Por Rafael Silva; do Tecnoblog


Depois de tanto batalhar contra o Google, o Facebook parece ter desistido da briga e jogado a toalha. A ferramenta de importação de amigos que a rede social implementou desde o lançamento perdeu uma característica hoje: a habilidade de importar contatos do Gmail. A retirada dessa habilidade específica é uma possível represália do Facebook pelo fato do Google ter bloqueado sua ferramenta de importação em troca de uma maior abertura dos dados.

As duas forças das redes sociais tentam se superar em seviços online para atrair novos usuários — Foto: TechTudo

O primeiro problema que começou a disputa aconteceu quando o Google mudou seus termos de serviço da API de contatos e passou a pedir reciprocidade de dados ao Facebook, bloqueando sua ferramenta de importação pouco depois. O Facebook reagiu mostrando um link para o download de um arquivo com os contatos do Gmail, página que foi prontamente alterada pelo Google e passou a mostrar um aviso de que os contatos ficariam presos na rede social quando fossem importados.

Curiosamente, a opção de importar contatos a partir do orkut continua ativa. Além disso, também apareceram outras opções curiosas: a de importar contatos a partir dos serviços de email do Terra, IG e outros provedores brasileiros que usam o Gmail como base dos seus serviços. Aparentemente a alteração dos termos de serviço da API não vale para todos.

Mais do TechTudo