Por Thássius Veloso; do Tecnoblog


Quem disse que é só no Brasil que tem o famoso “jeitinho”? Nos Estados Unidos, a boa briga entre o Facebook e o Google está revelando que as startups bilionárias do Vale do Silício também apelam para técnicas não tão ortodoxas - por assim dizer - quando o assunto é manter as suas ferramentas funcionando.

Facebook — Foto: TechTudo

Nesse caso mais recente, o Google avisou que não permitiria mais que o Facebook utilizasse a API de contatos do Gmail para verificar quais contatos daquela pessoa no serviço de e-mail também estavam na rede social. Isso aconteceu porque o Facebook não oferece uma ferramenta similar, e portanto o Google se achou no direito de colocar a política de reciprocidade - da qual o nosso Itamaraty é tão adepto - em prática.

Resultado é que o Facebook usou-se da mais pura malandragem para continuar importanto os contatos. Quem tenta fazer isso recebe uma mensagem informando que o Gmail tem um recurso de exportação de contatos em arquivo .csv, que deve ser baixado para o PC. Depois disso, basta fazer o upload desse mesmo arquivo para o Facebook e descobrir quais contatos do Gmail também estão na rede.

Mais fácil que isso, só se a API do Google continuasse funcionando. E assim vamos nós; viva a gambiarra.

Mais do TechTudo