Jogos de ação

22/03/2017 06h00 - Atualizado em 22/03/2017 06h00

Mario, Sonic e mais: confira jogos que juntaram diversas franquias

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Crossovers de universos dos games é algo frequente. Jogos como Kingdom Hearts, Marvel vs. Capcom e Super Smash Bros são exemplos deste tipo de combinação. Alguns misturam apenas universos de uma mesma empresa, enquanto outros unem personagens de forma bem inesperada. Conheça alguns dos principais títulos que juntaram diversas séries nos videogames para atrair fãs e inovar.

J-Stars Victory Vs+: veja os lutadores do jogo de PS4, PS3 e Vita

Super Smash Bros.

Super Smash Bros. é um dos exemplos mais clássicos da lista. A série nasceu no Nintendo 64 e dura até hoje, com as versões mais recentes lançadas no Nintendo Wii U e Nintendo 3DS. O game de luta mescla diversos personagens da Nintendo e até mesmo de outras empresas, como Sega, Capcom, Konami e Bandai Namco.

Super Smash Bros. Wii U (Foto: Divulgação/Nintendo)Super Smash Bros. Wii U (Foto: Divulgação/Nintendo)

Assim, temos um jogo que mistura, entre outros personagens, Super Mario, Pikachu, Bowser, Link, Samus Aran, Solid Snake, Sonic, Mega Man, Pac-Man, entre outros. Quanto mais novos são os jogos, mais personagens chegam, sempre com misturas inusitadas.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Mario & Sonic nos jogos Olímpicos

Mario e Sonic não se encontram apenas em Smash Bros., mas também nos jogos da série “Mario & Sonic at the Olympics”. Desde 2008 essa série tem sido constante, sendo lançada uma nova versão a cada Olimpíadas de Inverno ou Verão.

Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games (Foto: Divulgação/Nintendo)Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games (Foto: Divulgação/Nintendo)

Assim, personagens dos dois universos disputam modalidades esportivas das mais diversas, como esgrima, atletismo, natação, futebol, entre outros esportes, que podem variar de acordo com o evento do momento.

Kingdom Hearts

Nascida em uma conversa de elevador entre executivos da Disney e da Square Enix, a série Kingdom Hearts mistura o universo de Final Fantasy com heróis como Pato Donald, Pateta e outros personagens dos filmes da “Casa do Mickey”.

Kingdom Hearts (Foto: Divulgação/Square Enix)Kingdom Hearts (Foto: Divulgação/Square Enix)

Kingdom Hearts é um RPG de ação com jogabilidade que lembra Zelda, mas com bastante foco na narrativa. Sora é o personagem principal e, ao lado de Donald e Pateta, viaja pelos mundos da Disney para libertar a luz e salvar seus amigos.

Fortune Street

Fortune Street, também conhecida como Itadaki Street, é uma série de jogos de tabuleiro virtual da Square Enix em parceria com a Nintendo. Em geral, a saga mistura personagens de Dragon Quest, Final Fantasy e Super Mario.

Fortune Street (Foto: Divulgação/Square Enix)Fortune Street (Foto: Divulgação/Square Enix)

A série ficou exclusiva do Japão durante um bom tempo, com diversos capítulos para consoles e portáteis. Porém, quando veio para o ocidente, recebeu o nome de Fortune Street. Seu foco, como era de se imaginar, está em minigames multiplayer.

Mario Kart e Diddy Kong Racing

Duas séries da Nintendo de corrida, Mario Kart e Diddy Kong Racing ficaram famosos também por misturar personagens de vários universo da Nintendo em games únicos. Mario Kart nasceu no Super Nintendo e, desde então, é um dos maiores sucessos da empresa.

Mario Kart 8 (Foto: Divulgação/Nintendo)Mario Kart 8 (Foto: Divulgação/Nintendo)

Diddy Kong Racing teve apenas duas versões, no Nintendo 64 e Nintendo DS, e também trouxe uma “mistura de universos” um pouco mais branda, limitada a personagens da série Donkey Kong, com uma ou outra participação especial.

PlayStation All-Stars Battle Royale

PlayStation All-Stars Battle Royale foi a tentativa da Sony de lançar o seu próprio Super Smash Bros., mas que acabou não dando tão certo quanto o concorrente. Ainda assim, o jogo de luta que mistura personagens de diversos jogos diverte na medida certa.

PlayStation All-Stars Battle Royale (Foto: Divulgação/Sony)PlayStation All-Stars Battle Royale (Foto: Divulgação/Sony)

Heróis e vilões como Heihachi, Kratos, Kat, Sweet Tooth e Nathan Drake foram alguns dos que participarem do único game que esta “franquia” teve. Foi lançado no PS3 e PS Vita e, apesar dos DLCs, teve vida curta.

Sonic & All-Stars

Assim como ocorre com alguns dos jogos da Nintendo, a SEGA tem seu próprio jogo de crossover, com os games da marca Sonic & All-Stars. O primeiro que saiu foi de tênis, mas os mais populares são os de corrida.

Sonic & All-Stars Racing Transformed (Foto: Divulgação/SEGA)Sonic & All-Stars Racing Transformed (Foto: Divulgação/SEGA)

Sonic & All-Stars Racing Transformed é um dos melhores jogos de corrida que são focados na diversão nas últimas gerações de consoles. O game tem personagens da série Sonic, Shenmue, Alex Kidd, Samba de Amigo, Space Channel 5 e outros.

DreamMix TV World Fighters

DreamMix TV World Fighters é um jogo pouco conhecido que saiu no PS2 e GameCube em 2003, mesclando personagens das editoras Konami, Takara e Hudson. Assim, tivemos uma versão de “Smash Bros.”, mas com personagens ainda mais inusitados.

DreamMix TV World Fighters (Foto: Reprodução/YouTube)DreamMix TV World Fighters (Foto: Reprodução/YouTube)

Em DreamMix TV World Fighters, temos a reunião de figuras como Optimus Prime (Transformers), Solid Snake (Metal Gear Solid), Bomberman, entre outros. O jogo é um pouco limitado por seus cenários repetitivos, mas é divertido.

J-Stars Victory Vs

J-Stars Victory Vs é um game de luta com ambientação 3D inspirado pelo “universo” dos personagens da editora de mangás Shonen Jump. Assim, espere ver heróis como Goku, Naruto e Luffy unindo forças com outras dezenas de figuras conhecidas dos animes e mangás.

Personagens de Yu Yu Hakusho em J-Stars (Foto: Divulgação/Bandai Namco) (Foto: Personagens de Yu Yu Hakusho em J-Stars (Foto: Divulgação/Bandai Namco))Personagens de Yu Yu Hakusho em J-Stars Victory Vs (Foto: Divulgação/Bandai Namco)

O jogo é de luta com movimentação livre em um grande cenário. Seu modo de história é um pouco demorado, mas o multiplayer permite unir times de até três personagens, em um total de seis participantes.

Marvel vs. Capcom

Praticamente o “avô” dos crossovers, a série Marvel vs. Capcom é, sem dúvidas, uma das mais conhecidas neste ramo. Os heróis dos quadrinhos Marvel, como Homem-Aranha, Wolverine e Homem de Ferro, ao lado dos lutadores da Capcom, como Mega Man, Chun-Li, Ryu e Frank West.

Marvel vs. Capcom 3 (Foto: Divulgação/Capcom)Marvel vs. Capcom 3 (Foto: Divulgação/Capcom)

Marvel vs. Capcom já ganhou três versões principais e se encaminha para uma quarta, sem contar spin-offs. O jogo de luta é um dos mais queridos pelos fãs, principalmente Marvel vs. Capcom 2, por sua versatilidade e diversão.

Quais os melhores jogos de Dragon Ball? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Machete Cortez
    2017-03-22T16:13:26

    faltou o jogo politicos vs brasil

  • Rafael Oliveira
    2017-03-23T02:11:12  

    Todos vieram pelo Kratos, e o que vimos foram simplismente jogos do passado que não tem nada haver com Kratos, esse site furreco já está passando dos limites.

    recentes

    populares

    • Rafael Oliveira
      2017-03-23T02:11:12  

      Também pensei a mesma coisa.

    recentes

    populares

    • Rafael Oliveira
      2017-03-23T02:11:12  

      O Kratos ta no Playstation All-star battle royale

  • Fabiano Torres
    2017-03-22T18:19:59  

    O que o Kratos tem haver com essa matéria zuada?

    recentes

    populares

    • Fabiano Torres
      2017-03-22T18:19:59  

      Vim pelo Kratos tbem kkkk

    recentes

    populares

    • Fabiano Torres
      2017-03-22T18:19:59  

      O Kratos aparece no jogo playstationall-star battle royale

  • Fabiano Cbe
    2017-03-23T08:50:18

    DC x MK ?!

  • Junior Eternamente
    2017-03-23T08:45:49

    Até excluiram meu outro comentário kkkk gostaram de saber da verdade não kkk

  • Joaquim José
    2017-03-22T16:24:18  

    Uma matéria dessas que ignora The King of Fighters nem deveria ser publicada

    recentes

    populares

    • Joaquim José
      2017-03-22T16:24:18  

      grande joaquim josé da silva xavier saudades meu amigo

  • Junior Eternamente
    2017-03-23T08:04:43

    O titulo da matéria poderia ser tipo "nostalgia com direito a salada mista", sei lá algo assim... mas colocar a palavra inovação afff

  • Ricardo Sena
    2017-03-22T21:36:34

    A lista vinha até boa, até chegar na porcaria do PlayStation All-Stars Battle Royale, que não passa de uma cópia mal feita de smash bros, afinal, de cópia a sony entende.

  • Gustavo Cunha
    2017-03-22T18:49:18

    Aqui falou da globo e censurado