TV

02/04/2017 07h00 - Atualizado em 19/09/2018 15h32

Como saber se sua TV é digital

Isabela Giantomaso
por
Para o TechTudo

Saber se sua TV é digital é útil para continuar assistindo à programação normalmente após o fim do sinal analógico em vários estados do Brasil. Caso você não tenha um televisor compatível, basta adquirir um conversor digital, que está disponível para comprar pelo preço inicial de R$ 65 em lojas do país.

Smart TVs Samsung com nova tecnologia QLED chegam em março ao mercado

Confira as três dicas a seguir caso esteja na dúvida se sua TV está pronta para as alterações de sinal. Vale ressaltar que todas as smart TVs têm o conversor embutido, ou seja, não sofrerão com o desligamento do analógico.


Selo DTV

Todas as TVs e conversores com sinal digital recebem um selo DTV, o que indica que o fabricante é associado ao Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre. Se seu televisor possui o certificado, provavelmente indicado na caixa ou no manual do produto, o aparelho é digital.

Selo DTV indica se televisor está preparado para sinal digital (Foto: Divulgação/Sony)Selo DTV indica se televisor está preparado para sinal digital (Foto: Divulgação/Sony)

Ano de fabricação

TVs de LED, LCD ou Plasma fabricadas em 2010 ou antes têm grandes chances de não receberem o sinal digital. Para confirmar a configuração é importante conferir o manual do aparelho ou entrar em contato com a fabricante e informar o nome do modelo.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Se o seu televisor for mais recente, a partir de 2010, provavelmente ele é digital, mas também vale confirmar a especificação para evitar problemas quando a mudança chegar na sua cidade. As principais fabricantes com TVs à venda no Brasil, entre elas Samsung, Sony, Panasonic, LG, Philips e Philco oferecem aparelhos com o sinal atualizado.

Modelos

Ano de fabricação e modelo são importantes para conferir se há sinal digital (Foto: Divulgação/Philips)Ano de fabricação e modelo são importantes para conferir se há sinal digital (Foto: Divulgação/Philips)

As TVs de LED, LCD e Plasma podem ou não receber o sinal digital dependendo do ano de fabricação, como indicado no item anterior. Já no caso de televisores de tubo, com a parte traseira maior, a regra é única: os aparelhos não são digitais.

Neste caso, é possível instalar um conversor digital na TV de tubo ou, se preferir se desfazer do aparelho, descartá-lo em um local apropriado como ONGs e cooperativas que trabalham com a coleta de lixo eletrônico. Nesta lista você encontra empresas que reutilizam peças em alguns dos estados que têm a mudança prevista.

Qual Smart TV comprar? Consumidores dão dicas de modelos no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Roberto
    2017-04-02T12:09:13  

    eu conheço um jeito mais facil, se pegar depois do dia 29 de março 2017 é digital, se não pegar é analogica

    recentes

    populares

    • Roberto
      2017-04-02T12:09:13  

      Minha TV é Sony e está com problema na tela em 3d quero que volte al normal como fasso

  • Juliana Silva
    2017-04-04T09:58:01

    Só comprar uma nova .