Publicidade

Por Eduardo Moreira; Para O TechTudo


O calendário para os usuários de dispositivos Nokia é mais longo do que o dos usuários de outros sistemas operacionais móveis. Faz um bom tempo que a empresa finlandesa fala sobre o MeeGo, prometendo que esta seria a plataforma que entraria de vez na competição contra o iOS e o Android. Pois bem, parece que as primeiras informações sobre aparelhos com esse novo sistema começam a aparecer.

Nokia com MeeGo (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Segundo informa um administrador de um fórum alemão sobre a Nokia, enquanto ele buscava por relatórios de bugs, arquivos de logs e arquivos de código fonte sobre o novo sistema, ele conseguiu localizar arquivos que informam detalhes de especificação sobre os novos produtos. Apesar de não ter nenhuma informação de que essas especificações são destinadas a um único aparelho, são especificações que realmente surpreendem para um smartphone, e que devem ser mais que suficientes para agradar os mais exigentes usuários.

Isso não chega a ser uma novidade, uma vez que a Nokia tem como tradição oferecer um hardware robusto em seus aparelhos. Nesse caso, nos deparamos com as seguintes especificações: processador Intel de 1,6 GHz, GPU de 200 MHz, com 512 MB de RAM dedicada, 1 GB de memória RAM, tela touchscreen com resolução de 854 x 480 píxels, saída HDMI, conectividade HSPA+, GPS, Bluetooth, WiFi 802.11n, além de todos os sensores que já temos nos mais recentes lançamentos da empresa, como acelerômetro e giroscópio.

São configurações realmente robustas para um smartphone. Porém, duas perguntas ficam no ar: 1) será que uma robusta tabela de especificações é o suficiente para chamar a atenção do consumidor? 2) será que essas especificações vão trabalhar bem com o novo sistema MeeGo? Afinal, o N8 também possui um hardware muito bom, mas fica emperrado com um sistema defasado como o Symbian^3.

Além disso, a Nokia precisa acelerar o desenvolvimento do MeeGo, uma vez que o iOS e o Android já estão muito a frente no mercado. Se demorar mais um pouco, pode ser tarde demais.

Mais do TechTudo