16/01/2017 06h00 - Atualizado em 16/01/2017 06h00

Realidade virtual: veja oito usos além de entretenimento e jogos

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Os óculos de realidade virtual (VR) estão ganhando cada vez mais adeptos. Headsets como Oculus Rift, HTC Vive e Samsung Gear VR já são facilmente encontrados à venda. Quase todo mundo pensa em comprá-los para assistir filmes ou jogar, mas essas não são as únicas aplicações desses dispositivos.

Óculos de realidade virtual: tudo que você precisa saber antes de comprar

Na verdade, o VR tem sido amplamente usado nas mais diversas áreas, especialmente na medicina e nos vários segmentos da engenharia. Confira a seguir oito usos atuais da realidade virtual que vão muito além dos games alucinantes com imagens em 360º.

1) Arquitetura

Ter uma imagem em 360º facilita o trabalho de arquitetos e designers, que conseguem visualizar o resultado dos seus projetos antecipadamente. Com o desenho em realidade virtual, esses profissionais conseguem testar o ambiente antes da construção propriamente dita, descobrindo possíveis falhas e prevenindo erros. O resultado disso é redução no tempo de conclusão dos projetos, além de gastos menores.

Pessoa usando o Prospect, software para criação de ambientes em VR (Foto: Divulgação/IrisVR)Pessoa usando o Prospect, software para criação de ambientes em VR (Foto: Divulgação/IrisVR)

2) Indústria automobilística

A indústria automobilística tem se beneficiado bastante da tecnologia VR. Os engenheiros de automóveis conseguem fazer testes de segurança utilizando VR, o que reduz os gastos em relação aos testes físicos.

Na outra ponta, as fabricantes também estão desenvolvendo sistemas de teste drive em realidade virtual, permitindo a venda de carros a compradores distantes. Empresas como Infinity, Ford, Mitsubishi e Volvo são algumas das que já empregam esse tipo de sistema.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Teste drive usando realidade virtual (Foto: Divulgação/Infinity)Teste drive usando realidade virtual (Foto: Divulgação/Infinity)

3) Medicina

As possibilidades no ramo da medicina são muitas. Cirurgias feitas em ambiente virtual estão sendo utilizadas como forma de preparar estudantes médicos e dentistas. Os próprios pacientes estão sendo preparados para o procedimento cirúrgico por meio de VR, que lhes dá maior segurança para o momento da cirurgia real.

Órgãos humanos estão sendo recriados em VR para ajudar nos estudos relativos às suas funções. Vítimas de queimaduras graves também têm se beneficiado de terapias usando VR, que distraem da dor durante o tratamento das feridas.

Experiência de VR para pacientes de cirurgias (Foto: Divulgação/Tufts Medical Center)Experiência de VR para pacientes de cirurgias (Foto: Divulgação/Tufts Medical Center)

4) Psicologia

A simulação da realidade também é usada para ajudar no tratamento de diversas fobias, como medo de aranha, aviões ou claustrofobia. Com um dispositivo VR e contando com a orientação de psicólogos e profissionais de saúde mental, os pacientes entram em contato com o motivo de seus pânicos, o que ajuda a superá-los.

Programas VR são usados no tratamento de fobias diversas (Foto: Divulgação/Virtually Better)Programas VR são usados no tratamento de fobias diversas (Foto: Divulgação/Virtually Better)

5) Jornalismo

Vídeos em 360º não precisam ser usados apenas para entretenimento. Notícias e séries documentários podem se valer da tecnologia, transportando ao espectador à realidade de forma mais realista. Quem vê uma transmissão em VR poderá fugir do enquadramento do repórter, observando todo o cenário da notícia.

Notícia sobre campo de refugiados da guerra na Síria, transmitida em VR (Foto: Divulgação/Emblematic Group)Notícia sobre campo de refugiados da guerra na Síria, transmitida em VR (Foto: Divulgação/Emblematic Group)

6) Relaxamento

A imersão causada pela realidade virtual tem sido aproveitada por muitos criadores de conteúdo no YouTube. Vídeos da técnica de relaxamento conhecida como ASMR têm adotado a tecnologia, aumentando a sensação de tranquilidade proporcionada pelo método.

Vídeo de relaxamento usando realidade virtual (Foto: Reprodução/YouTube)Vídeo de relaxamento usando realidade virtual (Foto: Reprodução/YouTube)

7) Negócios

Conferências em VR estão sendo cada vez mais empregadas pelas empresas. A tecnologia reduz o distanciamento entre as pessoas provocado pela transmissão padrão, em 2D, ao passo que mantém a redução de gastos ao eliminar viagens. As companhias também podem testar soluções de segurança ou simular o funcionamento de produtos antes de lançá-los.

VR também pode ser usado em negócios (Foto: Divulgação/Microsoft)VR também pode ser usado em negócios (Foto: Divulgação/Microsoft)

8) Turismo

E se antes de viajar você pudesse andar pelas ruas do seu destino? Essa é uma possibilidade cada vez mais explorada pelo setor de turismo. O futuro turista pode experimentar a vivência em diferentes lugares virtualmente, o que pode ajudar a decidir pelo local.

VR pode ser ser usado no turismo, simulando a experiência no local de destino (Foto: Divulgação/Samsung)VR pode ser ser usado no turismo, simulando a experiência no local de destino (Foto: Divulgação/Samsung)



Qual óculos de Realidade Virtual você vai comprar? Comente no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares