Por Eduardo Moreira; Para O TechTudo


Algumas pessoas sempre sonharam em ter um celular que nunca tivesse problemas com o sinal. E para essas pessoas, o problema acabou, graças à conectividade via satélite.

TerreStar Genius (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

O smartphone<span style="font-weight: bold;"> </span>TerreStar Genius foi lançado no ano passado nos Estados Unidos, pela operadora AT&T. Ele possui conectividade HSPA/GSM, Windows Mobile 6.5 e recepção de sinal via satélite.

Além disso, o aparelho tem Bluetooth, Wi-Fi, GPS, câmera de 2 MP e outras características típicas de aparelhos que usam o sistema operacional móvel da Microsoft.

Para utilizar o serviço de conexão via satélite, você precisa pagar um valor adicional, obviamente, mas a garantia de ter sinal o tempo inteiro é praticamente garantido (claro, se você estiver em algum ambiente abaixo do solo ou cercado por metal, fica mais difícil).

Talvez este tipo de tecnologia tenha aparecido para o consumidor final um pouco tarde. Faz muito tempo que se promete este tipo de conectividade aos telefones móveis, dando aos celulares a capacidade de comunicação em qualquer lugar. Porém, com o avanço da tecnologia, e principalmente dos aparelhos com conexão à internet, a alternativa via satélite foi sendo esquecida gradualmente.

Hoje é possível utilizar a comunicação via VoIP de qualquer lugar, e talvez este tipo de aparelho só seja útil para aqueles que ficam mais tempo em águas internacionais do que em terra. Além disso, o valor do aparelho é elevado, e seu custo mensal pela habilitação do serviço é mais que um empecilho para que o aparelho faça sucesso. É um telefone destinado para aqueles que realmente precisam (ou para aqueles que podem pagar por esse luxo).

Ah, sim. O TerreStar Genius custa a "bagatela" de US$ 1.149,99

Via Engadget.

Mais do TechTudo