Por Rafael Silva; do Tecnoblog


Depois de várias batalhas judiciais, demoras, especulações e rumores, o catálogo dos Beatles chegou hoje à loja online de músicas da Apple, a iTunes Music Store. A partir de hoje, quem quiser comprar qualquer um dos 13 álbuns da banda pode fazer isso digitalmente. A Apple também disponibilizou os álbuns do grupo em no formato iTunes LP, que incluem extras como fotos de shows e letras das músicas.

iTunes 10 — Foto: TechTudo

O primeiro problema que impediu a chegada das músicas da banda na loja online de música aconteceu em 1987, e envolveu o nome do estúdio da banda com o nome da fabricante de computadores: ambos se chamavam Apple.

A disputa por direito da marca se arrastou até 2006, quando uma corte britânica deu ganho de causa à favor da fabricante de computadores. Somente agora o atual estúdio que mantém os direitos autorais da música em solo americano, a EMI, conseguiu chegar a um acordo para disponibilização das versões digitais dos álbuns.

A coleção só está disponível nos 23 países em que a Apple tem uma loja online de músicas. No Brasil, a empresa ainda não disponibiliza nenhuma música para venda via download. tech.

Mais do TechTudo