Jogos de ação

16/02/2017 06h00 - Atualizado em 16/02/2017 10h06

Sonic e Castlevania: veja os melhores jogos de aventura do Mega Drive

André Luiz de Mello Pereira
por
Para o TechTudo

O Mega Drive fez a alegria de jogadores nos anos 90 com jogos de diversos gêneros. O de aventura, por exemplo, foi um dos mais populares da geração 16 bit. Alguns desses games fizeram tanto sucesso que são lembrados até hoje. Pensando nisso, o TechTudo selecionou os melhores títulos de aventura lançados para o console da Sega para você relembrar.

Lembra de Altered Beast? Veja curiosidades do clássico para Mega Drive

Abaixo, você confere dez dos melhores jogos do gênero como Sonic The Hedgehog 2 e Castlevania Bloodlines.

Sonic 2 ajudou a firmar o ouriço como mascote da Sega (Foto: Divulgação/Sega)Sonic 2 ajudou a firmar o ouriço como mascote da Sega (Foto: Divulgação/Sega)

Sonic The Hedgehog 2

Apesar de muitos considerarem Sonic The Hedgehog 3 ou Sonic and Knuckles melhores, foi em Sonic 2 que o mascote da Sega mostrou a que veio. Com fases com bom level design, passando por fábricas, ruínas e florestas, o jogador viu o ouriço participar de um gameplay veloz o suficiente para correr mais rápido que a própria tela.

Além disso, Sonic 2 introduziu Tails, companheiro de Sonic, que permitia fases cooperativas ou com tela dividida entre dois jogadores, algo que aumentava bastante o tempo de jogo. Outro elemento que fez sua estreia em Sonic 2 foi a possibilidade de transformar o ouriço em Super Sonic, ficando ainda mais rápido e invencível.

Altered Beast

Conhecido como o game em que você se transformava em animais e monstros, o game tinha uma trilha sonora marcante e gameplay que, apesar de parecer lento para os padrões atuais, era bem divertido.

Poucos sabem, mas Altered Beast ganhou uma sequência direta para o Game Boy Advance, além de um reboot para o PS2 completamente ignorado por tirar elementos do enredo, como a mitologia grega, tornando a trama genérica e desinteressante.

Altered Beast tinha influências de mitologia em sua história (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)Altered Beast tinha influências de mitologia em sua história (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)

Contra H.A.R.D. Corps

Contra H.A.R.D. Corps é um dos melhores títulos da franquia da Konami, colocando os jogadores no controle de até quatro personagens, em vez da habitual dupla de heróis dos games anteriores. Contra H.A.R.D. Corps foi o primeiro título da série para um console da Sega.

O game contava com uma história que, dependendo das decisões do jogador, o levavam por caminhos diferentes, resultando em diversos finais. Contra H.A.R.D. Corps era muito difícil, algo que chamava bastante a atenção. A versão japonesa, entretanto, era mais fácil, já que trazia continues infinitos, além de uma barra de energia, que permitia ao jogador ser atingido três vezes antes de morrer.

Contra H.A.R.D. Corps tinha uma dificuldade insana (Foto: Reprodução/Comunidade Mega Drive)Contra H.A.R.D. Corps tinha uma dificuldade insana (Foto: Reprodução/Comunidade Mega Drive)

Castlevania Bloodlines

Único jogo da franquia Castlevania a chegar ao Mega Drive, mas também considerado um dos melhores da série, Castlevania Bloodlines é uma história paralela à da franquia, mas que foi encaixada na história principal. O game é o único que não se passa exclusivamente dentro do castelo do Drácula, com a maioria das fases em vários locais da Europa.

Castlevania Bloodlines também tem como um de seus pontos altos a trilha sonora, composta por Michiru Yamane. A compositora consegue criar um clima único para o game, algo que o torna ainda mais épico.

Castlevania Bloodlines foi o único game da série a chegar no Mega Drive (Foto: Reprodução/YouTube)Castlevania Bloodlines foi o único game da série a chegar no Mega Drive (Foto: Reprodução/YouTube)

Castle of Illusion starring Mickey Mouse

A Disney tinha uma presença forte na geração 16 bit, com diversos títulos de qualidade, sejam baseados nos filmes ou personagens. Castle of Illusion starring Mickey Mouse ganhou destaque por ter sido desenvolvido pela Sega e, junto com vários títulos de lançamento, ajudou a firmar o Mega Drive como concorrente direto do Super Nintendo.

No game, o jogador assume controle de Mickey, partindo em uma aventura para resgatar Minnie do Castelo de Ilusões, após ela ter sido sequestrado por uma vilã que deseja roubar sua juventude. Um remake do game foi lançado para Xbox 360, PCs e PS3 em 2013.

Você controlava o Mickey em Castle of Illusion (Foto: Reprodução/Disney Wikia)Você controlava o Mickey em Castle of Illusion (Foto: Reprodução/Disney Wikia)

Toejam & Earl

Toejam & Earl foi lançado para Mega Drive em 1991 e coloca o jogador no controle de uma dupla de rappers alienígenas que caíram na Terra e, agora, precisam encontrar peças para consertar tudo e voltar para seu planeta. Abusando do humor e trilha sonora, o game ainda tinha gameplay cooperativo.

Toejam & Earl chamava atenção pelo seu estilo roguelike, trazendo fases geradas de maneira aleatória, o que tornava o gameplay inédito a cada vez que o jogador ligava o videogame.

