Roteador

28/02/2017 06h00 - Atualizado em 28/02/2017 06h00

Entenda o seu roteador: o que é LAN, WAN, WLAN, DNS, WPS e Ethernet

Isabela Giantomaso
por
Para o TechTudo

Os roteadores são os aparelhos responsáveis por conectar diversos dispositivos à rede de Internet, seja por cabo ou Wi-Fi. Apesar de a maioria dos modelos atuais terem instalações fáceis e com comandos diretos, algumas siglas podem confundir durante o uso. 

Wi-Fi turbinado: os roteadores que foram maior destaque em 2016

Para tirar todas as dúvidas e excluir a possibilidade de problemas com a conexão, confira a seguir, o que é LAN, WAN, WLAN, DNS, WPS e Ethernet. Entender como cada configuração e recurso funciona pode ajudar a ter uma Internet segura e rápida.

roteador luciana maline (Foto: roteador luciana maline)O que significa LAN, WAN, WLAN, DNS, WPS e Ethernet? Descubra a seguir (Foto: Luciana Maline/TechTudo)












LAN

Local Area Network, ou rede local, é a configuração para redes instaladas em áreas menores, como casas e escritórios pequenos. Na porta LAN do roteador o usuário pode conectar computadores, notebooks e periféricos para permitir a distribuição e transmissão da conexão de Internet.

WAN

Ao contrário da LAN, que serve para locais menores, a WAN é uma rede de longa distância (Wide Area Network) para cobrir uma área maior com a conexão de Internet. Empresas e universidades, por exemplo, contratam provadores de serviço WAN para facilitar o uso de todos os usuários em uma mesma rede. No roteador, caso o cabo do modem não seja conectado na porta WAN o PC não receberá o sinal de Internet.

Enquanto a LAN serve para áreas menores, a WAN ajuda em grandes coberturas (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)Enquanto a LAN serve para áreas menores, a WAN ajuda em grandes coberturas (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

WLAN

Com apenas um W na frente da sigla indicando o termo “wireless” (sem fio), a rede WLAN funciona de forma parecida com a LAN, mas não precisa de cabos conectados. No lugar dos fios, a configuração usa ondas de rádio para se conectar à Internet e transmitir dados para cada dispositivo habilitado. É onde se encontra o famoso padrão Wi-Fi e pode ser instalada em casas e escritórios ou em grandes empresas e locais públicos.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

DNS

A sigla DNS indica Sistema de Nomes e Domínio (Domain Name System, em inglês). O servidor trabalha com um conversor ou tradutor para facilitar acessos aos sites. Ao digitar www.techtudo.com.br, por exemplo, na verdade o sistema está “escondendo” o endereço IP (Protocolo de Internet) da página. Assim, o DNS identifica o IP correspondente ao site inserido na URL do navegador e dispensa o trabalho de ter que digitar uma sequência de números.

WPS no roteador pode facilitar conexões, mas deixar rede vulnerável (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)WPS no roteador pode facilitar conexões, mas deixar rede vulnerável (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

WPS

WPS é a indicação, em inglês, para Wi-Fi Protected Setup (Configuração de Wi-Fi Protegido). O recurso no roteador permite conectar novos dispositivos à rede Wi-Fi com praticidade e rapidez. É útil para habilitar repetidores, por exemplo, sem precisar digitar senhas complexas. Apesar de proporcionar esta facilidade, o WPS pode deixar sua rede vulnerável já que o roteador guarda um código que pode ser descoberto por hackers com ajuda de softwares. Por isso, é indicado deixar a função desativada para evitar invasões.

Padrão Ethernet trabalha com acessos locais via cabo (Foto: Raquel Freire/TechTudo)Padrão Ethernet trabalha com acessos locais via cabo (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Ethernet

Como explicado acima, a rede LAN serve para conectar computadores e periféricos. Neste ponto entra a Ethernet, padrão mais utilizado para acessos locais e para levar Internet ao dispositivo por meio de um cabo. Ao utilizar a tecnologia é possível resolver problemas de Internet lenta, por exemplo, quando sem fio. A porta e o conector são idênticos e fazem ligação automática (plug and play).

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Daniela Caiubi
    2017-02-28T20:51:07  

    "Entenda o seu roteador: o que é LAN, WAN, WLAN, DNS, WPS e Ethernet" Ninguem prometeu nada na matéria sobre "turbinar" a internet...

    recentes

    populares

    • Daniela Caiubi
      2017-02-28T20:51:07  

      Prometeu sim vai na página do face que você vai ver.

    recentes

    populares

    • Daniela Caiubi
      2017-02-28T20:51:07  

      Artifício antigo: Mudar o nome da matéria no post do Facebook para entrarem no site e lerem a matéria. É tão comum que o Facebook criou uma ferramenta para corrigir isso.

  • Luis Valentim
    2017-02-28T21:31:54  

    Mas entendo pq muitos aparecem..Não sabem LER...Em nenhum lugar a matéria prometeu ensinar a turbinar internet...Foi bastante explicativa para muitos leigos no assunto. Que por sinal deveriam agradecer frente aos vários "formatadores de pc por 50 reais" que estão por aí comentando besteira...

    recentes

    populares

    • Luis Valentim
      2017-02-28T21:31:54  

      Na materia não, mas na descrição na página do face diz sim sobre turbinar a internet.

    recentes

    populares

    • Luis Valentim
      2017-02-28T21:31:54  

      deve ter sido algum site de terceiros, não da globo

  • Luis Valentim
    2017-02-28T21:29:25

    Engraçado que os "especialistas" acessam a noticia para ficar falando mal da matéria....Agora nenhum dos que criticam tem um sitezinho sequer que ensine fazer o que dizem...Quer turbinar a Internet? Para de roubar a wifi do vizinho, coloca um plano descente e compre um roteador de boa qualidade...

  • Marciano Moreira
    2017-02-28T11:00:03  

    Mas ai so explica. Nao da dicas de turbinar nada kkkkk

    recentes

    populares

    • Marciano Moreira
      2017-02-28T11:00:03  

      onde estão as funções para turbinar a internet?

    recentes

    populares

    • Marciano Moreira
      2017-02-28T11:00:03  

      Esse techtudo é especialista em péssimas matérias, globo faça-me um favor, tira esses caras da página!!

  • Antônio Júnior
    2017-02-28T14:58:48

    Falou, falou e não falou nada de interessante.

  • Leandro Carmo
    2017-02-28T14:06:08

    este é sem dúvida o pior conteúdo deste site. Não há uma matéria em que o conteúdo de fato auxilie o leitor. vocês conseguem ser piores que as paginas de fofoca, ou as paginas que pegam fotos do instagram dos artistas e fazem matéria, é serio gente, revisem este formato por favor. abs

  • José Mejeve
    2017-02-28T12:23:05

    Garanto que se o cara que escreveu essa matéria , tivesse colocado " Palmeiras não tem mundial" teria sido mais interessante.

  • Rodrigo Xavier
    2017-02-28T12:11:03

    Grande matéria, digno de Oscar.

  • Phelipe Lemos
    2017-02-28T11:49:39

    que bosta de matéria.

  • Come Cookiebom
    2017-02-28T11:10:19

    Qual a novidade ???