Jogos de aventura

26/02/2017 07h00 - Atualizado em 26/02/2017 07h00

Lista reúne jogos baseados em filmes que ganharam o Oscar

Leandro Ortolan
por
Para o TechTudo

As adaptações do cinema para os videogames são um grande desafio para os desenvolvedores, que tem de trabalhar com uma história e personagens que já foram apresentados em uma outra mídia. Para entrar no clima do Oscar 2017, evento mais importante para o cinema no ano, fizemos uma lista dos sucessos e fracassos de games baseados em filmes premiados pela Academia.

Tubarão (1975)

O thriller de Stephen Spielberg ganhou sua primeira adaptação para o NES em 1987. O game não tinha história e nem muitas conexões com o filme, e consistia em um side scroller que dava ao jogador o controle de um mergulhador à caça do grande tubarão branco. Já as adaptações para PC, Playstation 2 e Xbox (2006) e para Nintendo Wii (2011) davam ao jogador o papel do tubarão, que tinha o objetivo de caçar outros animais e banhistas.

Tubarão ganhou o oscar e chegou ao NES (Foto: Divulgação)Tubarão ganhou o oscar e chegou ao NES (Foto: Divulgação)

Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (1981)

O filme de Spielberg em parceria com George Lucas ganhou uma adaptação para Atari 2600 em 1982. O jogo, que foi um sucesso de vendas para o console, pode ser completado em meia hora, se o jogador conseguir entender os gráficos da época. Com a evolução dos games, o protagonista ganhou muitas outras adaptações, com Lego Indiana Jones: The Original Adventures, lançado para PC, PS3 e Xbox 360.

Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (Foto: Divulgação)Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (Foto: Divulgação)


E.T. – O Extraterrestre (1982)

E.T. ganhou uma adaptação para Atari 2600 no ano de lançamento do filme. No game, o jogador controla o alienígena, buscando peças para consertar sua nave. Porém, para a tristeza dos fãs, a história do jogo era incompreensível e não era possível progredir sem o manual. Além disso o jogo tinha muitos bugs e paredes invisíveis. Menos da metade dos cinco milhões de cartuchos produzidos para o lançamento foram vendidos, e a Atari recebeu inúmeros pedidos de devolução.

E.T. – O Extraterrestre, adaptação do filme de Spielberg (Foto: Reprodução/Atari Archives)E.T. – O Extraterrestre, adaptação do filme de Spielberg (Foto: Reprodução/Atari Archives)

A Bela e a Fera (1991)

Primeira animação a ser indicada para a categoria de melhor filme no Oscar, A Bela e a Fera teve três adaptações para NES entre 1993 e 1994. A adaptação mais popular, no entanto, foi Disney’s Beauty and the Beast, para Super Nintendo, em 1994. O jogo se passava na perspectiva da Fera, que deveria impedir que Gastão capturasse Bela. A Bela e a Fera não foi o game mais bem avaliado da Disney para Super Nintendo, mas contava com bons gráficos e trilha sonora.

beauty-and-the-beastA Bela e a Fera ganhou diversas adaptações para games (Foto: Divulgação)

O Tigre e o Dragão (2000)

Lembrado por sua fotografia e trilha sonora impecáveis, O Tigre e o Dragão também não conseguiu reproduzir nos games o sucesso do clássico de kung fu no cinema. O filme recebeu como adaptação um beat em’ up para PlayStation 2 em 2003, que, apesar de contar com bons gráficos, tinha controles e câmera desajeitados, que atrapalhavam a experiência do game. A versão para Gameboy Advance, também saiu em 2003.

O Tigre e o DragãoO Tigre e o Dragão teve versões para PS2 e Gameboy Advance

O Senhor dos Aneis: A Sociedade do Anel (2001)

Produzido pela Vivendi Universal Games e lançado para PC, Gameboy Advance, Xbox e Playstation 2, o game era uma aventura com mecânicas que permitiam que o jogador escolhesse entre os personagens Frodo, Gandalf e Aragorn – cada um com seus equipamentos e habilidades específicas – para completar desafios e puzzles.

O Senhor dos Aneis: A Sociedade do Anel (Foto: Divulgação)O Senhor dos Aneis: A Sociedade do Anel (Foto: Divulgação)

O Senhor dos Aneis: As Duas Torres (2002)

O segundo jogo da série, no entanto, foi produzido pela EA Games, e tornou-se um dos melhores jogos da sua geração. O jogo foi lançado para PlayStation 2, Xbox, Gamecube e Gameboy Advance, em 2002. Além de cenários muito bem adaptadas do filme, o game tinha fases originais, controles fluidos e maior foco nas lutas contra os Orcs e Uruk-hai, fazendo do título um dos grandes representante do gênero hack n’ slash da época.

senhor-dos-aneis-duas-torresSenhor dos Anéis: As Duas Torres (Foto: Divulgação)

Avatar (2009)

Assim como o filme de James Cameron, Avatar: The Game conta com uma qualidade técnica impressionante. Os gráficos e efeitos sonoros do filme foram transportados para as versões de PS3, Xbox 360, Wii, PSP, Nintendo DS e PC. O game de ação permitia ao jogador explorar o Planeta de Pandora com os humanos ou com os "Na’Vi", o que gerava duas experiências de gameplay bastante diferentes.

avatar-the-gameAvatar: The Game (Foto: Divulgação)

Up (2009)

Como nos cinemas, a Pixar sempre teve um enorme cuidado ao produzir seus jogos, trazendo seus diretores de arte para o time de produção. Foram lançadas simultaneamente duas versões de Up, uma mais próxima do filme – para Xbox 360, PlayStation 3 e Wii, e outra para PS2, PSP e PC, que eram menores mas tinham mais conteúdo original. Os visuais do game fazem valer a experiência para os fãs do filme.

Up (Foto: Divulgação)Up (Foto: Divulgação)

Toy Story 3 (2010)

Toy Story 3: The Game foi lançado em 2010 para Nintendo DS, PlayStation 2, PlayStation 3, PSP, Wii, Xbox 360 e PC. O jogo tem ótimos gráficos e trilha sonora. O modo história, que seguia os eventos do filme, podia ser jogada em single player ou em co-op, com os personagens Woody, Buzz ou Jessie. Um modo de mundo aberto, o Toybox, completava o game, permitindo aos jogadores explorar o universo dos brinquedos e construir uma cidade, com grande capacidade de customização de cenários e personagens. 

Toy Story 3: The Game (Foto: Divulgação)Toy Story 3: The Game (Foto: Divulgação)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mauro Sókrates
    2017-02-27T09:54:37

    Só acho que a versão MSX de "Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida" dá uma surra nessa versão do Atari.