Toejam & Earl (Foto: Reprodução/Gaming Archive)Toejam & Earl (Foto: Reprodução/Gaming Archive)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Kid Chameleon

Kid Chameleon foi mais um dos títulos produzidos pela própria Sega para o Mega Drive e que colocava o jogador no controle de um menino que, para enfrentar seus inimigos, utilizava várias máscaras que disponibilizavam habilidades especiais.

Kid Chameleon é conhecido pela sua quantidade de fases, fazendo dele um dos games mais longos da lista, ainda mais por não ter nenhum sistema de salvamento no cartucho ou passwords.

Kid Chameleon (Foto: Divulgação)Kid Chameleon é conhecido pela sua quantidade de fases (Foto: Divulgação/Sega)

Strider

Lançado pela Capcom para arcades, Strider ganhou uma versão para Mega Drive e apresentava um futuro distópico, em 2048, onde um vilão maligno deseja dominar o mundo e um jovem ninja chamado Hiryu deve impedi-lo antes que seja tarde demais.

Strider foi um dos títulos de maior sucesso da Capcom antes do lançamento de Street Fighter 2 e com razão, já que seu gameplay fluído, dificuldade na medida certa e trilha sonora o destacam entre os jogos de aventura e ação da época.

Controle um ninja em Strider (Foto: Reprodução/YouTube)Controle um ninja em Strider (Foto: Reprodução/YouTube)

Gunstar Heroes

Gunstar Heroes é o tipo de jogo que muita gente já ouviu falar, mas nunca teve a oportunidade de jogar. A trama é relativamente simples, contando a história de uma família de mercenários que tenta impedir que o império maligno domine tudo.

O que chama atenção em Gunstar Heroes, além de seus gráficos coloridos, é a sua jogabilidade, que lembra bastante à da série Contra, mas com um dinamismo melhor. O desafio, personagens carismáticos e um visual realmente interessante mostram porque Gunstar Heroes sempre é considerado em listas de melhores jogos do Mega Drive (e de todos os tempos).

Luta contra chefe em Gunstar Heroes (Foto: Reprodução/RetroGamer)Luta contra chefe em Gunstar Heroes (Foto: Reprodução/RetroGamer)

Comix Zone

Comix Zone é um jogo que nunca ganhou uma sequência, mesmo tendo um estilo que faria sucesso em gerações futuras. Nele, você controla um quadrinista que, no meio de uma tempestade, é puxado para dentro de uma história em quadrinhos que está desenhando.

Dentro dela, deve-se enfrentar monstros, salvar o mundo e evitar que o vilão da domine a realidade. Seja parodiando elementos conhecidos dos quadrinhos ou o fato de que as fases se passam em uma revista, Comix Zone é um excelente e desafiador beat ‘em up, exclusivo do Mega Drive.

Comix Zone (Foto: Reprodução/Gaming Archive)Comix Zone (Foto: Reprodução/Gaming Archive)

Quais são os melhores consoles de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Natan Salazar
    2017-02-16T14:37:23  

    mesmo aqui não achei o jogo em que o menino come umas bolinhas coloridas (eu acho que come) e ganha poderes diversos, eu só me lembro de uma fase, bem no fim do game, que era tudo de lava e tinha que ficar pulando entre plataformas e não podia cair na lava

    recentes

    populares

    • Natan Salazar
      2017-02-16T14:37:23  

      Cara, a tua descrição lembra o congo's caper. Se for esse, eu tinha ele no snes, não lembro de ter saído no mega drive.

  • Wesley Ribeiro
    2017-02-19T15:56:38

    Meus olhos brilham ao ver esses clássicos. Apesar de sentir falta de alguns aí, foi bacana de rever.

  • Raúl Gomes
    2017-02-16T12:52:38  

    Não entendo porque tanta matéria de consoles antigos e com gráficos do passado. Ninguém joga isso mais, que criança atualmente vai querer passar algum tempo vendo tanto jogo pixelado? A molecada que jogou isso no passado já tem mais de 30 e nem videogame joga. Se joga até hj ou é virrgem ou fracassou na vida e mora com a mamãe

    recentes

    populares

    • Raúl Gomes
      2017-02-16T12:52:38  

      Tá sem nada para fazer então né Raúl? Pq cara, com tudo isso que vc diz que tem, se é que tem mesmo, se preocupar com uma matéria feita para pessoas que curtem a nostalgia dos games antigos é no minimo falta do que fazer. Se realmente é a pessoa que diz ser, coitados de seus filhos.

    recentes

    populares

    • Raúl Gomes
      2017-02-16T12:52:38  

      Esse cara nem gamer ele deve ser.

  • Fabio Zanardi
    2017-02-17T08:11:50

    Cade golden axe, street of rage e quack shot?

  • Gjorge
    2017-02-16T20:42:45  

    Faltou nessa lista : GOLDEN AXE e STREETS OF RAGE. Tops do Mega drive na minha opinião junto com o Sonic.

    recentes

    populares

    • Gjorge
      2017-02-16T20:42:45  

      Concordo!!

  • Vítor Costa
    2017-02-16T19:41:08

    Comix Zone é difícil pra cacete!

  • Roberto
    2017-02-16T10:52:10  

    altered beast era bem legal, também gostava de moonwalker, alien 3 e shinobi

    recentes

    populares

    • Roberto
      2017-02-16T10:52:10  

      Shinobi, bem lembrado.... joguei muito. Época em que existiam poucos jogos, ai viviamos em um jogo;;;;

    recentes

    populares

    • Roberto
      2017-02-16T10:52:10  

      E o mais importante, os jogos eram feitos para diversão!

  • Edson Santo
    2017-02-16T11:15:24

    So jogo top, bons tempos