Notebook

22/03/2017 06h00 - Atualizado em 22/03/2017 06h00

Chromebook Samsung: saiba tudo sobre os modelos ainda vendidos no Brasil

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

O Chromebook é um conceito de notebook desenvolvido pela Google que preza o uso intenso da nuvem, ou seja, Cloud Computing. Os Chromebooks não possuem configurações robustas e nem amplo espaço de armazenamento, mas contam com alta integração com a nuvem do Google. Tanto é que o sistema operacional é o Chrome OS.

Vale a pena comprar Chromebook no Brasil? Descubra tudo sobre o notebook

Após desenvolver todo o conceito, o Google permitiu que diversas fabricantes também trabalhassem com os Chromebooks, num esquema similar ao que acontece com o Android. E uma delas é a Samsung. Nesta matéria você conhecerá em detalhes os dois Chromebooks que a empresa comercializa no Brasil.

Samsung Chromebook 2

Samsung Chromebook 2 aposta fortemente na computação em nuvem (Foto: Divulgação/Samsung) Samsung Chromebook 2 aposta fortemente na computação em nuvem (Foto: Divulgação/Samsung)

O Samsung Chromebook 2 é equipado com processador Intel e vendido na cor prata, que é bem elegante. Ao adquirir um Samsung Chromebook 2, o usuário ganha 100 GB gratuitos no Google Drive para salvar documentos, fotos e outros tipos de arquivos por 2 anos.

Assim como ocorre em toda a linha Chromebook, o sistema operacional usado é o Chrome OS. Ele roda todos os webapps da Google. Assim, não é preciso instalar nenhum software. Isso torna o Chromebook praticamente imune à vírus. Outro ponto surpreendente do Chromebook é a sua rápida inicialização, que dura apenas 10 segundos.

Chromebook Samsung 2   (Foto: Divulgação/Samsung)A bateria do Samsung Chromebook 2 pode durar até 8 horas, segundo a fabricante. (Foto: Divulgação/Samsung)

Como o notebook não possui uma configuração de hardware poderosa, ele consome pouca energia. Desta maneira, a bateria do Samsung Chromebook 2 pode durar até 8 horas, segundo a fabricante.

O Chromebook Samsung 2 vem equipado com um processador Intel Celeron N2840, que trabalha com frequência de 2.16 GHz, podendo chegar a até 2.58 GHz. O processador trabalha em conjunto com 2 GB de memória RAM DDR3 de 1333 MHz. Para armazenamento ele utiliza um chip de memória Flash de 16 GB. O notebook possui uma tela LED de 11,6 polegadas com resolução de 1366 x 768 pixels. No quesito conectividade, o Chromebook 2 conta com Bluetooth 4.0 e Wi-Fi 802.11ac. Ele ainda traz 1 porta HDMI, 1 USB 3.0 e 1 USB 2.0, além de ter um slot para cartão de memória. O peso do Samsung Chromebook 2 é de 1,18 kg.

O preço médio do Samsung Chromebook 2 nas principais lojas do varejo é de R$ 1.299,00.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Samsung Chromebook 3

Samsung Chromebook 3 tem configurações um pouco melhores que o seu antecessor (Foto: Divulgação/Samsung) Samsung Chromebook 3 tem configurações um pouco melhores que o seu antecessor (Foto: Divulgação/Samsung)

O Samsung Chromebook 3 é vendido na cor preta e vem equipado com um processador Celeron. Aqui as mesmas vantagens do Chromebook do tópico anterior se repetem, ou seja, sincronia com a nuvem do Google, uso do sistema operacional Chrome OS e consequente despreocupação com vírus e instalação de outros programas.

Neste modelo a Samsung deu uma melhorada na bateria. No Chromebook 2 a empresa informa que a bateria pode durar até 8 horas. Já na versão 3 a autonomia sobe para 11 horas, no máximo. Obviamente que a Samsung conseguiu esse valor em condições “ideais”, mas já dá uma ideia de como a bateria tem uma boa autonomia.

Outra ótima vantagem que se repete aqui é a rápida inicialização de 10 segundos. Isso é possível graças ao sistema operacional Chrome OS e ao uso de memória Flash. Ele é também ligeiramente mais leve que o modelo 2, chegando a 1.15 kg. As teclas utilizadas no notebook são curvadas, o que deixa a digitação muito mais ergonômica e confortável.

Chromebook Samsung 3 (Foto: Divulgação/Samsung)Uma característica interessante é a abertura da tela de 11.6 polegadas, que se abre em um ângulo de 180° (Foto: Divulgação/Samsung)

Uma característica interessante é a abertura da tela de 11.6 polegadas, que se abre em um ângulo de 180°. Isso proporciona mais flexibilidade no uso, já que o usuário pode visualizar o conteúdo da tela de diferentes ângulos. A resolução da tela também é de 1366 x 768 pixels.

O Chromebook é um bom laptop? Opine no Fórum do TechTudo

Por fim, o conjunto de hardware deste Chromebook é tão modesto quanto o do anterior. Processador Intel Celeron N3050, de 1.60 GHz, mas podendo chegar a 2.16 GHz. A placa gráfica é integrada, a HD Graphics. Ele possui 2 GB de memória RAM DDR3 de 1600 MHz e 16 GB de armazenamento. Em outras palavras, ele é levemente mais rápido que o outro modelo.

O Chromebook 3 também é compatível com o padrão Bluetooth 4.0 e Wi-Fi 802.11ac. E assim como o modelo anterior ele possui 1 porta HDMI, 1 USB 3.0 e 1 USB 2.0, além de slot para cartão de memória. O preço sugerido deste Chromebook também é de R$ 1.299,00.

Conclusão: se você procura um notebook para tarefas simples, como acessar a web, editar textos e ver vídeos, os Chromebook's podem ser uma boa opção de compra.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Andrew Coppersmith
    2017-03-22T09:50:12

    Tenho o Chromebook 2. Coloquei crouton e Linux nele e posso fazer quase qualquer coisa. Estou doido para Google liberar aplicativos Android nele. A única coisa que não gostei foi a configuração da Google Print. Para fazer isso, você precisa de um computador Windows ou Mac :-(