Por Marcos Lemos; Para O TechTudo


Mesmo que a Google pregue “não fazer o mal”, é evidente que querem dominar o mundo. Ao menos o mundo virtual. Mas o FaceBook não está atrás e entrou nessa luta de “Pink e Cérebro”.

As duas seguem estratégias distintas, mas se enfrentam todo o tempo. Agora o FaceBook está prestes a lançar um novo serviço que integra emails, SMS, chats, entre outros… Isso é bem parecido com o que queria e prometia ser o Google Wave que, em pouco mais de 1 ano, já está sendo descontinuado.

Recentemente houve rumores de que o FaceBook lançaria um serviço de email online para concorrer com o Gmail. Em poucos dias veio a resposta no blog oficial do Facebook intitulado “See the Messages that Matter” (Veja as mensagens que importam). O que nos chama mais atenção é não se tratar de um sistema de email, mas um serviço para agregar mensagens das nossas redes de contatos, tudo em um único lugar e sem importar o formato.

Novo serviço do FaceBook que agrega mensagens das redes de contato — Foto: TechTudo

Querem juntar num mesmo sistema as conversas em emails, SMS e o chat (via FaceBook ou Messenger) seguindo a lógica de uma rede-social, para aproximar pessoas e agrupar suas conversas, independente de onde foram originadas. Isso também implicará em responder às interações de qualquer plataforma, ou seja, se quiser responder um email via SMS ou integrar isso à uma conversa do Messenger, será possível.

O que chama a atenção é quando comparamos à proposta inicial da Google quando lançou o GWave. A promessa era de superar o email, revolucionar a forma como trocamos informações. Fracassou e agora está sendo descontinuado. A equipe do FaceBook aproveitou para dar uma alfinetada na Google e, no vídeo promocional diz com todas as letras: “Isto não é email”. Os dois serviços são muito semelhantes em vários aspectos.

As duas forças das redes sociais tentam se superar em seviços online para atrair novos usuários — Foto: TechTudo

Abaixo assista o vídeo promocional (em inglês),que ilustra toda a proposta desse novo serviço. Quem conheceu o GWave, notará as tais semelhanças na proposta.

A lógica proposta é simples e faz todo sentido quando pensamos que as pessoas estão mais interessadas em relacionar-se do que simplesmente trocar emails. Esse formato já é muito rígido e linear, nada conveniente especialmente para o público mais jovem. Se tudo antes era organizado por “assuntos”, agora a proposta do FaceBook é organizar por “pessoas”, por interesse social.

O lançamento do novo serviço de integração de mensagens será gradual e está começando apenas nos EUA, com convites prévios. Você pode solicitar o seu e ver mais detalhes em “As novas mensagens”. Com isso a Google perde mais espaço em serviços sociais e as interações das redes-sociais vão se tornando cada vez mais relevantes. Falta mesmo é o FaceBook provar que consegue acertar onde a Google já errou.

Mais do TechTudo