Navegadores

25/03/2017 08h00 - Atualizado em 25/03/2017 08h00

Como remover vírus que abre e fecha abas sozinho no Google Chrome

Priscila Martz
por
Para o TechTudo

É possível que, ao navegar na Internet, suas abas do Chrome tenham fechado sozinhas. Esse comportamento do navegador, porém, não é normal. Pelo contrário, pode ser um alerta de vírus no computador. Essa alteração atende pelo nome de adware, um vírus que aparece durante a instalação de softwares confiáveis. 

Como excluir URL do autocompletar de Chrome, Firefox e Internet Explorer

Ao baixá-lo e posteriormente aceitar a transferência de programas parceiros contidos no arquivo, o adware pode ser transferido também. Dessa maneira, o navegador pode passar a exibir anúncios publicitários duvidosos, que não pertencem aos sites. Ao clicá-los, os usuários podem permitir o acesso a dados confidenciais, como senhas de bancos. Confira, a seguir, como remover vírus que abre e fecha abas sozinho no Chrome.

Nova versão do Google Chrome reduz o consumo de bateria (Foto: Melissa Cruz/TechTudo) (Foto: Nova versão do Google Chrome reduz o consumo de bateria (Foto: Melissa Cruz/TechTudo))Como remover vírus que abre e fecha abas sozinho no Chrome (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)


Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Chrome

Procure o Chrome e clique no ícone com o botão direito do mouse. Depois, selecione a opção "Propriedades". Na função "Destino", o normal é o caminho terminar com google\Chrome\Application\chrome.exe. Caso esteja escrito algo diferente no final, apague e clique em ''Ok''.

Propriedades do navegador Google Chrome (Foto: Reprodução/Priscila Martz)Propriedades do navegador Google Chrome (Foto: Reprodução/Priscila Martz)

Ferramentas para remover vírus do Chrome

Malwarebytes 

Faça uma varredura no seu computador para procurar de possíveis adwares. Para isso instale e use o programa Malwarebytes. Após instalar o programa, selecione a opção "Verificar Ameaça" e depois clique no botão verde "Verificar Agora". Aguarde o escaneamento e envie os resultados para a quarentena.

adware3Malwarebytes procura adwares no seu computador (Foto: Reprodução/Priscila Martz)

PSafe Total

Para ter uma segunda opinião em relação à presença de adwares em seu computador/navegador, instale o programa PSafe Total. Feito isso, selecione a opção "Verificação Completa". Aguarde o escaneamento e envie os resultados para a quarentena.

adware6A ferramenta Psafe também procura adwares no computador (Foto: Divulgação/PSafe)




Revo Uninstaller

Para ter certeza de que não há nenhum software com más intenções na máquina, instale o programa Revo Uninstaller. O software desinstala programas que tenham sido inseridos no computador sem o consentimento do usuário. Verifique manualmente, de A até Z, se existe algum programa com nome estranho ou caracteres em chinês/japonês. Caso encontre, use o software para desinstalar o programa suspeito do PC.

adware5Revo Uninstaller desinstala programas que tenham sido inseridos no computador sem o consentimento do usuário (Reprodução/Priscila Martz)


Ferramenta de remoção de vírus do Chrome

Devido a reclamações dos próprios usuários, o Chrome desenvolveu uma ferramenta de remoção de vírus (google.com/chrome/cleanup-tool) para detectar adwares, a Chrome Cleanup Tool. Com o recurso é possível detectar o motivo pelo qual as abas do navegador estão abrindo/fechando sozinhas ou o motivo dos anúncios estranhos.

Como tirar um virus do Google Chrome? Troque dicas no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares